13 de out. de 2010

Musicosofia e os chakras


O som, fisicamente, é uma onda (ou conjunto de ondas) que se propaga no ar com uma certa freqüência, sendo que se essas ondas estiverem com a freqüência na faixa de 20 a 20.000 Hz, o ouvido humano será capaz de vibrar à mesma proporção, captando essa informação e produzindo sensações neurais, às quais o ser humano dá o nome de som. As ondas com freqüência bem baixa (entre 20 e 100 Hz por exemplo, soam em nossos ouvidos de forma grave, e sons com freqüência elevada - por exemplo acima de 400 Hz, soam de forma aguda).Nota musical é o termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar. Sendo assim, a cada nota corresponde uma duração e está associada uma freqüência, cuja unidade mais utilizada é o hertz (Hz), a qual descreverá em termos físicos se a nota é mais grave ou mais aguda.

As frequências propagam-se em intervalos definidos de tempo que as notas tem capacidade de sugerir, podendo ser mais longas (maior duração) ou mais curtas (menor duração). A grande maioria das notas empregadas na música possui duração e frequência determinadas, mesmo assim, existem notas indeterminadas em um, ou nos dois sentidos, o que não as faz deixar de serem também notas musicais.
As notas podem combinar-se sendo tocadas ao mesmo tempo (definindo a harmonia), ou em seqüência (definindo a melodia), e se esses fatores, junto a alguns outros, forem combinados dentro de um determinado padrão lógico pelo intelecto humano, na forma de arte, dá-se a essa seqüência o nome de música.

A nota Lá é usada como referência de altura para todas as outras notas e por isso costuma-se fazer referência ao diapasão de Lá sempre que se deseja indicar qual a freqüência das demais notas. O Lá que fica logo acima do Dó central do piano tem a freqüência de 440Hz. Esta altura já foi diferente e foram usadas freqüências de Lá variando de 430 a 460Hz. Até a metade do século XX cada país adotava uma freqüência de diapasão diferente, mas hoje em dia considera-se a afinação de 440Hz como padrão, seguido por todos os países e fabricantes de instrumentos musicais.

O nome original desta nota deriva do início do sexto verso do hino religioso Ut queant laxis, usado por Guido d'Arezzo para nomear todas as notas musicais:

Ut queant laxis
resonare fibris
mira gestorum
famuli tuorum
solve polluti
labii reatum
Sante Iohannes. (Si)

Tradução:
"para que as maravilhas de tuas obras possam ressoar na voz serena do teu servo, limpa o pecado do seus lábios manchados, oh São João".


Um músico italiano, de sobrenome Doni, constatou que era difícil solfejar com la nota ut porque terminava en uma consoante surda. Então, teve a ideia de substitui-la com a primeira sílaba do seu próprio sobrenome (Doni). Ainda hoje na França se utiliza a nota Ut.


Antes da adoção do solfejo, as notas eram chamadas por letras. A nota Lá corresponde à nota A. Em diversas línguas este nome ainda é usado e mesmo em português usa-se o nome A em cifras.


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As notas musicais

“Falaremos hoje sobre a sonoridade, não sobre a sonoridade pura, uma vez que não possuímos ouvidos para ela. O som é resultante de uma vibração que impressiona nossos órgãos físicos e produz, em conseqüência, um fenômeno virtual.

“É preciso partir do seguinte princípio: no espaço o som não é mais a sensação de um ruído, mas a sensação que acarreta uma satisfação de bem-estar moral e espiritual. O júbilo é mais ou menos intenso e corresponde às sensações que os instrumentos da Terra produzem sobre nós.

“Vimos o ser imaterial transportado à esfera musical, isto é, ao campo vibratório animado por seres angélicos; vimos também que esse ser recebe em seu perispírito vibrações que, chocando-se com seus próprios eflúvios, produzem sensações de júbilo.

“Na música humana vocês têm como nota de diapasão o lá: não tomaremos essa nota como ponto de partida, pois sua tonalidade não corresponde à tonalidade das cores. Tomaremos o dó. O dó, para os ouvidos humanos, produza um som grave, pleno, e que exprime o júbilo, um som que descreve bem o amor que devemos sentir por Deus. Esse dó, fazendo -se uma comparação, adapta-se melhor à primeira das sensações fluídicas, que se traduz geralmente pela cor azul.

“O dó simboliza o azul-celeste, a quietude, a paz da alma, surgida através da prece. O dó é a primeira nota do acorde perfeito que deriva do azul.

“O mi representa a força no amor, o desejo de amar, e pode ser representado por uma emanação da luz solar. Temos, portanto: dó, mi.

O dó fundamental é o azul; o mi, desejo no amor, dará azul-celeste e ouro.

“O sol, terceira nota harmônica, representa a consolidação das duas notas precedentes, isto é, uma ligação que pontua as duas idéias precedentes emitidas, pontuação que assegura a exteriorização do sentimento dado pelo azul.

“Percebemos essa nota através de uma tonalidade especial, cuja cor procuro tornar compreensível aos sentidos humanos. Não se trata nem de uma emanação prateada, que poderia confundir-se com o ouro, ser por este absorvida, nem de uma emanação preta, resultante das outras cores, que poderia absorver o azul. Mas é um fluido brilhante, sem cor muito definida, que pode aproximar-se da luz radiante que se desprende dos mundos por vocês percebidos, isto é, cinza-azulado, cinza-prateado. O sol, visto de longe, possui esse aspecto.

“A primeira tonalidade, vista por um mortal, terá esse aspecto: tônica azul. Intensidade da tônica, ouro. Pontuação ou duração: cinza prateado, mistura de azul com um pouco de ouro e de cinza-prateado.

“Essa primeira tonalidade representa o amor divino.

“As outras cores fundamentais apresentam todos os outros sentimentos, indo do amarelo-claro ao amarelo-escuro; porém essas cores são sempre acompanhadas por seus mantos dourados e suas vestes cinza-prateadas.

“Em música humana, acorde perfeito: dó, mi, sol. Tomando-se o ré, acorde perfeito: ré, fá, lá; com o mi, acorde perfeito: mi, sol, si.

A tônica variará de cor passando do azul até chegar ao vermelho, porém as duas outras notas serão sempre ouro e prata; elas nunca variarão.

“Conforme a qualidade do perispírito e a natureza do campo vibratório, as sensações variam e aumentam de intensidade a ponto de se tornarem maravilhosas. Certos perispíritos recebem o amarelo, outros, o vermelho. Há alguns que excluem essa última cor.

“O violeta é menos suportável para os seres evoluídos. O verde claro é mais agradável do que o escuro. Pode-se, de acordo com as leis do espaço, perceber uma mistura de azul e de rosa.

“Os campos vibratórios variam igualmente de intensidade. Eles resultam de emanações angélicas, inspiradas pelo ser divino. Quando retornamos à Terra, estamos ainda impregnados dessas vibrações; o corpo material as apaga, porém a consciência guarda sua impressão.

“Além desses campos vibratórios existem esferas, e até mesmo correntes, que dão aos espíritos menos evoluídos alegrias harmônicas às vezes vivas e profundas, apesar de mais pessoais. Essas correntes fluídicas comunicam ao ser as alegrias íntimas do amor divino. Outras correntes lhe dão apenas a alegria de ouvir os acordes da lira celeste.

Essas vibrações, não coloridas e invisíveis para o ser desencarnado, dão-lhe uma satisfação comparável à produzida pela sensação dos perfumes.

“A música celeste é, portanto, resultante de impressões causadas pelas camadas fluídicas segundo a elevação do ser e a pureza do meio.

“No espaço não se ouve nada; sente-se a harmonia dos fluidos e não a dos sons. A propriedade essencial dos fluidos é a cor. O som é de essência terrestre, a cor é de essência celeste. A próxima lição tratará dos encantos harmônicos do espaço e de sua persistência nos sentimentos humanos.”

Massenet

Comentários

A solidariedade dos sons e das cores, da qual o espírito Massenet nos fala, foi pressentida por todos os grandes músicos.

