12 de out. de 2010

Chakras e funções

Chakras

 
Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Daí, a relação entre as doenças e as crises emocionais.
 
É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressão, raiva, solidão, em doenças físicas, como cânceres e outras mais graves. Nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e, principalmente, saúde.
 
É através dos nadis (meridianos) - caminhos invisíveis dentro do nosso organismo - que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chakras, em pontos que concentram vibrações mais específicas.
 
Os principais chakras são aberturas para a energia fluir da aura para o corpo e vice versa. Somos como esponjas do mar, assim como a água está para elas a energia está para nós, nos rodeando. Uma vez que esta energia está sempre associada a uma forma de consciência, a energia que temos experiência de intercâmbio em termos de visão, audição, percepção, conhecimento direto ou intuição.
 
Na figura ao lado, podemos ver que os chakras ficam "abertos" e significa duas coisas. Em primeiro absorver uma grande quantidade de energia do campo universal através de todos os chakras. Em segundo deixar-se, de alguma forma lidar com todas as informações energético que estão associados com a energia que flui através de nós.

 

É muito importante mantermos os chakras equilibrados e manter nosso fluxo de energia, porque quanto mais equilibrados estivermos mais saudáveis estaremos.

 

A falta de fluxo no sistema de energia humana ou um bloqueio do fluxo de energia, eventualmente leva à doenças. Além disso, distorce a nossa percepção e interfere em nossos sentimentos.
 

Cada um dos sete principais chakras tem uma ou mais áreas do corpo que governa junto com uma cor associada. Há também características diferenciadas quando um chakra é demasiadamente aberto, bloqueado ou desequilibrado.

 

Abaixo temos algumas informações sobre cada um dos sete principais chakras.
 
 
 
 
 
 
1 - Chakra Básico - ou Raiz (Cóccix):
 
Localizado à base da coluna entre o ânus e os genitais ligado ao cóccix, aberto para baixo.
Este chakra também é ativado pela energia revitalizadora do centro do planeta. Tem relação com a quantidade de energia física e vontade de viver.Atua sobre a coluna vertebral, sistema nervoso central e periférico. Bem fundamentado na realidade física, "Estou aqui e agora", a presença da força e da energia vital. Relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.

Nome em Sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte")
Funções: Sobrevivência e existência terrena, ligação com o mundo material, energia física e traz vitalidade para o corpo físico
Disfunções: Raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vergonha, vícios, violência, morte, dor, insegurança e tensão
Glândula Endócrina: Supra-renais
Hormônios: Adrenalina, noradrenalina
Nota Musical: Dó
Cor: Vermelho
Símbolo: Lótus de quatro pétalas
Sentido: Olfato
Elemento: Terra
Mantra: Lam
Qualidade Positiva: Coragem, Estabilidade, Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança
Órgãos: Rins (deficiência renal), coluna vertebral, ossos, dentes, intestino grosso, ânus,reto, próstata, anemia (deficiência de ferro), excesso de peso, pressão baixa, fadiga, poucatonicidade muscular, problemas de circulação, desequilíbrio na temperatura do corpo, leucemia e tensão nervosa.
 
 
2 - Chakra Umbilical - Sacro (Sexual):
 
Localizado a dois dedos abaixo do umbigo, aberto para frente e para as costas. Regula os órgãos da reprodução, os ovários (mulheres) e os testículos (homens), esse centro representa o portal por onde geramos vida na fisicalidade. Uma forma de realizar um aspecto de nossa dinvindade. Rege as energias sexuais. É através deste chakra que o ser adquire a sensibilidade de perceber as emanações sutios e vibrações do ambiente. Também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chacra é estimulado, propicia uma boa captação energética.
 
