31 de mai. de 2011

UMA REALIDADE ESPECIAL : KUNDALINI

Rating:★★★★★
Category:Other


AUTOCONHECIMENTO - EVOLUÇÃO - INTEGRIDADE E AMOR A VIDA

30 de mai. de 2011

TV Online - Aprenda a Cuidar da Sua Sa첬de | Minha Vida

http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/13209-Facilite-a-digestao.htm
http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/10833-Nove-alimentos-para-deixar-a-imunidade-nas-alturas.htm


http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/12572-Mel-ajuda-no-combate-de-doencas-gastrointestinais.htm

http://yahoo.minhavida.com.br/guia/16-Guia-de-digestao.htm

PEPINO - CONHEÇA O QUANTO ELE É PRECIOSO



 
01. PEPINOS contém a maioria das vitaminas que você precisa diariamente. Um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

02. Sentindo cansado à tarde, dispense o café e coma um Pepino. Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela ''animação'' que dura por horas.

03. Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Esfregue uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.

04. As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio ), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a temporada.

05. Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou à praia? Esfregue uma rodela ou duas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona otimamente para as rugas também!

06. Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos contém bastante açúcar, Vitamina B e eletrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

07. Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.

08. Tem uma importante entrevista de emprego e você vê que não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os elementos químicos proverão um rápido e durável brilho que fica ótimo e repele a água.

09. Não tem em casa o óleo WD-40 para acabar com aquele barulhinho de uma porta rangendo? Pegue uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e pronto, o rangido se foi!

10. Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem facial? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, faça inalação, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho, além de reduzir o stress.

11. Acabou de almoçar e não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos, para eliminar o mau hálito, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.

12. Procurando por uma maneira para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.

13. Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar use-a para apagar o erro, também funciona muito bem nas marcas de lápis que as crianças deixam nas paredes.
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SUCO DE PEPINO
 
O pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins, vesícula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.
O pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.
Ele deve ser consumido sempre com casca (bem lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. É rico em potássio, o "mineral da juventude", que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.

Vai um suquinho de pepino aí? Garanto que vale a pena provar e conferir os excelentes resultados.. .
 


Formas dos alimentos e o corpo humano!


Em anexo:

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26 de mai. de 2011

Medo * Conduta observável - Watson

Rating:★★★★★
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John Broadus Watson (1878 - 1958) foi um psicólogo norte-americano, considerado o fundador do comportamentalismo ou comportamentalismo (ou simplesmente behaviorismo).

Watson demonstrou a sua teoria das respostas condicionadas nos estudos experimentais realizados com o bebé Albert de 11 meses condicionando-o a ter medo de um rato branco, que ele não temia antes de ser submetido ao condicionamento.

Para estabelecer a relação de medo, provocou um enorme barulho atrás da cabeça de Albert sempre que o rato lhe era mostrado. Em pouco tempo a mera visualização do rato produzia sinais de medo na criança.

Esse medo condicionado generalizou-se a outros estímulos similares como um coelho, uma pele branca ou a barba do pai natal.

Condicionamento clássico:

Barulho (Estimulo Incondicionado) ----------> Medo (Resposta incondicionada)
Rato Branco (estimulo neutro) --------------------------> Ausência de medo
Barulho (e. incondicionado) + Rato branco (e. neutro) ----> Medo (R. incondicionada)



Rato Branco (E. Condicionado) -----------------> Medo (R. Condicionada);
Generalização de Resposta
Coelho Branco (E. Condicionado) --------------> Medo (R. Condicionada);
Barba do pai natal (E. Condicionado) ----------> Medo (R. Condicionada);


Behaviorismo é um termo genérico para agrupar diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem como unidade conceitual o comportamento, mesmo que com diferentes concepções sobre o que seja o comportamento. A palavra inglesa behaviour (RU) ou behavior (EUA) significa comportamento, conduta. Os behavioristas de orientação positivista trabalham com o princípio de que a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exatas.


