27 de jan. de 2011

Jabuticaba, fruta saborosa e medicinal.

Benefícios da jabuticaba à saúde - "Protege e estimulam a reparação dos tecidos ricos em colágeno – principal proteína da pele, responsável pela firmeza e elasticidade; protege contra a aterosclerose; combate as rugas, reduzem a produção de histamina (o que aumenta a resistência do organismo contra a agressão de certas substâncias mutagênicas), o colesterol comum e o LDL (o mau colesterol) e os radicais livres; melhora a circulação sangüínea periférica..."

1) Qual a origem da jabuticabeira?

A jabuticaba (do tupi “iapoti kaba” que significa “frutas em botão”), para o orgulho dos brasileiros, é uma fruta silvestre 100% brasileira, típica da Mata Atlântica. É encontrada nas regiões tropicais, do Norte ao Sul do país, e são três as espécies cultivadas. A jabuticaba-sabará (Myrciaria cauliflora) é a mais saborosa, cujos frutos são de tamanho médio.

2) A jabuticaba é uma fruta rica em antocianidina. Quais os benefícios dessa substância para o organismo?

As antocianidinas pertencem à classe dos bioflavonóides (compostos amplamente distribuídos no reino vegetal, descobertos em 1936, que apresentam ação semelhante à vitamina C; também denominados vitamina P), que conferem às plantas, frutas e flores uma cor que varia do vermelho ao azul. Dentre os grupos de bioflavonóides, encontram-se as pró-antocianidinas, precursoras das antocianidinas. As pró-antocianidinas são atóxicas, solúveis em água e facilmente encontradas nos vegetais; as mais ativas são aquelas extraídas da casca dos pinheiros (patenteada na França, em 1951) e das sementes da uva (também patenteada na França, em 1970).

Nas últimas duas décadas, inúmeros estudos e pesquisas contribuíram para uma melhor compreensão a respeito das pró-antocianidinas. Experiências em laboratórios demonstraram que as antocianidinas são, aproximadamente, 50 vezes mais potentes do que a vitamina E e 20 vezes mais do que a vitamina C. Outros estudos realizados com animais e seres humanos demonstraram que esses compostos apresentam propriedades antioxidantes, capazes de reduzir e combater os radicais livres (moléculas altamente instáveis e reativas que se ligam às células, responsáveis por diversos processos patológicos: inflamações, intoxicações, infarto do miocárdio, doenças degenerativas, câncer e envelhecimento).

São inúmeros os benefícios das antocianidinas: protegem e estimulam a reparação dos tecidos ricos em colágeno – principal proteína da pele, responsável pela firmeza e elasticidade – (como as paredes das artérias, conferindo proteção contra a aterosclerose) e, conseqüentemente, previnem e combatem as rugas; reduzem a produção de histamina (o que aumenta a resistência do organismo contra a agressão de certas substâncias mutagênicas), o colesterol comum e o LDL (o mau colesterol) e os radicais livres; melhoram a circulação sangüínea periférica; restauram a funcionalidade dos capilares e fortalecem os vasos sangüíneos (prevenindo equimoses, varizes, fragilidade capilar e derrames cerebrais; benificiando, inclusive, os diabéticos); protegem as células cerebrais (o que auxilia na melhora da memória e combate à senilidade); melhoram as defesas imunológicas, a resistência física e a disposição, a elasticidade muscular e a visão (juntamente com outros antioxidantes, fitoterápicos e suplementos nutricionais, combatem a degeneração macular dos olhos – a perda progressiva da visão –, dentre outros problemas oftalmológicos); auxiliam na estabilização da taxa de açúcar no sangue dos diabéticos; apresentam propriedades anticancerígenas, etc. 

3) Qual a quantidade da substância na fruta? Uma jabuticaba ou uma porção de 100 g, por exemplo, teria quanto de antocianidina?

Não obstante serem ainda poucas as pesquisas realizadas no Brasil sobre a jabuticaba, segundo dados recentes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), cada grama de jabuticaba contém cerca de 314 miligramas de antocianidina.

4) É verdade que a jabuticaba tem mais antocianidina que as uvas? Há índices para essa comparação?

Sim. Segundo a mesma UNICAMP, um grama de uva contém cerca de 227 mg de antocianidina, enquanto que a amora (também muito benéfica para os olhos), 290 mg.

5) A antocianidina é encontrada apenas na casca? Como boa parte das pessoas descarta a casca na hora de comer a fruta, qual é sua sugestão para que não se dispense o consumo das antocianidinas da jabuticaba?

Na jabuticaba sim. Os bioflavonóides (vitamina P) estão presentes, principalmente, nas frutas cítricas (em maior concentração nas partes brancas internas dos frutos e, muitas vezes, participam de sua coloração) e nas pimentas vermelhas. As pró-antocianidinas encontram-se presentes em muitos vegetais, frutas e plantas, mas principalmente nas sementes da uva, na casca dos pinheiros, no espinheiro-bravo (Crataegus oxyacantha), no mirtilo (Vaccinium myrtillus ou Bilberry) e na groselha-preta (Blackcurrent). Recomenda-se utilizar a fruta fresca (a casca e a polpa) na confecção de um saboroso suco, batendo-as com água no liquidificador e depois coar. Deve-se tomar o suco fresco para se aproveitar melhor o sabor e os nutrientes presentes na fruta, evitando-se a sua oxidação.

6) Além das antocianidinas, há outras susbtâncias benéficas na casca?

A casca da jabuticaba é rica em pectina (fibra solúvel), que auxilia na redução da velocidade de absorção dos alimentos, à medida que são ingeridos. É indicada nos casos de hipoglicemia e diabetes, pois contribui, neses casos, para que os níveis de glicose (açúcar) no sangue sejam mantidos mais próximos da normalidade. Contribui para a desintoxicação orgânica (pois auxilia na remoção das toxinas e dos metais pesados); auxilia no combate do excesso de colesterol, o que diminui o risco de cálculos biliares e de doenças cardiovasculares; e melhora a função da vesícula biliar. Outras fontes naturais de pectina: maçã, cenoura, beterraba, repolho, frutas cítricas, uva, banana, ervilha, leguminosas e casca da cebola. As fibras solúveis (encontradas nas frutas; ervilhas; feijões secos; cevada; aveia; goma de guar, planta nativa da Índia; mucilagens e pectinas) são melhores para auxiliar no controle do colesterol e no combate da obesidade e do diabetes. Já as fibras insolúveis (farelo de trigo) são mais indicadas para a saúde do intestino.

7) Já a polpa da fruta é rica em que nutrientes? Quais os seus benefícios?

De cor branca, mole e suculenta, a polpa da fruta contém, em 100 gramas: ferro: 1,90 mg (combate anemia); fósforo: 14 g (desempenha uma importante função no metabolismo energético; juntamente com outros minerais, auxilia no combate do estresse, da imunodeficiências, do raquitismo e da piorréia alveolodentária – infecção crônica que acomete os elementos de sustentação dos dentes); vitamina C: 12 mg (indicada nas infecções em geral; alergias; asma; glaucoma; varizes; prevenção da catarata e do câncer; aterosclerose; hipertensão arterial; periodontite; imunodeficiências; anemia; depressão; fadiga crônica; diabetes; gota; alcoolismo e tabagismo; hepatite; constipação intestinal, etc.); e niacina (vitamina B3, sua deficiência pode ocasionar fraqueza muscular, indigestão, erupções na pele e anorexia): 2,50 mg. Cada 100 gramas de jabuticaba contêm, aproximadamente, 45 calorias (considerada pouco calórica). São encontrados também: açúcares (frutose e sacarose) e ácidos orgânicos (cítrico e oxálico).

8) Qual a recomendação para o consumo de jabuticaba? Quantas porções por semana, por exemplo?

Na época da safra, deve-se aproveitar para consumi-la (também in natura) diariamente: na forma de sucos (mais saudável, por se aproveitar melhor as antocianidinas presentes nas cascas), geléias, etc. Deve-se evitar adoçar muito o suco, pois a fruta já é doce. Já em condições especiais de saúde, devem ser seguidas as orientações terapêuticas de um naturopata.

9) Qual a melhor forma para consumi-la? Fresca, em sucos, geléias, outros pratos...

Como a jabuticaba é rica em açúcar, deve ser colhida e consumida na hora (fresca), para evitar-se a sua fermentação, conseqüentemente, a alteração do seu sabor e de seu valor nutricional. Quando colhidas, as jabuticabas se deterioram muito rapidamete, por isso devem ser consumidas no mesmo dia. Para sua preservação por um ou dois dias, devem ser lavadas, enxutas e guardadas na gaveta da geladeira.

10) O senhor tem alguma receita saborosa que leva jabuticaba?

Além da conhecida e tradicional receita de geléia, a jabuticaba também é utilizada na produção de vinho; licor e xarope (à base de mel). Juntamente com outras frutas, elaboram-se deliciosos e nutritivos sucos (morango, acerola, laranja, abacaxi, jambo, caju, uva, etc.). Adicionando-se algumas gotas de limão fresco ao suco de jabuticaba, ele adquire uma coloração avermelhada. Batendo-se a polpa e a casca da jabuticaba com abacaxi, o suco torna-se azulado. Essas variações de cor ocorrem devido às diferenças do pH ácido das frutas. O extrato da casca da fruta é utilizado como corante de vinhos e vinagres.

11) Há algum tipo de problema de saúde específico que seja combatido pela jabuticaba?

