22 de jan. de 2011

*BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO MANTRA OM*


  \

O MANTRA “OM” ESCRITO NO ALFABETO “DEVANAGARI”, OU SEJA, SÂNSCRITO.

  Texto de: Suami Hamsananda Sarasvati

  INTRODUÇÃO:

Na Índia, a sílaba OM, acompanha o caminhante onde quer que ele vá. O OM e o perfume do “dhup”, incenso a base de sândalo, estão sempre presentes nos “Ashrams” (centros de yoga), templos e cavernas (uma tradição milenar nos Himalayas, onde sempre houve uma grande concentração de yoguis muito avançados, meditando em cavernas).

 

Mantras tem seu poder no som e não em seu significado, devendo ser por isto, pronunciados corretamente. São fórmulas sonoras, que acionam fisiologicamente circuitos cerebrais e mentais da esfera humana, com uma ampla abrangência de aplicações e utilidades.

  OM é um vocábulo único, pronunciá-lo regularmente, longe de se constituir uma prática absurda e vã, traz uma infinidade de vantagens, tanto físicas quanto mentais. Façamos um exame objetivo sobre o assunto.

  Primeiramente devemos aprender a emitir o som de OM. Deitado ou sentado, com os lábios entreabertos, depois de uma inalação profunda, se faz a exalação freada expulsando o ar, o qual ao sair, faz vibrar as cordas vocais em um “OOOOOO...” prolongado. O som deve ser o mais grave e uniforme possível. Se o emitirmos corretamente com a mão sobre o peito, notaremos a vibração que é produzida nesta área. Da metade em diante da exalação, vai se fechando a boca, expulsando o ar e contraindo os músculos abdominais emitindo um “MMM...” prolongado e nasalado que zune no crânio. Apoiando a mão sobre o crânio, também notaremos a vibração que aí se produz. Colocando as palmas das mãos contra as orelhas, se ouve mais nitidamente o “OOOOMMMM...”.

- EFEITOS DE OM -

  EFEITOS VIBRATÓRIOS: O “O” faz vibrar toda a ossatura da caixa torácica, esta vibração é transmitida para a massa de ar encerrada nos pulmões, para a delicada membrana dos alvéolos, que ao vibrar estimula as células pulmonares permitindo um melhor intercâmbio gasoso. Esta vibração exerce também, um notável efeito  sobre as glândulas endócrinas (hipófise, pineal, tireóide, supra-renais, gônadas). As vibrações do mantra “OM” chegam aos tecidos mais ocultos e as células nervosas, intensificando a circulação nestes locais. Até mesmo o sistema nervoso simpático e o nervo vago recebem a benéfica influência destas vibrações.

  A musculatura de todo o aparelho respiratório relaxa e se fortifica, a respiração desenvolvida aumenta o aporte de oxigênio para todo o corpo. A vibro- massagem da vocalização de “OM”, atinge os órgãos da caixa torácica, do abdômen e nervos cranianos. Como conseqüência desta vibração, ondas eletromagnéticas são produzidas propagando-se por todo o corpo, aumentando o dinamismo e a vontade de viver e finalmente desenvolvendo a capacidade de concentração.

 EFEITOS SOBRE O APARELHO RESPIRATÓRIO :

1-     Respiração lenta : A emissão de “OM” torna mais lenta a exalação, o que revitaliza o coração.  

2-     Respiração regulada : Quando o som é uniforme a respiração torna-se contínua, sem sacudidelas.

3-     Respiração completa : Expulsa todo o ar residual dos pulmões, como conseqüência a inalação se torna mais profunda.

4-     Controle e relaxamento : Para que o som seja uniforme, é imprescindível o relaxamento dos músculos respiratórios durante a exalação.

  EFEITOS MENTAIS:

1.      Quase imediata prevalência de ondas do tipo “Alfa” no cérebro, as quais induzem calma, paz e relaxamento de tensões em geral.

2.      Ativa a secreção de substâncias como a “serotonina” e “endorfinas”, que incrementam ou estabelecem a sensação de satisfação existencial de forma continuada. Estimula e exercita a atividade equilibrada dos dois hemisférios cerebrais.

3.      Notável aumento da capacidade de concentração e memória.

4.      Induz à estabilidade emocional.

  O OM pode ser emitido de forma audível somente na exalação, podendo ser entoado mentalmente durante a inalação, intensificando a paz mental.