John Broadus Watson (1878-1958) foi considerado o pai do behaviorismo metodológico , ao publicar, em 1913, o artigo "Psicologia vista por um Behaviorista", que declarava a psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais, e que tinha como finalidade prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo. Watson era um defensor da importância do meio na construção e desenvolvimento do indivíduo. Os seus estudos basearam-se no condicionamento clássico, conceito desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936), que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina pelo seu trabalho sobre a atividade digestiva dos cães. Pavlov descobriu que os cães não salivavam apenas ao ver comida, mas também quando associavam algum som ou gesto à "chegada de comida" - ver a clássica experiência do cachorro de Pavlov. A este fenômeno de associação ele denominou de condicionamento clássico. A partir das descobertas de Pavlov, houve um fortalecimento da investigação empírica da relação entre o organismo e o meio.

O behaviorismo metodológico e o Behaviorismo metafísico tem as suas raízes nos trabalhos pioneiros de Watson e Pavlov. O behaviorismo radical foi desenvolvido não como um campo de pesquisa experimental, mas sim uma proposta de filosofia sobre o comportamento humano que utiliza como referência outros filósofos da ciência do século XX, contextualizado por todas das crises de paradigmas vivenciadas pelo pensamento científico até hoje, seu principal autor foi o psicólogo americano Burruhs Skinner (1953), que além de ser o representante mais importante do behaviorismo radical, desenvolveu os princípios do condicionamento operante e a sistematização do modelo de seleção por consequências para explicar o comportamento. O condicionamento operante explica que quando após um comportamento ou atitude é seguida a apresentação de um reforço, aquela resposta (ação) tem maior probabilidade de se repetir com a mesma função.

Veja no vídeo abaixo uma das experiências realizadas com o pequeno Albert pelo professor John Watson. Watson inicialmente estabeleceu como o bebê não parecia ter praticamente nenhum medo inato. Foi na sala controlada de Watson que o pequeno Albert conheceu pela primeira vez na vida coelhos, macacos, cachorros e mesmo um pequeno rato branco, com que tentou brincar. Nenhum deles o assustava, e Albert não temia nem mesmo o fogo. Uma das poucas coisas que desagradava Albert era um desconforto natural com barulhos altos repentinos, como bater em uma barra metálica.


ACTHVI ॐ - [ ] Qualidade de vida - energias positivas

http://integrativas.multiply.com/reviews/item/55/_Qualidade_de_vida_-_energias_positivas
Emoções positivas

As pessoas que experimentam momentos frequentes de emoções positivas têm maior satisfação com a vida ao aumentar sua resiliência, a capacidade de se recuperar dos problemas e desafios encontrados no dia-a-dia.

O estudo Desembrulhando a Felicidade: Emoções Positivas Aumentam a Satisfação com a Vida Gerando Resiliência, publicado no jornal de psicologia Emotion, foi conduzido por cientistas da Universidade da Carolina do Norte (EUA).


leia...no link

24 de mai. de 2011

Pedagogia zen.

Rating:★★★★
Category:Other
“O que é visado na doutrina zen é algo que poderíamos situar como o que está fora da cadeia significante do pensamento tanto consciente quanto
inconsciente. Essa doutrina é indissociável da técnica zen que vai consistir no meio utilizado pelo mestre de levar o discípulo ao abandono, à libertação da cadeia significante – o que seria a tentativa de buscar a libertação do sujeito dos significantes que o determinam... As atitudes do mestre apontam sempre para o não sentido, para fora do significante, para o nível de algo da ordem do real, e não da ordem do deciframento, que ele presentifica com seu ato”.