Na naturopatia, utiliza-se o suco fresco e o chá da casca nos casos de alergias, imunodeficiências, fragilidade capilar, doenças degenerativas da visão, amigdalite, angina pectoris, disenterias (infecção intestinal), varizes e erisipela (doença cutânea infectocontagiosa aguda); o chá e o xarope (com mel) da entrecasca e polpa da fruta, nos casos de anemia, estresse, asma, bronquite, gripes e resfriados.

12) Entre as crianças a fruta traz algum benefício? E para as gestantes?

Sim. O consumo da fruta pelas crianças, com o cuidado de se não consumirem os caroços, é muito benéfico para o seu desenvolvimento saudável. Essa fruta é muito benéfica à saúde da gestante e do bebê.

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jabuticabeira, mirtácea, espontânea em grande parte do Brasil, mais comum em Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, encontradiça noutras, como Bahia, Pernambuco, Paraíba, Pará, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso, a jabuticabeira, a magnífica jabuticabeira é uma árvore de tamanho médio, porte piramidal, belíssima. Folhas opostas, lanceoladas, vermelhas quando novas. Flores brancas e sésseis.

Frutifica fartamente, pois se cobrem de frutos o tronco, os galhos não raro até as raízes descobertas.

A jabuticaba, fruta brasileira por excelência, é uma baga redonda ou arredondada, em regra roxo - escura, com polpa esbranquiçada doce, saborosíssima, envolvendo 1 a 4 sementes. Também há jabuticabas "listradas de roxo ou vermelho, quase negro, com listras roxas ou vermelhas ".

E as há também verde-claras e verde-bronzeadas.

VARIEDADES

A fitografia da jabuticabeira, produtora de uma das melhores frutas do mundo, ainda está um tanto confusa. Barbosa Rodrigues, por exemplo, cita duas espécies de Myrciaria: Myrciaria jaboticaba, com frutos pequenos de pedúnculo escuro e Myrciaria cauliflora, com frutos grandes e sésseis.

Há quem encontre três espécies: Myrciaria cauliflora, Myrciaria trunciflora e Myrciaria jaboticaba.

De todas as variedades anteriores a mais aceita é a Myrciaria cauliflora e todas sua espécies, tais como:

Jabuticaba Sabará

A mais apreciada e doce das jabuticabas e a mais intensamente plantada.

É de crescimento médio mas muito produtiva. Frutos miúdos, de epicarpo fino, muito saborosos. Maturação precoce. Jabuticaba Paulista: De maior porte do que a anterior e de grande produção. Fruto grande e coriáceo. A maturação é um tanto tardia. Jabuticaba Rajada: Assemelha-se as anteriores em crescimento e produção. Os frutos são grandes, muito doces e muito saborosos.

A pele é verde bronzeada. Maturação mediana. Jabuticabeira Branca: Porte médio. Produz, fartamente, frutas grandes e deliciosas. São verde-claras. Jabuticabeira Ponhema: É uma árvore de grande porte e extraordinária produção. O fruto é grande e de pele um tanto coriácea. Deve ser consumida quando bem madura. É a variedade mais apropriada a fabricação de geléias, doces e licores.

Climas e solos

Embora mais comum na grande região sudeste ( Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara e São Paulo) é encontradiça, como já vimos, do Pará , onde a plantaram e é uma arvoreta, ao Rio Grande do Sul. No Ceará, cresce em algumas serras, como Ibiapaba e Baturité.

Em Pernambuco e Paraíba existe, embora raramente, no litoral e é mais freqüente, mais desenvolvida e produtiva nos planaltos e encostas da Borborema. Estes fatos mostram que a jabuticabeira tem uma extraordinária capacidade de adaptação a diversos climas. Não resta dúvida, porém, os sílico-argilosos e os argilo-silicosos profundos, férteis, bem drenados.

Multiplicação

É multiplicada por sementes, mergulhia, estaquia enxertia. As sementes serão plantadas em canteiros bem cuidados. Para a estaquia escolhem-se galhos fortes, no início da primavera. Enterram-se três quartos das estacas, em canteiros feitos à sombra e bem úmidos. Usam-se os enxertos de borbulha e garfo em pés-francos de jabuticabeira.

Plantio e tratos culturais

A jabuticabeira é sensibilíssima ao transplantio. As mudas serão arrancadas, na época oportuna, com um grande torrão, em dias úmidos. Prepara-se a terra do futuro pomar com cuidados de praxe. Ara-se e gradeia-se. Faz-se uma adubação verde, se possível.

Abrem-se covas de 50cm nos três sentidos, com o compasso de 6 x 6 a 10 x 10 metros, conforme a variedade a plantar, o clima e a fertilidade do solo.

Na cova colocar-se-ão uns 20 litros de estrume de curral ou composto, misturado com aproximadamente 200 gramas de nitro-cálcio ou sulfato de amônio, 200 gramas de farinha de ossos, 100 gramas de superfosfato e 100 gramas de cloreto de potássio. Fazem-se as carpas indispensáveis, de preferência com o cultivador ou a grade de discos.

Nos primeiros anos, podem fazer-se culturas consorciadas, de preferência leguminosas e de pequeno porte, deixando-se sempre um grande espaço livre em torno de cada jabuticabeira. Prefiram-se o feijão, o amendoim a soja como culturas consorciadas.

Adubação

Reage muito bem ao adubos, principalmente aos adubos orgânicos. Seria aconselhável a seguinte adubação para a jabuticabeira adulta: estrume de gado ou de aves, bem curtido,10 a 20 litros; farelo de algodão; farelo de mamona ou farinha de sangue, 3 a 6Kg; farinha de ossos, 1 a 3Kg.

Pragas e moléstias

É atacada pelos insetos e fungos. O grande inimigo da jabuticabeira é o pulgão ceroso Capulina jaboticabae, Ih. Os ramos atacados serão raspados e pincelados com calda sulfo-cálcica ou algo equivalente.

Colheita

A jabuticabeira infelizmente cresce vagarosamente e custa a produzir. Mas a produção é vultosa nas jabuticabeiras grandes e bem adubadas. Raul de Faria diz ter visto jabuticabeiras enormes que produziam, em Petrópolis (RJ) e Sabará (MG), 100 caixas de 40 litros cada uma! E não tinham sido~adubadas.

