14 de fev. de 2011

Mineralograma - Mineralograma - parte I

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/4094
Parte II
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/4093

As perguntas mais freqüentes sobre o Relatório do Mineralograma da TEI.

Juntamente com o mineralograma, a TEI lhe fornecerá um relatório exclusivo sobre os resultados de seu exame. Além das informações usuais sobre os níveis de cada mineral, você receberá explicações acerca dos minerais mais importantes para você e de suas inter-relações, ou seja, de seu equilíbrio mineral. Você ficará sabendo também se seu metabolismo é rápido ou lento, isto é, o seu tipo metabólico. Além de uma lista com os suplementos recomendados, você saberá quais os alimentos que deve ingerir mais e quais os que deve evitar, podendo assim melhorar ainda mais o seu equilíbrio mineral.


Meu relatório diz que meu metabolismo é lento. Como é que se pode determinar isso a partir do mineralograma do cabelo?

A classificação metabólica metabólica é um exclusividade do Relatório do Mineralograma da TEI. As pesquisas que conduzimos indicam que o nível dos minerais diz muito a respeito do metabolismo, isto é, da forma como o organismo lida com os nutrientes. O Dr. David L. Watts descobriu que certos minerais atuam como estimulantes ou aceleradores do metabolismo, ao passo que outros o tornam mais lento, funcionando como verdadeiros sedativos. Se os níveis minerais indicarem predomínio de minerais sedativos em seu organismo, provavelmente sua atividade metabólica será desacelerada. Por isso, seu metabolismo seria classificado como lento. Essa distinção é importante quando se trata de suplementação. Você certamente não quer tomar vitaminas e minerais sedativos, o que poderia tornar seu metabolismo ainda mais lento. É por isso que criamos especialmente para você uma fórmula múltipla chamada Para Pack. Ela contém apenas os nutrientes estimulantes do metabolismo e seus auxiliares sinérgicos.

Por outro lado, uma pessoa de metabolismo rápido deveria tomar apenas vitaminas e minerais sedativos, uma formulação especial que chamamos Sym Pack. Como você pode ver, esta é mais uma razão para que um complexo multivitamínico geral não possa adequar-se às necessidades de todo o mundo.


Tenho peso abaixo do normal. Como meu metabolismo pode ser classificado como lento?

O peso não é uma boa indicação do tipo de metabolismo. As pessoas de metabolismo lento geralmente têm peso acima do normal. Mas pode acontecer que alguém cujo metabolismo seja lento esteja abaixo do peso normal devido a má digestão, má absorção ou mesmo algum problema intestinal. Assim, embora o ritmo do metabolismo influa sobre o ganho ou perda de peso, ele não é o único fator envolvido.

Por que recomendar-me um determinado mineral se o resultado de meu exame mostra que seu nível já está alto?

Mais uma vez, isso vai depender das já mencionadas inter-relações dos nutrientes . Por exemplo, o magnésio pode estar alto. Mas se estiver baixo em relação ao cálcio, existe uma deficiência "relativa". Recomenda-se então uma suplementação de magnésio para que sua relação cálcio-magnésio melhore. Ela serve também para diminuir o excesso de cálcio e aumentar a retenção de potássio ( mas isso já é outra história).


Meu relatório mostra que os níveis de certos minerais estão altos, mesmo que eu não coma alimentos ricos em tais elementos. Como isso pode acontecer?

Isso não é tão incomum. um exemplo muito freqüente é o da pessoa que segue uma dieta baixa em sódio e, no entanto, apresenta alto nível desse mineral. Aí é que entra o equilíbrio glandular. A retenção de sódio pode ocorrer quando há excesso de atividade das supra-renais: é o caso, muitas vezes, da pessoa de metabolismo rápido. Seja a dieta rica ou pobre em sódio, esse desequilíbrio causará a retenção de sódio.

Isso também pode ser visto ao contrário. Uma pessoa de metabolismo lento cuja atividade supra-renal seja baixa pode apresentar baixo nível de sódio, mesmo comendo muito sal. Assim, vê-se que o tipo de metabolismo tem que ver não só com o equilíbrio da atividade glandular, mas também com o estado nutricional. o Relatório do Mineralograma da TEI constitui um meio de saber o que é certo para você, abrindo-lhe uma nova compreensão de seu metabolismo


Por que um mineral cujo nível está baixo nos resultados de meu exame não é recomendado em meu programa de suplementação?