(QUINET,1993, p.76-77


A IDÉIA DE NÃO-DUALIDADE NO PENSAMENTO DO MESTRE ZEN EIHEI DOGEN IMPLICAÇÕES PARA A TEORIA DA EDUCAÇÃO

RESUMO
Em busca de elementos para uma reflexão, procuramos identificar alguns princípios filosóficos da educação, entendida em seu sentido amplo de formação do ser humano, como aparecem no pensamento do Mestre Zen
Budista Eihei Dogen, fundador da Escola Soto de Budismo Zen, no Japão.
O eixo central de seu pensamento é a idéia de não-dualidade, que é apresentada através de seus escritos, apontando a experiência em que as usuais barreiras entre o eu e o não-eu são transcendidas. Ele trata aspectos da condição humana que não pertencem apenas ao âmbito específico de uma escola religiosa mas, ultrapassando esse limite, constituem uma verdadeira mudança paradigmática em relação ao pensamento moderno ocidental, e que vão se refletir na educação de um modo geral. Em seu pensamento, Dogen apresenta a relação entre sujeito e objeto como possuindo caráter apenas funcional, e não uma realidade em si. Tudo que existe está interligado e inserido numa relação de interdependência. A educação espiritual, para ele, teria como um de seus objetivos estabelecer a consciência de interdependência e interligação entre todas as coisas, sem negar a condição de individualidade como expressão particular do absoluto. A metodologia empregada neste estudo é a pesquisa bibliográfica de fontes reconhecidas pelos principais mestres da Escola Soto de Zen Budismo Japonês como a melhor tradução realizada até o presente momento para língua inglesa, em 4 volumes do Shobogenzo, feita por Gudo Wafu Nishijima e Chodo Cross, Ed. Windbell, Tóquio. Procuramos compreender os principais aspectos da obra em conexão com a idéia de nãodualidade, procurando extrair contribuições para a teoria da educação.

Trabalhamos com a investigação de seu pensamento, procurando elucidar os
limites impostos pelas condições em que o trabalho se realiza, considerando os aspectos históricos relevantes à constituição de seu ensino, e o contexto em que surge. Também buscamos compreender as estruturas presentes na
transmissão do conceito central que é objeto de nosso estudo – a idéia de não dualidade – observando como o autor possibilita a compreensão de seu texto, que trata de uma experiência que não pode ser diretamente traduzida em palavras, mas mediada por aproximações indicativas. Selecionamos alguns temas significativos tratados por Dogen em sua obra tais como a idéia de nãodualidade nas escrituras budistas, a aprendizagem direta através do contato com a natureza, a importância da intuição, o aprendizado integrado através do corpo e mente, o ensinamento silencioso e a relação mestre-discípulo. Consideramos em nossa escolha o caráter elucidativo dos textos em relação ao nosso tema central, assim como sua possível relação com a teoria da educação. Este trabalho busca refletir sobre sua proposta educativa,
procurando apresentar as metas pedagógicas e os meios utilizados para
caminhar na direção de sua realização, percebendo seus limites e possibilidades, e de que maneira pode contribuir para um pensar sobre o
educar, articulado à construção de um modo harmonioso de viver.
PALAVRAS CHAVES: 1) FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 2) ZEN BUDISMO
3)NÃO-DUALIDADE

http://xa.yimg.com/kq/groups/20486128/120686587/name/Disserta%C3%A7%C3%A3oCD.pdf


Ivone Maia de Mello


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A nossa investigação procurou realizar um esforço de compreensão do pensamento do Mestre Dogen, com o objetivo de favorecer uma apreensão de
suas idéias e oferecer contribuições para pensar a educação. Percebemos
ao longo do trabalho a importância do conceito central, objeto de nosso estudo – a idéia de não-dualidade – e as implicações que a sua compreensão trazem para a vida humana de modo geral. O ensino em Dogen oferece elementos para pensar uma prática pedagógica baseada na superação da dicotomia entre vida cotidiana e espiritualidade, entre pensamento e ação, teoria e prática. A atual sociedade da informação, com suas múltiplas formas de disponibilizar conteúdos, através das diversas conexões cibernéticas, não está conseguindo evitar haja uma fragmentação dispersiva de valores, referências e que o conhecimento se desenvolva cada vez mais numa direção tecnicista, alienando o homem de suas necessidades fundamentais. Ao mesmo tempo não podemos mais pensar que diante de uma tal complexidade, seja possível pensar um caminho único que responda a todas essas questões. Educar nesse sentido seria favorecer a reflexão e o descobrimento do caminho próprio de cada um, a partir de uma elaboração pessoal de diferentes visões e contribuições.
Pensamos que nesse contexto, a compreensão da relatividade de nossas
concepções e a liberação em relação a posições dogmáticas, ao mesmo tempo em que expandimos nossa compreensão das relações entre os diversos fenômenos que compõem a nossa realidade, podem nos ajudar a encontrar uma via de construção de nossa condição conjunta existencial, em meio às diferenças que nos são características. O pensamento de Dogen coloca que toda compreensão, por mais abrangente e amadurecida que possa ser, somente pode ser considerada efetiva na medida em que modifica a ação, a forma de entrarmos em contato com cada situação. E que a mudança de nossa condição coletiva começa pela transformação em nós mesmos de nossa forma de conceber a realidade e de com ela nos relacionarmos.

