30 de out. de 2010
Mensagem diária
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29 de out. de 2010
Exercícios antiestresse
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Diante de um estresse crônico, 60% das conexões neurológicas entre o cérebro e o corpo físico, que necessariamente passam pelo conjunto muscular do pescoço, ficam comprometidas.
Você pode perceber, pessoas estressadas têm esta região de nuca, pescoço e ombros sempre tensas, dura e dolorida.
Os outros 40% destas conexões passam pela face. E você pode perceber, pessoas tensas normalmente apresentam uma face contraída, fechada e com dificuldade para relaxar ou sorrir.
Pratique estes exercícios três ou mais vezes por semana, por no mínimo 20 minutos.
São basicamente exercícios de alongamento, que aliviam tensões e as cargas emocionais acumuladas nas couraças musculares. Tal atividade física provoca imediato impacto no cérebro, porque a natural produção de endorfinas (hormônios do relaxamento) irá reduzir a dor, a tensão, a fadiga e a ansiedade.
Pescoço e ombros – série 1
Relaxar toda a musculatura de nuca, pescoço e ombros. Você pode lançar mão de óleos de massagem da aromaterapia que integram o efeito de relaxamento. Bons óleos essenciais são os de lavanda, ylang e cítricos como o de limão, sempre diluídos em óleos vegetais. Para cada 60 ml de creme ou óleo vegetal adicione cerca de 10 gotas de cada um dos óleos essenciais citados.
1) Sente-se com a coluna ereta e com as pontas dos polegares faça uma pressão suave na linha ao longo da base da nuca (do centro para as laterais). Pressione a região por 3 segundos em cada ponto, relaxe e repita por 3 vezes.
2) Com os dedos indicadores e médios faça movimentos circulares e lentos ao longo do pescoço deslizando lentamente sempre da base nuca para baixo até alcançar os ombros.
3) Ainda sentado, com a coluna ereta, segure os ombros e faça movimentos firmes como se os estivesse amassando. A mão direita amassa a musculatura do ombro esquerdo e vice-versa. Massageie por 15 segundos, pare, faça o lado oposto. Repita por 3 vezes cada lado. Nota: esse exercício funciona melhor ainda se for feito debaixo do chuveiro.
4) Com a ponta dos dedos vá fazendo pressão na nuca até os ombros. Repita por 3 vezes.
Pescoço e ombros – série 2
Giro da cabeça de 180 graus, também chamado de Coruja. Trabalha o pescoço e chacra laríngeo (da garganta) expandindo a comunicação e a amplitude da visão. A pessoa começa a escutar e enxergar melhor.
Segure com firmeza os músculos dos 2 ombros e aperte (mão esquerda segura o ombro esquerdo e vive-versa). Inspire e gire somente a cabeça, lentamente para o lado esquerdo, e siga girando, tentando enxergar o que está exatamente atrás de você (180 graus). Os ombros devem permanecer imóveis. Volte expirando para a posição original, ou seja, a cabeça olhando para a frente.
Repita o movimento, porém girando agora a cabeça 180 graus para a direita. Inspire quando gira para trás e expira quando retorna à posição inicial. Faça o giro completo por 3 vezes, ou seja, e vezes para a esquerda e 3 vezes para a direita.
Ombros e quadris
Segure por trás o braço esquerdo estendido (para cima e próximo ao ouvido) com braço direito flexionado. Expire e flexione o tronco para o lado direito, alongando toda a musculatura de costas e lateral esquerda. Alongue por 30 segundos e relaxe.
Faça o mesmo exercício trocando a posição dos braços, flexionando o tronco para o lado esquerdo e alongando a musculatura de costas e lateral direita. Alongue por 30 segundos e relaxe.
Braços
Sente-se com a coluna ereta e com a mão esquerda segure em torno do pulso direito. Inicie com uma pressão suave em volta do punho. Vá subindo (deslizando) esse trabalho de compressão ao longo de todo o braço até atingir o bíceps. Repita por 3 vezes, no mínimo, em cada braço.
