Como os alimentos podem ajudar

Apesar de não se conhecer a cura para esse problema, certos nutrientes presentes nos alimentos podem ajudar a aliviar alguns sintomas. Os sintomas da SFC incluem inchaço nos gânglios, inflamação nas articulações e outros sinais parecidos com os da gripe, que podem ser temporariamente anulados por alimentos ricos em ácidos graxos essenciais (AGE). Os AGE podem ajudar a ácido graxo essencial, o ácido graxo ômega-3, pode auxiliar no combate à depressão, que muitas vezes acompanha a SFC.
A deficiência de vitamina B12 está associada à fadiga e à depressão; por isso acredita-se que o consumo de alimentos ricos nessa vitamina possa ajudar a minimizar a fadiga e a depressão da SFC. Outras vitaminas do complexo B, como a vitamina B6 e a riboflavina, são fundamentais no combate à fadiga, auxiliando o organismo na produção de energia.
Para muitas pessoas, a SFC ocorre imediatamente após elas terem contraído um resfriado, uma gripe ou uma infecção intestinal. Contudo, é importante o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico enfraquecido (o que muitos julgam ser um fator importante para a SFC). O zinco promove a destruição de microorganismos estranhos e impede o desenvolvimento de viroses como o resfriado comum, além de ajudar na melhora e no reparo do sistema imunológico.
Como um grande número de pessoas com SFC relatou ter dores de cabeçae nos músculos, os alimentos ricos em magnésio também podem ser de grande auxílio. Para combater a insônia que afeta muitas pessoas com SFC, pode ser útil ingerir alimentos ricos no aminoácido triptofano, que é convertido pelo organismo em serotonina. Note ainda que refeições ricas em carboidratos frequentemente ajudam a aumentar os níveis de serotonina.
Seu arsenal alimentar
AlimentosNutrientesBenefícios para a saúde
Abacate
Amaranto
Quinoa, Semente-de-girassol 
MagnésioImportante na produção e no transporte de energia, e também auxilia na contração e no relaxamento dos músculos. É um mineral essencial, visto que pessoas com a síndrome da fadiga crônica frequentemente apresentam alguma dor nos músculos.
Aves
Banana
Ervilha
Laticínios
TriptofanoApesar de a fadiga ser um dos principais sintomas da SFC, muitas pessoas que sofrem desse mal também apresentam dificuldade para dormir e surtos de insônia. O triptofano é convertido em serotonina, que proporciona uma sensação de relaxamento e sono. Ingerir alimentos ricos em carboidratos
complexos ajudará você a absorver adequadamente o triptofano
Feijão
Caju
Mexilhão
Aves
Sementes-de-abóbora
ZincoAlimentos ricos em zinco podem ajudar a manter o bom funcionamento do sistema imunológico. Um sistema imunológico forte pode auxiliar na prevenção de certas viroses, como o resfriado e a gripe - enfermidades que podem preceder a SFC.