9 de abr. de 2013

Ansiedade - o que podemos fazer

http://www.artigonal.com/entrevistas-artigos/ansiedade-o-mal-do-seculo-6432975.html


Nos dias de hoje a competitividade pessoal e profissional, a busca do crescimento acadêmico e profissional, o medo de ficarmos para trás em um mundo que corre a 220 Km/hora, faz com que nos tornemos ansiosos naturalmente.
Embora que um pouco de ansiedade não faz mal a ninguém e pode até favorecer o indivíduo dependendo da circunstância, é necessário sabermos controlá-la e não deixar que a mesma tome conta da situação. E é exatamente esse controle que define se a ansiedade já se tornou um transtorno ou não na vida do indivíduo.
Segundo a Professora e Doutora Edna Paciência Vietta: "Para definir se o estado ansioso é normal ou patológico, deve-se avaliar a intensidade e frequência com que ocorre, duração, e a interferência com o desempenho social e profissional do indivíduo. Dessa forma, a ansiedade patológica se diferencia da ansiedade normal pois paralisa o indivíduo, trazendo-lhe prejuízos e não permitindo uma preparação para lidar com situações ameaçadoras. Assim, observa-se que a ansiedade sempre esteve presente em toda a existência humana, porém somente nos últimos anos vem tomando maior significância para os pesquisadores, que visam a investigação dos efeitos desse estado sobre o organismo e o psiquismo humanos."
Nesse artigo em questão irei passar algumas dicas para que possamos controlar nossa ansiedade cotidiana, aprender lidar com nossas emoções e buscar o autocontrole, a fim de aceitarmos melhor nossos "NÃO" e aproveitar de forma mais leve, nossos "SIM", principalmente em nossa vida profissional.
- "Obrigado por sua participação nesta entrevista, assim que tivermos uma posição, entraremos em contato para dar retorno". " Em uma semana, lhe daremos um retorno: positivo ou negativo". " Obrigado pela presença, agora é só aguardar"...
Ao ouvirmos essas famosas frases durante uma seleção, o processo de percepção e reação é sempre o mesmo: você ouve a frase, despede-se do entrevistador , finge que esta tudo tranquilo e que aguardará sua resposta com toda paciência e calma do mundo e logo ao sair pela porta, fica pensando: "Será que eles vão dar a resposta mesmo?"..." Será que fui bem nos testes?"... "Será que gostaram de mim?"...
PRONTO!!! Desse momento em diante você perderá a fome, o sono e ficará na maior expectativa até o retorno da empresa. Essa situação se torna desagradável, pois gera ansiedade em saber se foi ou não aprovado. É a famosa frase: " Prefiro o Não do que o talvez".
Isso se explica ao fato de que ao receber o não, o indivíduo fica abalado, chateado, pensando: onde foi que eu errei. Contudo com a certeza que deverá prosseguir em sua batalha. Já a dúvida limita, corrói e com o passar dos dias, das horas e até mesmo dos minutos a ansiedade só aumenta, trazendo consigo o medo, a insegurança, a tristeza.
Uma nova oportunidade de trabalho traz consigo perspectivas de: mudança de vida, realização de um sonho, desenvolvimento de carreira... logo ficar ansioso é natural. Mas, se soubermos controlar essa ansiedade os dias passarão e a resposta logo chegará.
O importante é ter a noção de que a demora nem sempre é sinônimo de rejeição. Dependendo do nível, o processo poderá ser longo e envolver diversas etapas. O importante é ter paciência e saber esperar seu retorno, por mais que isso pareça demorado e angustiante. Não há fórmula mágica para enfrentar a espera por uma resposta que pode mudar o rumo de nossas vidas. É preciso ter calma e bom senso para lidar com essa situação.
Algumas medidas básicas, podem controlar e até mesmo reduzir consideravelmente seu nível de ansiedade são:
1. Diminua as expectativas e se prepare para resultados positivos e negativos.
2. Ocupe sua mente com algo que lhe de prazer: leia um livro, pratique exercícios, assista a um bom filme, etc...
3. Mantenha sua respiração tranquila, se for o caso inspire e expira profundamente até se acalmar.
4. Converse consigo mesmo, mantendo o diálogo interno.
5. Mantenha pensamentos positivos, pois ao contrário dos constantes pensamentos negativos, é uma excelente forma de controlar a ansiedade.
6. Coma alimentos que sejam fonte de triptofano (um aminoácido precursor da serotonina), como a banana e o chocolate, pois eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.
7. Evite relacionamentos negativos, afinal receber atenções negativas é pior do que não receber qualquer atenção.
8. Valorize todas suas conquistas. Tire proveito das suas experiências positivas e/ou negativas.
9. Procure a ajuda de um profissional um psicólogo poderá auxiliar na descoberta do seu autocontrole e consequentemente na redução de sua ansiedade.
10. Acredite em você, isso faz toda a diferença.
Lembre-se : "Precisamos ser pacientes, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar." (Max Lucado)