Abdome
Deite-se em uma superfície confortável como uma cama ou colchonete e com a mão em concha faça movimentos circulares, amorosos porém vigorosos, no sentido horário, em todo o abdome. Este exercício também pode ser realizado opcionalmente de pé. Faça por 2 minutos ou mais. É excelente para ser feito pela manhã antes de levantar e assim acordar o funcionamento dos intestinos.
Rolamento e massagem da coluna
1) Deitado sobre um colchonete em decúbito dorsal (de costas), levante as pernas e dobre-as trazendo os joelhos até o peito. Abrace-as pela parte posterior dos joelhos e levante parcialmente o tronco e cabeça. Comece a fazer um movimento de gangorra com o corpo, de tal forma que a coluna seja massageada vértebra por vértebra. Quanto mais lento for o balanço mais eficiente será a massagem e relaxamento de toda a coluna vertebral. Faça com que a amplitude do balanço vá desde a nuca até o glúteo. Faça este exercício diariamente por 1 minuto ou mais.
2) No final, ainda deitado em decúbito dorsal, abrace os joelhos com mais força, provocando uma posição quase fetal, e enquanto os braços puxam as pernas para perto da cabeça, as pernas fazem um esforço contrário, tentando se afastar da cabeça. Repita por 3 vezes.
Pernas
No estresse avançado a pessoa tem dificuldade para colocar os pés no chão. Sente cãibra, ardência e fisgadas. Corre riscos de acidentes porque o nervo reflexo do tendão, que pertence ao sistema de alerta que nos avisa de uma ameaça, está constantemente frenado. Assim, neste nível de estresse existe uma resistência contínua para o movimento e os reflexos estão muito lentos.
Este conjunto de exercícios é ideal para ser feito à noite, após um banho relaxante e antes de deitar. E também, de forma simplificada, pela manhã ao levantar.
1) Sente-se no chão sobre um colchonete. Flexione uma das pernas para frente e coloque sobre o joelho da outra perna. Na perna flexionada faça movimentos deslizantes com as duas mãos, sempre no sentido dos joelhos para o calcanhar, ao longo de toda a perna. Repita por várias vezes em cada perna. Nesta série, você pode e deve usar um óleo essencial diluído num óleo vegetal como o usado no relaxamento do pescoço e nuca descrito anteriormente.
2) Amasse com as mãos os músculos da parte de trás da perna (as batatas da perna), sempre no sentido para baixo. Repita por várias vezes em cada perna. Se você estiver com estresse avançado esta região estará muito dolorida. Aproveite para observar qual das pernas apresenta maior rigidez e dor. Se for a perna esquerda, significa que o estresse vem do hemisfério direito = emocional. Se for a perna direita, o estresse vem do hemisfério esquerdo = racional.
3) Com as pontas dos dedos faça pressões suaves e circulares sobre o tendão do calcanhar. Esta é uma região muito dolorida e esta manobra deve ser repetida até que diminua a dor.
4) Aproveite para flexionar os tornozelos girando os pés para a direita, esquerda, para cima e para baixo.
5) Faça uma massagem em todo o pé, dorso, sola e dedos.
Flexão da perna
Ajuda a ter mais motivação e mobilidade. Deve ser feito sempre que a pessoa se sentir bloqueada ou paralisada.
De frente para uma parede firme, afaste o corpo o mais que puder, inclinando o tronco para frente, mas mantendo as pernas inicialmente juntas. Apóie as duas mãos, espalmadas na parede. Inspire colocando a perna esquerda para frente, flexionando o joelho. Expire enquanto sente a parte posterior da perna direita (a que ficou trás) alongando. Observe de manter os calcanhares no chão. Permaneça por 30 segundos.
Ao terminar o alongamento da perna direita, troque a posição das pernas. Ou seja, a perna direita vai flexionar para frente e a perna esquerda terá sua musculatura posterior alongada. Repita por 3 vezes de cada lado. Quanto mais você dobrar o joelho dianteiro, maior será o alongamento e alívio das tensões da perna que ficou atrás
25 de out. de 2010
A Garota e último desejo de vida
2009
http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-nerd-news/cinema/pixar-realiza-ultimo-desejo-de-garotinha-em-estado-terminal
Se não todos, muitas pessoas sabem do poder que a Pixar tem de criar filmes de animação com uma beleza extraordinária, além de roteiros magníficos, verdadeiros retratos da condição humana, e que calam fundo na alma de milhões de pessoas.
