10 de out. de 2011

Consciência Integral - Holística

Rating:★★★★★
Category:Other

[Por convicção e amor quero fazer o que faço e deixar de fazer o que deixo de fazer. Do medo quero arrancar o domínio e dá-lo ao amor. E quero crer no reino que existe em mim.]

Rudolf Steiner


Cada ser tem seu livre e especial pensamento, sentimento e razão, sua obra filosófica que busca conhecer a si mesmo diante das propostas experimentais diárias. Sabendo que há uma tríade que o compõe para abrir suas capacidades de informação e filtragem do que aceita pra si.

Na holística está fundamentada em tríade, a qual muitas vezes recebe o nome de Chama Trina, podendo ter outros nomes segundo diferentes estruturas de pensamentos. Os três primeiros vórtices são relacionados como Ciência, Fé e Filosofia.

Há muitos estudos sobre este tema vindo do oriente e abrindo ao ocidente livros e propostas fundamentadas em autoconhecimento, (Holismo palavra vem do grego HOLOS, que significa "Inteiro" ou "Todo", como em "Holograma"; grama=figura/ Holos=inteira, e representa um novo paradigma científico e filosófico) ampliando ao atual movimento planetário temas sobre a Consciência Cósmica, com a qual se fundamenta outro excelente vórtice que sustenta a tríade, muitas

vezes denominado como a quarta pilastra, ou simplesmente a ARTE. Entre obras sustentáveis estão em atividade humanista importante as obras de Joseph Campbell, Pierre Weil, Joseph Murphy, Rudolf Steiner, Barbara Ann Brennan, Pietro Ubaldi, muitos outros autores consagrados.

Os símbolos estão em todas as formas de aprendizado, além das escolas iniciáticas, além dos estudos livres sobre espiritualidade, artes zen, artes primitivas e muito bem fundamentada pela quântica e metafísica onde se alargam os temas sob título da Geometria Cósmica, Geometria Sagrada ou Psicogeometria. Estão divulgadas em obras de Gregg Braden, Lee Caroll, Célia Feen, Drunvalo Melchizedeck, Huberto Rohden...entre outros canais, temas de canalização ou metapsíquica, metafísica e quântica, lightworkers, trabalhadores de luz, portanto. Mais do que qualquer sistema metafísico o conhecimento sobre o SER. É de certa forma a Ciência da Alma.

São muitas culturas e ao planeta distribuímos ao oriente e ocidente muitas iniciáticas, fundamentos e técnicas sobre conhecer a si mesmo. as filosofias e os diferentes credos, as melhores fases de despertar em cada nível a técnicas que ajudam a explanar o que acontece com o corpo humano ( pela ciência , pela medicina alopática e pelos métodos holistas, terapêuticos e meditativos) . O Ser Humano não é somente matéria física, nem somente consciência, nem apenas emoções, logo, levar em consideração apenas alguns destes aspectos isoladamente, é perder de vista a sua "inteireza" (neologismo para "wholeness"), sua integridade.

É muito importante a experiência individual e em grupos para que se possa tanto filtrar quanto complementar cada instrução e torná-la consciente. À medida que a responsabilidade se lhe apossou do espírito, iluminou-se a consciência do homem.

O planeta tem em seus habitantes diferentes atividades e nelas estamos todos unidos em energias, diferentes divisões desta recebem influências que tanto a conferem um título de uma técnica específica, quanto podem por interferência pessoal ou devido a forma como é divulgada receber didáticas diferentes, porem complementares. Cada técnica ou filosofia, cada credo que possibilita adentrar as forças e energias a torná-la evolutiva deve ser respeitada em sua origem. Aos grandes sábios e pensadores em suas épocas, foram atribuídos importantes fundamentos. Assim também ocorre com as alternativas e complementares ...hoje chamada de Integrativas ( nome dado por Pierre Weil para o conjunto de informações alternativas) E em cada forma de se apresentar energia existe um fundamento importante para o Conhecimento da Vida por mestres assim como Jesus, Gandhi, Buda e mais pensadores e amparadores como Krishna, Lao Tse, Dalai Lama, Osho, Mooji, Eckhart Tolle, Fraternidade Branca, Postais Cósmicos, Indígenas e Xamãs, esipitualistas entre inúmeros humanistas e grupos, egrégoras que tanto contribuem para evolução. Assim podemos nos colocar a serviço da humanidade, com o interesse maior e fraterno, conhecendo cada um a si mesmo e desenvolvimento pessoal e social.


A linguagem CREADORA , a espiral Áurea,


O termo consciência cósmica foi criado em consequência de uma experiência vivenciada pelo psiquiatra inglês Richard Maurice Bucke (1837-1902), médico pela Universidade McGill, no Canadá. Em 1872, enquanto estava calmamente dirigindo seu carro e de repente, por alguns segundos, ele se viu envolvido por uma névoa flamejante ao mesmo tempo em que sentiu uma imensa alegria advinda de uma expansão intelectual quase impossível de descrever, durante a qual, naqueles poucos segundos, confessa ter aprendido mais sobre a vida e o Universo, do que qualquer estudo poderia jamais ter-lhe ensinado.

