25 de mar. de 2014

Sono, neurologia

http://oconsultorio.neuroblog.com/2012/05/03/transtornos-do-sono
307.42 Insônia Primária
307.43 Hipersonia Primária
347 Narcolepsia
780.59 Transtorno do Sono Relacionado à Respiração
307.44 Transtorno do Ritmo Circadiano do Sono
307.47 Transtorno de Pesadelo
307.45 Transtorno de Terror Noturno
307.46 Transtorno de Sonambulismo
307.42 Insônia Relacionada a …
307.44 Hipersonia Relacionada a …
780.xx Transtorno do Sono Devido a … 

307.42 Insônia Primária
Critérios Diagnósticos
A. A queixa predominante é de dificuldade em iniciar ou manter o sono, ou de sono não reparador, pelo período mínimo de 1 mês.
B. O distúrbio do sono (ou fadiga diurna associada) causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
C. O distúrbio do sono não ocorre exclusivamente durante o curso de Narcolepsia, Transtorno do Sono Relacionado à Respiração, Transtorno do Ritmo Circadiano do Sono ou de uma Parassonia.
D. O distúrbio não ocorre exclusivamente durante o curso de outro transtorno mental (p. ex., Transtorno Depressivo Maior, Transtorno de Ansiedade Generalizada, delirium).
E. O distúrbio não é devido aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral.