Mas agora, a empresa da Disney mostrou que são mais que magos. De acordo com o site OC Register, a garotinha Colby Curtin, de 10 anos, em estado terminal devido a um câncer vascular, estava desesperada para assistir Up, a nova produção da Pixar, desde que começou a ver os trailers.
Infelizmente, a menina estava tão debilitada, que não aguentaria ir a um cinema. E foi aí que a magia aconteceu: amigos da família da garotas conseguiram um contato com os estúdios, que, sensibilizados com a situação toda, enviaram um DVD do longa metragem para a casa de Colby, para que ela pudesse realizar seu último desejo, além de vários outros presentes. Vale lembrar que Up ainda está disponível apenas nos cinemas.
A garota faleceu cerca de 7 horas depois de ver Up.
http://www.latinoreview.com/news/have-a-sneak-peek-at-pixar-s-up-5966
22 de out. de 2010
Bons motivos para beber água - Planeta Sustentável
2 copos de agua depois de acordar ajuda a ativar os órgãos internos.
1 copo de agua 30 minutos antes de comer ajuda na digestão.
1 copo de agua antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
1 copo de agua antes de ir dormir evita ataques do coração.
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Beber água gelada queima calorias?
Para quem quer perder peso esta pergunta é de tirar o sono! Se tudo o que quer saber é se o seu corpo queima calorias para aquecer a água, a resposta é sim. Mas caso queira saber se beber muita água gelada pode lhe ajudar a perder peso ou a manter peso, esse “sim” precisa ser qualificado com alguns cálculos.
Em primeiro lugar, calorias dependem de letras maiúsculas ou minúsculas. Há calorias e Calorias. Calorias com “c” maiúsculo são aquelas usadas para descrever a quantidade de energia contida nos alimentos. Já uma caloria com “c” minúsculo é definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1°C. O que a maior parte das pessoas consideram uma Caloria é uma quilocaloria, na verdade. É necessária uma Caloria para elevar a temperatura de 1 quilograma de água em 1°C. Por isso, quando você bebe uma lata de refrigerante com 140 Calorias, está ingerindo 140 mil calorias. Não é preciso se alarmar, já que a conversão se aplica em todos os lados: quando queimamos 100 Calorias depois de correr cerca de 1,5 km, queimamos 100 mil calorias.
Considerando que a definição de uma caloria é baseada na elevação da temperatura da água, pode-se dizer que o seu corpo queima calorias quando tem que elevar a temperatura da água gelada a do seu corpo. E a menos que sua urina esteja saindo geladinha, o seu corpo deve estar elevando a temperatura da água. Portanto, calorias estão sendo queimadas.
Vamos imaginar o que é que você está queimando exatamente quando bebe um copo de 0,5 litro de água gelada:
a temperatura da água gelada pode ser estimada em 0°C;
a temperatura corporal em 37ºC;
é necessária uma caloria para elevar 1 grama de água em 1ºC;
há 473,18 gramas em 0,5 litro de água.
No nosso caso de um copo de 0,5 litro de água gelada, o seu corpo deve elevar a temperatura de 473,18 gramas de água de 0ºC para 37ºC. Ao fazer isso, seu corpo queima 17.508 calorias. Mas como essas são calorias com “c” minúsculo, o seu corpo só queima 17,5 Calorias, e no grande espectro de uma dieta com 2 mil Calorias, esses 17,5 não representam muito.
Mas vamos dizer que você vire um adepto da recomendação nutricional de “oito copos de 0,25 litros de água por dia”. Em 2 litros de água, há 1.892,72 gramas. Para aquecer toda essa água durante um dia, o seu corpo queima 70.030 calorias ou 70 Calorias. E, ao longo do tempo, estas 70 Calorias por dia fazem alguma diferença. Portanto, embora o consumo de água gelada não deva substituir os exercí cios ou uma alimentação saudável, beber água gelada em vez de água quente ajuda mesmo a queimar calorias extras!