Fonte: www.agrov.com


ANEXO

26 de jan. de 2011

SRI AUROBINDO * Aprendendo

Eu sou Sri Aurobindo.
Irmãos e irmãs na humanidade, eu lhes apresento minhas saudações e minhas homenagens.
Eu voltei porque o conselho dos Melquizedeques me pediu para expressar-lhes alguns elementos com relação a uma palavra importante.
Essa palavra é a palavra medo para permitir que saibam, além das palavras, se isso for possível, o que representa o medo para a humanidade encarnada hoje.
O medo é uma secreção do mental.
O medo é uma secreção, mais especificamente, da parte arcaica de seu cérebro.
O medo é então uma secreção, ele não é vocês.
O medo é um elemento bloqueador e aprisionador, impedindo que encontrem o momento presente e que se estabeleçam em meio à sua Presença.
O medo é ou o medo da repetição de uma situação já vivenciada, ou da apreensão de algo desconhecido, vindo modificar um equilíbrio pré-estabelecido tendo conferido, em meio à personalidade, um sentimento de equilíbrio e de segurança.
Existe certo número de medos, ditos ‘arquetípicos’, relativos, por exemplo, ao medo da morte, ao medo da doença, ao medo do abandono, certo número de medos oriundos de experiências traumatizantes, vivenciadas ou individualmente, ou ao nível coletivo de toda humanidade.
O medo é um elemento paralisante.
É uma emoção originada do mental e que induz, literalmente, uma ação, uma reação.
Essa ação e essa reação podem se constituir, com frequência, do que é denominado ansiedade ou estresse, refletindo a perda, a ruptura de um equilíbrio Interior, que esse equilíbrio Interior seja estabelecido em meio à personalidade, como em meio à realização do Si.
***
O medo é então o que se opõe, formalmente, ao estabelecimento da Alegria, à manifestação da Alegria.
O medo é literalmente uma secreção, ou seja, ele é elaborado a partir do zero, frequentemente sem qualquer suporte real.
O medo se manifesta pela antecipação, pela projeção de uma Ilusão sobre outra Ilusão.
De fato, tudo é função do olhar, do olhar que você sustenta e do ‘ponto de vista’ que você sustenta.
Se a Consciência se estabelece em meio ao Si, em meio ao Coração, naquele momento, o medo não tem qualquer razão de existir porque, o Coração sendo encontrado, não pode ali haver aniquilação, mesmo pela supressão de toda forma de vida em meio à Dualidade, dessa Alegria inextinguível que é o Coração.
O medo é, portanto, uma secreção visando impedi-los, por sua estruturação e por seu impacto ao nível mesmo químico, de realizar sua Presença a vocês mesmo em meio ao Coração.
Cabe diferenciar os medos associados às projeções, os medos associados ao desconhecido porque os medos associados ao desconhecido irão se manifestar sistematicamente quando a Consciência humana for confrontada a um elemento irrompendo na realidade comum.
É apenas na imersão total em certos estados de Consciência associados ao Coração, em ressonância com o Coração, que nenhum medo pode vir perturbar um estado de Consciência ligado ao que é chamado de Maha Samadhi ou Grande Samadhi, realizado por alguns seres.
Independentemente desse estado tão particular de realização do Maha Samadhi, do estado de Samadhi absoluto, o ser humano será submetido a esse medo do desconhecido, porque isso está engramado no cérebro arcaico e, portanto, independe de toda manifestação da Consciência Unitária.
Esse medo visa, antes de tudo, uma preservação desse veículo que é chamado de corpo.
Deste modo, tudo o que vier ameaçar a existência mesmo desse corpo vai se traduzir por um medo refletindo, novamente, um desejo de fuga e um desejo de evitar um medo vindouro ou um sofrimento vindouro.
O medo é então uma manifestação emocional, resultante de algo que não é conhecido, apreendido, experimentado em meio ao mental.
***
O que acontece, hoje, ao nível da humanidade toda inteira encarnada, meus Irmãos e minhas Irmãs, é a volta do Supramental tal qual eu havia anunciado em minha vida.
Hoje, em suas palavras, vocês chamam isso de Onda Galáctica.
Essa Onda Galáctica que eu tinha percebido, visto, não vem sozinha.
Ela se acompanha de certas manifestações inéditas, portanto desconhecidas para sua Consciência comum.
Essa irrupção de outra realidade, de outra Dimensão, se vocês preferirem, em meio à sua Dimensão de vida mesmo Ilusória, vai produzir, de forma muito natural, um sentimento de retração e de medo, comunicativo pela ‘egrégora de medo’ existente nesse planeta.
Esse medo tornar-se-á, ao nível coletivo, um elemento tangível, perceptível que irá refletir, em sua Consciência, a reação que vocês têm, de maneira geral, a título individual, frente ao desconhecido.
O que vem é Luz, mas a Luz lhes é desconhecida.
O que vem é revelação e o desvendar de seus véus.
Essa irrupção do desconhecido irá se traduzir, inicialmente, por uma resposta emocional coletiva do tipo medo ou negação, traduzindo-se, em um segundo momento e em um terceiro momento, por um período de negociação, ou de negação, para alguns.
Essa negação podendo se traduzir, ao nível sempre emocional, pela raiva e por uma recusa.
E depois, diante do estabelecimento de alguns fatos, bem reais mesmo em meio à sua Ilusão, seguir-se-á, definitivamente, para alguns, um estado de aceitação desse desconhecido porque haverá uma reconexão real e então uma identificação do que lhes parecia desconhecido, como perfeitamente conhecido e perfeitamente identificável.
***
Isso sendo colocado, convem compreender que a Consciência comum passará sistematicamente, em todo ser humano, por várias dessas etapas.
A aquisição intelectual, a aquisição ao nível conceitual ou ao nível da percepção, não os impedirá, no momento oportuno, de experimentar e de sentir, a menos que esteja imerso em meio ao seu Maha Samadhi, de experimentar esse sentimento de medo.
A rapidez com que vocês irão transformar esse medo, essa secreção, a rapidez com que vocês serão capazes de se estabelecer no Coração, irá permitir-lhes sair da emoção e se instalar em meio a um estado particular de Samadhi.
Esse Samadhi foi denominado de diferentes modos.
Em termos médicos, isso poderia se assemelhar a uma catalepsia.
Em linguagem mais, eu diria de sua época, isso se chama um fenômeno de estase.
A capacidade de sua consciência limitada para penetrar as esferas do Ilimitado e para se abandonar à Luz, como foi definido em várias reprises, será sua garantia da aceitação dos fatos porque são desses fatos que se trata e não de projeções.
A chegada da Luz é um fato.
A modificação de seu sistema solar é uma realidade e uma verdade, quer queiram ou não, quer vocês aceitem ou não.
Nós não estamos no domínio das percepções que pertencem a cada um, mas nós estamos no domínio das percepções globais e globalizantes, que se estabelecem como fato indubitável e perfeitamente real, em sua realidade.
***
O que vem se estabelecer, é a Verdade.
É o retorno da Luz Supramental.
O medo é então secretado pelo mental porque o mental é a negação do Supramental, o mesmo que o ego e a personalidade são a negação total da existência do Si ou de um estado outro que a personalidade.
Isso é o que vocês são chamados a viver, de maneira iminente, em termos humanos e em termos Terrestres.
Como uns e outros lhes disseram, a Terra decide, em sua Consciência (pela ‘lei de atração e de ressonância’ que colocará em ação a Merkabah Interdimensional coletiva e a Merkabah da própria Terra), e irá criar as condições propícias à revelação.
Essa revelação, que está em curso em suas Cruzes e sobre seu Sol e sobre os outros planetas do sistema solar, alcançará muito em breve a Terra.
Tentem, para compreender o mecanismo, ver quais foram suas reações frente aos seus próprios medos, que isso seja o medo do abandono, o medo da privação, que isso seja o medo da doença ou o medo da morte.
Qualquer que seja esse medo, observem quais são as condutas de esquiva, quais são as reações que vocês adotaram naqueles momentos porque há todas as chances que as etapas que vocês vão passar, naquele momento, sejam em perfeita ressonância com o que vocês vivenciaram como medo até agora.
Se vocês têm medo de vazio, vocês viverão as mesmas sensações que o medo de vazio.
Se vocês têm o medo de carecer, vocês viverão a mesma sensação quando se colocarem na situação de carência.
O que não se deve dar crédito porque é isso que se manifestará, mas não será absolutamente a Verdade do que será vivenciado pela revelação da Luz.
Isso será apenas projeção de seus próprios medos e de suas próprias reações aos seus próprios medos, nesses momentos precisos.
Alguns entrarão então em resistência e em negação, de maneira prolongada, o que será prejudicial para a entrada na estase ou no Coração.
Outros, tendo reconectado a Luz, compreenderão todos em seguida isso do que se trata.
Cada um, de fato, viverá seu próprio estado Vibratório no momento, em função de seu referencial e de suas experiências vividas.
***
Vocês não podem combater o medo com a esquiva.
Vocês não podem combater o medo com sua própria vontade ou com seu próprio conhecimento.
É apenas na aceitação e não na negação que se encontra a solução para o medo.
O que é importante gravar, em algum lugar de sua Consciência, mesmo limitada, é que o que vem é apenas Alegria, o que vem é apenas Revelação, o que vem é apenas manifestação da Luz Unitária.
Qualquer que seja o filtro que possa ali aplicar sua consciência limitada, é bem disso que se trata.
Isso não é, unicamente, senão o retorno da Luz.
Esses são os alguns elementos que eu vim compartilhar com vocês porque o elemento ‘medo’ é certamente o que intervem na humanidade, em sua totalidade.
Porque vocês são de qualquer maneira uma totalidade, quer queiram ou não, em meio à Ilusão.
Independentemente de seu nível de Consciência pessoal e de seu estado de realização de Si, vocês estão, no entanto, submetidos a um ambiente coletivo planetário.
A emoção que vai se manifestar, em um primeiro momento, pode ser denominado um ‘choque’.
Esse choque é, em todo caso, uma sideração.
Essa sideração, liderando o medo coletivo, ao qual, obviamente, convirá nem se identificar de nenhuma maneira nem aderir, porque esse não é seu medo, o mesmo que isso não é seu choque.
Passado esses dois primeiros estágios, seguir-se-á o momento em que vocês identificarão vocês mesmo o que ocorre como um medo pessoal, remetendo-os então aos medos existentes e tendo existido em sua encarnação.
O ‘antídoto’ para o medo, naquele momento, não sendo nem a negociação nem a negação, mas bem a aceitação desse desconhecido que vem.
De sua capacidade para desidentificar-se desse veículo de medo, de sua capacidade para descristalizar-se de seus apegos, será vivenciado, de maneira muito diferente, esse período.
***
O acolhimento, o abandono e a aceitação da Luz que vem é um processo fundamental e novo ao nível da coletividade humana e vocês fazem parte, mesmo se vocês realizaram o Si, dessa coletividade, ainda.
É aí que seu papel (para aqueles de vocês que terão revelado ou realizado o Si ou que terão acendido, de uma maneira ou de outra, ao seu corpo de Existência) assumirá todo seu significado e sua importância porque é graças a essa Merkabah Interdimensional que vocês atingirão em sintonia a Merkabah Interdimensional coletiva e a Merkabah Interdimensional da Terra.
Essa etapa representa a primeira etapa da Ascensão.
Ela é iminente.
Não busquem a data, não esperem nem temam nada.
Basta, simplesmente, se estabelecerem cada vez mais facilmente em sua Consciência cardíaca, na Vibração do Coração, na Tri-Unidade, na Coroa Radiante.
Aqueles de vocês que têm a chance de perceber, já, o Triângulo Sagrado ao nível do Sacro, poderão viver esse período de medo com um estado de dissolução extremamente rápido do medo.
Aqueles de vocês que têm a chance de vibrar, já, em meio ao Fogo do Éter, da Coroa do Coração, poderão também ali se recarregar porque haverá, evidentemente, uma ressonância em sua capacidade para se estabelecer em meio ao Coração e à Luz que vem, que é, é claro, a Luz Vibral, exatamente a mesma que aquela que vocês vibram no seu Coração.
E então, o sentimento do desconhecido coletivo será rapidamente substituído por um sentimento do conhecido e pela experiência do conhecido porque é, definitivamente, o mesmo nível de Consciência que se manifesta, desta vez, ao nível da humanidade.
***
A irrupção, em meio à sua realidade transitória chamada de 3ª Dimensão dissociada, de alguns elementos pertencentes à Luz Vibral, em sua constituição como nos elementos que povoam, representa, indiscutivelmente, um ‘choque’ importante para o conjunto da humanidade.
Nós disso temos estritamente Consciência, mas nós temos também confiança e Consciência de que aqueles dentre vocês que fizeram as ‘Núpcias Celestes’, por toda essa Terra, como aqueles que despertam, ainda hoje, para a realidade da Luz vibral, serão, em todo caso, as garantias do bom desenrolar desta etapa.
Como vocês sabem, a Luz se estabelecerá, mas ela pode ainda se estabelecer de diferentes modos.
A vocês escolher, coletiva e individualmente.
Quanto melhor vocês se alinharem consigo mesmo e com sua Verdade final, melhor vocês permitirão àqueles que fazem parte de seu ambiente, por sintonia, por imitação, diluir o medo, porque alguns poderão compreender, naquele momento, que isso que vem é Luz, mesmo se ela é desconhecida.
Lembrem que quanto mais vocês afastarem o ‘choque’ e o ‘medo’ coletivo, mais vocês encontrarão rapidamente, e de forma certamente amplificada, o que vocês têm desde já vivenciado, que isso seja ao nível da Coroa Radiante da Cabeça, da Coroa Radiante do Coração ou do Sacro porque haverá, efetivamente, uma ressonância formal de suas estruturas Interiores, a maioria relacionada com a Vibração da Luz Vibral e do Amor.
***
Não há nenhum local melhor que outro.
Não há nenhum lugar melhor que outro.
Há apenas uma Lucidez, uma Atenção e uma Intenção a manifestar.
Não foi à toa que o Arcanjo Miguel e o Arcanjo Anael lhes sugeriram para observar seus Céus e o Sol.
Mais do que nunca isso está valendo.
Lembrem que essa observação exterior corresponde ao que acontece em seu Interior.
Assim, aqueles capazes, mesmo, de se conectar à Consciência do Si, à Consciência cardíaca, vivem já as primícias no seu Coração, em seu peito.
Essa opressão e essa impressão de vastidão que invade o peito correspondem à realidade do que está em via de acontecer.
A iminência (em nosso tempo, para nós, fora de seu tempo) está quase em sobreposição com a iminência de seu tempo.
As próximas semanas são momentos privilegiados para permitir-lhes encontrar o Si.
A Ilusão de seu tempo que transcorre é doravante precioso.
A vocês definir suas prioridades.
Suas prioridades no momento determinarão sua evolução futura.
A preparação, eu lhes lembro, é antes de tudo Interior.
Certamente, uma preparação exterior pode ser concebível sob condição de que ela não seja um ‘álibi’ para fugir de sua preparação Interior.
Muitos de vocês, por diferentes canais, mesmo independentemente do Coração, percebem e sentem essa iminência sem poder sempre explicá-la.
Ela é real.
Ela se tornará cada vez mais palpável, a cada dia, a cada semana.
A vocês, então, agir, não para evitar o medo e o choque coletivo, mas mais para se estabelecer, cada vez mais facilmente, em sua Alegria Interior.
Jamais as circunstâncias foram tão propícias para realizar esse objetivo de Luz.
Eis, meus Irmãos e minhas Irmãs, o que eu tinha para lhes dar, para lhes entregar.
Se me concederem ainda um pouco de tempo, eu quero bem tentar ali fornecer um esclarecimento complementar, se houver em vocês questionamentos.
***
Pergunta: Os medos da infância, que não se sente mais, podem ainda aparecer?