ansiedade, o nervosismo e o mau humor  são alguns dos problemas mais comuns gerados pelo ritmo de vida da maioria das pessoas que precisam mais do que 24 horas para realizar todas as atividades programadas para um dia. Pois é, mas o que muita gente não sabe é que as repercussões negativas vão além das alterações no humor, uma vez que a ansiedade eleva a produção de cortisol, um hormônio que promove o acúmulo de gordura. Por outro lado, seguindo a recomendação denutricionistas é possível resolver todos esses problemas comendo, mas desta vez alimentos que possuem propriedades capazes de controlar a ansiedade. Saiba agora quais são esses alimentos e como você pode inseri-los em seu cardápio diário.
Graças as concentrações de ômega 3  presentes em suas composições, entram na lista dos alimentos que ajudam a diminuir os níveis de ansiedade, os peixes de água fria como o atum, a sardinha e o salmão, linhaça, óleos vegetais e azeite de oliva. Já a banana, o arroz integral, a soja, o chocolate amargo, as aves e a manga são ricos em triptofano, um aminoácido precurssor daserotonina, que provoca bemestar, e contribui significativamente para a redução da ansiedade.
Os cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais de folhas verdes possuem magnésio em sua composição, essa substância bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa ansiedade e estresse. A vitamina C também ajuda a reduzir a produção do  hormônio do estresse, além de combater os radicais livres, moléculas nocivas que se agravam ainda mais os momentos de tensão. Por isso, vale a pena incluir na sua dieta, mais acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula.
Por fim, uma receita simples, fácil de preparar e que pode se tornar um excelente aliado para esquecer as preocupações e relaxar um pouco. O chá de erva valeriana, quando tomado três vezes ao dia pode acalmar e diminuir aquela dor no ombro e no pescoço provocada pelo aumento da tensãomuscular.

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

Existem vários alimentos que pelas suas propriedades ajudam a diminuir a ansiedade e o stress, os principais são: Alface: O alface é rico em lactucina e folato, que atuam no organismo como calmantes, e previnem a depressão e confusões mentais.

Ovos: Os ovos são fontes de vitaminas do complexo B, acetilcolina e niacina. A carência dessas substâncias no organismo pode provocar ansiedade, depressão e apatia. 2 ovos por semana são o suficiente para manter uma vida saudável.

Maçã: A maçã é rica em fibras, carboidratos, zinco e selênio. O consumo de maçã combate a ansiedade e relaxa.

Uva: A uva além de ser uma fruta energética, é fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso Central.

Mel: O mel ajuda o organismo a produzir a serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, que regula as mudanças de humor que provocam a ansiedade.

Laranja: Fonte de Vitaminas e cálcio, a laranja é uma fruta energética que relaxa os músculos, combate o stress e a fadiga.

Uma alimentação saudável ajuda, mas também existem outras formas de combater a ansiedade como praticar atividades físicas, fazer exercícios de respiração e livrar-se de vícios como a bebida e o cigarro.

Incluir esses alimentos na dieta diária proporciona aos indivíduos uma melhor qualidade de vida e controle das crises de ansiedade. Praticar atividades físicas, e técnicas de relaxamento também são úteis no combate e controle dessa condição psicológica.

Ansiedade é uma condição psicológica em que o indivíduo se encontra em um estado de apreensão desagradável, resultando em uma preocupação maior do que a exigida por determinada situação. Os indivíduos ansiosos tendem a ser impulsivos e ter certa urgência em resolver problemas. As mulheres tem uma maior probabilidade de desenvolverem crises de ansiedade do que os homens.