Um deles disse: "A melodia é para a luz o que a harmonia é para as cores do prisma, isto é, uma mesma coisa sob dois aspectos diferentes: melódico e harmônico." Platão nos diz: "A música é uma lei moral. Dá alma ao universo, asas ao pensamento, saída à imaginação, encanto à tristeza, alegria e vida a todas as coisas. Ela é a essência da ordem e eleva em direção a tudo o que é bom, justo e belo, e do qual ela é a forma invisível mas, no entanto, deslumbrante, apaixonada, eterna." Observemos de passagem que Massenet é antes melodista do que sinfonista.

Para formar a luz branca é preciso o acorde das cores complementares, e essa luz torna-se mais viva e radiante quanto melhor a melodia resuma e sintetize o acorde das harmonias complementares.

Parece, portanto, que há perfeita concordância entre as concepções dos gênios terrestres e o ensinamento das entidades do além, e isto reconhecendo-se que estas nos fornecem detalhes, observações ignoradas pelos especialistas de nosso mundo.

Em termos de relação, a melodia está para a harmonia como o pensamento está para o gesto. Poder-se-ia dizer, também, que em música a melodia representa a síntese e a harmonia a análise. Elas se penetram portanto uma na outra e mais valem quanto mais se combinem e se fundam mais completamente.

Na Terra a beleza de uma obra musical resulta ao mesmo tempo da concepção e da execução, porém na vida do além o pensamento iniciador e a execução se confundem, pois o pensamento comunica às vibrações fluídicas as qualidades que lhe são próprias. A obra é mais bela e a impressão que ela produz mais viva quanto mais elevada for a intenção. É isto o que dá à prece ardente, ao grito da alma a seu criador, propriedades harmônicas.

Quanto mais nos elevamos na escala das relações, mais a unidade aparece em sua sublime grandeza.

A lei das notações musicais regula todas as coisas, e seu ritmo acalanta a vida universal. É uma espécie de geometria resplandecente e divina. O alfabeto humano, como um balbucio, é uma de suas formas mais rudimentares. Porém suas manifestações tornam-se cada vez mais amplas e importantes, em todos os graus da escala harmônica.

O espírito humano não pode se elevar até as supremas alturas da arte cuja fonte é Deus, mas ele pode, ao menos, elevar a elas suas aspirações.

As concordâncias estéticas se sobrepõem ao infinito. Mas o pensamento humano entrevê apenas alguns aspectos da lei universal de harmonia nas horas de êxtase e de grande alegria. A regra musical se produz no espaço através de raios de luz; o pensamento, a expressão do gênio divino e os astros em seus cursos, aí conformam suas vibrações.

Se o espírito humano, em seus impulsos, eleva-se um instante a essas alturas, recai impotente para descrever suas belezas; as impressões que ele experimenta não se podem traduzir senão através de muda adoração.

O próprio espírito Massenet declara-se insuficientemente evoluído para manter-se nessas esferas superiores.

Uma vez mais encontramo-nos, aqui, na impossibilidade de exprimir, na linguagem humana, idéias sobre-humanas. Apesar do que se possa dizer, permanece-se sempre aquém da verdade. O infinito das idéias, dos quadros, das imagens, é como um desafio aos limitados recursos do vocabulário terrestre. Com efeito, como encerrar em palavras, como resumir em palavras todo o esplendor das obras que se desenvolvem nas profundezas dos céus estrelados?

(do capítulo 6 do livro O espiritismo na arte)


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http://www.fengshui.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=37

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A Música, as Notas e a Escala

Márcio Ellery Girão Barroso


A música é a arte dos sons e dos ritmos. Os nossos ouvidos são capazes de perceber sons numa gama de freqüência que vai de 16 hz a 20.000 hz. Em torno de 4.000 hz somos capazes de distinguir freqüências com apenas 1 hz de diferença. Dessa imensa variedade de sons possíveis de ouvir, a música ocidental utiliza uma pequena fração de cerca de 90 sons distintos (diferentes alturas de som ). Mesmo assim, milhares de composições musicais à nossa disposição atestam o enorme poder dessa só aparentemente pequena quantidade de sons utilizados.

A escolha desses sons, ou notas, tão especiais vem desde a antiguidade, e foi consolidada apenas no início do século XVIII com a definição precisa da escala musical (o conjunto de notas usadas na música).

Existem duas notas singulares que determinam os limites da escala: quando a freqüência do som é dobrada (f, 2f, 4f ...) a nossa percepção indica um som exatamente igual, apenas em alturas distintas. Assim se dá, por exemplo, com as notas dó em diferentes posições no violão. Daí a conclusão imediata de que a escala (mais tarde denominada escala cromática) seria um conjunto de notas entre uma freqüência e o seu dobro.

Outro fenômeno no qual intervêm, de um lado a nossa percepção, do outro a mecânica das vibrações que produzem sons, é a consonância. Quando tocamos numa corda do violão ela vibra mais fortemente na freqüência da nota para a qual ela foi projetada (por exemplo, o lá).

Entretanto, ela também vibra com menor intensidade em outras freqüências também perceptíveis ao ouvido. Desde o início da fabricação dos instrumentos musicais, observou-se que para ser agradável ao ouvido, cada som deveria resultar de uma freqüência principal igual a uma das freqüências secundárias dos outros sons. Com isso, os diferentes sons detêm uma consonância em suas vibrações principais.

Vibração complexa de uma corda


Poder-se-ia dizer que no caso do sistema de sons hoje utilizado na música ocidental, a galinha nasceu primeiro que o ovo. Primeiro vieram as composições musicais e os instrumentos que as executavam, incluindo a voz humana, baseados em sons discretos que consonassem agradavelmente aos ouvidos. Somente muito depois é que se estabeleceram matematicamente as relações precisas desses sons e a sua universalização. As explicações a seguir são, portanto, uma mera tentativa de estabelecer uma cronologia científica do sistema de sons atual.

Assim, após várias experiências e alguns cálculos matemáticos chegou-se a um conjunto de 12 freqüências (notas) entre uma freqüência e o seu dobro. Foi só escolher uma freqüência semente (em torno de 440 hz) e estava inventada a escala cromática. A distância entre duas notas seqüenciais desta escala se denomina semitom . Dois semitons em seqüência formam, pois, um tom.

Restava, no entanto, um problema de caráter prático a ser resolvido. Se uma música fosse tocada a partir de uma determinada nota (por exemplo, o dó), não era possível transcrevê-la para outra nota de início (por exemplo, o ré). Isto porque as freqüências calculadas para as 12 notas da escala eram números irracionais e não mantinham a relação que permitisse tal transcrição. Por exemplo, a relação das freqüências entre o dó e o ré não era a mesma que entre o ré e o mi. Para resolver o problema, as freqüências foram “acochambradas” de forma que a relação entre elas fosse constante. Estava inventada a escala temperada, que embora fugisse da perfeição consonante entre as notas, resolvia o problema da transcrição. O “Teclado Bem Temperado” do genial Bach foi uma das primeiras obras nessa nova escala.

Ainda tendo o ouvido como o mestre a ser agradado, concluiu-se que para manter uma relação sonora agradável entre as notas, uma música não deveria conter aleatoriamente as 12 notas da escala, mas apenas algumas delas. Foram inventadas então as escalas diatônicas, contendo apenas oito notas (sendo a oitava com o mesmo som da primeira, ou seja, com o dobro de sua freqüência) e com as quais as músicas deveriam ser prioritariamente construídas. Estava inventado o dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó. Daí que a relação entre uma freqüência e o seu dobro é chamada de oitava.

Na realidade, a escala adveio da relação (agradável) de 3/2 entre duas freqüências (que ocorre entre as notas que têm entre si três notas, como, por exemplo, fá, dó, sol, ré, lá, mi, si).


http://www.weblyrics.com.br/artigos/artigo_1.asp


http://www.gnosisonline.org/misterios-da-musica/musicossofia-e-astromusica/

12 de out. de 2010

Chakras e funções

Chakras

 
Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Daí, a relação entre as doenças e as crises emocionais.
 
É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressão, raiva, solidão, em doenças físicas, como cânceres e outras mais graves. Nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e, principalmente, saúde.
 
É através dos nadis (meridianos) - caminhos invisíveis dentro do nosso organismo - que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chakras, em pontos que concentram vibrações mais específicas.
 
Os principais chakras são aberturas para a energia fluir da aura para o corpo e vice versa. Somos como esponjas do mar, assim como a água está para elas a energia está para nós, nos rodeando. Uma vez que esta energia está sempre associada a uma forma de consciência, a energia que temos experiência de intercâmbio em termos de visão, audição, percepção, conhecimento direto ou intuição.
 
Na figura ao lado, podemos ver que os chakras ficam "abertos" e significa duas coisas. Em primeiro absorver uma grande quantidade de energia do campo universal através de todos os chakras. Em segundo deixar-se, de alguma forma lidar com todas as informações energético que estão associados com a energia que flui através de nós.

 

É muito importante mantermos os chakras equilibrados e manter nosso fluxo de energia, porque quanto mais equilibrados estivermos mais saudáveis estaremos.

 

A falta de fluxo no sistema de energia humana ou um bloqueio do fluxo de energia, eventualmente leva à doenças. Além disso, distorce a nossa percepção e interfere em nossos sentimentos.
 

Cada um dos sete principais chakras tem uma ou mais áreas do corpo que governa junto com uma cor associada. Há também características diferenciadas quando um chakra é demasiadamente aberto, bloqueado ou desequilibrado.

 

Abaixo temos algumas informações sobre cada um dos sete principais chakras.
 
 
 
 
 
 
1 - Chakra Básico - ou Raiz (Cóccix):
 
Localizado à base da coluna entre o ânus e os genitais ligado ao cóccix, aberto para baixo.
Este chakra também é ativado pela energia revitalizadora do centro do planeta. Tem relação com a quantidade de energia física e vontade de viver.Atua sobre a coluna vertebral, sistema nervoso central e periférico. Bem fundamentado na realidade física, "Estou aqui e agora", a presença da força e da energia vital. Relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.

Nome em Sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte")
Funções: Sobrevivência e existência terrena, ligação com o mundo material, energia física e traz vitalidade para o corpo físico
Disfunções: Raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vergonha, vícios, violência, morte, dor, insegurança e tensão
Glândula Endócrina: Supra-renais
Hormônios: Adrenalina, noradrenalina
Nota Musical: Dó
Cor: Vermelho
Símbolo: Lótus de quatro pétalas
Sentido: Olfato
Elemento: Terra
Mantra: Lam
Qualidade Positiva: Coragem, Estabilidade, Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança
Órgãos: Rins (deficiência renal), coluna vertebral, ossos, dentes, intestino grosso, ânus,reto, próstata, anemia (deficiência de ferro), excesso de peso, pressão baixa, fadiga, poucatonicidade muscular, problemas de circulação, desequilíbrio na temperatura do corpo, leucemia e tensão nervosa.
 
 
2 - Chakra Umbilical - Sacro (Sexual):
 
Localizado a dois dedos abaixo do umbigo, aberto para frente e para as costas. Regula os órgãos da reprodução, os ovários (mulheres) e os testículos (homens), esse centro representa o portal por onde geramos vida na fisicalidade. Uma forma de realizar um aspecto de nossa dinvindade. Rege as energias sexuais. É através deste chakra que o ser adquire a sensibilidade de perceber as emanações sutios e vibrações do ambiente. Também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chacra é estimulado, propicia uma boa captação energética.
 
Nome em Sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer")
Funções: Reprodução e propagação da espécie, sexualidade, força e vitalidade física
Disfunções: Controle, sujeição ou desvio da sexualidade, rejeição, solidão, ressentimentos, vingança, ciúme, depressão, inveja, confusão, impotência e problemas na bexiga
Glândula Endócrina: Gônadas, glândulas sexuais masculinas e femininas (testículos e ovários)
Hormônios: Estrogeno e Testosterona
Nota Musical: Ré
Cor: Laranja
Símbolo: Lótus de seis pétalas
Sentido: Paladar
Elemento: Água
Mantra: Vam
Qualidade Positiva: Sensualidade, Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância
Órgãos: Sistema reprodutor, bexiga, quadris, pernas, pés, nervo ciático, espasmos musculares, cãibras, cólicas, desordens menstruais e desequilíbrios hormonais.
 
 
3 - Chakra Plexo Solar:
 
Localizado à boca do estômago, aberto para frente e para as costas. Este centro equilibra a segregação de insulina, que tem importância fundamental no nível de açúcar no sangue. Também de proteínas, gorduras e metabolismo de carboidratos efetivado pelo pâncreas. è o centro de percepção de quem é Você no Universo. É a partir deste centro que harmonizamos o corpo dos desejos, desenvolvendo assim nosso Amor-Sabedoria-Poder para a escolha consciente do que criamos. Está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.
 
Nome em Sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias")
Funções: Personalidade, vitalidade, ação e vontade, paz e harmonia, auto-estima, proteção contra vibrações negativas, digestão, emoções e metabolismo
Disfunções: Ansiedade, preocupação, indecisão, preconceito, desconfiança, negligência, mentira, medo, ódio, problemas digestivos e raiva
Glândula Endócrina: Pâncreas (um órgão situado logo abaixo e atrás do estômago)
Nota Musical: Mi
Cor: Amarela
Símbolo: Lótus de dez pétalas
Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro
Raio: Violeta
Sentido: Visão
Elemento: Fogo
Mantra: Ram
Qualidade Positiva: Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação
Órgãos:
Baço, estômago, fígado, vesícula, intestino delgado, parte inferior das costas, sistema nervoso vegetativo, sentimento de inferioridade, falta de lógica e razão, insegurança e insônia.
 
 
 
4 - Chakra Cardíaco:
 
Localizado no centro do peito, aberto para a frente e para as costas. Nosso Templo Sagrado onde cintíla a Chama Trina do Amor, do Poder e da Sabedoria. Quando expandido esse centro energético, nossa capacidade de amar é potencializada através do amor incondicional, que abrange tudo e a todos, sem julgamentos, sem medo, sem culpa. É o Fogo Diamante da Cosnsciência de Cristo, O Eu Sou a Presença. Capacidade de cura da mente, corpo, emoções, através do processo de iluminação. A glândula do Timo controla o sistema imunológico e funciona perfeitamente quando harmonizados chakras, glândulas e órgãos. 
Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Na tradição católica, este chacra é simbolizado pelo coração luminoso de Cristo. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.
 
Nome em Sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado")
Funções: Amor Incondicional, união, sistema imunológico, energiza o sangue e o corpo físico.
Disfunções: Desilusão, transição, pânico, depressão, desequilíbrio, instabilidade emocional, problemas de coração e circulação.
Glândula Endócrina: Timo, localizada a altura do coração
Nota Musical: Fá
Cor: Verde (cura e energia vital) e/ou Rosa (Amor)
Símbolo: Lótus de doze pétalas
Raio: Rosa
Sentido: Tato
Elemento: Ar
Mantra: Yam
Qualidades Positivas: Campaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz
Órgãos: Coração, arritmia cardíaca, sistema circulatório, brônquios e aparelho respiratório, parte superior das costas, nervo vago, sangue, pele, rubor, pressão alta, colesterol alto, palpitações, acidose, síndrome de pânico e incapacidade de amar.
 
 
 5 - Chakra Laríngeo:
 
Localizado no meio da garganta, aberto para frente e para as costas. O quinto chakra é a passagem, o caminho que as emoções contidas no coração necessitam atravessar para serem harmonizadas. O Autoconhecimento é contínuo quando o chakra da garganta está expandido, pois, a transformação constante pela qual passa o buscador, leva à expansão de seu pode e vontade. Responsabilidade pelas necessidades pessoais. Expressão do verbo criador, Eu Sou. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

Nome em Sânscrito: VISHUDDA ("O purificador")
Funções: Comunicação, criatividade, iniciativa, independência, som, vibração
Disfunções: Fracasso, apatia, desespero, limitação, medo, insegurança, auto-reprovação, submissão, depressão, ignorância e problemas de comunicação
Glândula Endócrina: Tireóide e paratireóide, localizada na altura da garganta
Hormônios: Tiroxina
Nota Musical: Sol
Cor: Azul claro
Símbolo: Lótus de dezesseis pétalas
Raio: Azul
Sentido: Audição
Elemento: Éter
Mantra: Ham
Qualidade Positiva: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz
Órgãos: Garganta, amígdalas, laringe, cordas vocais, esôfago, susceptibilidade a infecções virais e bacterianas, resfriados, amigdalites, faringites, dores musculares e de cabeça (nuca), problemas dentários, endurecimento dos maxilares (bruxismo), congestão linfática, herpes e medo de fracasso na vida social.
 