As recomendações quanto à suplementação baseiam-se em seu padrão mineral como um todo, e não nos níveis individuais dos elementos. Por exemplo, você sabe que seu nível de cálcio pode não aumentar necessariamente, mesmo que você tome cálcio? Muitas vezes, um mineral cujo nível está baixo pode atingir um nível normal quando se reduz outro elemento que o "antagoniza", permitindo assim uma melhor retenção ou absorção do mineral deficiente. Ou então acrescenta-se um outro elemento. No caso da deficiência de cálcio, o cobre pode ser recomendado graças à sua reconhecida eficácia na melhoria da retenção do cálcio.


Entendo como o mineralograma do cabelo possa indicar as deficiências minerais, mas meu relatório sugere que eu tome também certas vitaminas. Existem vitaminas no cabelo?

Não há vitaminas no cabelo. Mas as vitaminas e os minerais interagem. Por exemplo a atividade da vitamina A é de substancialmente reduzida quando há deficiência de zinco.A vitamina C auxilia a absorção do ferro; portanto a falta deste pode indicar uma necessidade de vitamina C. Assim, seu padrão mineral pode fornecer informações também sobre o status vitamínico de seu organismo.


Os resultados de meu mineralograma de cabelo apontam altos níveis de mercúrio e, no entanto, eu não me sinto envenenado. Por que não?

Em primeiro lugar, a presença de um metal pesado em seu resultado não indica necessariamente um envenenamento. Este consiste de sintomas, que representam uma forma de diagnosticá-lo. Os sintomas podem surgir a depender da quantidade existente e do tempo. Seu mineralograma indica que você pode ter sido exposto ao mercúrio, talvez até antes de nascer. Seguindo as recomendações quanto à sua suplementação e ingerindo proteínas, estará aumentando a capacidade de seu organismo de eliminar naturalmente esse metal tóxico. Talvez haja um certo desconforto passageiro, à medida que o mercúrio for sendo eliminado. Isso é previsível. Por favor, entre em contato com seu médico para maiores informações.


Sinto-me maravilhosamente bem, mas meu mineralograma apontou vários desequilíbrios minerais. Se isso fosse verdade, eu não deveria sentir-me mal?

As pessoas podem sentir-se muito bem e , ainda sim, ter desequilíbrios. Os resultados de seu exame indicam o seu status mineral atual. A depender do tempo de existência desses desequilíbrios, os sintomas podem manifestar-se ou não.


Sou vegetariano. Como posso modificar as recomendações dietéticas do meu Relatório de Mineralograma do Cabelo?

No momento, não dispomos de um relatório de mineralograma especificamente voltado para os vegetarianos, mas já analisamos os relatórios de diversas pessoas que praticam o vegetarianismo. sugerimos que você mantenha a razão de proteínas, gorduras e carboidratos com base em seu tipo de metabolismo. simplismente substitua as proteínas das carnes por combinações de proteínas vegetais.



Estou tomando medicação. Isso afetará os resultados do meu exame?

As drogas afetam não só o seu estado nutricional como também suas necessidades por exemplo, os esteróides utilizados para o controle da dor podem causar uma perda significativa de cálcio. Tais efeitos variam conforme a dosagem e a duração do tratamento com a droga. Os resultados de seu mineralograma de cabelo lhe possibilitarão contra-balancear esses efeitos, através do tratamento imediato de quaisquer desequilíbrios detectados. entretanto, como algumas vitaminas e minerais podem interferir na medicação, é recomendável consultar o médico.


A suplementação recomendada para meu caso não inclui o cálcio. eu não deveria tomá-lo para prevenir a osteoporose?

Não necessariamente. Muitas coisas -além da deficiência de cálcio- podem levar os ossos a uma perda de cálcio. Na verdade. há mais de 30 fatores que podem provocar isso. Todos eles são levados em consideração no seu Relatório de Mineralograma.


Estou grávida e quero amamentar meu bebê. A gravidez afeta os resultados do mineralograma do cabelo? Devo tomar os suplementos recomendados durante a gestação e a amamentação?

A gravidez de fato provoca mudanças substânciais na química do organismo, tanto do ponto de vista hormonal quanto nutricional. Elas estarão evidentes no relatório de seu mineralograma. E a suplementação adequada não traz risco algum para a mãe nem para a criança. recomenda-se que o exame seja refeito a cada dois ou três meses durante a gravidez, sem esquecer que as gestantes devem contar com supervisão médica constante.

A ingestão de suplementos não tem efeitos adversos sobre a lactação. Na verdade, a mãe que está amamentando precisa estar mais saudável possível.