  Durante o dia a dia, repetindo com freqüência o mantra OM mentalmente, poderá se notar serenidade e paz mental que tal prática pode proporcionar, elementos estes imprescindíveis para a meditação, a felicidade e a saúde.

  “Respire OM, coma OM, pense OM, viva OM, seja OM”. Swami Sivananda, guru de nosso guru Paramhamsa Satyananda.

Hari OM Tat Sat

TEMPLO DA MEDITAÇÃO

HARI OM TAT SAT- BEMVINDOS À QUIETUDE DO SILÊNCIO DA PAZ TRANSCENDENTAL! Para contato mande e-mail à parte para: hamsabr@yahoo.com.br

 

SHRI SHAKTI DEVI

Mantra sempre vem em primeiro lugar e Shakti (energia) Devi (divina)também, desta forma tudo estará em ordem desde o início. O mantra para invocar nossa energia cósmica e divina é OM HRIM SHRIM KRIM PARAMISHUARI SUARRA (SUAHA). Assim que tiver assimilado o conteúdo desta apresentação básica de meditação, escolha um local com privacidade, sente-se de face ao norte ou leste, tenha uma atmosfera cativante no ambiente, use incenso antes e não durante. Coloque a foto de sua divindade ou de seu guru, ou ainda melhor, ambas à sua frente. Use, se possível uma postura clássica de meditação, como o Lótus por exemplo. Se sofrer de ciática não cruze as pernas, mas mantenha-as estendidas. Faça um esforço para não usar um encosto nas costas, cultive a atitude de manter-se em seu próprio eixo. A coluna deve permanecer ereta, isto é muito importante, o corpo imóvel, pois os principais nervos da coluna que dinamizam os movimentos voluntários precisam ficar livres de movimentos ou irão produzir ondas de pensamentos e mais pensamentos, atrapalhando sua meditação e descanalizando a energia vital e psíquica. Após acomodar o corpo, evite os movimentos e absorva-se por uns segundos ( meio minuto +ou-) em sentir a imobilidade do corpo. E então percorra a atenção pelas partes do corpo, um segundo em cada uma delas, iniciando das extremidades, pés e mãos às áreas centrais, coluna e cabeça...Pés, pernas, mãos, braços, ombros, costas, abdome, peito, todo o tronco, nuca, todo o pescoço, dentes separados (arcada superior da inferior), lábios, maçãs, pálpebras, sobrancelhas, ponto entre as sobrancelhas, testa, toda a face. Sinta a expressão natural de sua face. Todo o corpo...Ao percorrer estas partes, se encontrar alguma tensão muscular, RELAXE! Agora sinta a respiração natural sem alterá-la voluntariamente, sinta os movimentos do abdome, do tronco, do ar...o ritmo dos movimentos,

 

NÃO SE CONCENTRE EM NADA! DÊ TOTAL LIBERDADE AOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, MEMÓRIAS, ETC...DEIXE QUE TUDO VENHA E VÁ POR SI SÓ SEMPRE, EM TODAS AS FASES DA MEDITAÇÃO, ISTO É DE VITAL IMPORTÂNCIA! AO INVÉS DE ESTAR PRESENTE NESTES ITENS, SINTA A SUA RESPIRAÇÃO, NENHUMA RESPIRAÇÃO DEVERÁ PASSAR SEM SER NOTADA COMO FOI INDICADO... FIQUE ASSIM POR UNS CINCO A DEZ MINUTOS (um minuto no primeiro mês e aumente aos poucos)...DE QUANDO EM VEZ A SUA ATENÇÃO IRÁ FUGIR COM ALGUM SENTIMENTO, PENSAMENTO OU ALGO ASSIM, AO NOTAR ISTO RETORNE À SUA RESPIRAÇÃO OU À SUA PRÁTICA EM MÃOS...QUANTO MAIOR O TEMPO DE PERMANÊNCIA JUNTO À PRÁTICA (A RESPIRAÇÃO, NO CASO) MELHOR VOCE SE SENTIRÁ E MAIS PROFUNDO IRÁ EM MEDITAÇÃO...EXERCITE A PERMANÊNCIA DA SUA ATENÇÃO POR UM TEMPO CADA VEZ MAIOR, DEIXANDO A MENTE SOLTA E LIVRE...

 

E vamos ao próximo passo...