Fé em questão. Richard Dawkins

http://www.youtube.com/watch?v=v0iFI0Itpnc
http://www.youtube.com/watch?v=RnuhG-ACCwM

Budismo -

http://www.nalanda.org.br/sala/camiacei.php
O Caminho para a Aceitação

Duas chaves muito simples, porém difíceis de serem colocadas em prática, constituem os fundamentos da não-dualidade:

1- Esforçar-se para estar aqui e agora, do jeito que é.
2- Ser uno com o que está sendo, do jeito que é.
Lembrem-se que as impressões negativas e dolorosas do passado ganham força, seu impacto sobre nós, justamente porque não conseguimos dizer sim a elas, aceitá-las e, portanto, os acontecimentos são reprimidos e rejeitados. Por esses mesmos motivos, é o passado que nos impede de estar aqui e agora, de nos desapegar.

Encontramo-nos então na presença da palavra-mestra de nossas vidas, verdadeiro pilar de nossas vidas: a aceitação.

Dizer sim ao que está sendo, aceitando até o inaceitável ou o inevitável, é algo que se encontra em todas as tradições.

Os mestres Zen dizem "parem de se opor". O que corresponde a ver e reconhecer. Para poder dizer sim ao que é, é necessário dizer sim ao que foi. Aceitando retrospectivamente os acontecimentos negativos do passado, os conflitos e as dualidades se dissipam, os vestígios do karma se apagam.

Numa primeira fase, para muitos de nós e conforme a gravidade dos acontecimentos, a aceitação é insuportável, chocante, e pode ter uma conotação moralista, sendo assimilada à fatalidade ou à resignação. Não se preocupem, esse principio da aceitação é uma ciência, a ciência da não-dualidade. A aceitação, a adesão, a não-dualidade com relação ao inevitável (do dois nasce o sofrimento) acontecem aqui e agora, sem nenhuma consideração em relação ao futuro: ISSO É. O que está sendo, é; o que não está sendo, não é. Isso sendo, isso é; isso acabando, isso acaba.

Mas a aceitação não implica em nenhum compromisso para o futuro, nem bloqueia a ação. O futuro fica aberto, a ação permanece. Vocês poderão notar que a adesão ao que é faz desaparecer a emoção, porque quando nos situamos no aqui e agora, nos situamos na REALIDADE. Essa atitude de não-conflito que tende para a supressão das emoções leva a uma ação lúcida, não viciada por uma revolta ou recusa.

- Sim, recebi más noticias; não, eu não deveria tê-las recebido; sim, estou terrivelmente angustiado; não, eu não deveria estar angustiado.

Somente o "sim" é verdadeiro: sim, estou sofrendo; sim, estou angustiado; sim, recebi más noticias, sem nenhum "não". Quando não posso aceitar o acontecimento, a má noticia, a emoção nasce.

A emoção não é criada pelo fato em si, por mais penoso que seja, mas pela recusa do fato, a coexistência do sim e do não. Essa emoção que não existia antes é fadada inevitavelmente a desaparecer. Visto que houve um começo, deve ter um fim. Nenhuma alegria, nenhum sofrimento, podem durar eternamente. A emoção nasce, se desenvolve e morre, salvo se impedirmos seu curso natural. É isso que fazemos quando não aceitamos as coisas tais como elas são.

