Saiba como atuam o chumbo e o lítio
LÍTIO
São recentes as evidências de que o lítio pode ser essencial ao ser humano, ou ao menos, útil para a normalização da saúde humana. Os sais de lítio são bem absorvidos, rápida e quase totalmente no trato gastrointestinal. Após absorção, o lítio se acumula nos líquidos extracelulares, depois se deposita em vários órgãos diferentes.
Bioquímica e metabolismo
O mecanismo desse efeito farmacológico é ainda desconhecido. O lítio parece estar relacionado com a função das células sanguíneas. Existe uma bomba de lítio/sódio nos eritrócitos. A formação de neutrófilos e plaquetas pode ser estimulada pelo lítio.
Que tipos de cogumelo que contém lítio?
Para saber se você necessita de lítio , você pode fazer um simples exame de dosagem de lítio no sangue , ou então fazer um mineralograma do fio do cabelo ou do sangue.
O teor carencial do lítio leva a quadros de mau humor oscilatório, ora efusivo, entusiasta e cheio de idéias, ora mau humor com quadros depressivos e um baixo-astral. Sabemos que quando ingerimos o lítio com o aminoácido glicina, ocorre uma aceleração de assimilação na membrana celular. Mas eu indico para você comer bastantes sementes e grãos integrais: o gengibre também possui um alto teor de lítio.
Os cogumelos comestíveis que mais têm lítio são os: SHITAQUE .
Gostaria de indicar um aminoácido muito comum, que faz com que o mineral lítio tenha uma assimilação pela membrana celular duplicada, quando tomado junto (lítio e glicina). A glicina é um facilitador na entrada do lítio na célula. Em trabalhos feitos nos EUA, foi administrado 1 g desse aminoácido. Eu acredito que isso responde à sua pergunta, pois mais natural que isso não existe, a não ser os alimentos que citei no artigo.
LÍTIO
* A deficiência do lítio provoca alterações de comportamento, o que pode levar à ansiedade e à depressão
* O lítio é endêmico no Brasil, porque não tem no nosso solo. Por isso, talvez nosso povo não seja guerreiro
* Os alcoólatras são propensos à depressão por conta da falta de lítio. Conforme eles bebem, gastam o lítio, como uma esponja
* O gengibre, alguns cogumelos e nozes contêm lítio
* A falta de lítio provoca queda de cabelo
*Dor de cabeça, herpes e seborréia dermatológica também são causados pela deficiência do lítio
O lítio é um outro mineral essencial à saúde humana. É importantíssimo no equilíbrio emocional e age em casos como os de ansiedade e depressão, ou mesmo nas oscilações entre esses dois extremos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/equi20000802_miner05.shtml~
"Não dá pra tomar sais minerais sem saber do que o corpo precisa"
A professora de inglês Neide Escribano, 52, fez o exame mineralógico pela primeira vez há dois anos. Na época, seu cabelo foi a parte do corpo escolhida para a análise. Depois disso, já fez o mineralograma por meio do sangue duas vezes. O último, feito em julho, detectou falta de sódio.
"Agora eu estou tomando medicamentos que repõem esse sódio. Você não pode ficar tomando sais minerais sem saber do que o corpo precisa realmente", diz ela.
Neide considera o exame indispensável no tratamento de reposição de minerais, que é um dos pontos principais da terapia ortomolecular. "Eu me sinto bem fazendo esse controle e o combate aos radicais livres. Saúde pra mim é prioridade."
A professora reconhece, porém, que esse é um método diagnóstico que nem todos podem procurar. "É caro, e os planos de saúde não cobrem. Tive que abrir mão de outras coisas em nome da minha saúde, que considero essencial", ressalta.
Curiosidades dos minerais*
Alumínio
É um mineral considerado pesado e tóxico, que, se for assimilado pelas células, torna-se doloso à saúde. Exemplos disso são casos de demência pré-senil de doença de Alzheimer.
Trabalhos americanos indicaram que os portadores de Alzheimer possuem altos níveis de alumínio no organismo.
Em pacientes portadores de doenças renais crônicas ou que estejam fazendo diálise, há maior incidência de alumínio no organismo. Porque esta é a porta de saída deste elemento tóxico. No tratamento de águas de piscina e reservatórios de água para o abastecimento de casas também se utilizam sais de alumínio.
Na nossa alimentação, podem-se encontrar altas taxas desse elemento, principalmente nos fermentos em pó, queijos processados e nas águas minerais extraídas de regiões onde o alumínio se encontra em grandes concentrações. É o caso da região sul do Estado de Minas Gerais e do norte do Estado de São Paulo.
Sem falar em medicamentos utilizados como antiácidos para gastrites e azias, que são à base de hidróxido de alumínio. Por ele ser um elemento muito alcalino, combate a acidez do estômago e também equilibra o PH da piscina e dos queijos.
Sem falar nas panelas de alumínio, que soltam pequenos fragmentos quando se utilizam colheres de metal, ao medirem a comida. É o caso das latinhas de refrigerantes e de cerveja, que também são de alumínio.
Os níveis altos de alumínio são imunossupressores. Também levam a uma otosclerose, que é a perda de audição ou aquele famoso apito que as pessoas de mais idade escutam constantemente.