Querida Irmã, como eu me expressei, é totalmente isso que acontecerá.
A secreção do medo e a estratégia do choque, desencadeadas por essa irrupção de outra realidade em meio à sua realidade ilusória, em todo ser humano, dos medos arquetípicos.
É inelutável.
***
Pergunta: Ter a impressão que o Coração está apagado ou afastado, assim como os arrepios no corpo, faz parte desse processo?

Totalmente.
***
Pergunta: Convem ir o mais profundo nos medos quando eles ressurgem?

Não.
A Atenção e a Consciência seguem aí onde vocês colocam sua Intenção.
A única Atenção e Intenção a aplicar é essa do Coração.
Não é questão de negar o que ali se manifestará, mas de não lhe dar peso nem consistência.
Vocês não podem superar o medo mergulhando.
Vocês apenas podem superar o medo coletivo ou individual estabelecendo-se em meio ao Coração.
***
Pergunta: Os animais domésticos sentirão esses medos e o que se pode fazer por eles?

No que diz respeito aos animais, não há nenhum medo a ter para eles, da mesma forma que para as crianças.
O medo coletivo humano afetará muito pouco o sentido animal e o instinto do animal.
Lembrem que esse medo está situado ao nível do mental e unicamente ao nível do mental.
Os animais não têm medo da Luz.
***
Nós não temos mais perguntas. Nós lhe agradecemos.
***
Irmãos e Irmãs em humanidade, nós estamos com vocês e nós nos alegramos.
Que a Paz esteja em vocês.
Até breve.
************
Mensagem do Bem Amado SRI AUROBINDO no site francês:
http://www.autresdimensions.com/article.php?produit=802
17 de outubro de 2010
(Publicado em 22 de outubro de 2010)
***
Tradução para o Português: Zulma Peixinho



23 de jan. de 2011

Gayatri mantra ...significado e proteção



O Gayatri mantra é, junto com o OM, o mantra mais conhecido e cantado na Índia.
Ele representa a essência do conhecimento védico e foi percebido e 
depois ensinado pelo sábio Vishwamitra.

Certo dia, o rei Viswamitra estava caçando nas florestas do Himalaia e chegou nas proximidades do eremitério do sábio Vasishtha. As tropas do rei estavam cansadas e famintas.
Vasishtha saldou o rei e pediu a Kamadhenu, sua vaca que podia conceder todos os desejos, que provesse alimento para o rei e suas tropas.
Vishwamitra ficou impressionado com a vaca mágica e pensou que essa  vaca poderia das conta de todas as necessidades dele, de suas tropas e de seu reino.
Se aproximando de Vasishtha ele pediu a vaca como presente mas o sábio respondeu negativamente, dizendo que somente aqueles que eram realizados na verdade de Brahman poderiam ter a vaca.

Vishwamitra ficou muito ofendido e se enfureceu, ordenando que suas 
tropas tomassem a vaca a força.
Vasishtha então ordenou à vaca que produzisse milhares de guerreiros 
celestiais, que deram uma lição nas tropas de Vishwamitra, as 
espantando do eremitério.
Percebendo o que ocorreu, Vishwamitra realizou que toda a sua 
opulência, armas e exércitos não valia de nada perto da realização 
yogue de um Brahmarishi (título concedido aos mais altos sábios 
realizados em Brahman, como Vasishtha). Vishwamitra resolveu ele 
próprio se tornar um Brahmarishi, abandonando seu reino e adentrando as florestas do Himalaia para praticar meditação profunda em Brahman.

Por muitos anos ele praticou exercícios espirituais e meditação, 
conseguindo grande poderes yogues.
Vendo o avanço de Vishwamitra, Indra, o deus celestial, se assustou e 
temeu que Vishwamitra pudesse o suceder no comando dos céus. Assim, enviou uma bela ninfa para distrair a meditação de Vishwamitra.
O rei se viu vítima da paixão e se enamorou da ninfa, que engravidou 
e deu a luz a uma linda menina. Quando se deu conta de que a luxúria 
havia consumido todos os anos de esforço e meditação, Vishwamitra 
renunciou sua esposa e filha e mais uma vez entrou em meditação 
profunda.

Desta feita, Vishwamitra conseguiu poderes ainda maiores e Indra, 
mais uma vez mandou uma ninfa, que tentou atrapalhar a meditação de 
Vishwamitra. Tendo sucesso em sua empreitada a ninfa se aproximou do rei, que por sua vez se lembrou da experiência passada e ficou cheio de raiva contra a ninfa por ela ter quebrado sua meditação profunda.Vishwamitra, então, transformou a ninfa numa pedra.
Foi só então que Vishwamitra percebeu que a raiva e ira haviam consumido todos os anos de sua intensa prática espiritual.Mas com perseverança inquebrantável, Vishwamitra subiu mais alto no Himalaia e entrou mais uma vez em meditação profunda.

Durante esse período, um outro rei se aproximou do sábio Vasishtha e pediu a ele para realizar um grande sacrifício do fogo para que o ajudasse a atingir o paraíso com seu corpo carnal e com sua consciência atual, o que Vasishtha recusou prontamente.
Ofendido e revoltado o rei, chamado Trishunku, se aproximou de Vishwamitra.

Vishwamitra viu nesse encontro uma oportunidade de ser vingar de Vasishtha, mostrando seus poderes yogues.
Feito o sacrifício do fogo, Vishwamitra mandou o rei ao plano de Indra, com corpo e consciência terrena.
Sabendo ser impossível manter o rei no plano de Indra com o corpo e consciência terrena, Vishwamitra o trouxe de volta, mas enquanto descia das alturas celestiais o rei Trishnku chorou e orou para que Vishwamitra o salvasse.
Vishwamitra concedeu a salvação ao rei, criando um sistema estelar apenas para o rei. Ou seja, o seu poder era tão grande que ele criou umcéu/paraíso apenas para o rei.Mas ao fazer isso, Vishwamitra percebeu que todo o esforço de sua 
meditação e exercícios espirituais intensos foram em vão.