 
6 - Chakra Frontal:
 
Localizado entre as sobrancelhas, aberto para frente e para as costas. É de importância fundamental na cura a distância. Capacidade de visualizar e compreender conceitos mentais. Porta para a percepção de planos multidimensionais, quando expandido, este chakra proporciona a visão interior, a clarividência. Visão de mundo. Criando sua própria realidade. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.
 
Nome em Sânscrito: AJNÃ ("O Centro de comando")
Funções: Intuição, paranormalidade, percepção extrasensorial, raciocínio lógico, revitaliza sistema nervoso e a visão
Disfunções: Ganância, arrogância, tirania, rigidez, alienação, dores de cabeça, falta de concentração, medo, problema nos olhos, pesadelos e tensão
Glândula Endócrina: Hipófise (Pituitária) localizada na base do crânio, segrega vários hormônios que regulam o crescimento e o metabolismo
Hormônios: Vasopressina (antidiurético), Pituitrina.
Nota Musical: La
Cor: Azul Índigo
Símbolo: Lótus de noventa e seis pétalas
Raio: Verde-cristal
Sentido: Todos e percepção extrasensorial
Elemento: Luz
Mantra: Om
Qualidade Positiva: Compreensão, Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria
Órgãos: Sistema nervoso central, olhos (cegueira, catarata, glaucoma), ouvido (surdez), nariz (rinite), falta de raciocínio lógico, vícios de drogas, álcool e outras compulsões.
 
 
7 - Chakra Coronário:
 
Localizado no topo da cabeça, aberto para cima.
 Integração da personalidade e o Eu Cristico, da vida na fisicalidade e os aspectos espirituais do ser. Está associado ao alinhamento e conexão com a totalidade. Quando este chakra é expandido, potencializa a produção de melatonina. Através do coronário a Luz e o Amor Cósmico, Energia Vital Universal (Reiki), flui para os outros centros que distribuem para todos os órgãos do corpo. Conhecimento e Sabedoria Universais. O sétimo é o mais importante dos chakras, relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.
 
Nome em Sânscrito: SAHASHARA ("O Lótus das mil pétalas")
Funções: Ligação com energias superiores, plenitude e revitaliza o cérebro
Disfunções: Neuroses, irracionalidade, desorientação, fobias, histeria, obsessão, alienação, confusão, depressão e falta de inspiração
Glândula Endócrina: Pineal - Localizada no meio da cabeça
Nota Musical: Si
Cor: Violeta e Branca
Símbolo: Lótus de novecentas e setenta e duas pétalas
Elemento: Todos os elementos
Raio: Dourado
Mantra: Aum
Qualidade Positiva: Intuição, percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito
Órgãos: Cérebro, insônia, enxaqueca, disfunções sensoriais, neurose, histeria, possessão, obsessão e materialismo. 

4 de out. de 2010

Ascensão - vibrações




Ascension-Raising Your Vibrational Frequency

Energias




LightConnection.org

http://www.lightconnection.org/index.html
http://www.lightconnection.org/Gallery/inspirationshome.htm

http://www.lightconnection.org/planetaryorigin/history.htm


http://www.lightconnection.org/planetaryorigin/orion.html

http://www.lightconnection.org/planetaryorigin/arcturus.html


entre outros

GENÉTICA - Portal Ascensional

http://portalascensional.wetpaint.com/
http://www.dna-rainbow.org
( traduzido direto do site)
DNA do arco-íris na atualidade ...

Qual é a idéia?
Talvez você ainda sabe que a escola: Cada célula de um ser humano tem dois conjuntos de 23 cromossomas, cada conjunto recebeu de um dos pais. Cada cromossomo é um contínuo e longo pedaço de DNA (ácido desoxirribonucléico) que contém vários genes e outros elementos. A espinha dorsal do DNA leva quatro tipos de moléculas chamadas bases (A, C, G, T). A seqüência dessas quatro bases codifica a informação e é o código genético de todos nós (mais informações...).
Pegamos o código genético a partir dos arquivos de dados enorme e uma cor atribuída a cada uma das quatro bases. Então nós prestados estas imagens fascinantes, mostrando o código genético dos seres humanos em cores. Você pode ver estruturas loucos e estranhos padrões nas imagens, o melhor visualizado quando fechar os olhos só um pouquinho. Clique em um link para um cromossomo acima e use sua imaginação para obter uma nova visão de seus genes.
Por que fazemos isso?
Somos cientistas e quis criar um projeto interessante para além da nossa actividade diária. É uma mistura entre ciência, arte e curiosidade e representa os nossos interesses. O projeto é absolutamente sem fins lucrativos, orientada e pode inspirar outras pessoas.
Embora os cientistas já sabem mais da seqüência do DNA humano, a informação que o helds código genético não é totalmente compreendido. Por isso queremos introduzir uma nova idéia para mostrar e talvez entender melhor o código. Estruturas e bases de repetição podem ser reconhecidos mais rapidamente e de redimensionamento de uma imagem com um algoritmo adequado é possível ter uma visão geral das diferentes partes do cromossomo.
Público-alvo
O site não serve apenas para os cientistas. Iniciantes e pessoas interessadas também são bem vindos e por isso tentei escrever e explicar os princípios básicos de uma forma fácil. Isto pode não ser sempre absolutamente correto do ponto de um cientistas da vista, mas é mais importante para nós que um monte de gente pode entender o que estamos fazendo e talvez para reviver o interesse em genética.
Por que existem linhas cinzentas e áreas nas fotos DNA?
De longe, nem todas as bases dos cromossomos são conhecidos. Existem alguns lugares onde é muito difícil ou impossível de determinar as bases com o equipamento conhecido hoje. Portanto, o pixel cinza e linhas indicam áreas desconhecidas do cromossomo.
Por que existem estruturas ligeiras nas imagens?
padrão regular (como listras diagonais) pode ser visto facilmente, e resulta de seqüências de bases idênticas, que se repetem depois de um número constante de bases. Mas também pode ser visto estruturas ligeiras nas fotos que estão espalhadas por todo o cromossomos inteiros. Estes arcos e círculos podem resultar de seqüências de bases idênticas ou semelhantes que se repetem depois de um número variável de bases. A aparência do arco não parece estar correlacionada a qualquer contexto óbvio genética (por exemplo, gene-ricos / pobres gene-regiões cromossômicas, o conteúdo de A / T ou bases G / C na seqüência). Talvez haja informações adicionais modulada no cromossomo (comparável à rádio FM onde um sinal lowpass (informações 1) é transmitido por um canal de passagem (informações 2)). Isto está aberto a discussão e agradecemos comentários e idéias.
É importante notar que as estruturas dependem da largura da imagem. Se uma imagem é processada com uma largura diferente, você tem uma estrutura diferente. Mas parece que as estruturas ocorrem na maioria dos tamanhos.
Pode a estruturas ligeiras ser extraído a partir de imagens de aumentar a sua visibilidade?
Existem várias maneiras de extrair padrões de baixa frequência a partir de imagens ruidosas. Por exemplo pode-se usar apenas um filtro de baixa freqüência para aumentar a visibilidade da estrutura leve um pouco. Mas nós tentamos uma matemática interessante método muito chamado ressonância estocástica (SR), o que leva a uma percepção visual de um padrão afiado, adicionando ruído à imagem ruidosa e, assim, imitar a percepção visual ao assistir as imagens com os olhos espremidos. Como isso funciona é descrito no padrão & SR.
O que fez você decidir ao processamento de imagens cromossômica? Que problemas você encontrou?
Nós decidimos o que cada cor tem base. A imagem seria diferente, claro, quando poderíamos ter selecionado as outras cores, mas esteve perto de cores utilizado para determinar sequências de DNA. Além disso, decidimos definir a largura de cada imagem de 3500 pixels.
Tivemos que lidar com tamanhos único arquivo de dados com mais de 250 Megabytes e terminou com uma imagem de altura mais de 70.000 pixels apenas para o cromossoma 1. Prestação todos os cromossomos leva horas.
O que acontece quando as bases do DNA são coloridos pares?
Quando as bases adenina são coloridos por exemplo, pares / timina em preto e citosina guanina / em branco, as imagens resultantes cromossômicas obter um padrão de bandas característico semelhante ao padrão de bandas dos cromossomos corados experimentalmente. Nós comparamos esses cromossomos humanos prestados com a representação esquemática dos cromossomos corados experimentalmente (Ideogramas) e também com outras espécies (espécie de comparação) encontrar correlações interessantes.
Existe também extracromossómicos DNA. Pode ser prestado, também?
Além de nossos cromossomos, temos também o material genético em organelas celulares chamadas mitocôndrias. Este DNA mitocondrial (DNAmt) é uma molécula circular e muito menor do que o DNA cromossômico. Também tornou o humano mtDNA em imagens tridimensionais 2 e comparou-a com o mtDNA de outras espécies. Na busca da largura da imagem ideal que surpreendentemente detectou uma espécie de malha fina no mtDNA imagens que podem ser encontrados em todas as espécies. A razão para o surgimento desta rede ainda é desconhecida. Se há alguém que pode ter uma explicação, ela / ele é cordialmente convidado a comentá-lo para nós.
Pode a seqüência de DNA também ser prestados em outras maneiras?
Existem várias maneiras de transcodificar dados. Para uma visualização da seqüência de DNA de uma forma simples de transcodificação é dar a cada uma das suas bases de uma cor e, em seguida, gerar imagens. A transcodificação em uma forma acústica (sonorização) pode ser feito dando a cada um uma base de voz em vez de uma cor e streaming a seqüência como um rádio-DNA. Essa idéia também é simples, tranqüila. O grande desafio é como preparar a enorme quantidade de dados para este projeto sem esmagar o servidor. (Para comparação: Uma canção de mp3 de cerca de 2-3 minutos tem um tamanho de cerca de 2-3 Mb, mas para streaming por exemplo, a seqüência do menor dos nossos cromossomos temos cerca de 5.500 horas e cerca de 49,5 Gb). O próximo passo poderia ser a de dar a cada base de um tom ou harmonia para criar algum tipo de música interessante.
Você é exatamente o que eu preciso. Tenho uma oferta de emprego para você.
Uau! Você pode decidir entre uma pessoa graduada na área da biotecnologia ou um talentoso desenvolvedor PHP Senior aplicação web com sete anos de experiência. Você também pode contratar-nos juntos. ;-) Por favor escreva-nos um e-mail para solicitar o nosso CV. Estamos muito interessados e interessantes novos postos de trabalho em todo o mundo.
Recursos que você usou?
Além de ler inúmeros artigos de diferentes autores, nós utilizamos as seguintes fontes que nos ajudaram muito para criar este projeto: NCBI e do navegador ideograma.
Os agradecimentos vão também para os povos agradáveis no conVert.com-online que nos ajudaram a converter as nossas imagens brutas com seu grande conversor de imagem online.

