2 de jan. de 2011

Sagrada Geometria

Rating:
Category:Other
A Geometria é um destes conhecimentos. Uma das chaves que abre nossa biblioteca pessoal.
A palavra Geometria tem raízes gregas e quer dizer: Medida da Terra.
Embora a palavra tenha origem grega, penso que seria interessante ir mais próximo da fonte. Sabemos que grandes mentes percorreram terras egípcias e lá absorveram muitos conhecimentos.

Pois bem, os egípcios possuíam uma noção muito profunda dês “medida da terra”. A cada enchente do Nilo era necessária nova demarcação das terras férteis, porque a cada uma delas era diferente em extensão e desenhos. Assim alem de uma medida geográfica, ela tinha também o significado da fertilidade, do alimento e da mutabilidade da vida.

Porque Sagrada? Bem, quando desenhamos as figuras geométricas e sentimos sua energia e percebemos sua profunda conexão com a vida, com o numero enquanto ritmo, com a música e com uma proporção áurea, acessamos a quintessência e somos capazes de ampliar nossa consciência do Universo e de nós mesmos.

Geometria é a linguagem de Deus. Se preferir do Universo ou de uma Força Maior. É assim que tudo se cria em verdadeira Harmonia.

Querem ver? A Díade, o Dois, o Dual, nasce de uma figura importantíssima, a Vessica Piscis, região da intersecção de dois círculos. Conhecida desde os primórdios da humanidade. Ela é um Portal de Criação. Tudo adquire existência tridimensional passando pela Monada e pela Vessica, pai e mãe de toda a Criação.



Quantas vezes na sua vida, no seu dia a dia, você se vê entre dois caminhos, duas condutas, duas possibilidades de escolha. Tendemos a ir por um pólo ou outro, raramente nós escolhemos o caminho do equilíbrio. E é através dele que manifestamos a atitude, ação ou concretização mais equilibrada.

Mergulhados na ilusão da separatividade, não percebemos que os dois pólos pertencem à mesma Unidade. Sem esta percepção nossa manifestação ocorre de maneira desequilibrada e desarmônica.

Esta estrutura geométrica, que também é número alcança nossa audição, na forma de Som.
Pitágoras relembrou que, alterando tamanhos de cordas, se podiam extrair delas, diferentes sons, que depois se repetiam nas Oitavas Musicais.

E agora a Física, toca a Música da Criação, quando afirma, que as partículas que formam a matéria, são pequenas cordas. Conforme a freqüência com que estas cordas vibram, diferentes partículas são criadas.

Olhe a seu redor! Você está cercado por geometrias! Você é uma geometria! O Universo se expressa em Geometrias. Toda a vida se expressa em geometrias. Desde o Tetraedro, expressando partículas ditas elementares, na Física, até os demais sólidos que expressam plantas, animais e cristais.

Cinco, e só cinco são as figuras. Cinco as maneiras de dividir um círculo para criar sólidos com faces iguais, lados iguais e ângulos iguais. O Tetraedro, o Cubo, o Octaedro, o Icosaedro e, a mais mágica de todas, o Dodecaedro. Platão dizia que “com o Dodecaedro, Deus colocou as estrelas no céu.”
O conhecimento desta figura foi mantido secreto, porque detém o poder de Criação e de Destruição. Estamos começando a Relembrar! Tudo a seu tempo! Tudo É!
Quanto mais próximos da geometria destes sólidos, mais Harmônico é o sistema.

Porque Sagrada? O Sagrado não está fora, em algum lugar físico ou algum objeto. A Sacralidade está dentro de cada um de nós. Ela diz respeito à Sensibilização que nos leva à Consciência e assim ao nosso poder inerente de Co-Criadores.
Consciência de quem somos, de nossos companheiros de viagem e de nossa casa, o Universo.

Consciência do que nos cerca, de como Deus se expressa.

Muitas pessoas me perguntam por que estudar Geometria Sagrada. Bem, ela é mais uma ferramenta de auto conhecimento. A partir dela, e de seu exercício, você terá sua consciência e sua percepção de você mesmo e do Universo que o cerca, muito ampliadas. Uma das maneiras de falar com o Criador.