Mais uma vez ele se viu decepcionado e vez o voto de não sair mais de 
sua meditação profunda.
Quando Vishwamitra se deu por satisfeito com sua prática, Brahma em pessoa apareceu ante ele e disse que estava muito satisfeito com a intensidade da prática de Vishwamitra, concedendo-lhe o título de Maharishi (Grande Sábio). Entretanto, Brahma lhe avisou que para se tornar um Brahmarishi ele deveria ser abençoado pelo Sábio Vasishtha. Ao dizer isso, Brahma desapareceu.Mesmo atingido o estado de Maharishi, Vishwamitra se frustrou ao pensar que depois de tudo ainda teria que recorrer ao sábio Vasishtha para ser abençoado. 

Com ciúme da posição de Vasishtha ele pensou que se o matasse ele não 
precisaria das bênçãos para se tornar um brahmarishi.Espreitando a casa de Vasishtha ele pegou uma grande pedra para atirar na cabeça de Vasishtha.
Mas quando estava próximo ele escutou a esposa de Vasishtha, Arundhati, dizendo que já que Vishwamitra havia se tornado um grande homem, ele deveria abençoá-lo e assim elevá-lo ao estado de Brahmarishi. Vasishtha concordou e disse que assim que Vishwamitra o procurasse ele concederia sua benção.

Ao ouvir isso, Vishwamitra se sentiu profundamente envergonhado, lançou a pedra longe e correu para se curvar diante do grande sábio.
Assim, Vasishtha disse a Vishwamitra: "Você mostrou ao mundo que o espírito humano é invencível e não aceita derrota. Você conquistou a 
luxúria, os desejos, o apego e arrogância, um por um, através de suas 
intensas práticas espirituais e meditação. A última barreira era o ciúme. Agora você o conquistou também. Salve Brahmarishi Vishwamitra! "
Assim que Vasishtha tocou o ponto entre as sobrancelhas de Vishwamitra, seu chakra frontal se expandiu e ele viu os sete ritmos pelos quais o Cosmo foi criado.

Nesse exato momento, o Gayatri Mantra junto com os sete Vyahritis 
(lit. ritmos, mas são os sete planos de manifestação consciencial) foi revelado a ele.
Vishwamitra tem como tradução possível "amigo (mitra) do Universo 
(vishwa)".

Gayatri é um dos aspectos da deusa Saraswati, 
esposa de Brahma e que 
representa o seu poder criativo ou shakti. Saraswati é mitologicamente representada como a protetora e inspiradora das artes, música, literatura e ciência. No entanto, esotericamente ela representa o potencial de expressão da mente humana.

A palavra Gayatri é composta de duas palavras:
Gaya= Florescer, abundar, energizar (vitalizar), energia vital.
Trâyate =o que protege; o que concede a liberação. 

Vamos estudar esse mantra, que junto com o OM é o mais importante das tradições hinduístas.

Saraswati


A estrutura do mantra é de 3 linhas com 8 sílabas em cada uma, fazendo um total de 24 sílabas.Cada sílaba estimula os impulsos de criação dentro do Ser.
Assim, por mais que numa análise superficial o entendimento do mantra 
fique de certa forma bem claro, é importante dizer que a tradução pura e simples do mantra abrange apenas a superfície de sua real significância.

Que fique bem claro que o mantra não se trata apenas de uma oração ou 
um pedido solene.

Essa métrica de 3 linhas com 8 sílabas em cada uma, fazendo um total de 24 sílabas, é específica do Gayatri e por isso outros mantras que contém essa estrutura são chamados de gayatri também. Temos o gayatri do Ganesha, ou da Lakshmi, por exemplo.

O mantra aparece no Rig Veda da seguinte maneira:

TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHEEMAH
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT


Notem que não há a adição dos Vyahritis (Bhuh, Bhuvah, Swaha[svah]) , 
pois a métrica do Gayatri deve respeitar as 24 sílabas no total.
Mais adiante falaremos sobre os Vyahritis.

Voltemos à métrica do Gayatri:
Como já foi dito, cada sílaba gera impulsos de criação em todo o Ser.
Vamos as 24 sílabas e seu significado esotérico:

1)Tat: Sabedoria Profunda (Brahma Jñana)
2)Sa: Bom uso da energia
3)Vi: Bom uso da riqueza
4)Tu: Coragem durante períodos ruins / acidentes
5)Va:A grandiosidade do convívio amigável com as mulheres
6)Re:A grandiosidade da esposa, que concede toda a fortuna à família
7)Nyam: Adoração e respeito à Natureza
8)Bhar: Controle Mental constante e firme
9)Go: Cooperação e Paciência
10)De: Todos os sentidos sob controle
11)Va: Vida Pura
12)Sya: Unidade do homem com Deus
13)Dhee: Sucesso em todas as esferas
14)Ma: Justiça Divina e Disciplina
15)Hi: Conhecimento
16)Dhi: Vida e morte
17)Yo: Seguir o caminho da retidão
18)Yo: Manutenção da Vida
19)Nah: Cautela e Segurança
20)Pra: Conhecimento das coisas que estão por vir e Doação para o bem
21)Cho: Leitura das escrituras sagradas e Associação com os sábios
22)Da: Auto Realização e Bem Aventurança
23)Ya: Boa Progênie
24)At: Disciplinas da vida e cooperação

Assim, volto a afirmar que o mantra não é uma simples oração ou ode a 
uma deidade específica, mas sim todo um conjunto de conhecimentos 
profundos e sutis.
Não é a toa que o gayatri mantra é considerado a essência dos vedas.
Mas para não ser muito analítico e para dar uma utilidade mais 
prática ao mantra, vou me ater a explicar o mantra em suas três 
linhas com oito sílabas cada. Mas nem por isso o estudo será 
superficial, como poderão comprovar.

De maneira geral, o Gayatri Mantra é cantado ou pensado da seguinte 
maneira:

OM
BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHEEMAH
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT


Vamos a uma tradução aproximada:

OM: de forma simplista podemos dizer que ele é o som primordial, a 
fonte de toda a criação. Um dos outros nomes pelo qual é conhecido é 
PRANAVA ou "substrato da vida, princípio vital". 
O OM é a base de onde toda a criação tem existência. Ele é o 
substrato de todo o Conhecimento, é o "pano de fundo" onde o potencial criativo se manifesta.
Não podemos aprofundar o assunto aqui, mas o OM é produto da Shakti, 
ou Poder Criativo da Consciência [Brahman].
Somente a explicação desse mantra daria um livro, mas para o nosso 
estudo a definição acima basta.

BHUR BHUVAH SVAH: são 3 das 7 Vyahritis (lit. "palavras, dizeres") 
percebidas pelo sábio Vishwamitra. Representam 3 dos 7 planos de 
manifestação da Consciência.

As vyahritis mais o OM são usadas como uma introdução ao mantra.

BHUR é tradicionalmente associada ao plano físico. Esotericamente é 
a "espiritosfera" (neologia usada para descrever a amplitude 
da "atmosfera espiritual" pertinente ao planeta, corpo celeste ou 
parte/ambiente sideral) do planeta Terra.

BHUVAH é lit. "atmosfera". Esotericamente é a espiritosfera 
imediatamente superior à nossa. Segundo a tradição seria o espaço 
entre o Sol e a Terra e entre a Terra e os outros planetas. Para o 
pensamento hindu, todos os planetas são habitados e ao mesmo tempo 
são consciências distintas, sendo Júpiter o mais avançado 
(espiritualmente) de todos (em nosso sistema solar).
Lê-se "buvarrá". Em alguns casos, onde o `h' final não é 
pronunciado, é "buvá".

SVAH: é o Paraíso, o plano mais alto em nosso sistema. Esotericamente é associado ao Sol, que segundo os sábios é o "limite da onisciência" (Ishwara) de nosso sistema. É ele o portador de todos os referenciais de conhecimento que possuímos. Para um aprofundamento recomendo ler com atenção o Yoga Sutras de Patanjali. Infelizmente não poderemos aprofundar esse tema aqui, pois ele é extenso e tem correlação com a manifestação consciencial desde Brahman até o mundo físico.Lê-se "suvarrá". Em alguns casos pode ser lido como "isvárra".

As vyahrits são interpretadas de várias maneiras, dependendo do ponto de vista filosófico.

Elas também podem ser interpretadas da seguinte maneira:
Bhur: Rig Veda
Bhuva: Sama Veda
Svah: Yajur Veda

Ou ainda como sendo relacionados aos cinco pranas que fluem no corpo 
humano:
Bhur: Prana (região peitoral)
Bhuva: Apana (região sacra)
Svah: Vyana (permeando o corpo todo)

Essa abordagem é bem fundamentada nas disciplinas Tântricas do Hatha-Yoga e do Kriya Yoga.
É outra abordagem que requer uma explicação mais detalhada, mas infelizmente não é possível nesse momento, visto que todo o 
conhecimento de bioenergia fundamentada no Kundalini Yoga, Laya Yoga, 
enfim, no Tantra teria que ser explicado.

As outras 4 Vyahrits são: Mahaha, Janah, Tapah, Satyam.

TAT: Lit. Aquele, aquela (aqui refere-se à Savitri). Lê-se "Tat" (com 
t mudo).

SAVITUR: De Savitri, o esplendor do Sol, o brilho solar, os raios 
solares, a força solar. Em muitos casos Savitri é associado ao deus 
do Sol (Surya). Ela seria a shakti (poder) de Surya.
De forma esotérica representa o Criador, Sustentador, o todo 
penetrante.

VARENYAM: Desejável, excelente, o melhor entre

BHARGO: efulgência, esplendor, luminosidade (que destrói os pecados), brilho, glória. 

DEVASYA: Divino, relativo à divindade. Lê-se "devássia".