http://bioinformatics.oxfordjournals.org/content/23/4/496.abstract

Observações aos clippings Solar 8. Anotação especial 2010




Aos amigos de grupo e aos pesquisadores dos temas 
(clippings)  em Solar8, ACTHVI, INTEGRATIVAS...
 Ao visitante sempre bem vindo e em toda paz,  transcendendo aprendizados e nos interligando ao Universo de luz...



Alguns grupos de estudos já vivenciaram as meditações  e práticas citadas nos posts, com nomes alternativos e também com variantes entre posturas e filosofias no caminho do aprendizado. 

Aqui não é uma única verdade, mas para quem já vivência em sua jornada de luz, pode adaptar e filtrar a linguagem para comunicar com sua Verdade e extrair todo o conteúdo em forma de energia, doando ao universo sua gota de amor e humana transformação.




Os critérios de estudos são para facilitar uma prática que conduza a um fluxo de aprendizado, cabendo a quem os capta e transmite,  a orientação mais adequada a energia que trabalha e se responsabiliza por resultados especiais.

O interessante de se observar ao longo das pesquisas,  é que mudam os nomes, as filosofias, mas o universo compreende a mensagem e amplia sua luz( e disso _ nós humanos em evolução ... precisamos muito!)
Tem sido vital a confirmação de mais canalizadores e fontes com critérios que unem a ciência, a arte, a filosofia, a quântica  e os trabalhos de energia ...metafísica e potencial amparador espiritual.

Não existe uma única trajetória, o que existe é uma só Fonte de Energia que nos ensina através de nossos níveis de comunicação. Incluindo todas as manifestações tanto mediúnicas quanto filosóficas, mas ultrapassando as barreiras dos dogmas. Justamente na egrégora é que a luz se apresenta em sua verdade...  
direto da fonte e níveis espirituais sutís para com o mediador ou facilitador ( canal).

O tempo ecumênico e restaurador de técnicas esquecidas está em andamento, com iluminação e grande potencial de percepção a aquele que se abre aos ensinamentos. Quando o aluno está pronto, o Mestre aparece (em  sua infinita bondade e especial linguagem). Do mais humilde à mais complexa estrutura, todos somos Um. 


Todas as práticas encontradas pra transição planetária, ou transição da mônada ou ponte arco-íris são aqui postadas nas respectivas tags. Uma excelente nagevação e muitas bençãos a vc!



Agradecida pelas matérias dos canais e grupos lightworkers nas suas missões terrenas, entre todas as filosofias e observações desta importante fase da evolução planetária.

Se notarmos bem e ficarmos atento, os animais, a vegetação e elementais estão também sentindo e transpassando suas orientações, o sensorial está muito aflorado, assim como sintomas e efeitos colaterais. Bom estudo e iluminada prática.


Em minhas pesquisas e estudos costumo confirmar a fonte ( citando-as geralmente em links extensos e  copiando-os sempre que possível,  para que o escrito, o tema  não se perca). Ainda a  trabalhar em terapias conjuntamente com técnicas que são aprimoradas pela ética e demais terapeutas do grupo, assim elevando o conceito de real experimentação e fundamentos. 
Sempre busco as fontes alternativas e checando os parâmetros apresentados na canalização prática, encontramos os meios mais apropriados a nosso estágio.

Espero que os amigos de luz, apreciadores do esoterismo, holismo, terapias e das energias sutís ... encontrem material a suas pesquisas e sejam também meticulosos em suas práticas e ensinamentos, partindo da base que energia é, entre especiais formas de compreendê-la,  transformação e transparência com amor cósmico.


Este ano de 2010, tem muitas revisões de tudo que já buscamos em espiritualidade, também estamos numa faixa que a comunicação pode ser cortada ou desandada se não tivermos fé e critérios especiais  em vibrações elevadas, sabendo da responsabilidade e do compromisso que assumimos perante as escolhas, as missões, as necessárias vivências.

Está acontecendo de muitos desistirem ou acordarem de repente e precisam ser auxiliados segundo seus livres arbítrios. Alguns ainda com o Ego e o materialismo salientado demoram para entender a sutileza do processo. Aprendamos uns com outros, mas precisamos antes de tudo aprender interiormente e efetivar a iluminação, acioná-la pra não haver trancos energéticos graves.  Muitos acordando e muitos não percebendo que é uma fase muito especial. Muitos desistindo e outros tantos desligados completamente de sua espiral de luz, mudam a faixa vibracional e outros estão passando pelas alterações de energia e sintomas da transição. Isso certamente passará... mas enquanto existe a turbulência, toda dedicação é fundamental e nem toda lógica pode sustentar, sabemos que a intuição e a capacidade de vibrar pensamentos elevados é uma harmonia com tudo que nos cerca, sem que o que nos cerca possa nos conduzir fora de nosso caminho de luz.

Respeitando a todos em sua intransferível forma de passar pelo aprendizado e nos compondo na vibração que auxilia a nossas egrégoras e vibram a paz e a evolução planetária. Podemos alcançar mais níveis em menos tempo se encontrarmos nossa chave. Abrimo-nos a luz e a verdade que nos cabe ... a essência que temos em origem. 