OM

 

...Mentalize a imagem de SHRI GANESHA, esta que possui a cabeça de um elefante e recite mentalmente o mantra OM GAM OM três vezes pelo menos, oferecendo mentalmente uma chuva de flor de crisântemo amarelo para ele...Agora inale lenta e profundamente e entoe o som do mantra OM, OOOMMM...ao exalar. Exale cantando um longo e alto (não muito alto) OM, enquanto tiver ar faça soar OM. Sinta o som, apenas sinta o som, sinta a fonte que o emite, não as cordas vocais, e sim a máquina da vida! Ao terminar o som, sempre que terminar sinta o que fica no seu lugar, o silêncio que fica é cada vez mais silencioso! Quando o som termina você está consigo mesmo(a) , em si, sinta o silêncio e a natural paz do Ser. OM é o desígnio do SER, aquilo que se é em si mesmo e não aquilo que mostramos aos outros, ou que pensamos ser, ora, pensar é só pensamento, nossa substância não é apenas pensamento! Sinta o som e o que fica quando termina o som de OM. Entoe OM de um minuto a trinta minutos, de trinta minutos a algumas horas, quanto mais melhor!

ESCOLHA UM LOCAL E UMA HORA HABITUAIS E FAÇA-O DIÁRIAMENTE...MEDITAR UM DIA, PARAR DOIS, OU FAZÊ-LO DE FORMA IRREGULAR GERA INSTABILIDADE MENTAL E EMOCIONAL...ESCOLHA UM PERÍODO DE TEMPO, SEMANAS, MESES,ANOS OU VIDAS, MAS FAÇA COM REGULARIDADE...MEDITE POR UNS MINUTOS APENAS NOS PRIMEIROS DIAS E SEMANAS, AUMENTE GRADATIVAMENTE, AOS POUCOS, CONFORME VOCE VÁ SE SENTINDO BEM...NO INÍCIO DO DIA E NO FINAL SÃO AS MELHORES HORAS...ISTO É UM CALMANTE NATURAL...EVITE A VISTA DE CURIOSOS, POIS ELA POSSUI EFEITOS INDESEJADOS! NENHUM ESTADO MENTAL OU EMOCIONAL, POR MAIS TENSO, DEPRESSIVO OU CATASTRÓFICO QUE SEJA RESISTE À ALGUNS MINUTINHOS DE MANTRA OM...VEJA ISTO POR SÍ...

OM é a presença de Sri Ganesha e sua forma, a ícone da boa sorte milenar e eterna!

OM...

OM

...OM e meditação tem efeitos mágicos, mantra é poder! OM é o mais poderoso dos mantras e a raíz de todos eles! O ambiente fica sanado, purificado e exorcizado com OM, as pessoas também, isto atrai os melhores auspícios, sorte sem fim, saúde, prosperidade e paz duradoura, OM ilumina a própria luz! O ambiente fica impregnado de aconchego e bons fluídos, vira um templo de verdade! As milenares escrituras de yoga proclamam que onde se recita, se escreve OM, seja um local ou um corpo (tatuado, por exemplo) ali é um local sagrado e protegido! Mais tarde você poderá obter um mantra individual e fará progressos ainda maiores..

ESTAREI SEMPRE PRONTO PARA LHE INICIAR EM SEU MANTRA E MEDITAÇÃO... OM ESTÁ ÓTIMO POR HORA...

 

Há milhares de técnicas de meditação, esta é uma das mais poderosas e uma fabulosa meditação..UMA INICIAÇÃO DE VERDADE! DADA POR SUAMI HAMSANANDA SARASVATI... PARA VOCE... SE PRATICAR, NOTE A INCRÍVEL MUDANÇA EM SUA VIDA!

 

Esta técnica destrói tensões, estresse, insônia, maus fluidos e traz incontáveis benefícios além de concentrar a mente, promovendo em grande escala a melhoria das faculdades mentais, como a memória, equilíbrio, etc

 

OM...

ANTES DE TERMINAR SEU CANTO DE OM, MERGULHE NA PAZ DO SEU TEMPLO INTERNO E ACONCHEGUE-SE POR UNS MINUTOS OU HORAS ALÍ, RENOVE SUAS FORÇAS ALÍ DIARIAMENTE, NOS VEREMOS ALÍ, NO SOSSEGO DA PAZ TRANSCENDENTAL, QUE OS MUNDOS NÃO NOS ROUBA! OM...

OM...

OM

 

 

 

 \