2 de ago. de 2010

Desafio de um Relacionamento Amoroso Flexível


Se qualquer relacionamento quiser permanecer sempre fresco, sempre jovem, sempre novo, então o homem tem que aprender o segredo de flexibilidade. O marido e esposa que vivem juntos durante anos estão fadados a ficarem entediados - a mesma face, a mesma geografia, a mesma topografia. Por quanto tempo você pode continuar perscrutando a mesma mulher ou o mesmo homem? - a menos que você seja tão idiota que continua esquecendo o que aconteceu diariamente, a menos que você não tenha nenhum mecanismo de memória. E, às vezes, até mesmo uma pessoa muito inteligente pode não ter seu mecanismo de memória funcionando bem.

(...)

Uma relação flexível onde você vem, fica próximo, e depois se afasta, ainda não foi desenvolvida. Esse é um dos infortúnios de humanidade. Eu gostaria de contribuir para o futuro com um conceito de relação flexível - não fixa e morta.
Rabindranath Tagore, em um dos seus romances, Aakhari Kavita, que quer dizer "O Último Poema"... – não é um livro de poesia, é um romance; só o nome é "O Último Poema" – , o herói no romance quer se casar com uma mulher altamente culta e educada, muito rica e muito bonita. A mulher está disposta, mas com uma condição.

A condição - ela tem um grande lago, exatamente ao lado do seu palácio - é essa: "Eu lhe farei outro palácio no outro lado do lago, milhas distante; você não pode enxergar um palácio a partir do outro palácio. Eu lhe darei um barco, mas nós moraremos em casas separadas e nunca convidaremos um ao outro - sempre deixaremos isto ser acidental. Você está andando de barco, eu estou andando de barco e, de repente, nos encontramos no lago. Você faz um passeio matutino, eu faço um passeio matutino e, de repente, nos encontramos debaixo das árvores - mas nenhum convite. Deste modo nossa relação sempre permanecerá jovem, sempre fresca, sempre uma lua de mel - uma lua de mel contínua.”.

O homem não pôde entender. Ele disse, "Que tipo de casamento é esse? A menos que vivamos juntos, isso não é nenhum casamento!" A mulher disse, "Então, você decide. Mas eu não posso viver com você, porque sei que o fato de vivermos juntos irá matar o que é muito importante entre nós. E eu não quero matar isso. Mesmo que você se case com outra pessoa, não importa. Eu me lembrarei de você em meus sonhos, em minhas recordações, e destes momentos dourados que se passaram entre nós, mas não permitirei uma relação fixa."

Rabindranath está lhe dando a idéia de um relacionamento flexível. De fato, uma não-relacionamento, só um caso de amor que continua sem parar - e você nunca vai ao cartório para se casar.

A menos que esteja distante, você não pode estar próximo. Se você permanecer sempre distante, o amor morrerá. Se você permanecer sempre próximo, o amor morrerá. O amor só pode sobreviver em um relacionamento continuamente fluido - nenhuma escravidão, nenhuma prisão, nenhum encarceramento.

Eu amei muito aquele romance. Não é um romance mas talvez um sonho para a humanidade futura.

OSHO. The Messiah, vol. 2 #22