Birrefração.
Estruturas cristalinas com diferentes direções da luz.
Rasmus Bartholin (Latinizado Erasmus Bartholinus; 13 de agosto de 1625, Roskilde - 4 de novembro de 1698, Kopenhagen) foi um cientista e médico dinamarquês. Como parte de seus estudos, viajou pela Europa por dez anos. Professor da Universidade de Copenhague, primeiro em Geometria, depois em Medicina. Ele era um irmão mais novo de Thomas Bartholin.
Rasmus Bartholin é lembrado especialmente por sua descoberta (1669) da dupla refração de um raio de luz pela longarina da Islândia (calcita). Ele publicou uma descrição precisa do fenômeno, mas como a natureza física da luz era mal compreendida na época, ele não conseguiu explicá-la. Foi somente depois que Thomas Young propôs a teoria ondulatória da luz, c. 1801 que uma explicação se tornou possível. Rasmus Bartholin, Experimenta crystalli islandici disdiaclastici quibus mira & insolita refractio detegitur. Hafniæ 1669. Tradução inglesa: Experimentos com o cristal refratário duplo da Islândia que levaram à descoberta de uma refração maravilhosa e estranha, tr. por Werner Brandt. Westtown, Pensilvânia, 1959.
Bartholin também foi o primeiro a documentar as características físicas da trissomia 13, síndrome de Patau, na literatura médica.