Namasté!!
Solar8

A Construção do Antakarana de Luz * arco- ìris

A construção do antakarana, ou ponte do arco-íris, é um assunto absolutamente fascinante. Chegará o dia em que a ciência do antakarana será ensinada em todas as escolas e salas de aula do mundo. Ela é a verdadeira ciência da mente, pois utiliza a substância mental para construir uma ponte entre a personalidade e a
alma e, à medida que o ser evolui, entre a alma(Eu Superior, Cristo, Filho de Deus Pai e da Mãe Terra que veio a este planeta com o objetivo de revelar na natureza de Deus que é amor, a Tríade Espiritual e a Mônada (Presença Eu Sou).

A tríade espiritual é o veículo por meio do qual a mônada trabalha, do mesmo modo que a alma, na Terra, trabalha através da personalidade. A mônada trabalha através do tríplice veículo composto pela vontade espiritual, pela intuição e pela mente superior.
O antakarana é o fio, e mais tarde o cordão que o discípulo cria pela meditação e compreensão, pelas práticas espirituais e pelo trabalho espiritual específico e dirigido. Nesse processo, o discípulo recebe ajuda da alma e, mais tarde, da mônada; mas a primeira parte do trabalho tem que ser feita por ele.

A mônada já tem um fio ou cordão de energia que se estende dela mesma até o chakra do coração do discípulo na Terra. Esse cordão de energia é chamado de sutratama, fio da vida, ou cordão de prata. A alma tem um fio ou cordão, chamado de cordão da consciência, que se estende dela mesma até a glândula pineal do
discípulo. O conhecimento usa o cordão da consciência. A energia da sabedoria usa o antakarana, quando ele está construído.
O antakarana é como um filamento de luz espiritual, construído do mesmo modo como a aranha tece sua teia. Esse fio é tecido pelo próprio discípulo, vida após vida, e ele só pode ser energizado por aquilo que contém vibração espiritual. O cordão da consciência tem as qualidades mentais da alma. O antakarana é construído unicamente com as qualidades mentais e espirituais da alma.

O sutratama e o cordão da consciência vem sendo construídos desde que o homem chegou ao mundo material. O antakarana se desenvolve muito lentamente, porque a pessoa precisa trilhar o caminho da experiência para que esse trabalho se inicie
realmente.
Tanto o sutratama quanto o cordão da consciência trabalham de cima para baixo. O antakarana, ao contrário, de baixo para cima.
Nos estágios finais da construção desse cordão, na quinta iniciação e ascensão, esses três cordões se fundem, se integram e se dissolvem um no outro, exatamente como a personalidade, a alma e, mais tarde, a mônada se fundem.
É pela criação do antakarana que todo esse processo se realiza. Criar o antakarana é como estender um cabo ou construir uma ponte entre três países, a personalidade, a alma e a mônada. A construção dessa ponte se faz em três etapas.

Na primeira etapa, temos a integração da personalidade com os quatro corpos.

Na segunda etapa é construída a ponte desde a personalidade integrada e os quatro corpos até a alma.

Na terceira etapa é feita a construção da ponte desde a alma até a tríade
espiritual e a mônada.


A construção do antakarana torna a consciência cerebral do discípulo receptiva à orientação intuitiva e às impressões oriundas dos reinos espirituais superiores e da mente de Deus. Ela permite que a alma, antes, e a mônada, depois, usem o discípulo, mais tarde iniciado, para o serviço que elas precisam realizar na Terra. A personalidade se torna um veículo confiável para o uso da alma em seus propósitos na Terra.
Esse propósito chega ao final na quarta iniciação, quando o corpo da alma ou corpo causal, que armazena todas as virtudes e bom karma, é queimado. Então, o fogo da mônada derrama-se através do antakarana para a alma, mediadora entre a personalidade e a mônada, e a alma volta à mônada. A alma não é mais necessária e volta a dissolver-se na mônada.

Tudo o que resta então é a personalidade infusa de alma e a mônada, que agora é o guia.Até esse ponto, o iniciado construiu o antakarana até a tríade espiritual e a mônada.
Embora esse antakarana construído seja forte, ainda não se realizou uma fusão completa entre a mônada/tríade espiritual e a personalidade infusa de alma. É na quinta iniciação que esses dois aspectos se fundem na consciência. Na sexta iniciação, eles se fundem não somente na consciência, mas também, e completamente, nos quatro corpos(o físico, o emocional, o mental e o espiritual) e toda a personalidade infusa de mônada e os corpos transformam-se em Luz.
O iniciado torna-se um Mestre Ascensionado nesta sexta iniciação. É o antakarana, que o discípulo construiu entre a personalidade, a alma e a tríade espiritual/mônada, que possibilitou a realização de todo esse processo. É também nesse ponto que o sutratama, o cordão da consciência, e o antakarana se fundem, exatamente como aconteceu com a mônada, com a alma e com a personalidade. O resultado dessa fusão é a imortalidade da forma física.

Assim como Deus, Cristo e o Espírito Santo são três mentes que funcionam como uma, do mesmo modo somos três mentes – mônada, alma e personalidade – que funcionam numa unidade.
O microcosmo é igual ao macrocosmo. O espírito e a matéria, o pai e a
mãe, são uma coisa só.


O antakarana é a ponte de Luz ou o caminho iluminado sobre o qual o discípulo passa para os mundos superiores. É por meio dessa ponte e caminho iluminado que ele alcança a libertação e a ascensão.Essa integração também ajuda a fazer a ligação entre a consciência de Shambala, a consciência hierárquica e a consciência humana.

A consciência de Shambala se relaciona com a mônada e com aspecto vontade.
A consciência hierárquica se relaciona com a alma e com o aspecto amor.
A consciência humana se relaciona com a personalidade e com aspecto inteligência.

O Mestre, ao realizar essa integração, também ajuda a construir o antakarana planetário, que é o antakarana para toda a Terra e para a humanidade.
As Etapas da Construção do Antakarana
Nas etapas iniciais da construção do antakarana, existem três fios autocriados menores que são criados inicialmente e que constituem o antakarana.

O primeiro fio entre o corpo físico e o corpo etérico, e passa do coração para o baço.

O segundo fio vai do corpo etérico ao corpo astral e passa do plexo solar ao coração e deste ao corpo astral.

O terceiro fio vai do corpo astral ao corpo mental. Esse fio passa do chakra do terceiro olho para o chakra da cabeça, e daí para o corpo mental.

Esses três fios menores auxiliam a extensão de alma a integrar o sistema de quatro corpos.

A segunda etapa trata da construção do antakarana desde a personalidade na Terra até a alma. Esse processo também pode ser descrito como a construção de uma mente inferior, a alma e a mente superior. Em outras palavras, podemos chamá-lo de ligação cérebro/mente/alma. Essa ponte é construída com a substância mental.

O estágio de construção da ponte da alma a tríade espiritual e para a mônada usa a substância de Luz.



A ponte desde a personalidade até a alma cria uma iluminação completa da alma da personalidade na Terra. É nesse estágio que o discípulo se vê como uma alma. Em estágios superiores, o iniciado se vê como espírito ou como a própria mônada. Essa ponte possibilita à personalidade superar todo sentido de separatividade e de
medo da morte.


A construção do antakarana tem como objetivo a auto-realização e o serviço em benefício a humanidade.

Seis Passos Para Construção do Antakarana

Os seis passos para a construção do antakarana são: “intenção, visualização, projeção, invocação e evocação, estabilização e ressurreição”.

1- Intenção- O primeiro passo implica uma compreensão da tarefa a ser cumprida, uma decisão e determinação para cumpri-la e uma orientação correta para atingir o objetivo. Ele também exige que as forças e energias da pessoa converjam para o ponto mental/espiritual mais elevado que possa ser alcançado e que ali se
mantenham. Isso nos lembra “manter a mente firme na Luz”.

2- Visualização- O segundo passo envolve o uso da imaginação e das capacidades de visualização para construir o cordão e a ponte de Luz.

3-Projeção- O terceiro passo envolve a utilização da vontade, ou poder da vontade, e o uso de uma palavra de poder para transmitir essa linha ou ponte de substância de Luz. A ação de enviar uma palavra de poder com o poder da vontade por meio do cordão visualizado, com a mais elevada intenção possível, estende os
filamentos do cordão de Luz em direção á tríade espiritual e a mônada.