307.43 Hipersonia Primária
A. Uma queixa predominante de sonolência excessiva pelo período mínimo de 1 mês (ou menos, se recorrente), evidenciada por episódios de sono prolongados ou episódios de sono diurno que ocorrem quase que diariamente.
B. A sonolência excessiva causa sofrimento clinicamente signifcativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
C. A sonolência excessiva não é mais bem explicada por insônia e não ocorre exclusivamente durante o curso de outro Tanstorno do Sono (p. ex., Narcolepsia, Transtorno do Sono Relacionado à Respiração, Transtorno do Ritmo Circadiano do Sono ou uma Parassonia), nem pode ser explicada por uma quantidade inadequada de sono.
D. O distúrbio não ocorre exclusivamente durante o curso de um outro transtorno mental.
E. O distúrbio não é devido aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral.
347 Narcolepsia
Critérios Diagnósticos
A. Ataques irrefreáveis de sono reparador ocorrendo diariamente ao longo dos últimos 3 meses.
B. Presença de no mínimo um dos seguintes sintomas:
(1) cataplexia (i. é, episódios breves de perda bilateral súbita do tônus muscular, mais freqüentemente em associação com intensa emoção)
(2) intrusões recorrentes de elementos do sono de movimentos oculares rápidos (REM) na transição entre o sono e a completa vigília, manifestadas por alucinações hipnagógicas ou hipnopômpicas ou paralisia do sono, no início ou no final dos episódios de sono
C. O distúrbio não é devido aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de outra condição médica geral.
780.59 Transtorno do Sono Relacionado à Respiração
Critérios Diagnósticos
A. Distúrbio do sono, levando a sonolência excessiva ou insônia, considerado devido a uma condição respiratória relacionada ao sono (p. ex., síndrome de apnéia obstrutiva ou central do sono ou síndrome de hipoventilação alveolar central).
B. O distúrbio não é mais bem explicado por outro transtorno mental, nem se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de outra condição médica geral (outra que não um transtorno relacionado à respiração)
307.44 Transtorno do Ritmo Circadiano do Sono
Critérios Diagnósticos
A. Padrão persistente ou recorrente de distúrbio do sono, levando a sonolência excessiva ou insônia devido a um desajuste entre o horário de sono-vigília exigido pelo ambiente e o padrão circadiano de sono-vigília do indivíduo.
B. distúrbio do sono causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
C. O distúrbio não ocorre exclusivamente durante o curso de um outro Transtorno do Sono ou outro transtorno mental.
D. O distúrbio não é devido aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral.
307.47 Transtorno de Pesadelo
Critérios Diagnósticos
A. Despertares repetidos durante o principal período de sono ou cochilos, com recordação detalhada de sonhos extensos e aterradores, em geral envolvendo ameaças à sobrevivência, segurança ou auto-estima. Os despertares habitualmente ocorrem durante a segunda metade do período de sono.
B. Ao despertar dos sonhos aterradores, o indivíduo rapidamente se torna orientado e alerta (ao contrário da confusão e da desorientação vistas no Transtorno de Terror Noturno e em algumas formas de epilepsia).
C. A experiência onírica ou o distúrbio do sono resultante do despertar causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
D. Os pesadelos não ocorrem exclusivamente durante o curso de outro transtorno mental (p. ex., Delirium, Transtorno de Estresse Pós-Traumático) nem são decorrentes dos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral.
307.45 Transtorno de Terror Noturno
Critérios Diagnósticos
A. Episódio recorrentes de despertar abrupto, geralmente ocorrendo durante a primeira terça parte do episódio principal de sono e iniciando com um grito de pânico.
B. Medo intenso e sinais de excitação autonômica, tais como taquicardia, taquipnéia e sudorese durante cada episódio.
C. Relativa ausência de resposta a esforços de outros para confortar o indivíduo durante o episódio.
D. Não há recordação detalhada de algum sonho e existe amnésia para o episódio.
E. Os episódios causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
F. O distúrbio não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral.
307.46 Transtorno de Sonambulismo
Critérios Diagnósticos
A. Episódios repetidos de levantar da cama e deambular durante o sono, geralmente ocorrendo durante a primeira terça parte do principal episódio de sono.
B. Durante o episódio de sonambulismo, o indivíduo apresenta uma expressão facial vazia e fixa, prativamente não responde aos esforços de outros para comunicarem-se com ele e pode ser despertado apenas com grande dificuldade.
C. Ao despertar (do episódio de sonambulismo ou na manhã seguinte), o indivíduo tem amnésia para o episódio.
D. Alguns minutos após despertar do episódio de sonambulismo, não mais existe prejuízo da atividade mental ou do comportamento (embora possa haver, inicialmente, um curto período de confusão ou desorientação).
E. O sonambulismo causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
F. O distúrbio não é decorrente dos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral.
307.42 Insônia Relacionada a … [Indicar o Transtorno do Eixo I ou Eixo II]
Critérios Diagnósticos
A. A queixa predominante é de dificuldade para iniciar ou manter o sono, ou sono não reparador, pelo período mínimo de 1 mês, associada com fadiga ou funcionamento prejudicado durante o dia.
B. O distúrbio do sono (ou seqüelas diurnas) causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
C. Considera-se que a insônia esteja relacionada a outro transtorno do Eixo I ou do Eixo II (p. ex., Transtorno Depressivo Maior, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno da Adaptação com Ansiedade), mas é suficientemente grave a ponto de indicar atenção clínica independente.
D. O distúrbio não é mais bem explicado por outro Transtorno do Sono (p. ex., Narcolepsia, Transtorno do Sono Relacionado à Respiração, Parassonia).
E. O distúrbio não é decorrente dos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral.
307.44 Hipersonia Relacionada a … [Indicar o Transtorno do Eixo I ou Eixo II]
Critérios Diagnósticos
A. A queixa predominante é de sonolência excessiva pelo período mínimo de 1 mês, evidenciada por episódios prolongados de sono ou episódios de sono diurno que ocorrem quase que diariamente.
B. A sonolência excessiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no fucionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
C. Considera-se que a hipersonia esteja relacionada a outro transtorno do Eixo I ou do Eixo II (p. ex., Transtorno Depressivo Maio, Transtorno Distímico), mas é suficientemente grave a ponto de indicar uma atenção clínica independente.
D. O distúrbio não é mais bem explicado por outro Transtorno do Sono (p. ex., Narcolepsia, Transtorno do Sono Relacionado à Respiração, Parassonia) ou por uma quantidade inadequada de sono.
E. O distúrbio não é decorrente dos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral.
780.xx Transtorno do Sono Devido a … [Indicar a Condição Médica Geral]
Critérios Diagnóstico
A. Um distúrbio proeminente do sono suficientemente grave a ponto de indicar atenção clínica independente.
B. Existem evidências, a partir do histórico, do exame físico ou dos achados laboratoriais, de que o distúrbio dosono é a conseqüência fisiológica direta de uma condição médica geral.
C. O distúrbio não é mais bem explicado por outro transtorno mental (p. ex., Transtorno da Adaptação no qual o estressor é representado por uma condição médica geral grave).
D. O distúrbio não ocorre exclusivamente durante o curso de um delirium.
E. O distúrbio não satisfaz os critérios para Transtorno do Sono Relacionado à Respiração ou Narcolepsia.
F. O distúrbio do sono causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
—-.– Transtorno do Sono Induzido por Substância (consultar Transtornos Relacionados a Substâncias para códigos específicos das substâncias)
Critérios Diagnósticos
A. Um distúrbio proeminente do sono suficientemente grave a ponto de indicar atenção clínica independente.
B. Existem evidências, a partir do histórico, do exame físico ou dos achados laboratoriais, de (1) ou (2):
(1) os sintomas no Critério A desenvolveram-se durante ou dentro de 1 mês após a Intoxicação com Substância ou a Abstinência de Substância
(3) o uso de medicação está etiologicamente relacionado com o distúrbio do sono
C. O distúrbio do sono não é mais bem explicado por um Transtorno do Sono não induzido por substância. As evidências de que os sintomas são mais bem explicados por um Transtorno do Sono não induzido por substância poderiam incluir as seguintes: os sintomas precedem o início do uso da substância (ou medicamento); os sintomas persistem por um período substancial de tempo (p. ex., cerca de 1 mês) após a cessação da abstinência aguda ou intoxicação grave, ou excedem substâncialmente os que seriam esperados, tendo em vista o tipo, a quantidade de substância usada ou a duração de seu uso; ou existem outras evidências que sugerem a existência de um Transtorno do Sono independente, não induzido por substância (p. ex., um histórico de episódios recorrentes não relacionados a substâncias).
D. O distúrbio não ocorre exclusivamente durante o curso de um delirium.
E. O distúrbio do sono causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional