28 de jan. de 2013

Mantras e bons sites

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Mantra é uma palavra em sânscrito formada por manas (mente) e tra (por meio de), que indica movimento.Literalmente, significa "Controle da mente".
Os sons mântricos conduzem a mente para a interioridade e para o domínio do não-pensamento, da não-dualidade, onde não há seqüência lógica nem linearidade.
“Determinadas palavras evocam uma atmosfera superior que facilita a concentração da mente e a entrada em estados alterados de consciência. Os mantras são palavras dotadas de particular vibração espiritual, pois são palavras sintonizadas com padrões vibracionais elevados. São análogos às palavras-senhas iniciáticas que ligam os iniciados aos planos superiores. Pode-se dizer que os mantras são as palavras de poder evocativas de energias superiores. Como as palavras são apenas a exteriorização dos pensamentos revestidos de ondas sonoras, pode-se dizer também que os mantras são expressões da própria mente sintonizada em outros planos de manifestação”. (Wagner Borges)
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"É importante salientar que o alfabeto sânscrito (devanagari)foi percebido no plano espiritual pelos antigos rishis, por clarividência, e que cada letra é um mantra ou vibração energética específica. Originalmente, se escreve samskrta, sendo que o prefixo sam (sa + ma) quer dizer “perfeito”; e a raiz verbal kr (k + ka) significa “fazer”; daí o significado de “língua perfeita” ou “linguagem dos deuses”, devabhasa, ou ainda devanagari ou “escrita da cidade divina”. (Wagner Borges)
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”Que fique bem claro que o mantra não se trata apenas de uma oração ou um pedido solene, mas cada silaba de um mantra é uma vibração que impulsiona o espírito de criação do ser” . (Prof. Enki*)
Notas:
Rishis – do sânscrito – sábios espirituais; mestres realizados na consciência cósmica; mentores dos Upanishads - a parte final dos Vedas, síntese da sabedoria espiritual da velha Índia
Devanagari - O nome do alfabeto sânscrito, significa escrita dos Devas (deuses).

O MANTRA OM
Todo mantra é uma vibração energética específica. Segundo os Hindus o Mantra OM é o som primordial da criação e a origem dos demais mantras.A palavra OM vem do sânscrito e é composta de três letras do alfabetodevanagari.
A sílaba que representa o mantra OM é composta de três letras: A (símbolo semelhante ao numeral três); U(símbolo semelhante a um “rabinho”); e o (representado pelo ponto em cima da meia lua. Gramaticalmente falando, em sânscrito, a letra “A”, associada com a letra “U”, possui o som da letra “O”, e o ponto atribui som anasalado à letra “M”.
Escreve-se AUM. Sendo que a letra A é o início de todo alfabeto, o som mais gutural do sânscrito. Já o vogal U se pronuncia com o ar passando da garganta em direção aos lábios. A letra M se pronuncia ao fechar os lábios. Assim, nós temos o caminho de todos os nomes. Nomes que simbolizam as coisas. Coisas que são criadas pelo verbo de Deus. Assim, AUM, pode ser definido como retrato sonoro do verbo, a imagem espiritual do Ser Absoluto.
“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (João 1,1 ).
Pelas regras gramaticais do sânscrito, AUM se pronuncia OM. Para terem uma idéia clara de como deve ser pronunciado, comecem a cantar a palavra homem, prolongando a vogal O e fechando aos poucos os lábios no primeiro M sem passar para o E. Algo como um soar de um gongo, ressonando.
Explicações complementares:
Os mestres hindus falam dos três estados de consciência.O primeiro, de vigília, como agora, em que estamos prestando a atenção às explicações do OM. É o estado em que passamos a maior parte do dia. O segundo, de sonho, através desse estado pode-se conhecer melhor a si mesmo, a questão é entender a linguagem do sonho, seu simbolismo. O terceiro estado é o do sono profundo, inconsciência absoluta. A letra A representa o estado de vigília, a vogal U o estado de sonho e o M, o estado de inconsciência absoluta. AUM seria a síntese sonora superior que nos dá o OM, a sílaba sagrada que retrata, quanto possível, em vibrações materiais, a imagem interior de Deus, seu verbo, seu divino nome, proferido em sua intimidade. Essa síntese superior simboliza o estado da supra consciência de bem-aventurança, de felicidade suprema, que é o próprio do Divino. Temos, assim, mais um estado, o mais sublime e sutil, o quarto, a própria realização divina.
Ao vibrarmos o OM, percebemos que significa uma sílaba sagrada, um mantra, de alto valor vibratório, que se deve pronunciar corretamente e adequadamente para ganhar toda a sua eficácia.
O mantra OM tem um grande valor vibracional e para ser eficaz deve ser pronunciado corretamente. Segundo os antigos mestres yogues as vibrações sonoras produzidas pelos mantras se transformado em impulsos elétricos que viajam com a velocidade da luz. Cada palavra tem seu ressoar próprio, característico variando de acordo com a altura, a intensidade do som e igualmente com o ritmo em que se pronuncie.                                        
Fonte de pesquisa: “Hatha Yoga - Paz e saúde”, de Indra Devi.


O GAYATRI MANTRA


ayatri Devi
O Gayatri mantra é, junto com o OM, o mantra mais conhecido e cantado na Índia. Ele representa a essência do conhecimento védico.
OM
BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHEEMAH
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT
Gayatri é um dos aspectos da deusa Saraswati, esposa de Brahma e que representa o seu poder criativo ou shakti. Saraswati é mitologicamente representada como a protetora e inspiradora das artes, música, literatura e ciência. No entanto, esotericamente ela representa o potencial de expressão da mente humana. 
A palavra Gayatri é composta de duas palavras:
Gaya= Florescer, abundar, energizar (vitalizar), energia vital.
Trâyate =o que protege; o que concede a liberação, liberar.
(...)A estrutura do mantra é de 3 linhas com 8 sílabas em cada uma, fazendo um total de 24 sílabas.
Vamos as 24 sílabas e seu significado esotérico:
1 - Tat: Sabedoria Profunda
2 - Sa: Bom uso da energia
3 - Vi: Bom uso da riqueza
4 - Tu: Coragem durante períodos ruins / acidentes
5 - Va: A grandiosidade do convívio amigável com as mulheres
6 - Re:A grandiosidade da esposa, que concede toda a fortuna à família
7 - Nyam: Adoração e respeito à Natureza
8 - Bhar: Controle Mental constante e firme
9 - Go: Cooperação e Paciência
10 - De: Todos os sentidos sob controle
11 - Va: Vida Pura
12 - Sya: Unidade do homem com Deus
13 - Dhee: Sucesso em todas as esferas
14 - Ma: Justiça Divina e Disciplina
15 - Hi: Conhecimento
16 - Dhi: Vida e morte
17 - Yo: Seguir o caminho da retidão
18 - Yo: Manutenção da Vida
19 - Nah: Cautela e Segurança
20 - Pra: Conhecimento das coisas que estão por vir e Doação para o bem
21 - Cho: Leitura das escrituras sagradas e Associação com os sábios
22 - Da: Auto Realização e Bem Aventurança
23 - Ya: Boa Progênie
24 - At: Disciplinas da vida e cooperação
mantra não é uma simples oração ou ode a uma deidade específica, mas sim todo um conjunto de conhecimentos profundos e sutis. Não é a toa que o gayatri mantra é considerado a essência dos vedas.
De maneira geral, o Gayatri Mantra é cantado ou pensado da seguinte maneira:
OM
BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHEEMAH
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT
Vamos a uma tradução aproximada:
OM: de forma simplista podemos dizer que ele é o som primordial, a fonte de toda a criação.
BHUR BHUVAH SVAH: 
BHUR é tradicionalmente associada ao plano físico. Esotericamente é a “espiritosfera” (neologia usada para descrever a amplitude da “atmosfera espiritual” pertinente ao planeta, corpo celeste ou parte/ambiente sideral) do planeta Terra.
BHUVAH: “atmosfera”. Esotericamente é a espiritosfera imediatamente superior à nossa. Segundo a tradição seria o espaço entre o Sol e a Terra e entre a Terra e os outros planetas. Para o pensamento hindu, todos os planetas são habitados e ao mesmo tempo são consciências distintas, sendo Júpiter o mais avançado (espiritualmente) de todos (em nosso sistema solar).
Lê-se “buvarrá”. Em alguns casos, onde o ‘h’ final não é pronunciado, é “buvá”.
SVAH: é o Paraíso, o plano mais alto em nosso sistema. Esotericamente é associado ao Sol, que segundo os sábios é o “limite da onisciência” (Ishwara) de nosso sistema. É ele o portador de todos os referenciais de conhecimento que possuímos. Para um aprofundamento recomendo ler com atenção o Yoga Sutras de Patanjali. Infelizmente não poderemos aprofundar esse tema aqui, pois ele é extenso e tem correlação com a manifestação consciencial desde Brahman até o mundo físico.
Lê-se “suvarrá”. Em alguns casos pode ser lido como “isvárra”.
TAT: Aquele, aquela (aqui refere-se à Savitri). Lê-se “Tat” (com t mudo).
SAVITUR: De Savitri, o esplendor do Sol, o brilho solar, os raios solares, a força solar. Em muitos casos Savitri é associado ao deus do Sol (Surya). Ela seria a shakti (poder) de Surya. 
De forma esotérica representa o Criador, Sustentador, o todo penetrante.
VARENYAM: Desejável, excelente, o melhor entre
BHARGO: efulgência, esplendor, luminosidade (que destrói os pecados), brilho, glória.
DEVASYA: Divino, relativo à divindade. Lê-se “devássia”.
DHEEMAH: Meditar sobre; relativo à meditação. Lê-se “dimarri”.
DHIYO: pensamentos elevados ou nobres, intuição profunda, iluminar (revelar a Realidade Última). Lê-se com o i duplo, “diio”.
YO: o que, o qual.
NAH: nosso, de nós, unir, junto, nó. Lê-se “narrá”, com o “á” curto, como em água.
PRACHODAYAT: de prach (pedir, demandar) + codate[chodayate] (animar, inspirar, colocar em movimento), portanto a tradução seria algo como possa inspirar, possa animar. Lê-se “prachodaiáte”.
Uma tradução aproximada do mantra seria
“Eu Saúdo aquele Ser, possuidor da efulgência divina e que éa causa e sustentação de todos os planos da existência. Que minha mente esteja sempre fixa e absorvida Nele e que Ele possa iluminar, purificar e inspirar meu intelecto.”
Mantra está todo relacionado ao aspecto iluminador e todo abrangente de Brahman. Em verdade nos mostra a natureza essencial de toda a existência.
Gayatri é uma das formas da Shakti (poder) de Brahma, de Vishnu e Shiva (trindade hindu).
Ela representa a base, o substrato de toda a existência. Ela é a “expansão” do OM ou a energia que o movimenta. Num estudo mais aprofundado o mantra se revela como sendo a representação do Sol Espiritual ou a Luz da Consciência. Sem essa Luz, o próprio Brahma (criador na trindade hindu) perderia seu sentido de ser. Sem essa Luz não haveria o que ser sustentado ou preservado. Ela seria a ponte ou a ligação inquebrantável de Brahman com tudo. Seria a Presença invisível e subjacente a tudo.
O Mantra foi ensinado ao avatar Rama por Vishwamitra durante a batalha contra o demônio Ravana, onde todas as possibilidades de vitória de Rama diminuíram consideravelmente.
Com o uso do mantra, Rama teve o controle de todas as armas divinas e assim conseguiu derrotar o demônio.
Assim, o mantra tem sua aplicação no sentido de manifestação, de realizar o potencial de “vir a ser”. É energia pura. Segundo os Vedas, “O Gayatri protege quem o recita”.
Ele pode ser dividido em três partes para maior entendimento.
A primeira parte é de louvor, a segunda de meditação e a terceira de prece.
Primeiro saudamos a Realidade Suprema, depois fixamos a mente e coração Nela e por último apelamos para a purificação e iluminação. 

O mantra é também atribuído às deusas Gayatri, Savitri e Saraswati, onde Saraswati representa a perfeita expressão, a harmonia e unidade; Gayatri governa os sentidos e Savitri governa as energias vitais.
Há muito mais para se falar sobre esse mantra. Daria um livro se fossemos comentar todos os ensinamentos contidos nele. Afinal, ele é a essência dos Vedas. (Para ler este texto na integra acesse o Portal Yogashala)
Muita Paz e Muita Luz a todos,
Enki.
*Enki é o pseudônimo do Prof. Luiz Fernando Mingrone. O Prof. Enki é o responsável pelo Portal Yogashala. É colaborador de diversas revistas e também colunista do Portal IPPB. Ministra cursos e palestras sobre o tema.
Contato: yogaespiritualidade@gmail.com ou ligue para (17) 8124-1085
Brahman – do sânscrito – O Supremo, O Absoluto, O Eterno, O Grande Arquiteto Do Universo, O Grande Espírito, Deus, O Todo que está em tudo.
MAIS SOBRE O GAYATRI MANTRA
"Os seus dois olhos não podem revelar-lhes a magnificência e a majestade do reino do espírito. Eles estão focalizados no mundo objetivo e nas suas atrações passageiras. Conseqüentemente, o mantra Gayatri lhes foi dado como um terceiro olho, para revelar-lhes essa visão interna por meio da qual vocês podem vivenciar Brahman. Gayatri é um tesouro que vocês devem proteger as suas vidas inteiras. [...]Nunca abandonem o Gayatri; vocês podem deixar ou ignorar qualquer outro mantra, mas vocês deveriam recitar o Gayatri pelo menos algumas vezes durante o dia. Ele os protegerá dos perigos onde quer que vocês estejam – viajando, trabalhando ou em casa. Os ocidentais investigaram as vibrações produzidas por este mantra e descobriram que quando ele é recitado com a pronúncia correta, como estabelecido nos Vedas, a atmosfera ao redor torna-se visivelmente iluminada. Assim, o resplendor de Brahma descerá sobre vocês, animará os seus intelectos e iluminará o seu caminho quando este mantra for entoado. Gayatri é a Mãe, a força que anima toda a vida. Portanto, dele não se descuide nunca." 
(discurso de Satya Sai Baba em de 20 de junho de 1977)
"Gayatri é conhecido como Panchamukhi que significa que ela tem cinco faces. Quais são elas? Aum é a primeira face; "Bhur Bhuvah Swaha" é a segunda; "Tat Savitur Varenyam" é a terceira; "Bhargo Devasya Dhimahi" é a quarta; "Dhiyo Yo Nah Prachodayat" é a quinta. O Gayatri tem três partes: louvor, meditação e oração. Primeiro, o Divino é louvado, então se medita com reverência e, finalmente, um apelo é feito ao Divino para dispersar a escuridão da ignorância e despertar e fortalecer o intelecto. Dhimahi relaciona-se ao aspecto meditativo. Dhiyo Yo Nah Prachodayat relaciona-se ao aspecto da oração. Cantar o mantra Gayatri purifica a mente e confere devoção, desapego e sabedoria. O mantra Gayatri é altamente sagrado. [...]
O mantra Gayatri contém a essência de todos os mantras. O Gayatri é a personificação de todos os deuses e deusas." 

(discurso Satya Sai Baba em de 10 de fevereiro de 2000)

Bhur, Bhuvah e Swaha no mantra Gayatri se referem ao corpo (materialização), à força de vida (vibração) e à alma (radiação). Bhur quer dizer Bhuloka (a terra) que não é nada mais que a combinação de materiais. Isto denota o corpo humano, que também é uma combinação de materiais. Bhuvah se refere à força vital que faz o corpo vibrar. Swaha se refere ao Poder do Conhecimento Supremo (Prajnana Shakti) que sustenta a força vital. Este Poder é conhecido como a Consciência Integrada Constante. Ele também é chamado de radiação. Todos os três, materialização, vibração e radiação estão presentes no homem. Eu lhes falo freqüentemente que vocês não são um, mas três - aquele que vocês pensam que são (corpo físico), aquele que os outros pensam que vocês são (corpo mental) e aquele que vocês realmente são (Atma). A vida humana é a combinação de corpo, mente e Atma. O corpo é a base para atingir sabedoria. Assim, ele não deveria ser mal utilizado. Tem-se que purificar o corpo e a mente empreendendo ações sagradas. O princípio do Atma é sempre puro e imaculado. A vida humana é extremamente sagrada." 
(Palavras de Sathya Sai, vol. I, pág. 232)

"A inteligência é uma faca de dois gumes. Ela pode cortar a corrente e liberá-los; ela pode causar feridas fatais e matá-los. é por isso que o grande mantra que os buscadores entoam, chamado Gayatri (visto que ele salva aqueles que o recitam), reza para Deus reger a inteligência e entregá-la benéfica ao indivíduo e à sociedade." 
(discurso de Satya Sai Baba de 3 de abril de 1967)


MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL COM O MANTRA GAYATRI
Há muitos anos atrás, eu me vi as voltas com uma grave enfermidade – e o meu estado emocional na época não ajudava muito. Embora eu já tivesse algum conhecimento espiritual – eu estava muito triste e zangada com a situação. Eu sentia um profundo sentimento de solidão e abandono, e a minha fé estava muito abalada.
Eu vivia a minha “noite escura da alma”. Uma pessoa amiga, espiritualista, veio me visitar e me trouxe de presente um livro de um Guru Indiano (que eu vim descobrir depois se tratar Sathia Sai Baba) do qual eu nunca havia ouvido falar antes.
Ela deixou o livro do meu lado e saiu (naquele momento eu estava muito anti-social, rs). Assim que ela se foi, eu peguei o livro e sem nem sequer abrir o pacote joguei-o do lado da cama, e me encolhi quietinha – imersa na minha dor. Imediatamente eu ouvi uma voz (eu ouvi mesmo!!!) me dizendo: “Irene, não vire as costas pra quem te ama tanto”.
Como eu estava sozinha no quarto me voltei sobressaltada em direção a voz. E por uma fração de segundos eu vi flutuando no ar uma pessoa – um homem moreno trajando uma túnica laranja - que sorria para mim. A imagem se desvaneceu no ar rapidamente e eu fiquei um tempo sob o impacto daquela visão. Eu acabei adormecendo e ao acordar, meu lado racional dizia que eu devia “ter imaginado aquilo”. 
Passadas duas semanas, por uma incrível sincronicidade, eu recebi a visita de uma outra amiga que havia estado na Índia junto com um grupo do qual ela fazia parte. Ela havia estado no asharam de Sai Baba, e me trouxe de presente um pó branco que ela dizia ter sido materializado por ele. Ela me disse que tinha a intuição que eu deveria passar no meu chacra frontal.
Junto com o pozinho, ela me deixou uma fita cassete. Era o mantra Gayatri entoado por Sai Baba.
Escutando o mantra, me deu um estalo. Eu não acredito em acaso (porque Deus não joga dados). Eu acredito em sincronicidade. Fui procurar o livro – que alguma boa alma havia recolhido e guardado no meu armário.
Ao desembrulhar o pacote, eu vi sorrindo na capa, o mesmo homem que eu havia visto em meu quarto.
Eu chorei muito, não mais de tristeza, mas de alegria e gratidão. Não sei se foi realmente ele, ou se foi uma maneira que os meus amparadores usaram para me fazer perceber que de fato, eu nunca estive sozinha. Que eles estavam o tempo todo ali, me dando sustentação.
Eu continuei ouvindo o mantra “Gayatri” – e quando percebi, eu estava entoando junto, mesmo sem saber o significado daquelas palavras. Ao entoar o mantra eu sentia uma energia muito forte como se a energia do sol estivesse pairando sobre mim. Era uma energia de luz e calor.
Então de olhos fechados, intuitivamente, eu comecei a imaginar aquele “sol” entrando pelo alto da minha cabeça, inundando o meu corpo, descendo até o coração – e se projetando para fora, como se o meu peito se abrisse para ele passar.
O que aconteceu a partir dali foi surpreendente. O meu estado emocional começou a melhorar. Eu me senti mais animada e com mais vitalidade.
Segui trabalhando com esse mantra, tomando conjuntamente algumas essências florais que me deram um grande suporte em relação as minhas emoções.
Em uma semana o resultado dos meus exames, mudou drasticamente, surpreendendo o medico que estava me tratando na ocasião. Enfim, eu fiquei bem novamente.
A minha consciência se expandiu e eu voltei a estudar temas espiritualistas, ao mesmo tempo em que comecei a pesquisar sobre bioenergias e chacras.
Nessa busca acabei por descobrir o significado do mantra Gayatri. Tive a confirmação de que ao entoar ummantra nós acessamos a energia daquilo que ele expressa, mesmo que não saibamos o significado.
E que o impacto positivo dos mantras e da visualização criativa nas células do nosso corpo é real.
Logo depois da minha experiência alguém me falou do trabalho do Wagner Borges. Fui assistir a uma palestra no IPPB – ele falava sobre mantras e chacras – e eu fiquei ali parada ouvindo a confirmação de tudo o que eu havia experienciado.
Passei a freqüentar os seus cursos, e posso dizer que todas as informações que eu recebi do Wagner, seu bom humor, seu discernimento espiritual – foram de extrema importância para o meu crescimento.
Muitos pacientes meus foram assistir as palestras suas palestras e eu pude perceber o quanto eles evoluíam no processo terapêutico.
Hoje é com alegria que eu reencontro vários deles (não mais pacientes, e sim amigos), nos cursos ai do IPPB.
Quanto a mim estou bem, saudável. Sei que cada um de nós está aqui por um motivo, portanto a hora da nossa partida não está determinada por um diagnostico médico, mas por leis que transcendem muitas vezes a nossa compreensão.
Sou grata aos médicos de uma forma geral, e não incentivo ninguém a tratar doenças apenas ou terapias complementares e sim também com terapias complementares. As praticas bioenergéticas, as essências vibracionais, o trabalho com os mantras (e muitas outras formas de terapias complementares) são poderosos aliados de qualquer tratamento, seja médico ou psicológico.
Não só por que são positivos para o nosso bem estar, mas principalmente porque elevam o nosso padrão vibracional – ampliando a consciência do “porque adoecemos”. Ajudando-nos enfim, a entrar em contato com as nossas próprias forças curativas.
Sou grata em primeiro lugar ao Grande Arquiteto do Universo, pela oportunidade de estar aqui na Terra. Pelo privilegio de poder vivenciar tantas experiências, aprendendo e crescendo com elas.
AMOR PAZ E LUZ nos caminhos de todos!
Irene Carmo Pimenta

Notas:
O Gayatri Mantra é o mais glorificado dos mantras dos Vedas. Ele se dirige ao Onipotente Criador, aquele que gerou toda a vida no Universo, que é simbolizado por Savitri – O Sol, por isso é também chamado de Savitri Mantra. Refere-se não ao Sol físico que sustenta a vida na Terra, mas ao Grande Sol além de todos os sóis, que sustenta toda a Criação.
Ele é um mantra supra-religioso, feito para toda Humanidade, sem nenhuma direção religiosa.
OM BHUR BHUVAH SWAH
THAT SAVITUR VARENYAN
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIO YO NAH PRACHODAYAT
OM - O som primordial. O Poder do Supremo que engloba a criação, a preservação e a destruição. O som que se propaga por si mesmo, divino e onipotente.
BHUR (denso) - A Terra. O primeiro dos sete lokas superiores (mundo ou campo de experiência, ou nível de evolução espiritual). Refere-se ao mundo físico, constituído de matéria densa.
BHUVAR ou BHURVAH (sutil) - O Astral, ou o segundo loka, constituído de matéria sutil.
SWAR ou SWAH (celestial) - O Causal, ou o terceiro loka – o plano celestial.
Podemos entender que BHUR BHUVAH SWAH refere-se aos três planos da criação. BHUR – o plano físico. BHUVAH - O plano astral. SWAH – o plano espiritual.
TAT SAVITUR VARENYAN significa algo como “que possamos receber essa luz sagrada”. Ser o receptor dessa luz.
BHARGO DEVASYA DHIMAHI que na contemplação (dessa luz ) a nossa mente se ilumine
DHI YO YO NAH PRACHODHYAT – que essa luz possa iluminar todos os planos da nossa existência. (Bhur – Bhuvah e Swah).
Não temos aqui uma tradução literal, e sim uma tentativa de compreender a essência do seu significado. Que talvez seja mais ou menos:
Ó Gloriosa Luz que ilumina os três mundos
(físico,astral e espiritual)
Que possamos receber o teu esplendor e a tua gloria
Iluminando a nossa mente
Nós te suplicamos!



PEQUENA BIBLIOGRAFIA SOBRE CHACRAS
Sugiro aos interessados no tema uma pequena bibliografia específica: (7)
"Os Chacras"; C. W. Leadbeater; Editora Pensamento.
"Teoria dos Chacras"; Hiroshi Motoyama; Editora Pensamento.
"Elucidações do Além"; Hercílio Maes/Ramatís; Editora do Conhecimento.
"Cura Espiritual e Imortalidade"; Patrick Drouot; Editora Record, Col. Nova Era.
"Mãos de Luz"; Bárbara Ann Breenan; Editora Pensamento.
"Luz Emergente"; Bárbara Ann Breenan; Editora Pensamento.
"A Antiga Ciência e Arte da Cura Prânica"; Choa Kok Sui; Editora Ground.
"Medicina Vibracional"; Richard Gerber; Editora Cultrix.
"Os Chacras"; Harish Johari; Editora Bertrand.
"O Duplo Etérico"; Major Arthur Powell; Editora Pensamento.
"Os Chacras e os Campos Energéticos Humanos"; Shafica Karagula e Dora Van Gelder Kunz; Editora Pensamento.
"Chacras - Mandalas de Vitalidade e Poder"; Shalila Sharamon; Editora Pensamento.
"O Livro Básico dos Chacras"; Naomi Ozaniec; Editora Pensamento.
"Chacras"; Klausbernd Vollmar; Editora Kuarup.
"O Fantástico Mundo dos Chacras"; Dominique Lecroc; Editora Pergaminho (Lisboa, Portugal).

Janeiro em luz

RESPEITANDO A ENERGIA MAIOR, A LUZ E A IMENSIDÃO DAS ENERGIAS PROVEDORAS DE PAZ E AMOR INCONDICIONAL A TODA NATUREZA HUMANA, POSSAMOS NESTE ANO APRIMORAR O RECONHECIMENTO DA SAGRADA FONTE DA VIDA, TRAZENDO A NOSSO INTERIOR O AGRADECIMENTO POR ESTA EXPERIÊNCIA ÚNICA E INTRANSFERÍVEL QUE É VIVER E AMAR, APRENDER, GARIMPAR NOSSA ALMA E PROCURANDO INFINITAMENTE NOSSOS VALORES MAIS ESPECIAIS DO ESPÍRITO, CONDUZINDO A JORNADA PELA ALTA VIBRAÇÃO CÓSMICA. ASSIM PODEMOS REZAR E AMPLIAR COM MANTRAS ESPECIAIS E PENSAMENTOS DE PAZ, DE FÉ E DE CARIDADE, ONDE SE POSSA COLOCAR EM CADA CORAÇÃO UMA ESPERANÇA DE QUE DEUS E ESTE IMENSO COSMOS ESTEJAM VIVOS A CADA PASSO QUE DAMOS. AOS QUE CHEGAM E AOS QUE PARTEM A LUZ ACOLHE EM FREQUÊNCIA ILUMINADA E EM TUDO QUE EXISTE CABE NOSSA CONSCIÊNCIA EM PARTILHAR O QUE SOMOS, COMO E QUANDO TEMOS A NECESSÁRIA GOTA QUE TRANSFORMA EM BÊNÇÃOS ESTES MOMENTOS VIVIDOS NA TERRA. SEJAMOS GRATOS MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES E POSSAMOS ACLARAR E INTERCEDER POR CAMPOS FRATERNOS E EM FREQUÊNCIAS ESPIRITUAIS PARA UM UNIVERSO MAIS CONSCIENTE E SÁBIO. CADA SER TERÁ SUA ENERGIA RENOVADA, NESTE PLANO OU NOS POSSÍVEIS A QUAL POSSA PERTENCER O TRILHO DE SUA ESSÊNCIA. ASSIM SENDO, CADA RAIO DE SOL ESTÁ MAGNIFICAMENTE ACOLHENDO AS NOSSAS PRECES.

DO SILÊNCIO À PAZ INTERDIMENSIONAL, DO PEDIDO PARA QUE TENHAMOS A CADA INSTANTE A VIDA AGRADECIDA PELO TEMPO PRECIOSO E IMPORTANTE AO APRIMORAMENTO DO ESPÍRITO. POSSAMOS EXPRESSAR CORAGEM E FORÇA NA TRAVESSIA PARA QUE CADA UM CONCLUA A TEMPO O CAMPO ESTRUTURAL DE SUA LUZ. A VIDA PERTENCE AO UNIVERSO E A FREQUÊNCIA É DE RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL. CADA DIA UM MOTIVO MAIOR DE CONHECER A SI MESMO DIANTE DA ENERGIA CRÍSTICA. ELEVAMOS VIBRAÇÕES PARA DAR BASES E NUTRIR ADEQUADAMENTE TUDO QUE ESTAMOS CRIANDO, PENSAMENTOS, AÇÕES, SENTIMENTOS E MAIS DO QUE ANTES A ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR A TODOS.

PAZ PROFUNDA! OM!

SOLAR8

“Se permaneceis em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito” (Jo 15, 7).







O uso do Gayatri Mantra para ampliar a energia cósmica.





15 de jan. de 2013

Larvas Astrais

http://www.energia-cura.com/2011/09/larvas-astrais.html




Os tenebrosos têm uma infinidade de recursos para atacar de diversas maneiras ao homem:
Os ataques durante o sono geralmente são através dos sonhos intelectuais, emocionais, sexuais, instintivos e motores.
Durante o estado de vigília, através de abordagens fascinações, dependências etc.
Os ataques de magia negra se referem às diversas formas de despachos, bonecos com agulhas, macumbas etc.
As obsessões psíquicas: tratam-se de entidades perversas que assumem o comando da máquina humana. Verdadeiras legiões de egos que sugam as energias vitais do possuído.
Outra forma muito conhecida de ataque dos tenebrosos é através de inimizades, calúnias, intrigas e difamações, que se infundem na mente dos outros, para que estes nos ataquem.
Há uma infinidade de doenças que são provocadas pela ação nefasta de entidades psíquicas. São doenças de tipo imaginárias como impotências sexuais, hipocondrias e até mesmo suicídios.
Os ataques de magia negra podem causar males através dos vícios, tais como as drogas, álcool, e também por meio de diversas formas negativas de cultura que impõem novos padrões de comportamento sexual, modas, novelas, filmes, propagandas enganosas etc.
Os danos provocados pelos falsos profetas são também uma forma de ataque dos tenebrosos. Eles geralmente experimentam uma parte da verdade, desenvolvem parcialmente alguns poderes internos e são dominados pelo fanatismo, mitomania e paranóia avançada. Para conseguirem seus propósitos, não hesitam em envolver seus seguidores com ameaças e medos, tornando-se insuportáveis fiscalizadores da consciência alheia. Esses falsos profetas, patriarcas e gurus, inconscientemente, são megalomaníacos e inimigos da liberdade individual.
Ataques Através das Larvas Astrais(Elementares)
As formas mentais e emoções negativas se crista-lizam no mundo astral sob a forma de larvas astrais que são uma espécie de vírus astral, invísivel aos olhos do homem comum.
Destacamos alguns tipos de elementares
Íncubos: São larvas resultantes da atividade men-tal mórbida das mulheres (com relação à luxúria).
Súcubos: Larvas resultante da atividade mental mas-culina
Fantasmatas: Larvas de pessoas desencarnadas.
Dragões: Larvas encontradas nos quartos de prostíbulos, resultado da promiscuidade sexual.
Entre outras larvas destacamos os Caballis, Basiliscos, Áspis, Leos etc. (consultar Os Elementais de Franz Hartmann).
                                 

                                      Sintomas  de ataques ou  assédio espiritual


1. Palpitação ou taquicardia.
2. Vômitos, enjôos e diarréia.
3. Pesadelos noturnos.
4. Depressão sem motivo. Idem,cansaço.
5. Dificuldade súbita de respirar.
6. Olheiras(olhos fundos).
7. Manchas escuras pelo corpo.
8. Dificuldade súbita de falar.
9. Amnésia parcial ou total.
10. Sensação de frio no plexo solar (frio no estômago).
11. Perdas financeiras
12.Vida sentimental bloqueada
13.Instabilidade emocional
14. Insônia
15. Impotência sexual
16. Solidão

                               Exemplos de elementais negativos

Dragões: são formas−pensamento criadas em ajuntamentos de jogos de azar, locais de de droga, prostíbulos, boates.

− Íncubos e Súcubos: são gerados por fantasias sexuais, sonhos eróticos e masturbações contínuas. Os íncubos acompanham as mulheres, e os súcubos permanecem colados na aura dos homens, originando a contínua progressão do vício.

− Fantasmatas: são originados dos átomos putrefactos desprendidos pelos cadáveres.
Fixam−se nas pessoas emocionalmente receptivas que visitam cemitérios e/ou que ficam pensando por demasiado tempo em pessoas falecidas.
Conselho: lembrem-se que no cemitério só existe putrefacção, a alma, o ser querido, partiu de seguida.

− Leos e Áspis: Imaginavam que as atitudes ligadas ao orgulho e a ira fazem nascer Larvas Astrais?
É verdade! E sabem aonde é que elas mais proliferam e procriam?
No orgulho e na ira exacerbados em reuniões de partidos políticos, desfiles militares e em acesas discussões que não levam a nada.

− Mantícoras e Basiliscos: estes são gerados pelos actos sexuais anti−naturais.
Há muitos e muitos outros, como por exemplo: os Vermes da Lua, os Caballis e Vampiros que se alimentam de sangue; estes nascem em locais onde houver matadouros, depósitos de lixo hospitalar, comida apodrecida, casas sujas, etc.

      Mentalização para eliminar elementais negativos

CONJURAÇAO DOS QUATRO
Caput mortum, imperet tibi Dominus per vivum et devotum serpentem!
Cherub, imperet tibi Dominus per Adam Jot-Chavah.
Áquila errans, imperet tibi Dominus per alas Tauri!
Serpens, imperet tibi Dominus tetragrammaton per angelum et leonem!
Michael... Gabriel... Raphael... Anael...
Fluat odor per spiritum Elohim.
Maneat terrae per Adam Jot-Chavah!
 
Fiat firmamentum per Iahuvehu-Sabaoth.
Fiat judicium per ignem in virtute Michael...
Anjo de olhos mortos, obedece ou dissipa-te com esta água santa.
Touro alado, trabalha ou volta à terra, se não queres que te aguilhoe com esta espada
.
Águia acorrentada, obedece diante deste signo ou retira-te com este sopro:
Serpente móvel, arraste-te a meus pés ou serás atormentada pelo fogo sagrado e evapora-te com os perfumes que eu queimo.
Que a água volte à agua, que o fogo arda, que o ar circule, que a terra caia sobre a terra, pela virtude do Pentagrama, que é a Estrela Matutina, e em nome do Tetragrama que esta escrito no centro da cruz de luz. Amem.

CONJURAÇÃO DOS SETE DO SÁBIO SALOMÃO
Em nome de Michael, que Jeová te mande e te afaste daqui, Chavajoth.
Em nome de Gabriel, que Adonai te mande e te afaste daqui, Bael.
Em nome de Rafael, desaparece ante Elial, Samgabiel.
Por Samael Sabaoth e em nome de Elohim Gibor, afasta-te Andrameleck.
Por Zacariel e Sachiel-Meleck, obedece ante Elvah, Sanagabril.
No nome divino e humano de Schaddai e pelo signo do Pentagrama que tenho na mão direita. Em nome do anjo Anael. Pelo poder de Adão e Eva, que são Jot-Chavah, retira-te Lilith. Deixa-nos em paz, Nahemah.
Pelos santos Elohim e em nome dos gênios Cashiel, Sehaltiel, Aphiel e Zarahiel, e ao mandato de Orifiel, retira-te Moloch. Nos não te daremos nossos filhos para que os devores. Amem


Outra forma de limpar o campo energético são os  mantras 

O mantra Om Mani Padme Hum( ler o post sobre o mantra, nele contém toda a explicação necessária a seu entendimento).
Este mantra está ligado a uma egrégora muitíssimo poderosa, que limpa e purifica todo nosso campo energético, e nos protege. Além de ser um mantra poderoso, ele ainda tem o potencial de purificar tudo num raio de vários metros de distância, sendo ótimo para se entoar no lar, no escritório, e principalmente no nosso cantinho de meditação ou oração. Este mantra além de purificar-nos ainda protege contra perdas financeiras, sendo um dos únicos neste aspécto.
Pode ser entoado verbalmente, mentalmente, em qualquer horário, quantas vezes desejarmos.
                                             O escudo vibracional


O escudo vibracional é uma forma de proteção bem eficaz, capaz de melhorar  nossa vibração, nos fazendo sintonizar com planos espirituais mais elevados, o que pode nos trazer auxílio e proteção.
Método 1: Mentalize o nosso planeta pequeno a sua frente, após isso exteriorize  energia pelo chákra cardíaco na cor rosa,  em direção ao planeta, e imagine neste momento todas as pessoas sorrindo com a energia amorosa caindo sobre elas.
Método 2: Fique na posição de oração, com as mãos estendidas na frente do peito, com as palmas viradas uma para outra, e imagine que o nosso planeta está no meio das suas palmas, então exteriorize energia na imagem  pelo tempo que desejar.( Esta mentalização é bastante difundida no Reiki, porém pode ser feita por qualquer pessoa)

                                                 Explicação da técnica
Exteriorizar energias positivas,   faz a nossa energia ficar sutil, e cada vez mais forte. Ao contrário energias negativas, fazem nosso campo energético ficar denso, e escuro.
Exteriorirzar  energia positiva na terra, fará você receber energia positiva multiplicada, isso é a lei do retorno.
Mandar auxílio para o planeta atrai seres de luz que também possuem este mesmo ideal
Em resumo dar energia, é  também receber energia,pois se damos coisas boas recebemos coisas melhores ainda... Esta técnica simples enche nossa áura de  energia positiva,  selando e nos protegendo contra  energias maléficas, e ataques  tenebrosos.
Esta energização cria um escudo  vibracional ao nosso redor, sendo facilmente  percebido  pelos que nos cercam... Quando entramos em algum lugar, rápidamente nos percebem como  alguém positivo, faça e verá!

Emoção, sentimento, liberdade e vida, pensamento sistêmico

Trabalhar em saúde da família é abranger um contexto integral da atenção a saúde, em todos os seus aspectos, onde o referencial biológico se mostra um paradigma inadequado, deixando muitas exceções sem uma explicação adequada. Neste contexto os autores buscaram na teoria sistêmica uma explicação mais abrangente para o seu trabalho junto a comunidade. Material e Método: Foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema, e aplicado na prática de trabalho da Unidade de Saúde Vila Verde da Prefeitura Municipal de Curitiba um modelo de atendimento sistêmico. Conclusão: A prática da atenção integral, baseada no paradigma do pensamento sistêmico, parece mudar a relação da equipe de saúde com a comunidade, alterando o modelo de atendimento de demanda a doença para um modelo que além da necessidade sentida  promove atividades comunitárias e atende a necessidades correlatas à saúde.
Interpretar o universo material, as partes que o compõem e de que forma elas interagem e dependem não é tarefa tão simples quanto muitas pessoas presumem. A racionalidade pode contribuir para abordar e entender a realidade, mas não é suficiente para incorporar a subjetividade que está presente na vida, desde tentar descrever simples objetos, repassar informações ou avaliar a gestão de negócio. A figura abaixo ilustra um clássico exemplo disso, no qual mesmo as pessoas descrevendo o que tocam não possibilita àquele que não vê a imagem saber do que ela se trata. 



No dia a dia do ambiente organizacional, observa-se muitos exemplos da falta de pensamento sistêmico na forma de atuação e na tomada de decisões.  A figura abaixo ilustra uma situação absurda, mas que, analogamente, é encontrada nas organizações. ainda bem que o buraco não está do nosso lado do barco.
  







O livro A Quinta Disciplina, escrito por Peter Senge na década de 1990, tornou-se um dos maiores clássicos da administração moderna. O propósito do autor era definir os contornos da "organização que aprende", na qual as pessoas poderiam expandir continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam.




Na época, Senge estabeleceu cinco disciplinas permanentes de estudo e prática que levam ao aprendizado organizacional. Todas são fundamentais para que uma empresa adquira as capacidades necessárias para mudar a sua forma de trabalhar e conquistar espaço no mercado. Para algumas, a aplicação integral das disciplinas é uma questão de sobrevivência.

Apesar de considerar todas as disciplinas essenciais para o aprendizado contínuo, meu objetivo aqui é desmistificar a complexidade do assunto e discorrer sobre o pensamento sistêmico – a disciplina mais importante, na minha modesta opinião.

As demais servem de âncora para a criação do pensamento sistêmico - a quinta disciplina. Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizado em equipe são disciplinas importantes na medida em que nos ajudam a compreendê-lo.

Em nível de liderança é muito comum alguém repetir continuamente a ideia de que "nossa empresa ou nossa equipe não possuem pensamento sistêmico". Isso não deixa de ser uma realidade, entretanto, para entendermos a origem do problema seria necessário rever as bases antropológicas e culturais da nossa formação, o que não é tão simples.

Qualquer mudança de hábito ou de cultura leva tempo e as lideranças de hoje não dispõem de tempo nem de paciência para esperar as coisas acontecerem, portanto, o que prevalece é a cultura dos "resultados imediatos, a qualquer custo, enquanto alguém estiver no comando". Em poucas palavras, não há espaço para aprendizagem. Você deve nascer pronto para o combate.

O que significa pensamento sistêmico? Por que as pessoas têm tanta dificuldade para colocá-lo em prática? Existem inúmeras respostas para isso e aqui vão algumas: individualismo ao extremo, cultura do imediatismo, complacência, egoísmo, falta de visão, medo das mudanças, liderança ineficaz etc.

Pensamento sistêmico nada mais é do que criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas, segundo Peter Senge. É a disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.

Calma, vamos simplificar a ideia. Pensamento sistêmico é a capacidade que uma pessoa – líder, pai e mãe de família, governante, empreendedor, professor etc. – adquire para avaliar os acontecimentos ao redor e suas possíveis implicações a fim de criar uma solução única que possa contemplar as expectativas de todas as partes envolvidas. Isso diz respeito aos aspectos pessoais, profissionais e econômicos do ser humano.

Na prática, o que isso quer dizer? Agora sim, para responder essa questão é necessário recorrer às demais disciplinas que fundamentam a base do pensamento sistêmico:

Domínio Pessoal: quanto mais você expande a sua capacidade pessoal para obter os resultados desejados, não somente para a empresa, mas para todos os que dela fazem parte, maior a probabilidade de se criar um ambiente favorável ao engajamento das pessoas para o alcance das metas escolhidas.

Modelos Mentais: não existe nada que não possa ser questionado, modificado, repensado ou reorganizado, portanto, você deve refletir, esclarecer e pensar em como melhorar continuamente a sua maneira de as coisas para moldar também as suas decisões.

Visão compartilhada: estabelecer uma visão é fácil, mas compartilhar essa visão e conquistar o engajamento do grupo em relação ao futuro que se deseja criar é um desafio. Lamentavelmente, para algumas empresas, a pressão funciona melhor do que a visão e a missão.

Aprendizado em equipe: transformar aptidões coletivas e fazer com que as equipes desenvolvam capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais é o grande desafio dos líderes.

Uma das maiores dificuldades para a criação e a manutenção do pensamento sistêmico é o alto índice de rotatividade nas empresas. Por outro lado, a rotatividade torna-se elevada quando a empresa não faz a mínima ideia ou não compreende a importância do pensamento sistêmico, portanto, forma-se aqui um círculo vicioso.

Dessa forma, como não existe mais fidelidade nas empresas e as pessoas mudam de emprego como quem muda de roupa, a continuidade necessária para a formação do pensamento sistêmico fica comprometida.

Na realidade, como afirma o próprio Senge, os seres humanos aprendem realmente quando há mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo e alterações significativas de suas capacidades. Não vejo como conseguir isso sem a criação de uma cultura forte de estímulo ao aprendizado contínuo dentro das organizações.

Quando as empresas e os líderes em geral compreenderem isso, terão o combustível necessário para transformar ideias em oportunidades de aprendizagem e crescimento para todos. E mais do que isso, terão compreendido a essência do pensamento sistêmico.

Pense nisso e seja feliz!

Jerônimo Mendes

Administrador, Coach, Professor Universitário e Palestrante,




O pensamento sistêmico é uma nova forma de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas.




Pensar sistemicamente exige uma nova forma de olhar o mundo, o homem, e consequentemente, exige também uma mudança de postura por parte do cientista, postura esta que propicia ampliar o foco e entender que o indivíduo não é o único responsável por ser portador de um sintoma, mas sim que existem relações que mantém este sintoma.




Para exemplificar, é possível observar no funcionamento da família como um comportamento afeta e é afetado pelo outro, então se pode falar em co-participação e co-responsabilidade, ou seja, o sintoma que o indivíduo apresenta é resultante do material patogênico da família, se esta não funciona de forma saudável.

http://www.def.ufv.br/documentos/material/A%20Disciplina%20do%20Pensamento%20Sistemico.pdf

http://www.ifam.edu.br/cms/images/revista/edicao_02/umolharreflexivo.pdf







PENSAMENTO SISTÊMICO – A TEIA DA VIDA1 “Todos os seres vivos são membros de comunidades ecológicas ligadas umas às outras numa rede de interdependência.”(Capra, 1999) Com a aproximação do fim do século as preocupações com o meio ambiente adquiriram suprema importância, expressados por uma série de problemas globais que se encontram danificando a biosfera e a vida humana de uma maneira alarmante. Alguns cientistas perceberam que os principais problemas de nossa época não poderiam ser entendidos isoladamente, pois tinham um caráter sistêmico: interligados e interdependentes. As soluções para os principais problemas de nossa época demandavam mudanças radicais em nossas percepções e nos nossos valores, porém essa compreensão ainda não havia despontado entre a maioria de nossos líderes políticos, não atingia a maioria dos líderes das nossas corporações, nem os administradores e os professores das nossas grandes universidades. Tais líderes não apenas deixavam de reconhecer como os diferentes problemas eram interligados, como também se recusavam a reconhecer que as suas soluções afetavam gerações futuras. Sob o ponto de vista sistêmico, as únicas soluções viáveis seriam as soluções sustentáveis. Assim, o conceito de sustentabilidade de Lester Brow do Worldwatch Institute, adquiriu importância-chave para o movimento ecológico: “uma sociedade sustentável é aquela que satisfaz suas necessidades sem diminuir as perspectivas das gerações futuras”(Brow apud Capra,1981), sendo o grande desafio de nossos tempos criar comunidades sustentáveis. Os valores dominantes que modelaram a nossa cultura por várias centenas de anos, referenciavam-se na “visão do universo como um sistema mecânico, composto de blocos de construção elementares; na visão do corpo humano como uma máquina; na visão da vida em sociedade como uma luta competitiva pela existência; na crença no progresso material ilimitado, obtido por intermédio de crescimento tecnológico; na crença na sociedade na qual a mulher era classificada em uma posição inferior à do homem. (Capra, 1999). O novo paradigma concebeu uma visão de mundo holística – um mundo como um todo integrado, também podendo ser entendida como uma visão ecológica. A percepção ecológica profunda reconhece a interdependência fundamental de todos os fenômenos: ela vê o universo não como uma coleção de objetos isolados, mas como uma rede de fenômenos que estão fundamentalmente interconectados e são interdependentes. A ecologia profunda reconhece o valor intrínseco de todos os 1 Isabel Ribeiro – Coordenadora da Unidade de Apoio à Rede de Atendimento do Sebrae Bahia. Mestre em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais - ênfase em produção limpa (Ufba – Escola Politécnica) Professora das Faculdades Ibes, Facsal, Facceba e Isaac Newton 1 seres vivos e concebe os seres humanos apenas como um fio particular da teia da vida. (Capra, 1999) “Reconectar-se com a teia da vida significa construir, nutrir e educar comunidades sustentáveis, nas quais podemos satisfazer nossas aspirações e nossas necessidades sem diminuir as chances das gerações futuras. Para realizar esta tarefa precisamos compreender estudos de ecossistemas, compreender os princípios básicos da ecologia, ser ecologicamente alfabetizado ou “eco-alfabetizado”( Orr apud Capra, 1999). Aprender com os ecossistemas significa aprender como viver de maneira sustentável: durante mais de três bilhões de anos de evolução, os ecossistemas do planeta têm se organizado de maneiras sutis e complexas, a fim de maximizar a sustentabilidade, essa sabedoria da natureza é a essência da eco-alfabetização. Os princípios básicos da ecologia passaram a ser aplicados como diretrizes para construir comunidades humanas sustentáveis, sendo o primeiro deles o da interdependência: todos os membros de uma comunidade ecológica estão interligados numa vasta e intricada rede de relações, a teia da vida. A interdependência é a natureza das relações ecológicas. O sucesso da comunidade toda depende de cada um de seus membros, enquanto que o sucesso de cada membro depende do sucesso da comunidade como um todo. Entender a interdependência ecológica significa entender relações, nutrir a comunidade significa nutrir essas relações. As relações entre os membros de uma comunidade ecológica são não lineares, envolvendo múltiplos laços de realimentação. Uma perturbação no ecossistema não está limitada a um único efeito, mas tem possibilidades de se espalhar em padrões cada vez mais amplos, podendo até mesmo ser amplificado por laços de realimentação interdependentes. Nos ecossistemas, os resíduos produzidos de uma espécie é alimento para outras, de modo que o ecossistema todo permanece livre de resíduos. Os sistemas industriais são lineares, enquanto as atividades comerciais extraem recursos, transformam-nos em produtos e em resíduos, e vendem aos consumidores que descartam mais ainda resíduos. Os lucros privados são obtidos com os custos públicos (bens gratuitos: ar, água e solo), em detrimento do meio ambiente e da qualidade geral da vida, às expensas das gerações futuras. A alfabetização ecológica ensina que esse sistema não é sustentável. A economia enfatiza a competição, a expansão e a dominação; a ecologia enfatiza cooperação, a conservação e a parceria. A interdependência, reciclagem, parceria, flexibilidade e diversidade são princípios básicos da ecologia, em conseqüência, princípios da sustentabilidade. “A sobrevivência da humanidade dependerá de nossa alfabetização ecológica, da nossa capacidade para entender os princípios da ecologia e viver em conformidade com eles”. 2 REFERÊNCIAS CAPRA, A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Tradução Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 1996. 256 p. Título Original: the web of life: a new scientific understanding of living systems. CALLENBACH, E; CAPRA, F; GOLDMAN, L. et al. Gerenciamento ecológico. Tradução Carmen Youssef. São Paulo: Cultrix, 1993. 203 p. Título Original: Ecomanagament.

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Aprenda a mudar a sua energia

http://www.caminhosdeluz.org/28.htm
Estratégias Mentais (o que você deve fazer de dentro para fora)

1. Pense sempre, de forma positiva. Toda a vez que um pensamento negativo vier à sua mente, troque-o por outro! Para isso, é preciso muita disciplina mental.
Você não adquire isso da noite para o dia, assim como um atleta, treine muito.

2. Não tenha medo de nada e nem de ninguém. O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores. Tenha fé em você mesmo. Sentir medo é acreditar que os outros são poderosos. Não dê poder ao próximo.

3. Não se queixe. Quando você reclama, tal qual um imã, você atrai para si toda a carga negativa de suas próprias palavras. A maioria das coisas que acabam dando errado começa a se materializar quando nos lamentamos.

4. Risque a palavra "culpa" do seu dicionário. Não se permita esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores, que vibram com a nossa melancolia. Ignore-os.

5. Não deixe que interferências externas tumultuem o seu cotidiano. Livre-se de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida. Isto é contagioso. Seja prestativo com quem presta. Sintonize com gente positiva e alto astral.

6. Não se aborreça com dificuldade e nem dê importância às pequenas coisas. Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente. Procure viver com serenidade e quando tiver vontade de explodir, conte até dez.

7. Viva o presente. O ansioso vive no futuro. O rancoroso, no passado. Aproveite o aqui e o agora. Nada se repete, tudo passa. Faça o seu dia valer a pena. Não perca tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.

Estratégias Físicas (o que você deve fazer de fora para dentro)

1. A água purifica. Sempre que puder vá à praia, rio ou cachoeira. Em casa, enquanto toma banho, embaixo do chuveiro, de olhos fechados, imagine que seu cansaço físico e mental e toda a carga negativa estão indo por água abaixo.

2. Ande descalço quando puder, na terra de preferência. Em casa, massageie seus pés com um creme depois de um longo dia de trabalho. Ou escalde-os em água morna. Acrescente um pouco de sal grosso para se descarregar.

3. Mantenha contato com a natureza, tenha em sua casa um vaso de plantas pelo menos. Cuide dele com carinho. O amor que dedicamos às plantas e animais acalma o ser humano e funciona como um relaxante natural.

4. Ouça músicas que o façam cantar e dançar. Seja qual for o seu estilo preferido, a vibração de uma canção tem o poder de nos fazer nos sentirmos vivos, aflora a nossa emoção e abre o nosso canal com a alegria.

5. Queime um incenso de vez em quando e purifique o seu ambiente. Prefira fazê-lo na sua casa e aproveite para meditar, respirar profunda e pausadamente, como se fosse uma ginástica mental. A mente também precisa de exercícios.

6. Sinta o aroma das flores e dos perfumes sempre que tiver uma oportunidade. Muitas sensações de conforto se originam num simples ato de inspirarmos delicadamente fragrâncias sutis e agradáveis.

7. Liberte-se! Sempre que puder livre-se da rotina e pegue a estrada, nem que seja por um único dia. Tem efeito revigorante para qualquer ser humano. Conheça novos lugares e novas pessoas periodicamente. Viva a vida! 

 ReikiBr.

Oração: uma limpeza espiritual
Em geral, a meditação criativa, principalmente, uma oração (ao anjo, santo, orixá, deusa etc) podem ser um bom começo para limpar o negativismo e revigorar a energia positiva. O poder de uma oração (em qualquer crença), feita do fundo da alma, afasta todas as energias intrusas, aquelas originadas por outras pessoas ou até por nossos pensamentos. Uma prece bem pautada, definida pela vontade absoluta, ajuda a prosperar, a abrir caminhos e a ter novas oportunidades muita proteção. A força de uma oração, além de nos conectar com o universo transcendental?, também alimenta a esperança!
A busca incessante de melhoria financeira ou afetiva faz com que nos esqueçamos de um bem maior: Deus. É interessante como nos lembramos Dele apenas quando temos a necessidade urgente de que algo ocorra ou no exato momento em que sofremos alguma perda. Por outro lado, quantas vezes somos atendidos em nossos apelos (simples, às vezes) e jamais agradecemos? Não digo para glorificar unicamente no instante do recebimento, mas, também, em momentos nos quais não precisamos de absolutamente nada. Só agradecer, apenas ser grato. Louvar?. Conscientize-se de que a oração, além de não ser uma mercearia, não é um quebra-galho. Ela deve ser um ato de fé diário, semanal ou periódico,  independentemente da necessidade.
Encontra-se muito em voga o conceito de uma medicina preventiva. Por que não pensar em uma oração preventiva? Saiba que elaborar uma ação de graças? ou um louvor representa a condição de autoproteção, uma espécie de autoimunização e de aceitação
dos mistérios divinos. No livro Orações: um guia para viver bem(Ed.Elevação: 2009), Nei Naiff enfatiza que se o alimento sustenta a carne, a oração nutre o espírito. Sabendo-se que ambos fazem parte do mesmo ser, logo, deveriam ser abastecidos diariamente.
No entanto, a oração é, inúmeras vezes, a última opção/solução a
ser ponderada, sendo comum associá-la a momentos difíceis ou às obrigações religiosas. Não deveria ser dessa forma. Ela necessita
ser livre, liberta do relógio e do calendário, visto que,
para o mundo espiritual, não há dia nem noite.
Toda hora é hora de orar!  
Orar é ter fé e a mais pura esperança.
Tive fé, mas não fui atendido, muitos dizem. Pedis e não recebeis é porque pediste mal, proclamou o apóstolo Tiago. Isso significa que nem sempre a oração será atendida. Muitas vezes, achamos que temos razão, que os seres celestiais (Jesus, Buda, Oxalá) devem olhar nossas necessidades, mas não percebemos a presunção que permeia tal súplica. Será que realmente refletimos sobre que estamos solicitando? Quantas vezes somos os próprios responsáveis pelos erros cometidos e, logo em seguida, clamamos por ajuda espiritual? Óbvio que prontamente não haverá o auxílio - nem seria justo. No entanto, São Tomás de Aquino revelou que seremos atendidos se rezarmos, sem cessar, com perseverança e a devida compreensão da falha cometida.
Se mantivermos uma atitude positiva perante a vida, não haverá força negativa que invada nossos planos ou de inimigos que possam nos destruir. Assim, o melhor investimento em qualidade de vida é dedicar a si mesmo alguns minutos do dia para orar e meditar. Saiba que não existe oração poderosa nem santo milagroso que não dependa única e exclusivamente de nossa fé (desejo verdadeiro, força interior, crença inabalável).
Para orar, não fique retido ao banco de uma igreja ou ao altar de sua casa. Busque, igualmente, praça, jardim, pôr-do-sol, amanhecer, estrela, lua, mar, montanha e, até, o aconchego da cama. Há uma infinidade de locais. Deus está em todos eles, inclusive em sua alma, neste exato momento, mesmo que você não perceba ou sinta isso. Faça mais Somente o bem pode gerar
o bem!louvores do que súplicas, e ore diariamente. O sucesso chegará sem que você necessite rogar por ele. Igualmente, ore mais pelos outros (amigos, vizinhos, familiares), e o plano celestial retribuirá sem que precise implorar por ajuda.
Tão importante quanto clamar/louvar para si é fazê-lo pelos inimigos visíveis e invisíveis, porque a luz cintilará no coração de todos, e a desgraça será eliminada antes que você solicite. No mais: peça, implore, repita todos os dias até alcançar o objetivo. Ore, solicitando a intercessão dos santos, dos mártires, dos anjos, arcanjos, espírtios da natureza. Faça de sua emoção um palco de súplica. Visualize, pense, medite. Arrebata-te nos braços de Jesus, de Oxalá, de Buda, da Deusa, de quem desejar! Não tenha pudores nos braços do Senhor, já dizia Santa Tereza D'Ávila.


http://www.neinaiff.com/altar/orar.htm
http://youtu.be/Lo6irgFYBk4
http://www.acasadoaprendiz.com.br/dvd_do_aprendiz.html

http://www.energia-cura.com/2011/09/larvas-astrais.html

DESEMPENHO E CONEXÃO ESPIRITUAL


DESEMPENHO E CONEXÃO ESPIRITUAL

Gustavo G. Boog
A fonte de energia motivacional
O que leva pessoas comuns a terem desempenhos excepcionais? Qual a fonte de energia que leva pessoas ocupadíssimas a se dedicarem a causas de diversas naturezas? De onde vem a coragem para enfrentar obstáculos, defendendo ideais?

Eillen Caady, uma das fundadoras da Comunidade de Findhorn, na Escócia, relata a existência de uma poderosa e inesgotável fonte de energia dentro de nós, na dimensão espiritual. Esta energia se manifesta concretamente no nosso dia-a-dia e pode ser acessada se tivermos uma conexão correta, à semelhança da energia elétrica, que é invisível aos nossos olhos, está disponível em rede, à nossa disposição, se soubermos unir corretamente o plug à tomada.
As organizações querem, precisam e exigem altos desempenhos das pessoas e das equipes. Aliás, cada um de nós, no papel de cliente, tem um alto grau de exigência ao contratar produtos e serviços. Nós não nos contentamos com soluções “mais ou menos”, temos pouca tolerância a erros, confusões ou informações desencontradas e ficaremos furiosos com tratamentos grosseiros. Como fazer com que cada uma das milhares de transações que a organização faz com seus clientes e usuários seja um momento iluminado, de encantamento? Como motivar os funcionários, que fazem estes atendimentos, compartilharem desta mesma busca?
A motivação está dentro de nós: ela é um caminho, e não um destino.
Como se conectar?
Alguns pontos compõem o referencial de conexão a esta fonte de energia que gera desempenhos excepcionais:

•    Considerar que cada pessoa tem esta “centelha divina” dentro de si – a força espiritual que energiza e motiva está dentro de cada pessoa. Elas não são apenas  “recursos”, mas são principalmente “humanos”,  cada uma tem seu ritmo e seu estágio de desenvolvimento. Gosto do cumprimento hindu NAMASTE, que quer dizer “eu saúdo o Deus que há dentro de você”

•    A visão/ missão/ valores da organização são a principal força motriz do desempenho: esta é a sua dimensão espiritual, sua identidade, sua razão de ser, que deve ser entendida e gerar significado para cada um e para todos os seus membros. A visão só tem força se efetivamente for praticada a partir do topo, com coerência entre o falar e o fazer. Cada pessoa tem seus motivos e intenções: a adesão à visão ocorre se gerar significado para ela.

•    Os líderes têm um papel crucial e indelegável na busca do desempenho: resultados são mensuráveis, mas os fatores que os afetam são em sua maioria intangíveis. O líder é a conexão entre o propósito da empresa e as pessoas que transformam estas intenções em realidade para os clientes. Os líderes têm um papel fundamental de ajudar a transformar os medos (que arrasam o desempenho) em confiança (que melhora o desempenho), de indicar o caminho, de transferir competências via treinamento, de encorajar suas equipes

•    A energia motivacional deve ser canalizada para a visão, e não desperdiçada em embates setoriais: o trabalho em equipe é a base para que a visão se concretize e o desempenho seja fruto de todos remarem na mesma direção, no mesmo ritmo.

•    Pedras surgem no caminho: os apoios combinados às vezes falham, a retaguarda pode ter problemas. Superar obstáculos e enfrentar adversidades faz parte da busca do desempenho. Muitas vezes a visão parece distante demais: aí é a hora de se lembrar que às vezes desacelerar é mais importante que chegar, que tarefas são muitas vezes adiáveis, mas a oportunidade dos encontros nem sempre pode ser adiada.
Quais os próximos passos?
A cada um dos pontos de conexão correspondem programas de ação, que devem ser ajustadas e priorizadas às realidades de cada organização:

•    Tratar as pessoas como pessoas
•    Definir, divulgar e principalmente praticar a visão/ missão/ valores da organização
•    Desenvolver os líderes da organização num programa consistente que valorize as competências de gestão
•    Reforçar processos que maximizem a integração e visão do todo, e que valorizem o espírito de equipe
Uma antiga benção, de origem celta ou galesa, chegou às minhas mãos de diferentes origens. Sinto que devo compartilhá-la:
“Que a terra vá abrindo o caminho ante teus passos

com o vento soprando em tuas costas

Que o sol ilumine teu rosto

Que a chuva caia suavemente sobre teus campos

E até nos reencontrarmos,

Deus te mantenha no aconchego de Suas mãos”.