4-Invocação e Evocação- Essa invocação feita pelo discípulo atrai agora uma resposta evocativa da tríade espiritual e da mônada. O Pai (mônada), operando através do fio criado pelo discípulo, põe-se em movimento para encontrar seu filho(extensão de alma). A mônada, ou Pai do Céu, emite uma projeção de substância de Luz que encontra a projeção criada pelo discípulo na Terra. A projeção inferior e a projeção superior se encontram e o antakarana é construído.
A tensão criada pelo discípulo evoca a atenção da mônada e da tríade espiritual. Com a prática, esse cordão recíproco, ou ponte de energia, torna-se cada vez mais resistente. É uma chama de Luz. Já não existe mais a sensação dos três países separados da personalidade, da alma e da mônada, mas um único ser atuando em todos os planos por esse caminho de Luz.

5-Estabilização- No início, o antakarana é muito fino e parecido com um fio. Com a prática, a meditação e uma vida espiritual adequada em todos os níveis de ser, formar-se-á um cordão impossível de se romper.

6- Ressurreição- Esse último passo relaciona-se com o fortalecimento do cordão antakarana, que então conduz a grande fusão e integração da triplicidade e que, na quarta iniciação, tornou-se dualidade. Essa dualidade, na quinta e, finalmente, na sexta iniciação ou ascensão, torna-se unidade, ou unificação total da personalidade infusa de alma e da mônada que esteve operando por meio da tríade espiritual. Esses dois estados de consciência se integram totalmente na quinta iniciação e se fundem plenamente com o sistema de quatro corpos na sexta iniciação, que é a ascensão ou ressurreição. Os quatro corpos(físico, astral, mental e espiritual) e a personalidade se dissolvem na Luz e se tornam imortais.

PALAVRAS DE PODER

A repetição dos nomes de Deus, de palavras de poder e de mantras é tão importante para o desenvolvimento espiritual e para a realização divina. As palavras de poder às quais a pessoa se sente atraída dependem do treinamento espiritual em vidas passadas, do tipo de raio da alma e da mônada dessa pessoa, da sua preferência individual, da intuição, do sentimento, do tempo de trabalho
e da astrologia e numerologia, para citar alguns fatores.

ALGUMAS PALAVRAS DE PODER:

Mantra da Alma ou da Mônada, Elohim, Aum, Om mani padme hum, Eu Sou, Eu Sou O Que Sou, Eu Sou Deus, Eu amo, Adonai(Senhor), So Ham(Eu Sou Deus), El Shaddai(Deus Todo Poderosos), YHWH, Ram, Yod Hay Vod Hay(Pai Divino)

Esses treze mantras, outras palavras de poder que a pessoa já use, também dão resultado. O objetivo dessa meditação é visualizar um cordão de Luz que comece na personalidade, passe pela alma e suba até a mônada. A pessoa pode visualizar esse cordão com uma diâmetro equivalente à circunferência da sua própria cabeça ou, no início, se preferir, menor.
O discípulo deve entrar em sintonia com esse antakarana, visualiza-lo no olho da mente, e, com intenção plena e o poder da vontade, repetir a palavra de poder, em voz alta, de três a sete vezes, ou durante quinze minutos, como se fosse uma espécie de meditação com mantra. Depois de entoar esse mantra, o discípulo senta; permanecendo em silêncio e em estado receptivo, apenas sentindo a resposta de sua alma ou de sua mônada, dependendo da etapa em que esteja
trabalhando. Apesar de simples, essa meditação é extremamente poderosa.

O MANTRA DA ALMA OU MONÁDICO

Este mantra foi revelado ao mundo por Djwhal Khul por meio dos escritos de Alice Bailey. Esse mantra ativa a alma e a estrela da alma para a realização do trabalho espiritual. As palavras do mantra da alma são:

EU SOU A ALMA,
EU SOU A LUZ DIVINA,
EU SOU O AMOR,
EU SOU VONTADE,
EU SOU O PLANO ESTABELECIDO.

Talvez os discípulos da quarta iniciação em diante queiram substituir a primeira linha para “Eu Sou a Mônada”, mantendo o restante do mantra exatamente igual. A única linha desse mantra que as pessoas talvez não entendam é a última; ela se refere ao plano da alma para a encarnação atual. Segundo Djwhal Khul, esse mantra é o princípio de todas as técnicas ocultas.
Mesmo que o discípulo esteja trabalhando com outro mantra, é bom começar uma meditação recitando o mantra monádico três vezes, e então meditar com o mantra habitual. Ele é como uma ferramenta de ativação que indica à alma e a mônada o momento de entrarem em ação para cumprir sua parte do programa como resposta à invocação.

O FIO TERRA

As pessoas que construíram o antakarana façam, não apenas subindo em direção à alma e à mônada, mas também, descendo em direção à base da espinha pelo chakra da coluna e daí à Terra. Alguns metafísicos dão a isso o nome de fio terra. Podemos visualizar esse fio descendo pelas pernas em direção ao centro da Terra
ou, se estivermos sentados, como se passasse pela cadeira e entrasse no chão. Como o antakarana, que sobe pelo canal central, esse também deve ter pelo menos o diâmetro da circunferência da cabeça do discípulo.

O ANTAKARANA DEPOIS DA ASCENSÃO

É importante compreender que o antakarana não para de fato na mônada. Na verdade, ele continua subindo em direção à divindade. O antakarana pode ser projetado na direção de Deus ainda antes da ascensão. O discípulo que medita obterá uma resposta de Deus, e Deus irá ao seu encontro com Seu dedo de fogo e/ou com o fio de substância de Luz. Assim, mesmo os Mestres Ascensionados continuam construindo seus antakaranas à medida que evoluem nos planos cósmicos de existência.

A ESTRELA DA ALMA

A aproximadamente quinze centímetros acima da cabeça, existe uma estrela etérica de Luz. Ela paira sobre a cabeça de cada habitante da Terra. O brilho dessa estrela depende muito do nível evolutivo da extensão de alma na Terra. A estrela da alma não é a alma, mas a sua extensão, um instrumento por meio do qual ela trabalha. Essa estrela é ativada quando recitamos o mantra da alma. É muito importante compreender a estrela da alma para se ter condições de realizar as demais meditações . No momento em que recitamos o mantra da alma, essa estrela se acende e passa abrilhar como uma estrela resplandecente, pronta para iniciar seu trabalho, desde que seja um trabalho a serviço da alma.

Depois de entoar o mantra da alma, a estrela da alma obedecerá ao pensamento e a visualização criativa e poderá mover-se, expandir-se, contrair-se ou enviar raios de energia para a personalidade. A compreensão, a ajuda e o uso da estrela da alma serão absolutamente incalculáveis para a construção do antakarana e para todas as outras áreas de vida.


O CANAL CENTRAL

O canal central é um termo que se refere à coluna de energia que vai da base da espinha até o topo da cabeça. Às vezes chamado de chakra da coluna, ou sushumna, e é uma parte componente do sutratama (cordão de luz.)
Uma das práticas mais importantes do caminho espiritual é a ampliação do canal central e a limpeza de todos os detritos psíquicos. Em termos ideais, o canal central pode ser ampliado até transformar-se numa coluna de luz com as dimensões da circunferência da cabeça do discípulo. O canal central da maioria das pessoas é um tubo muito estreito e entupido, como o encanamento de um banheiro que não funciona direito.

As três meditações a seguir, transmitidas por Djwhal Khul, tem por objetivo abrir e limpar o canal central e também construir o antakarana. É por meio do antakarana e do canal central que a alma e as energias espirituais podem fluir. Um antakarana e um canal central amplos, limpos e bem-estruturados permitem que a pessoa seja preenchida pela Luz do espírito no seu menor pedido. Depois de entoar o mantra da alma, é também muito interessante perceber que ela e a mônada executam metade do trabalho. A primeira meditação de Djwhal Khul é a meditação de triangulação.

MEDITAÇÃO DE TRIANGULAÇÃO

1- Recite o mantra da alma três vezes enquanto se concentra na estrela da alma como uma estrela ou um sol brilhante.