DHEEMAH: Meditar sobre; relativo à meditação. Lê-se "dimarri".

DHIYO: pensamentos elevados ou nobres, intuição profunda, iluminar 
(revelar a Realidade Última). Lê-se com o i duplo, "diio".

YO: o que, o qual.

NAH: nosso, de nós, unir, junto, nó. Lê-se "narrá", com o "á" curto, como em água.

PRACHODAYAT: de prach (pedir, demandar) + codate[chodayate] (animar, 
inspirar, colocar em movimento), portanto a tradução seria algo como 
possa inspirar, possa animar. Lê-se "prachodaiáte" .

Uma tradução aproximada do mantra seria "Eu Saúdo aquele Ser, possuidor da efulgência divina e que é a causa e sustentação de todos os planos da existência.Que minha mente esteja sempre fixa e absorvida Nele e que Ele possa iluminar, purificar e inspirar meu intelecto." 

O Mantra está todo relacionado ao aspecto iluminador e todo abrangente de Brahman.Em verdade, o mantra nos mostra a natureza essencial de toda a existência.

Gayatri é uma das formas da Shakti de Brahma, de Vishnu e Shiva.Ela representa a base, o substrato de toda a existência. Ela é a "expansão" do OM ou a energia que o movimenta. 

Num estudo mais aprofundado o mantra se revela como sendo a representação do Sol Espiritual ou a Luz da Consciência.Sem essa Luz, o próprio Brahma (criador na trindade hindu) perderia seu sentido de ser. Sem essa Luz não haveria o que ser sustentado ou preservado.
Ela seria a ponte ou a ligação inquebrantável de Brahman com tudo. Seria a Presença invisível e subjacente a tudo. 

O Mantra foi ensinado ao avatar Rama por Vishwamitra durante a 
batalha contra o demônio Ravana, onde todas as possibilidades de 
vitória de Rama diminuíram consideravelmente.Com o uso do mantra Rama teve o controle de todas as armas divinas e assim conseguiu derrotar o demônio.

Assim, o mantra tem sua aplicação no sentido de manifestação, de realizar o potencial de "vir a ser".É energia pura.

Segundo os Vedas, "O Gayatri protege quem o recita".
Ele deve ser cantado todos os dias, de preferência de Manhã, de Tarde 
e de Noite.

Ele pode ser dividido em três partes para maior entendimento.
A primeira parte é de louvor, a segunda de meditação e a terceira de 
prece.Primeiro saudamos a Realidade Suprema, depois fixamos a mente e 
coração Nela e por último apelamos para a purificação e iluminação.
 


O mantra é também atribuído às deusas Gayatri, Savitri e Saraswati, onde Saraswati representa a perfeita expressão, a harmonia e unidade; 
Gayatri governa os sentidos e Savitri governa as energias vitais.

Há muito mais para se falar sobre esse mantra. Daria um livro se 
fossemos comentar todos os ensinamentos contidos nele. Afinal, ele é 
a essência dos Vedas.

Muita Paz e Muita Luz a todos,
Enki.(Luiz Fernando Mingrone)

http://www.yogashala.org.br

 

Serenity




La Paz Mental (Emmet Fox)




22 de jan. de 2011

Gráficos de Radiestesia

Os gráficos radiestésicos têm, antes de tudo, uma finalidade 

simplificadora. Em vez de utilizarmos testemunhos naturais ou artificiais, 

podemos usar um gráfico que nos permitirá pesquisar todos o

s elementos que nos interessam. Como vantagem, um gráfico 

pode incluir fenômenos cujo testemunho, natural ou artificial, seria 

de dificílima obtenção. Além disso, pode-se deixar num gráfico para  

análise setores vazios para colocação de elementos ainda não conhecidos,  

ou um setor com a palavra "Outros"; com isso poderemos  

saber se algum outro elemento (energia, cor, substância, etc.) é a resposta  

procurada ou faz parte dela  

Gostou do tema? Tem mais sobre o assunto no livro Gráficos  

em Radiestesia, de António Rodrigues, único livro no mundo sobre o  

assunto! Todos os gráficos, seus autores, sua história, para que  servem e  como usar.

 Todos os gráficos em tamanho natural.

Radiestesia na saúde? Tem um caderno completo com o método paradiagnóstico. Não deixe de ler também Radiestesia Clássica e Cabalística do mesmo autor.

AS SETE LEIS ESPIRITUAIS -Deepak Chopra

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Domingo: A Lei da Potencialidade Pura
… Entrar em contato com o campo da Potencialidade Pura, reservando um momento do dia para ficar em silêncio, para apenas ser. Ficar sozinho em meditação silenciosa pelo menos duas vezes por dia, aproximadamente 30 min pela manhã e 30 min à noite.
… Reservar um período do dia para comungar a natureza e observar em silêncio a inteligência que há em todas as coisas vivas. Ficar em silêncio e assistir o pôr-do-sol, ouvir o ruído do oceano ou de um rio, ou até simplesmente sentir o perfume de uma flor. No êxtase do silêncio e em comunhão com a natureza, desfrutar a pulsação vital das eras, o campo da Potencialidade Pura e da Criatividade Ilimitada.
… Praticar o não-julgamento:"hoje não julgarei nada que aconteça" e durante todo o dia lembrar de não fazer julgamentos.



Segunda-feira: A Lei da Doação

… Presentear a todos com quem mantemos contatos, em todos os momentos e lugares que formos (cumprimentos, flores, orações etc.). Estará assim desencadeando o processo de circulação de energia, de alegria, de riquezas, de abundância, na sua vida e na dos outros.
… Receber agradecido as dádivas que a vida nos oferece (a luz do sol, o canto dos pássaros, as flores, a neve do inverno etc.), estar aberto para receber dos outros, seja um presente material, seja dinheiro, um cumprimento, uma oração.
… Assumir o compromisso de manter a riqueza circulando, dando e recebendo os bens mais preciosos: carinho, afeição,apreço, amor. Desejar, em silêncio, felicidade e muita alegria toda vez que encontrar alguém.


Terça-feira: A Lei do Carma ou de Causa e Efeito

… Observar e trazer para a percepção consciente as escolhas que fazemos a todo momento. Ter bem claro que a melhor maneira de se preparar para todos os momentos do futuro é estar plenamente consciente do presente.
… Diante da escolha, pergunte: "quais serão as conseqüências desta escolha?", "esta escolha trará satisfação e felicidade a mim e aos outros que serão afetados por ela?".
… Pergunte ao seu coração e perceba a mensagem enviada por ele, através das sensações de conforto e desconforto; diante disso você saberá realizar uma escolha correta espontânea, para si e para os outros.


Quarta-feira: A Lei do Mínimo Esforço

… Praticar a Aceitação, dizendo: "hoje aceitarei pessoas, situações, circunstâncias, todos os fatos como eles se manifestarem". Saber que o momento é como deve ser. Dizer a si mesmo: "minha aceitação será total e completa; verei as coisas como elas são e não como eu gostaria que fossem".
… Assumir a Responsabilidade pelas situações e por fatos que considere problemáticos; isso inclui não culpar a ninguém ou a alguma coisa. Todo problema traz em si uma oportunidade para transformá-lo em algo de imenso benefício.
… Assentar a percepção na Indefensibilidade, desistir da necessidade de defender seus pontos de vista e de convencer os outros a aceitá-los; permanecer aberto a todos os pontos de vista e não se prender a nenhum deles.


Quinta-feira: A Lei da Intenção e do Desejo

… Fazer uma lista de todos os seus desejos. Carregar esta lista para todos os lugares. Olhar para ela antes de mergulhar no silêncio e meditação. Olhar antes de adormecer à noite. Olhar quando acordar pela manhã.
… Liberar a lista de seus desejos e soltar no ventre da criação. Se as coisas não saírem como deseja, há uma razão no plano cósmico para isso.
… Lembrar de praticar a consciência do momento presente em todas as ações. Não permitir que os obstáculos consumam e dissipem a qualidade da atenção no momento presente. Aceitando o presente como ele é, o futuro se manifestará nas intenções e desejos mais caros e profundos.



Sexta-feira: A Lei do Distanciamento

… Comprometer-se hoje com o distanciamento. Dar a si próprio e aos outros a liberdade de ser o que é. Evitar a imposição rígida de suas idéias de como as coisas devem ser. Não forçar soluções de problemas, criando assim outros. Participar de tudo, mas com envolvimento distanciado.
… Transformar a incerteza em um ingrediente essencial da própria experiência. Na disponibilidade para aceitar a incerteza, as soluções emergirão espontaneamente do próprio problema, da própria confusão, da desordem, do caos. Quanto mais incertas forem as coisas, mais seguro deverá se sentir, porque a incerteza é o caminho da Liberdade. Através da Sabedoria da Incerteza encontrará segurança.
… Entrar no campo de todas as possibilidade e antecipar a excitação que pode ocorrer quando se está aberto a uma infinidade de escolhas. Quando entrar no campo de todas as possibilidades, experimentará toda a diversão, toda a magia, todo o mistério, toda a aventura da vida.



Sábado: A Lei do Darma ou o Propósito da Vida

… Nutrir amavelmente a divindade que hoje habita em você, no fundo de sua alma. Prestar atenção ao espírito que anima seu corpo e sua mente. Despertar desse profundo sono dentro de seu coração. Carregar consigo a consciência da atemporalidade, do ser eterno, em todas as experiências limitadas pelo tempo.
… Fazer uma lista de seus talentos únicos. Depois, outra lista das coisas que adora fazer quando esta expressando esses talentos. Diga então: "quando eu os expresso e os ponho em serviço da humanidade, perco a noção do tempo e crio a abundância em minha vida, bem como na vida dos outros."
… Perguntar a si mesmo diariamente: "como eu posso servir?" e "como posso ajudar?" As respostas a essas perguntas permitirão ajudar e servir a seus semelhantes com amor.