Pelo contrário, agarramo-nos a emoções positivas, agradáveis, para fazer-las durar e fazemos tudo para aniquilar as emoções negativas e os sofrimentos no intuito de ignorá-los. Jamais esqueçam que a mais forte angústia, o medo, o mais insuportável pânico, a impressão de eventos com teor de pesadelo, o desespero, a certeza de um impasse total, têm apenas uma realidade relativa e são destinadas a dissipar-se.

A paz interior, a harmonia em si, passa pela aceitação sem limite do seguinte fato:

.: Não procurar mais fazer durar o positivo e não rejeitar, negar as emoções negativas.
.: Aceitar plenamente que as emoções positivas não duram e que as emoções negativas estão aqui.
A adesão deve ser sem nenhuma reserva ou reticência. Trata-se simplesmente de deixar as emoções negativas e positivas seguirem seu curso e recebê-las como a expressão da manifestação universal.

Na verdade é difícil dizer "sim", aceitar todas essas emoções negativas.

Talvez o primeiro passo, também o mais difícil, é a aceitação de si: como eu sou, do jeito que sou, e apreciar-se.

Aceitar não é se resignar.

Se resignar é curvar-se em face de uma fatalidade, um golpe do destino, circunstâncias adversas. É uma atitude passiva, permanece presa ao passado e nos dissocia mais e mais à medida que o tempo passa. Num plano psicológico corresponde ao suplício medieval do esquartejamento. Aquele que se resigna gostaria que as coisas acontecessem de forma diferente, mas sentindo-se impotente, abandona e abaixa os braços. A resignação contém, então, duas recusas: a recusa da realidade e a recusa da ação. Exatamente o contrário da aceitação. A resignação suporia que a Manifestação é rígida e que as coisas não mudam.

Aceitar o que é, é aceitar a mudança, a transformação, a evolução. Resignação só poderia significar querer fazer durar o que não dura.

Portanto a aceitação é bem o contrário da resignação, porque o que é plenamente aceito, perde seu poder e desaparece. Ao passo que o que é negado é rejeitado, e subsiste num estado potencial. Quanto mais recusamos, mais o que é recusado ou rejeitado ganha força.

Temos que compreender que a página está virando constantemente a cada milionésimo de segundo.

Há também a conscientização de que nunca poderemos ser completamente preenchidos; que procuramos sempre preencher um desejo infinito, um vazio infinito com coisas finitas.
Aqui temos a aceitação da carência, que essa carência nunca será preenchida por posses, haveres, relacionamentos, aventuras amorosas, nem pela família, comunidade, igreja ou partido político.

© Venerável Dhammika

© tradução do francês de Christine Okretic para a Comunidade Buddhista Nalanda, 2006


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O que significa Nalanda?
Nalanda significa "o lugar que oferece o lótus". A flor de lótus é um símbolo oriental que se refere ao conhecimento espiritual, o caminho de investigação e descoberta interior. Nalanda também é o nome da localidade onde se situava uma das mais famosas universidades buddhistas de antigamente, a qual floresceu entre os séculos V e XII. Segundo a tradição, Nalanda foi visitada muitas vezes pelo Buddha, sendo também o lugar de nascimento de um de seus principais discípulos, o venerável Sâriputta.
Bem-vindo ao site de budismo theravada da maior comunidade brasileira dessa linhagem budista. O centro budista nalanda é uma comunidade budista tradicional, comprometida com a transmissão séria dos valores budistas. Na escola do budismo theravada aprende-se o modo direto e completo dos ensinamentos originais do Buda, meditação budista samatha e vipassana (vipassana vem de vi/de várias formas, penetrante & passana/ver = ou seja, ver de várias formas ou de forma aprofundada), meditar no dia a dia. Das escolas budistas antigas, a do budismo theravada é a única que existe até os dias de hoje. É o budismo praticado na tailândia, sri lanka (ceilão), birmânia (myanmar), laos e camboja. O centro budista nalanda foi pioneiro em trazer os retiros budistas de vipassana e anapanasati para o Brasil e todas as atividades internacionais do budismo theravada no Brasil nos últimos 20 anos tiveram seu início no centro Nalanda.


http://www.nalanda.org.br/sobre/antiganalanda.php
Conheça mais sobre a antiga universidade de Nalanda na Índia.