2- Depois de recitar o mantra da alma três vezes, com o poder da mente e da imaginação mova a estrela da alma diagonalmente até posicioná-la a uma distância de 30 centímetros à frente do terceiro olho. Em seguida, recue a estrela da alma em linha reta, até o centro da cabeça, fazendo-a entrar no canal central e no chakra da coluna. Pelo canal central , leve a estrela da alma para cima, parando 15 centímetros acima da cabeça, na posição em que ela estava inicialmente. Mova a estrela lenta e deliberadamente em seu deslocamento para cima. Enquanto se movimenta, a estrela da alma queima, literalmente, as formas-pensamentos ocultas e os detritos psíquicos.
Esse trabalho é um esforço de cooperação entre a personalidade e a alma, que utiliza a estrela da alma como instrumento. A alma se enche de entusiasmo, quando tem oportunidade de trabalhar com você dessa forma.

3- Repita esse mesmo processo de criação do triângulo com o terceiro olho mais uma vez.

4- Repita o procedimento; agora, porém, crie um triângulo descendo até o chakra da garganta. Execute esse processo duas vezes para o chakra da garganta.

5- Faça a mesma coisa para os chakras do coração, do plexo solar, do sacro da raiz, dos joelhos, das solas dos pés e para a estrela da Terra que está a uns 30 centímetros abaixo da superfície da Terra.

Faça a triangulação duas vezes para cada centro. Pronto, a meditação está terminada.Essa meditação ajudará a limpar o canal central e a começar a construir seu antakarana. Terminada a meditação, e depois de trabalhar com ela durante algum tempo, sugiro que você dê mais um passo:

Forme um triângulo até a alma, que está acima da estrela da alma. Essa parte da meditação trabalha na construção do antakarana até a alma e da menos atenção ao canal central. Se julgar oportuno, você pode também construir um triângulo até a sua mônada ou até a Poderosa Presença Eu Sou. Sugiro que você faça cada triângulo três vezes e que, ao terminar, recite o seu mantra ou sua palavra de poder, ao mesmo tempo em que visualiza o antakarana e mantém a mente firme na Luz. Num certo sentido, ao fazer isso, você está fazendo a fusão da primeira meditação com essa segunda meditação de triangulação.


MEDITAÇÃO DO REDEMOINHO ESPIRITUAL

A aura da maioria das pessoas(corpos etérico, astral e mental) está cheia de detritos psíquicos, formas-pensamento negativas e energia estagnada. O objetivo da meditação a seguir é eliminar do seu campo áurico todo esse material indesejado. Além de provir de sua vida diária normal, parte desse material é sobra da meditação de triangulação, que você acabou de fazer.
A meditação de triangulação retirou os detritos do seu canal central, mas provavelmente jogou certa quantidade deles em sua aura. Há um processo muito simples que a alma utiliza para limpar esse refugo psíquico; ele recebe o nome de meditação do redemoinho espiritual.

Essa meditação consiste em visualizar um vórtice espiritual ou um redemoinho descendo da alma. Visualize-o como um tornado, com a forma de um funil. Este redemoinho espiritual é formado pela substância energética mais refinada da alma. Embora você o visualize com a mente; esse vórtice espiritual é uma realidade psíquica viva da alma. Se você for clarividente, poderá vê-lo e observá-lo descendo da alma, se o tiver invocado. O tubo do seu funil e redemoinho espiritual está no antakarana, descendo ele recolhe as partículas mais pesadas dos detritos psíquicos. Deixe que a alma decida com que tamanho, cor e velocidade ela quer se deslocar. A idéia é fazer com que esse redemoinho desça pelo chakra da coroa e de uma oitava inferior e arrastando todo esse material para as profundezas do centro da Terra. Aí ele se livra do entulho, cessa seu movimento e se dissipa.

Crie um redemoinho espiritual bem amplo, de modo a abranger o corpo físico e todo o corpo áurico. Quando o redemoinho espiritual ganha força e poder, ele não precisa mais da direção da personalidade. Nesse ponto a alma e a estrela da alma estão fazendo o trabalho. Invoque um novo redemoinho espiritual sempre que você queira purificar-se. O redemoinho espiritual inicial perde sua energia quando entra na Terra e descarrega os restos psíquicos. Recomendo que você invoque de três a sete redemoinhos espirituais todas as vezes que praticar essa meditação.
Recomendo também praticá-lo no início do dia, depois do trabalho e antes de dormir, para manter-se purificado.Quero acrescentar que faz parte do trabalho da Terra promover a limpeza desse tipo de sujeira ou energia negativa. Não estamos de forma alguma poluindo a Terra por trabalhar com ela dessa forma. Ela fica muito feliz por poder servir desta maneira.


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Para invocar seu redemoinho espiritual, basta seguir estes passos:

1- Repita três vezes o mantra da alma.

2- Visualize o redemoinho espiritual bem alto acima da cabeça, com a ponta do funil no antakarana, e diga: “Na sabedoria de minha alma, invoco meu vórtice espiritual”.

3- Apenas observe ou visualize o redemoinho descendo através do seu campo e, em seguida, para a Terra.

4- Chame e invoque tantos redemoinhos espirituais quantos você necessitar, até sentir-se desobstruído. Normalmente, três a cinco minutos são mais do que suficientes. Se você se sentir desnorteado ou se estiver passando por uma crise emocional ou psicológica, esse processo pode ser extremamente útil. Essas são técnicas simples pelas quais a alma e/ou o eu superior podem ajudá-lo.


MEDITAÇÃO DO SACA ROLHAS PARA AMPLIAR O CANAL CENTRAL

Nas duas primeiras meditações, purificamos o canal central e limpamos o campo áurico dos detritos psíquicos. O objetivo dessa última meditação é alargar o canal central, de modo que ele chegue às dimensões da circunferência da cabeça. O canal central da maioria das pessoas é um tubo muito estreito e fino, o que limita a quantidade de Luz e de energia que possa descer da alma e da mônada.

Dispomos de uma meditação muito simples para dilatar o canal central. Ela se assemelha á meditação de triangulação, com a diferença de que usa apenas um triângulo em vez de vários. Depois de recitar o mantra da alma, crie um triângulo que desça até a estrela da Terra, sob os pés, como na meditação de triangulação.

Ao começar a mover a estrela da alma para cima, visualize-a como um saca-rolhas girando no sentido horário, subindo pelo canal central, e voltando à posição da estrela da alma, 15 centímetros acima da cabeça.
Seu canal central deve medir pelo menos 2,5 centímetros, mas que é preferível que ele tenha a largura da cabeça.

No início, talvez você prefira uma medida intermediária entre essas duas enquanto trabalha para ampliá-lo o máximo possível. Nesse sentido, use o seu discernimento e intuição. Recomendo que pratique esta meditação duas vezes por dia, durante três semanas, tempo necessário para se criar um hábito. Uma vez ampliado o canal central, você está pronto definitivamente.


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MEDITAÇÃO:

1- Recite o mantra da alma em voz alta.

2- Recite o mantra da unificação:

Os filhos dos homens são um, e eu sou um com eles.
Eu quero amar, não odiar.
Quero servir, não ser servido.
Quero curar, não ferir.
Que a dor traga a merecida recompensa de Luz e de amor.
Que a alma controle a forma externa da vida e tudo o que acontece. E
traga a Luz o amor que está na base de todos os eventos.
Que a visão e a intuição se manifestem.
Que o futuro se revele.
Que a união interior se evidencie e as divisões exteriores se
dissolvam.
Que o amor prevaleça.
Que todos os homens amem.

3- Construa um grande triângulo que desça até a estrela da Terra.

4- Faça a estrela da alma subir sob a forma de um saca-rolhas, movendo-se no sentido horário, ampliando seu canal central até a dimensão desejada.

5- Finalize a meditação, recitando a Grande Invocação:

Do ponto de Luz na mente de Deus,
Flua Luz a mente dos homens.
Que a Luz desça sobre a Terra.
Do ponto de Amor no coração de Deus,
Flua Amor ao coração dos homens.
Que Cristo retorne à Terra.
Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,
Guie o propósito as pequenas vontades dos homens-
O propósito que os Mestres conhecem e a que servem.
Do centro que chamamos de raça dos homens,
Realiza-se o Plano de Amor e Luz,
E possa ele selar a porta onde habita o mal.
Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano sobre a Terra.



Adaptação de "Glossário Teosófico" e "Los Rayos e Las Iniciaciones", de Alice Bailey"

http://portalascensional.wetpaint.com/page/Antakarana
http://www.anjodeluz.com.br/antakarana.htm
http://luzvital.blogspot.com/

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