21 de mai. de 2017

Mooji



Você diz que tenta desacelerar a mente o suficiente para que você possa permanecer no Ser, mas não há necessidade de "desacelerar a mente" para isso.
A mente nunca foi capaz de permanecer no Ser através de esforço. Tudo isto se deve a um grande mal-entendido. Por favor, ouça: permanecer em algo é um esforço. Isso iria exigir dedicação e habilidade. Seria necessário compromisso o tempo todo, entrega, determinação, obstinação. Mesmo o Buda não poderia fazê-lo!
Pessoas passaram muitos anos nuas em cavernas tentando converter ou fundir a mente dentro do coração, e falharam. Elas podem ter alcançado algo que não tinham antes, como paz ou concentração ou até mesmo alegria, mas elas mantêm a sua identidade como buscador ou praticante - uma entidade que alcança algo.
Elas podem tornar-se uma pessoas pacíficas, mas há uma dualidade lá. Eles devem SER a própria paz. O Ser não pode ser alcançado ou possuído por ninguém. Ele só pode ser descoberto e reconhecido como a fonte natural e sem-esforço de tudo o que É e aparece.
Como você pode pedir a algo tão instável como a mente para permanecer em algo tão absoluto como o Ser?
Não seria isso até mesmo ridículo?
-- Mooji