25 de out. de 2014

Quinoa, alimentação

quinoa-super-alimento

Quinoa, super alimento!


quinoa ou quinua, como também é chamada, é um tipo de cereal originário dos Andes, que chegou fazendo a cabeça de muitas pessoas que buscam uma alimentação saudávele se interessam por alimentos funcionais.
De fato, são tantos nutrientes e benefícios, que fica fácil entender o porquê de tanta simpatia. Vamos ver quais são e qual a melhor maneira de consumir. Vem!

O que que a quinoa tem

quinoa é rica em proteína, por isso é chamada de proteína em grão. A quantidade encontrada no cereal é maior do que na aveiasoja, no trigo e no arroz. Tem mais ferroque o feijão e é campeã em zinco.
Mas seus nutrientes não param por aí, aliás, só começaram. Ela tem cálcio, fósforo, riboflavina, vitaminas C, E e as do complexo B, ácidos graxos (ômega 3 e 6), aminoácidos essenciais e fibras de alto valor biológico. Cada 100g tem aproximadamente 336 calorias.

Quais os benefícios que o consumo nos traz

O alimento contribui para a formação e preservação da massa magra (músculos), previnedoenças cardiovasculares, osteoporose, hipertensão e diabetes. Tem poder antioxidante e anti-inflamatório, e contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, digestivo, imunológico e hormonal (síntese).
Suas fibras aumentam a saciedade, evitam picos de glicemia, e reduzem colesterol e triglicérides. Dentro de uma dieta equilibrada, ela pode ser uma aliada para emagrecercom saúde!

O consumo

quinoa está disponível em grãos, flocos e farinha. Seu consumo não tem restrição, mas como é um alimento calórico, tanto quanto a aveia, ela precisa compor uma dieta equilibrada do ponto de vista nutricional e calórico. Não existe uma recomendação exata de consumo, mas 2 colheres por dia já garantem os benefícios.
cereal também é indicado para celíacos e para quem tem restrições ao consumo doglúten. É possível consumir o grão na forma de tabule, salada e cozido com outros alimentos; os flocos podem ser adicionados em sucos, vitaminas, iogurtes, saladas de fruta, etc., já a farinha entra como ingrediente em receitas, enriquecendo ou substituindo a farinha de trigo.

Quinoa e o fitato

quinoa, assim como todos os cereais integrais, possui uma substância chamadafitato, que é considerado um antinutriente capaz de atrapalhar a absorção de alguns minerais.
Para neutralizar boa parte do fitato presente na quinoa, deixe de molho por, no mínimo, 8 horas com algumas gotinhas de limão ou soro do leite, despreze a água e prepare normalmente.


http://lar-natural.com.br/quinoa-super-alimento

Várias pesquisas  http://www.curaeascensao.com.br/artigossaude.htm