BORO
O boro é um mineral considerado muito importante para a energia física e o desenvolvimento dos ossos. Durante muito tempo, o boro só era utilizado para o reequilíbrio das quantidades de minerais das flores e das plantas.
Mas sabemos que o boro também minimiza as intoxicações de alumínio e atenua a deficiência de vitamina D no corpo humano. A deficiência desse elemento vai alterar a função do esqueleto, rins e cérebro, além de aumentar a concentração dos hormônios, testosterona nos homens e de estrógenos nas mulheres.
Para isso, trabalhos norte-americanos sugerem a sua suplementação nos casos de osteoporose, artrites, doenças cardíacas, menopausa ou performance do cérebro quanto à coordenação motora, atenção e percepção da memória recente e memória prolongada e nos casos de envelhecimento acelerado.
O boro é encontrado nas rodas sedimentares marinhas e perto de vulcões. É muito utilizado pelos trabalhadores de vidros e de cerâmica, detergentes, extintores de incêndio, ligas metálicas.
A água é uma fonte de boro, dependendo da sua origem. As maiores fontes, além da água, são as frutas, legumes, castanhas de plantas dicotiledôneas e, em menor quantidade, grão e cereais (plantas monocotiledôneas).
CHUMBO
As vias de excreção preferenciais do chumbo são a bílis e o sistema respiratório. A absorção de chumbo varia com a idade.
Intoxicação
A intoxicação aguda pelo chumbo é rara. Normalmente ocorre pela ingestão de compostos de chumbo solúvel em ácidos ou pela inalação de vapores. A intoxicação crônica é caracterizada por um aumento da pressão arterial e por sintomas neuromusculares. Crianças com níveis elevados de chumbo sérico têm menor desempenho escolar.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Quais os minerais e nutrientes essenciais na manutenção do bom-humor
Os minerais a serem complementados no nosso organismo são todos aqueles considerados nutrientes, excluindo-se os metais pesados (tóxicos).
Como suplemento de minerais especifícos para um quadro mental e depressivo, há, por exemplo, o magnésio, considerado o mineral do bom-humor, e o manganês, ligado a atos de violência.
Uma pesquisa com detentos de alta periculosidade num presídio americano demonstrou uma alteração nos níveis de manganês no sangue e no cabelo dessas pessoas. O fato é que, se déssemos mais manganês para os meninos da Febem ou mesmo para presos das cadeias publicas, por exemplo, poderíamos esperar um comportamento ainda pior no que tange à violência urbana.
O fósforo é um mineral reconhecidamente ativo no cérebro. Daí a famosa expressão "Sua memória está ruim, você precisa de fósforo". O mesmo acontece com o zinco, que também age na memória.
Já que estamos ilustrando com histórias, vamos a outra. Trata-se também de uma pesquisa americana, com crianças repetentes de escolas públicas. Verificou-se que elas apresentavam níveis baixos de zinco. Feita uma reposição nutricional através de suplementos, essas crianças voltaram a ter um desempenho semelhantes ao das não-repetentes.
O que se constatou é que a memória fotográfica e visual melhora muito quando o zinco está em equilíbrio no organismo.
Através de exames mineralógicos em brasileiros, pode-se afirmar que o solo do país é pobre desse mineral. As verduras, legumes e frutas, portanto, têm pouco do elemento em suas estruturas.
*** Para suprir essa carência e corrigir as distorções emocionais, já existem no mercado farmacêutico vários medicamentos à base de lítio.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
*** Efeitos do mercúrio vão de hiperatividade à perda de apetite
O mercúrio é um elemento tóxico para os seres humanos e animais. A sua detecção pode ser feita através de um mineralograma do cabelo ou do sangue.
O mineral tóxico mercúrio pode causar uma hiperatividade em humanos, principalmente nas crianças chamada hiperativas, ele também vai levar a uma desordem neuromuscular como contrações, dores, tremores, cãibras, diminuição de força.
Ele também pode levar a uma perda de apetite.
Quando o mercúrio está acima dos níveis de tolerabilidade, vai expulsar o mineral selênio, que é de fundamental importância ao organismo humano, como, por exemplo, na atividade cardíaca, como um excelente antioxidante. O selênio é um carreador de células neoclássicas para fora do corpo etc.
O mercúrio é utilizado nas ligas de amálgama das restaurações dentárias e pode contaminar quando é colocado nos reparos, como também pode ser absorvido na boca durante a retirada, que deve ser cautelosa. Mas o nível alto de mercúrio leva a dores de cabeça e irritabilidade cerebral.
Alguns alimentos marinhos podem estar contaminados com mercúrio. Medicações para hemorróidas contêm mercúrio, como é o caso de mercúrio-cromo, também em agentes clareadores de pele. Em particular atenção àqueles peixes que são pegos na região de garimpo, pois o mercúrio. Isso porque o mineral é utilizado na separação do ouro e depois desprezado para dentro do rio, e o peixe, quando vê algo brilhando, come, vai impregnar suas carnes, e a carne do peixe vai contaminar quem comê-la.
Acredito ter-lhe dado mais informações sobre o metal tóxico mercúrio.
Fonte: médico Fernando Requena, homeopata e ortomolecular
Tire suas dúvidas sobre os minerais nutrientes essenciais ou metais tóxicos
Escreva para o Equilíbrio Online que encaminharemos sua questão para o médico Fernando Requena responder