Nome em Sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer")
Funções: Reprodução e propagação da espécie, sexualidade, força e vitalidade física
Disfunções: Controle, sujeição ou desvio da sexualidade, rejeição, solidão, ressentimentos, vingança, ciúme, depressão, inveja, confusão, impotência e problemas na bexiga
Glândula Endócrina: Gônadas, glândulas sexuais masculinas e femininas (testículos e ovários)
Hormônios: Estrogeno e Testosterona
Nota Musical: Ré
Cor: Laranja
Símbolo: Lótus de seis pétalas
Sentido: Paladar
Elemento: Água
Mantra: Vam
Qualidade Positiva: Sensualidade, Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância
Órgãos: Sistema reprodutor, bexiga, quadris, pernas, pés, nervo ciático, espasmos musculares, cãibras, cólicas, desordens menstruais e desequilíbrios hormonais.
 
 
3 - Chakra Plexo Solar:
 
Localizado à boca do estômago, aberto para frente e para as costas. Este centro equilibra a segregação de insulina, que tem importância fundamental no nível de açúcar no sangue. Também de proteínas, gorduras e metabolismo de carboidratos efetivado pelo pâncreas. è o centro de percepção de quem é Você no Universo. É a partir deste centro que harmonizamos o corpo dos desejos, desenvolvendo assim nosso Amor-Sabedoria-Poder para a escolha consciente do que criamos. Está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.
 
Nome em Sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias")
Funções: Personalidade, vitalidade, ação e vontade, paz e harmonia, auto-estima, proteção contra vibrações negativas, digestão, emoções e metabolismo
Disfunções: Ansiedade, preocupação, indecisão, preconceito, desconfiança, negligência, mentira, medo, ódio, problemas digestivos e raiva
Glândula Endócrina: Pâncreas (um órgão situado logo abaixo e atrás do estômago)
Nota Musical: Mi
Cor: Amarela
Símbolo: Lótus de dez pétalas
Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro
Raio: Violeta
Sentido: Visão
Elemento: Fogo
Mantra: Ram
Qualidade Positiva: Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação
Órgãos:
Baço, estômago, fígado, vesícula, intestino delgado, parte inferior das costas, sistema nervoso vegetativo, sentimento de inferioridade, falta de lógica e razão, insegurança e insônia.
 
 
 
4 - Chakra Cardíaco:
 
Localizado no centro do peito, aberto para a frente e para as costas. Nosso Templo Sagrado onde cintíla a Chama Trina do Amor, do Poder e da Sabedoria. Quando expandido esse centro energético, nossa capacidade de amar é potencializada através do amor incondicional, que abrange tudo e a todos, sem julgamentos, sem medo, sem culpa. É o Fogo Diamante da Cosnsciência de Cristo, O Eu Sou a Presença. Capacidade de cura da mente, corpo, emoções, através do processo de iluminação. A glândula do Timo controla o sistema imunológico e funciona perfeitamente quando harmonizados chakras, glândulas e órgãos. 
Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Na tradição católica, este chacra é simbolizado pelo coração luminoso de Cristo. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.
 
Nome em Sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado")
Funções: Amor Incondicional, união, sistema imunológico, energiza o sangue e o corpo físico.
Disfunções: Desilusão, transição, pânico, depressão, desequilíbrio, instabilidade emocional, problemas de coração e circulação.
Glândula Endócrina: Timo, localizada a altura do coração
Nota Musical: Fá
Cor: Verde (cura e energia vital) e/ou Rosa (Amor)
Símbolo: Lótus de doze pétalas
Raio: Rosa
Sentido: Tato
Elemento: Ar
Mantra: Yam
Qualidades Positivas: Campaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz
Órgãos: Coração, arritmia cardíaca, sistema circulatório, brônquios e aparelho respiratório, parte superior das costas, nervo vago, sangue, pele, rubor, pressão alta, colesterol alto, palpitações, acidose, síndrome de pânico e incapacidade de amar.
 