“As Sete Leis Espirituais do Sucesso” - Deepak Chopra)

*BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO MANTRA OM*


  \

O MANTRA “OM” ESCRITO NO ALFABETO “DEVANAGARI”, OU SEJA, SÂNSCRITO.

  Texto de: Suami Hamsananda Sarasvati

  INTRODUÇÃO:

Na Índia, a sílaba OM, acompanha o caminhante onde quer que ele vá. O OM e o perfume do “dhup”, incenso a base de sândalo, estão sempre presentes nos “Ashrams” (centros de yoga), templos e cavernas (uma tradição milenar nos Himalayas, onde sempre houve uma grande concentração de yoguis muito avançados, meditando em cavernas).

 

Mantras tem seu poder no som e não em seu significado, devendo ser por isto, pronunciados corretamente. São fórmulas sonoras, que acionam fisiologicamente circuitos cerebrais e mentais da esfera humana, com uma ampla abrangência de aplicações e utilidades.

  OM é um vocábulo único, pronunciá-lo regularmente, longe de se constituir uma prática absurda e vã, traz uma infinidade de vantagens, tanto físicas quanto mentais. Façamos um exame objetivo sobre o assunto.

  Primeiramente devemos aprender a emitir o som de OM. Deitado ou sentado, com os lábios entreabertos, depois de uma inalação profunda, se faz a exalação freada expulsando o ar, o qual ao sair, faz vibrar as cordas vocais em um “OOOOOO...” prolongado. O som deve ser o mais grave e uniforme possível. Se o emitirmos corretamente com a mão sobre o peito, notaremos a vibração que é produzida nesta área. Da metade em diante da exalação, vai se fechando a boca, expulsando o ar e contraindo os músculos abdominais emitindo um “MMM...” prolongado e nasalado que zune no crânio. Apoiando a mão sobre o crânio, também notaremos a vibração que aí se produz. Colocando as palmas das mãos contra as orelhas, se ouve mais nitidamente o “OOOOMMMM...”.

- EFEITOS DE OM -

  EFEITOS VIBRATÓRIOS: O “O” faz vibrar toda a ossatura da caixa torácica, esta vibração é transmitida para a massa de ar encerrada nos pulmões, para a delicada membrana dos alvéolos, que ao vibrar estimula as células pulmonares permitindo um melhor intercâmbio gasoso. Esta vibração exerce também, um notável efeito  sobre as glândulas endócrinas (hipófise, pineal, tireóide, supra-renais, gônadas). As vibrações do mantra “OM” chegam aos tecidos mais ocultos e as células nervosas, intensificando a circulação nestes locais. Até mesmo o sistema nervoso simpático e o nervo vago recebem a benéfica influência destas vibrações.

  A musculatura de todo o aparelho respiratório relaxa e se fortifica, a respiração desenvolvida aumenta o aporte de oxigênio para todo o corpo. A vibro- massagem da vocalização de “OM”, atinge os órgãos da caixa torácica, do abdômen e nervos cranianos. Como conseqüência desta vibração, ondas eletromagnéticas são produzidas propagando-se por todo o corpo, aumentando o dinamismo e a vontade de viver e finalmente desenvolvendo a capacidade de concentração.

 EFEITOS SOBRE O APARELHO RESPIRATÓRIO :

1-     Respiração lenta : A emissão de “OM” torna mais lenta a exalação, o que revitaliza o coração.  

2-     Respiração regulada : Quando o som é uniforme a respiração torna-se contínua, sem sacudidelas.

3-     Respiração completa : Expulsa todo o ar residual dos pulmões, como conseqüência a inalação se torna mais profunda.

4-     Controle e relaxamento : Para que o som seja uniforme, é imprescindível o relaxamento dos músculos respiratórios durante a exalação.

  EFEITOS MENTAIS:

1.      Quase imediata prevalência de ondas do tipo “Alfa” no cérebro, as quais induzem calma, paz e relaxamento de tensões em geral.

2.      Ativa a secreção de substâncias como a “serotonina” e “endorfinas”, que incrementam ou estabelecem a sensação de satisfação existencial de forma continuada. Estimula e exercita a atividade equilibrada dos dois hemisférios cerebrais.

3.      Notável aumento da capacidade de concentração e memória.

4.      Induz à estabilidade emocional.

  O OM pode ser emitido de forma audível somente na exalação, podendo ser entoado mentalmente durante a inalação, intensificando a paz mental.

  Durante o dia a dia, repetindo com freqüência o mantra OM mentalmente, poderá se notar serenidade e paz mental que tal prática pode proporcionar, elementos estes imprescindíveis para a meditação, a felicidade e a saúde.

  “Respire OM, coma OM, pense OM, viva OM, seja OM”. Swami Sivananda, guru de nosso guru Paramhamsa Satyananda.

Hari OM Tat Sat

TEMPLO DA MEDITAÇÃO

HARI OM TAT SAT- BEMVINDOS À QUIETUDE DO SILÊNCIO DA PAZ TRANSCENDENTAL! Para contato mande e-mail à parte para: hamsabr@yahoo.com.br

 

SHRI SHAKTI DEVI

Mantra sempre vem em primeiro lugar e Shakti (energia) Devi (divina)também, desta forma tudo estará em ordem desde o início. O mantra para invocar nossa energia cósmica e divina é OM HRIM SHRIM KRIM PARAMISHUARI SUARRA (SUAHA). Assim que tiver assimilado o conteúdo desta apresentação básica de meditação, escolha um local com privacidade, sente-se de face ao norte ou leste, tenha uma atmosfera cativante no ambiente, use incenso antes e não durante. Coloque a foto de sua divindade ou de seu guru, ou ainda melhor, ambas à sua frente. Use, se possível uma postura clássica de meditação, como o Lótus por exemplo. Se sofrer de ciática não cruze as pernas, mas mantenha-as estendidas. Faça um esforço para não usar um encosto nas costas, cultive a atitude de manter-se em seu próprio eixo. A coluna deve permanecer ereta, isto é muito importante, o corpo imóvel, pois os principais nervos da coluna que dinamizam os movimentos voluntários precisam ficar livres de movimentos ou irão produzir ondas de pensamentos e mais pensamentos, atrapalhando sua meditação e descanalizando a energia vital e psíquica. Após acomodar o corpo, evite os movimentos e absorva-se por uns segundos ( meio minuto +ou-) em sentir a imobilidade do corpo. E então percorra a atenção pelas partes do corpo, um segundo em cada uma delas, iniciando das extremidades, pés e mãos às áreas centrais, coluna e cabeça...Pés, pernas, mãos, braços, ombros, costas, abdome, peito, todo o tronco, nuca, todo o pescoço, dentes separados (arcada superior da inferior), lábios, maçãs, pálpebras, sobrancelhas, ponto entre as sobrancelhas, testa, toda a face. Sinta a expressão natural de sua face. Todo o corpo...Ao percorrer estas partes, se encontrar alguma tensão muscular, RELAXE! Agora sinta a respiração natural sem alterá-la voluntariamente, sinta os movimentos do abdome, do tronco, do ar...o ritmo dos movimentos,

 

NÃO SE CONCENTRE EM NADA! DÊ TOTAL LIBERDADE AOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, MEMÓRIAS, ETC...DEIXE QUE TUDO VENHA E VÁ POR SI SÓ SEMPRE, EM TODAS AS FASES DA MEDITAÇÃO, ISTO É DE VITAL IMPORTÂNCIA! AO INVÉS DE ESTAR PRESENTE NESTES ITENS, SINTA A SUA RESPIRAÇÃO, NENHUMA RESPIRAÇÃO DEVERÁ PASSAR SEM SER NOTADA COMO FOI INDICADO... FIQUE ASSIM POR UNS CINCO A DEZ MINUTOS (um minuto no primeiro mês e aumente aos poucos)...DE QUANDO EM VEZ A SUA ATENÇÃO IRÁ FUGIR COM ALGUM SENTIMENTO, PENSAMENTO OU ALGO ASSIM, AO NOTAR ISTO RETORNE À SUA RESPIRAÇÃO OU À SUA PRÁTICA EM MÃOS...QUANTO MAIOR O TEMPO DE PERMANÊNCIA JUNTO À PRÁTICA (A RESPIRAÇÃO, NO CASO) MELHOR VOCE SE SENTIRÁ E MAIS PROFUNDO IRÁ EM MEDITAÇÃO...EXERCITE A PERMANÊNCIA DA SUA ATENÇÃO POR UM TEMPO CADA VEZ MAIOR, DEIXANDO A MENTE SOLTA E LIVRE...

 

E vamos ao próximo passo...