A esse estado alterado de percepção, Dr. Maurice Bucke chamou de consciência cósmica e dedicou-se, então, a detalhá-lo e a buscá-lo em outras pessoas e em personagens históricas, resultando disso seu livro "Consciência Cósmica - Um estudo sobre a evolução da mente humana", publicado em 1901.
Perante fatos que nos move em cotidiano, precisamos filtrar mais e aprimorarmos o que recebemos como “verdade” ou ainda como instrução completa. O universo do conhecimento é infinito e respeita os níveis a que se submete. Não estamos diante de uma alimentação rápida que sustente apenas ao campo físico, estamos apreciando o caminho em jornada espiritual e muito íntima. Podemos ter o equilíbrio entre a tríade da razão, emoção e evolução. A organização, a análise e a linguagem que nos traz algum conhecimento tem a responsabilidade de filtrar também estes pontos importantes, assim se dá a comunicação fraterna e os princípios são transmitidos diretos ou por cursos e seus facilitadores, autores e pessoas que recebem e percebem esta força em métodos.

Há métodos milenares que recebem nomes específicos vindos do oriente, vindos do planeta em outras épocas ou mesmo na atual transição e dimensionalidade.
Cada pessoa implicada em religião, ciência, filosofia ou arte ( portanto a tríade com a pilastra da arte)
são convidados desta quarta dimensão de valores a centrarem seus conhecimentos e ao passo que existem fundamentos variados e com títulos específicos aplicados a suas variantes, podem preservar o conceito ou a partir dele inovar, porém respeitar sua origem e tudo que acompanha sua transição, tornando linguagem sem dogmas e criativa para os que recebem a instrução nova, sabendo que está fundamentada nas quatro pilastras.

Toda essa cultura e conhecimento precisa se tornar sabedoria e atitude fraterna... a serviço da Luz, da Paz, estamos no CAMPO DA DIFUSÂO DA ALMA.
Ao tornar uma técnica ou filosofia uma fonte de novas idéias e com propriedade, trabalhar eticamente informando as fontes sem confundir técnicas, valores pessoais ou agregando novos valores que não façam parte deste conjunto fraterno. Afinal o Universo é sábio e todo ser humano tem sua própria jornada pessoal e verá num momento qualquer o que o alimenta verdadeiramente e o que é um engano. A essência está nos valores de natureza humana e não podem ficar reduzidos a valores exclusivos de natureza apenas filosófica, apenas religiosa, apenas científica, pois a arte e o equilíbrio está em harmonia sustentável pelas oitavas, pela linguagem que transcende ao tempo que semeia em vida e equilibra o DNA ( ADN – GNA),. Este é um salto entre os clássicos e os impulsos , o experimental e a análise própria, o direito marcado pelas investigações tanto espirituais como físicas, legítimas e positivas em realidade visível e sensorial, a um ponto de novas verdades. Um foco, o Logos.

Uma “jóia” que nos permite acesso direto ao equilíbrio energético, aos corpos evolutivos, a CONSCIÊNCIA INTEGRAL ( ou integrativa) ... a consciência Cósmica descobrindo as forças de uma mente em harmonia com o intuitivo, o sentimental, o racional e o sensorial, a compreender a consciência lógica para a Unicidade de todas as coisas. A essência de nosso universo particular e o todo. A diferença de saber o caminho e caminhar para o foco, para si mesmo em luz.

Notas:



["O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos, como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto apenas pelas pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior".]


“Albert Einstein”


[a consciência se vai despindo dos véus de imperfeição e bruteza que a rodeiam, debaixo da influência de muitas_vidas do seu ciclo evolutivo, em diferentes círculos de existência, até que atinja a plenitude do aperfeiçoamento_psíquico e o conhecimento_integral_do_seu_próprio_“eu”, que, então, se unirá ao centro criador do Universo, no qual se encontram todas as causas reunidas e de onde irradiará o seu poema eterno de sabedoria e de amor.

É a consciência, centelha de luz divina, que faz nascer em cada individualidade a idéia da verdade, relativamente aos problemas espirituais, fazendo-lhe sentir a realidade positiva da vida_imortal, atributo de todos os seres da criação.] Emmanuel


A palavra 'Ananda' significa 'felicidade' em Pali, Sânscrito ( estado de consciência) Na tradição Zen, Ananda é considerado o segundo patriarca indiano, um nível superior de consciência, Ananda (beatitude). É o princípio da absorção no Ser, é o supraconsciente, onde não existem imagens projetadas.


Há sempre a criatividade para transformar a personalidade e trabalhar o caminho evolutivo rumo a consciência cósmica e integrativa a multidimensões.Assim podemos compreender seres Crísticos, seres Cristais, entre experiências lúcidas de dimensões com relevante importÂncia do conhecimento e a prática, iluminando em sintonia, sincronicidade e Unicidade. Adentrando o Samadhi que é a expansão da consciência. Aplicando vivências com o Om ( mantra) a vibração de tudo e todo.




Que a Luz e o Amor Cósmico ilumine a todos em Consciência Integral




http://integrativas.multiply.com/journal/item/131/131