21 de abr. de 2014

Sintomas crônicos e Fibromialgia - Gestor


* Portugal 

ESTUDO RECOMENDA CRIAÇÃO DE GESTOR DO DOENTE CRÓNICO PARA POUPAR GASTOS AO ESTADO
Os centros de saúde devem passar a ter um gestor do doente, que acompanhe o processo clínico do utente e faça a sua ligação aos cuidados hospitalares, segundo um estudo que foi posto na passada sexta-feira em consulta pública, avança a agência Lusa, citada pelo SAPO Saúde.
Baseando-se em recomendações internacionais, os autores do estudo calculam que, em Portugal, sejam necessários pelo menos cerca de 7.500 gestores do doente, sendo que cada um pode acompanhar perto de 80 casos de doentes crónicos.
“O conceito de gestor do doente que se propõe (…) consiste numa figura que acompanha personalizadamente o doente com condições clínicas e socioeconómicas complexas ao longo de um ‘continuum’ de cuidados”, refere o relatório do grupo de trabalho para a integração dos níveis de cuidados de saúde, a que a agência Lusa teve acesso.
Com o aumento da prevalência de doenças crónicas em Portugal, os autores do estudo consideram que há uma maior necessidade de um acompanhamento mais próximo e personalizado dos doentes.
Gestor do doente pode permitir poupança ao Estado
O recurso a um gestor do doente nos cuidados de saúde primários pode ainda permitir uma redução da utilização dos cuidados hospitalares, refere o documento, que foi na sexta-feira colocado em consulta pública.
Pode conseguir-se alcançar uma diminuição dos internamentos desnecessários, reduzir a demora média, a recorrência à urgência e até a necessidade de cuidados continuados.
“A intervenção destes profissionais visa o acompanhamento dos doentes mais consumidores de recursos, permitindo assim a prazo controlar o desperdício através de um melhor controlo do estado do doente”, diz o documento.
Ao gestor do doente cabe assumir o processo de referenciação do doente, coordenar os cuidados de saúde, garantindo a sua continuidade, assegurar a adesão terapêutica e promover o auto cuidado do doente, capacitando-o para uma gestão autónoma da sua doença.
O relatório recomenda que este gestor se encontre nos cuidados de saúde primários (centros de saúde e unidades de saúde familiar) e faça parte da equipa de saúde nos cuidados de primeira linha.
Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde considera que esta figura permite centrar nos cuidados primários o acompanhamento dos doentes.
“Para que o utente mantenha sempre uma âncora nos seus cuidados primários, com um gestor de cuidados que faça a ligação entre os vários agentes e entre os hospitais, se for caso disso”, afirmou Fernando Leal da Costa.
Questionado pela Lusa sobre quem assumirá o papel de gestor do doente, o secretário de Estado disse que terá sempre de ser um profissional de saúde, podendo a função ser dividida ou partilhada entre enfermeiros e médicos.
No documento do grupo de trabalho, os autores salientam a importância de dar formação específica a quem vier a assumir aquele papel, justificando que o gestor do doente “requer um conjunto de competências técnicas, comportamentais e científicas (…) que transcendem a formação especializada em saúde.
O estudo refere ainda que têm de ser definidos critérios para o acompanhamento de doentes por um gestor, como seja o caso de doentes crónicos e de utentes com “propensão elevada para a utilização de recursos”.
Segundo as recomendações internacionais que são citadas no relatório, um gestor do doente pode acompanhar entre 50 a 80 pessoas.
Aplicando o conceito apenas a um grupo de pessoas com mais de cinco doenças crónicas, seriam necessários aproximadamente 7.500 gestores. O grupo de trabalho recomenda ainda a criação de um sistema nacional de referenciação de doentes entre as várias unidades de saúde, uniformizando os vários que já existem, dando origem apenas a um único sistema consolidado.




http://solar8.blogspot.com.br/search/label/projeto%20sim

13 de abr. de 2014

Selenita

Informações sobre Metafísica Selenita:








Cristais selenita gigantes O Naica Mina de Chihuahua, México Propriedades inerentes do Selenita 

Selenito é hidratado mineral de sulfato de cálcio; uma forma de cristal de gesso também conhecido como cetim Spur e na forma de grão fino alabastro. Selenita é nomeado após a deusa grega da lua, Selene por causa de sua luz branca suave e muitos benefícios metafísicas e de cura.A pedra é tubular em forma, com estrias correndo ao longo de seu comprimento. Selenita é encontrada no México, América do Sul, EUA, Austrália e Madagascar e formado em camas de barro por evaporação e fontes termais. Eles cristal manifesta em cristais de gelo delicados, como, claro, estriado, bem, e pode crescer em qualquer na geminação v-forma, a configuração do fishtail ou em um único ponto estendida. Selenita um dom da criação, como devido à água salgada formação de selenito e nossas próprias origens de água salgada, que ressoam com a própria essência deste cristal. Será que a nossa iluminação para a luz foi assistida com selenito de toda a nossa evolução, e é um dos instrumentos fundamentais para nos manter em equilíbrio? A resposta é encontrada na energia de cura dentro deste poderoso cristal. Selenita é um elemento de criação.Intensificar a frequência da luz, o ressurgimento de Selenita aumenta a nossa consciência. Retornando a este elemento energético e ferramenta agora, neste momento da história, nos permite criar e intensificar novas sementes de consciência. Selenita é extremamente sensível, e age como "luz líquida" do reino angélico e do universo. Estrias dos Cristais (sulcos paralelos finas e estreitas faixas) são os caminhos para a substância iluminada do Espírito. Selenita vibra mais no nível espiritual do que no físico, e reside no limiar entre a luz branca pura e matéria física. Esse cristal é capaz de exibir transparência total, e é a própria essência de sonhos e visões. Selenita constrói e atua como ponte para unir as maiores freqüências de luz com os níveis mais sutis do formulário. É tão sensível, selenito vai fraturar ou quebrar os pensamentos em torno de extremos negativos. propriedades curativas de Selenita Selenita tem um efeito direto sobre o corpo emocional. No entanto, ao contrário de pedras que acalmar e acalmar as emoções, selenito de ativa o aspecto de nossa natureza ligada ao nosso verdadeiro sentimento espiritual e caminho. Estes cristais são particularmente eficazes na estabilização do corpo emocional e trazendo emoções erráticas sob controle calma. Selenita é soluible água e vai dissolver se deixados no líquido. Essa característica importante é também uma grande metáfora do poder inerente do cristal para derreter emoções exageradas com a força luz estabilização de sua "verdadeira natureza e sentimento". Selenita tem uma variedade de qualidades de transformação específic


http://www.seleniteswordmaker.com/seleniteswordmaker/SwordsofLight/MetaphysicalInformationonSelenite/index.cfm