OM

 

...Mentalize a imagem de SHRI GANESHA, esta que possui a cabeça de um elefante e recite mentalmente o mantra OM GAM OM três vezes pelo menos, oferecendo mentalmente uma chuva de flor de crisântemo amarelo para ele...Agora inale lenta e profundamente e entoe o som do mantra OM, OOOMMM...ao exalar. Exale cantando um longo e alto (não muito alto) OM, enquanto tiver ar faça soar OM. Sinta o som, apenas sinta o som, sinta a fonte que o emite, não as cordas vocais, e sim a máquina da vida! Ao terminar o som, sempre que terminar sinta o que fica no seu lugar, o silêncio que fica é cada vez mais silencioso! Quando o som termina você está consigo mesmo(a) , em si, sinta o silêncio e a natural paz do Ser. OM é o desígnio do SER, aquilo que se é em si mesmo e não aquilo que mostramos aos outros, ou que pensamos ser, ora, pensar é só pensamento, nossa substância não é apenas pensamento! Sinta o som e o que fica quando termina o som de OM. Entoe OM de um minuto a trinta minutos, de trinta minutos a algumas horas, quanto mais melhor!

ESCOLHA UM LOCAL E UMA HORA HABITUAIS E FAÇA-O DIÁRIAMENTE...MEDITAR UM DIA, PARAR DOIS, OU FAZÊ-LO DE FORMA IRREGULAR GERA INSTABILIDADE MENTAL E EMOCIONAL...ESCOLHA UM PERÍODO DE TEMPO, SEMANAS, MESES,ANOS OU VIDAS, MAS FAÇA COM REGULARIDADE...MEDITE POR UNS MINUTOS APENAS NOS PRIMEIROS DIAS E SEMANAS, AUMENTE GRADATIVAMENTE, AOS POUCOS, CONFORME VOCE VÁ SE SENTINDO BEM...NO INÍCIO DO DIA E NO FINAL SÃO AS MELHORES HORAS...ISTO É UM CALMANTE NATURAL...EVITE A VISTA DE CURIOSOS, POIS ELA POSSUI EFEITOS INDESEJADOS! NENHUM ESTADO MENTAL OU EMOCIONAL, POR MAIS TENSO, DEPRESSIVO OU CATASTRÓFICO QUE SEJA RESISTE À ALGUNS MINUTINHOS DE MANTRA OM...VEJA ISTO POR SÍ...

OM é a presença de Sri Ganesha e sua forma, a ícone da boa sorte milenar e eterna!

OM...

OM

...OM e meditação tem efeitos mágicos, mantra é poder! OM é o mais poderoso dos mantras e a raíz de todos eles! O ambiente fica sanado, purificado e exorcizado com OM, as pessoas também, isto atrai os melhores auspícios, sorte sem fim, saúde, prosperidade e paz duradoura, OM ilumina a própria luz! O ambiente fica impregnado de aconchego e bons fluídos, vira um templo de verdade! As milenares escrituras de yoga proclamam que onde se recita, se escreve OM, seja um local ou um corpo (tatuado, por exemplo) ali é um local sagrado e protegido! Mais tarde você poderá obter um mantra individual e fará progressos ainda maiores..

ESTAREI SEMPRE PRONTO PARA LHE INICIAR EM SEU MANTRA E MEDITAÇÃO... OM ESTÁ ÓTIMO POR HORA...

 

Há milhares de técnicas de meditação, esta é uma das mais poderosas e uma fabulosa meditação..UMA INICIAÇÃO DE VERDADE! DADA POR SUAMI HAMSANANDA SARASVATI... PARA VOCE... SE PRATICAR, NOTE A INCRÍVEL MUDANÇA EM SUA VIDA!

 

Esta técnica destrói tensões, estresse, insônia, maus fluidos e traz incontáveis benefícios além de concentrar a mente, promovendo em grande escala a melhoria das faculdades mentais, como a memória, equilíbrio, etc

 

OM...

ANTES DE TERMINAR SEU CANTO DE OM, MERGULHE NA PAZ DO SEU TEMPLO INTERNO E ACONCHEGUE-SE POR UNS MINUTOS OU HORAS ALÍ, RENOVE SUAS FORÇAS ALÍ DIARIAMENTE, NOS VEREMOS ALÍ, NO SOSSEGO DA PAZ TRANSCENDENTAL, QUE OS MUNDOS NÃO NOS ROUBA! OM...

OM...

OM

 

 

 

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21 de jan. de 2011

Síndrome da Mão Alheia?

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Síndrome rara fez americana ser atacada pela própria mão
http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=27343830
BBC Brasil

Imagine ser atacado por uma de suas próprias mãos, que tenta repetidamente estapear e socar você. Ou então entrar em uma loja e tentar virar à direita e perceber que uma de suas pernas decide que quer ir para a esquerda, fazendo-o andar em círculos.

Essa realidade é bem conhecida da americana Karen Byrne, de 55 anos, que sofre de uma condição rara chamada Síndrome da Mão Alheia.

A síndrome de Byrne é fascinante, não somente por ser tão estranha, mas também por ajudar a explicar algo surpreendente sobre como nossos cérebros funcionam.

O problema começou após ela passar por uma cirurgia, aos 27 anos, para controlar sua epilepsia, que havia dominado sua vida desde seus 10 anos de idade.

A cirurgia para curar a epilepsia normalmente envolve identificar e depois cortar um pequeno pedaço do cérebro no qual os sinais elétricos anormais se originam.

Quando isso não funciona, ou quando a área danificada não pode ser identificada, os pacientes precisam passar por uma solução mais radical.

No caso de Byrne, seu cirurgião cortou seu corpo caloso, um feixe de fibras nervosas que mantém os dois hemisférios do cérebro em permanente contato.

Novo problema

O corte do corpo caloso curou a epilepsia de Byrne, mas a deixou com um problema totalmente diferente.

Ela conta que inicialmente tudo parecia bem, mas que então os médicos começaram a notar um comportamento extremamente estranho.

'O médico me disse: 'Karen, o que você está fazendo? Sua mão está te despindo'. Até ele dizer isso eu não tinha percebido que minha mão esquerda estava abrindo os botões da minha camisa', diz.

'Então eu comecei a abotoar a camisa novamente com a mão direita, mas assim que eu terminei, a mão esquerda começou a desabotoar de novo. Então o médico fez uma chamada de emergência para um outro médico e disse: 'Mike, você precisa vir aqui imediatamente, temos um problema'.'

Karen Byrne havia saído da operação com uma mão esquerda que estava fora de controle.

'Eu acendia um cigarro, colocava-o no cinzeiro e então minha mão esquerda jogava-o fora. Ela tirava coisas da minha bolsa sem que eu percebesse. Perdi muitas coisas até que eu percebesse o que estava acontecendo', diz.

Em alguns casos, a mão esquerda dela chegava a estapeá-la, sem controle. Ela conta que seu rosto chegava a ficar inchado com tantos golpes.

Luta de poder


BBC Brasil
"Karen Byrne"
Medicação resolveu problema de Karen Byrne após 18 anos

O problema de Byrne foi provocado por uma luta por poder dentro de sua cabeça.

Um cérebro normal é formado por dois hemisférios que se comunicam entre si por meio do corpo caloso.

O hemisfério esquerdo, que controla o braço e a perna direitos, tende a ser onde residem as habilidades linguísticas.

O hemisfério direito, que controla o braço e a perna esquerdos, é mais responsável pela localização espacial e pelo reconhecimento de padrões.

Normalmente o hemisfério esquerdo, mais analítico, domina e tem a palavra final nas ações que desempenhamos.

A descoberta do domínio hemisférico tem sua raiz nos anos 1940, quando os cirurgiões decidiram começar a tratar a epilepsia com o corte do corpo caloso.

Após a recuperação, os pacientes pareciam normais. Mas nos círculos psicológicos eles se tornaram lendas.

Isso porque esses pacientes revelariam, com o tempo, algo que parece incrível - que as duas metades do nosso cérebro têm cada um uma espécie de consciência separada. Cada hemisfério é capaz de ter sua própria vontade independente.

Experiências

O homem que fez muitas das experiências que primeiro provaram essa tese foi o neurobiólogo Roger Sperry.

Em um estudo particularmente notável, que ele filmou, é possível ver um dos pacientes com o cérebro dividido tentando resolver um quebra-cabeças.

O quebra-cabeças exigia o rearranjo de blocos para que eles correspondessem a padrões em uma imagem.

Primeiro o homem tentou resolver o quebra-cabeças com sua mão esquerda (controlada pelo hemisfério direito), com bastante sucesso.

Então Sperry pediu ao paciente que usasse sua mão direita (controlada pelo hemisfério esquerdo). Essa mão claramente não tinha nenhuma ideia de como fazê-lo.

A mão esquerda então tentou ajudar, mas a mão direita parecia não querer ajuda, então elas terminaram brigando como se fossem duas crianças.

Experiências como essa levaram Sperry a concluir que 'cada hemisfério é um sistema de consciência isolado, percebendo, pensando, lembrando, raciocinando, querendo e se emocionando'.

Em 1981 Sperry recebeu um prêmio Nobel por seu trabalho. Mas em uma ironia cruel do destino, ele então já sofria com uma doença degenerativa do cérebro, chamada kuru, provavelmente contraída em seus primeiros anos de pesquisas com cérebros.

Medicação

A maioria das pessoas que tiveram seus corpos calosos cortados parecem normais posteriormente. Você poderia cruzar com eles na rua e não saberia que algo havia acontecido.

Karen Byrne teve azar. Após a operação, o lado direito de seu cérebro se recusava a ser dominado pelo lado esquerdo.

Ela sofreu com a Síndrome da Mão Alheia por 18 anos, mas felizmente para ela seus médicos encontraram uma medicação que parece ter trazido o lado direito de seu cérebro de volta ao controle.

A história de Byrne foi contada no último programa da série da BBC The Brain (O Cérebro), que foi ao ar na Grã-Bretanha na quinta-feira.