 
 5 - Chakra Laríngeo:
 
Localizado no meio da garganta, aberto para frente e para as costas. O quinto chakra é a passagem, o caminho que as emoções contidas no coração necessitam atravessar para serem harmonizadas. O Autoconhecimento é contínuo quando o chakra da garganta está expandido, pois, a transformação constante pela qual passa o buscador, leva à expansão de seu pode e vontade. Responsabilidade pelas necessidades pessoais. Expressão do verbo criador, Eu Sou. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

Nome em Sânscrito: VISHUDDA ("O purificador")
Funções: Comunicação, criatividade, iniciativa, independência, som, vibração
Disfunções: Fracasso, apatia, desespero, limitação, medo, insegurança, auto-reprovação, submissão, depressão, ignorância e problemas de comunicação
Glândula Endócrina: Tireóide e paratireóide, localizada na altura da garganta
Hormônios: Tiroxina
Nota Musical: Sol
Cor: Azul claro
Símbolo: Lótus de dezesseis pétalas
Raio: Azul
Sentido: Audição
Elemento: Éter
Mantra: Ham
Qualidade Positiva: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz
Órgãos: Garganta, amígdalas, laringe, cordas vocais, esôfago, susceptibilidade a infecções virais e bacterianas, resfriados, amigdalites, faringites, dores musculares e de cabeça (nuca), problemas dentários, endurecimento dos maxilares (bruxismo), congestão linfática, herpes e medo de fracasso na vida social.
 
 
6 - Chakra Frontal:
 
Localizado entre as sobrancelhas, aberto para frente e para as costas. É de importância fundamental na cura a distância. Capacidade de visualizar e compreender conceitos mentais. Porta para a percepção de planos multidimensionais, quando expandido, este chakra proporciona a visão interior, a clarividência. Visão de mundo. Criando sua própria realidade. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.
 
Nome em Sânscrito: AJNÃ ("O Centro de comando")
Funções: Intuição, paranormalidade, percepção extrasensorial, raciocínio lógico, revitaliza sistema nervoso e a visão
Disfunções: Ganância, arrogância, tirania, rigidez, alienação, dores de cabeça, falta de concentração, medo, problema nos olhos, pesadelos e tensão
Glândula Endócrina: Hipófise (Pituitária) localizada na base do crânio, segrega vários hormônios que regulam o crescimento e o metabolismo
Hormônios: Vasopressina (antidiurético), Pituitrina.
Nota Musical: La
Cor: Azul Índigo
Símbolo: Lótus de noventa e seis pétalas
Raio: Verde-cristal
Sentido: Todos e percepção extrasensorial
Elemento: Luz
Mantra: Om
Qualidade Positiva: Compreensão, Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria
Órgãos: Sistema nervoso central, olhos (cegueira, catarata, glaucoma), ouvido (surdez), nariz (rinite), falta de raciocínio lógico, vícios de drogas, álcool e outras compulsões.
 
 
7 - Chakra Coronário:
 
Localizado no topo da cabeça, aberto para cima.
 Integração da personalidade e o Eu Cristico, da vida na fisicalidade e os aspectos espirituais do ser. Está associado ao alinhamento e conexão com a totalidade. Quando este chakra é expandido, potencializa a produção de melatonina. Através do coronário a Luz e o Amor Cósmico, Energia Vital Universal (Reiki), flui para os outros centros que distribuem para todos os órgãos do corpo. Conhecimento e Sabedoria Universais. O sétimo é o mais importante dos chakras, relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.
 
Nome em Sânscrito: SAHASHARA ("O Lótus das mil pétalas")
Funções: Ligação com energias superiores, plenitude e revitaliza o cérebro
Disfunções: Neuroses, irracionalidade, desorientação, fobias, histeria, obsessão, alienação, confusão, depressão e falta de inspiração
Glândula Endócrina: Pineal - Localizada no meio da cabeça
Nota Musical: Si
Cor: Violeta e Branca
Símbolo: Lótus de novecentas e setenta e duas pétalas
Elemento: Todos os elementos
Raio: Dourado
Mantra: Aum
Qualidade Positiva: Intuição, percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito
Órgãos: Cérebro, insônia, enxaqueca, disfunções sensoriais, neurose, histeria, possessão, obsessão e materialismo.