Odeio tomar comprimidos. Tenho de tomar todos os suplementos recomendados para que minha saúde melhore?

Fazer alguma coisa é muito melhor que não fazer nada. Se tomar seus suplementos uma vez por dia ou mesmo uma vez a cada dois dias, contribuirá para, pelo menos, manter seu atual estado nutricional. Lembre-se que as recomendações de seu relatório estão voltadas para tomar o mínimo de suplementos e atingir o máximo de resultados.

Ouvi dizer que o ferro pode causar sérios problemas de saúde. Devo mesmo tomá-lo?

Você está certo. Descobriu-se que o excesso de ferro causa problemas à saúde. e o mesmo se aplica a outros minerais e vitaminas quando tomados em excesso. O excesso de ferro no organismo provoca a formação de radicais livres, os quais destroem as células. Esse é mais um bom exemplo de como o mineralograma do cabelo pode ajudá-lo.

Com base nos resultados do exame, podemos especificar o que você necessita. Você só tomará ferro se precisar. Portanto, pode seguir sem susto as recomendações do relatório de seu mineralograma de cabelo, a menos que contra-indicado por seu médico.


Eu tenho de tomar os suplementos da TEI ou posso usar outros?

Fique à vontade para tomar quaisquer outros suplementos nutricionais de boa qualidade. Seu objetivo deve ser apenas selecionar aqueles de melhor qualidade para garantir a máxima absorção de nutrientes pelo organismo. Certifique-se de que os minerais sejam quelados aminoácidos de amplo espectro (QAA). Não aceite substitutos (aspartatos, citratos, picolinatos, gluconatos, etc.).

Uma palavrinha sobre os suplementos desenvolvidos pela TEI: a nossa marca- Trace Nutrients - é fruto de vários anos de estudo de centenas de milhares de mineralogramas de cabelo. Nossa pesquisa volta-se para a descoberta da melhor maneira de criar os suplementos mais biocompatíveis possível. è por isso que os suplementos Trace Nutrients são formulados sinergicamente : eles contêm o sinergista ou auxiliar que facilita sua absorção. A relação custo-benefício, portanto é melhor. Portanto, quando você usar Trace Nutrients Magnesium Plus, por exemplo, você estará tomando não apenas magnésio, mas também o sinergista correspondente - a vitamina B6, que auxilia a absorção do magnésio.

Naturalmente, quase todos os produtos da linha Trace Nutrients são hipoalergênicos, já que não contém alérgenos de trigo, levedo, soja, alfafa, leite nem milho. Tampouco contêm sal, açúcar, amido, cera, óleos hidrogenados. colorantes, aromatizantes nem são quelados aminoácidos de amplo espectro.



Quanto terei de esperar até conseguir restabelecer meu equilíbrio mineral?

Essa resposta é um pouco complicada. Evidentemente, você sabe que os desequilíbrios decorridos de toda uma vida de negligência não podem ser corrigidos da noite para o dia. E, à medida que esses desequilíbrios forem sendo corrigidos, outros desequilíbrios subjacentes, ainda não detectados, podem vir à tona.

Seja paciente! A boa saúde vale esse esforço. O processo é muito parecido com o de tirar as cascas de uma cebola: você colherá melhor o real estado de sua saúde a cada casca retirada. Sua reação vai depender do grau de observância das recomendações e da gravidade ou cronicidade de seus desequilíbrios. Mas não se baseie apenas na melhoria dos sintomas para avaliar sei progresso. É necessário fazer um mineralograma de acompanhamento para ter certeza da evolução de seu organismo rumo ao equilíbrio. Assim, não deixe de fazê-lo para poder acompanhar as alterações em suas necessidades orgânicas, conforme dirão as recomendações do relatório de seu mineralograma de acompanhamento.

Quanto será o bastante? Bem, mesmo que sua saúde seja boa, as recomendações de seu relatório são fundamentais para saber exatamente que hábitos cultivar. Quais os melhores alimentos em seu caso? Que suplementos tomar- e NÃO tomar - em determinado período? Quais os poluentes que mais estressam seu organismo? A que tipo de desequilíbrio você está mais propenso diante de estresse físico e mental?

Somos seres dinâmicos, afetados pelos fatos do cotidiano. E o nosso organismo reflete essas mudanças.

A mensagem é esta: saber é poder. O mineralograma do cabelo é um instrumento que pode ajudá-lo a saber e entender o que é melhor para você. Use-o entre cada três e seis meses. Acompanhe as mudanças de seu organismo e de suas necessidades enquanto vive sua vida da melhor maneira possível.



IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos