13 de ago. de 2011

Propedêutica

Rating:
Category:Other
Ciência preliminar preparatória. Introdução à ciência, sendo na área médica utilizado quase como sinonímia de semiologia
Propedêutica é um termo histórico originado do grego que significa referente ao ensino. Trata-se de um curso ou parte de um curso introdutório de disciplinas em artes, ciências, educação, etc. É o que provém ensinamento preparatório ou introdutório, os chamados conhecimentos mínimos. Pode ser definido como um conhecimento necessário para o aprendizado mas sem a proficiência.

http://www.propedeutica.net/
http://clinicapropedeutica.blogspot.com/search/label/Cl%C3%ADnica%20Proped%C3%AAutica


Em medicina e veterinária refere-se especificamente ao conjunto de dados obtidos sem o uso de procedimentos diagnósticos específicos, via observação, palpação, medida de temperatura e outros exames simples e inespecíficos.
Na medicina entende-se por propedêutica o conjunto de técnicas utilizadas para a elaboração de uma base a partir da qual o médico se orienta para chegar a um diagnóstico. As técnicas envolvem: informações orais; dados de exame físico; outros exames norteados pelo volume de conhecimento coletado. Todos auxiliam na obtenção de um diagnóstico final.



Propedêutico na religião

Na Igreja Católica Romana, desde o Concílio de Trento, criou os seminários propedêuticos, com a missão de introduzir o canditato ao sacerdócio para os seguintes cursos: Filosofia e Teologia.