20 de out. de 2010
Neurofeedback Therapy * Fibromialgia * Sindrome da Fadiga Crônica
Treino por Neurofeedback
https://pt.wikipedia.org/wiki/Neurofeedback#Treino_por_Neurofeedback
Neurofeedback Therapy For Fibromyalgia and Chronic Fatigue Syndrome. https://youtu.be/SbQqG-7gpps
14 de out. de 2010
Tua Conduta é o Teu Escudo.
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Procurem na luz interior o brilho para desfazer todas as sombras e dúvidas.Permitam que essa luz flua pelas suas consciências... que vocês busquem suas verdades interiores... Que trabalhem seus valores... E que assim possam encontrar a paz.
Como erro e acerto fazem parte do processo de crescimento espiritual, naturalmente o perdão faz parte de vossas vidas em todos momentos, a fim de que permitam, também ao outro, errar e corrigir e a vós mesmos o exercício da humildade, da compreensão, da benevolência e da misericórdia para com todos.
A mágoa é um veneno para o homem. Age no humor, age na saúde física, age na saúde psíquica, age na saúde espiritual.
Deus jamais deseja ver seus filhos em aflições, em sofrimentos, doentes fisicamente e espiritualmente... Ele quer curar a todos, mas precisa que estejam a permiti-lo...
Trago a Luz para depertai-vos enquanto caminham nesta patria terrena.
É preciso perceber em cada acontecimento da vida, a lição a aprender.
É preciso estar vigilante para que a vida não passe por vós, mas que vós passem por ela com proveito e crescimento interior.
Alguns homens que reclamam da perseguição dos obsessores hoje são, na verdade, os verdugos de ontem. Por isso, somente o perdão sincero e a mudança interior podem plantar sementes de amor no terreno seco dos corações inflamados pelo ódio.
Quando o perdão das faltas alheias ilumina seu espirito, o obsessor fica constrangido, reconhecendo sua mudança e a paz vivida por esse estado de espírito. Ele sente então a necessidade de modificar a sua postura, revê os seus erros.
Começa ele então a enxergar que deixou de viver para odiar, todo o tempo que poderia ser gasto no seu engrandecimento é gasto em planos de ódio e rancor. Em suas reflexôes começa a perceber que o mal cansa, enjôa e desanima.
Não perdoar é viver no sofrimento das preocupações, abaixando o padrão vibratório, tornando-se presa fácil para os espíritos inferiores.
Mas não só o perdão é fundamental para libertação, para a evolução, o exemplo também é força motivadora da ascensão espiritual, porque palavras sem exemplo são sementes jogadas no cimento.
Enquanto palavras bonitas podem sensibilizar temporariamente o coração cansado, o exemplo arrasta as multidões para a ação...
Ninguém mais que Jesus sentiu a necessidade de exemplificar o amor e humildade, gravando para sempre no coração dos homens a sua mensagem.
Se você fizer da sua vida um exemplo de amor ao próximo e uma linda historia de perdão, então, sentirá a sua libertação. Os que odeiam já não poderao te olhar nos olhos, pois se sentirão inferiores moralmente, e, ao mesmo tempo, serás a eles um professor de conduta, caridade e amor...
Tua Conduta é o Teu Escudo. Reflitam sobre isso.
( Alice)
http://www.lema.not.br/indexcanais.php?pagecanais=faq&acao=resposta&princi=Se%E7%F5es&sub=5&q_id=474
Tratamentos espirituais
Portal Espirita
http://www.lema.not.br/indexxq2.php?pageartigo=faq&acao=resposta&sub=&princi=&recstart=0&q_id=112
Desde meados de 2000 as cirurgias espirituais como eram chamadas, agora sendo ampliadas em suas diferentes correntes de luz como TRATAMENTOS... Complementos fundamentados em medicina alternativa e busca pessoal, tem um alcance de grande resultados atenuando corpo e alma nas suas missões e até mesmo chegando a resultados de muita aceitação em campo da medicina convencional.
Espera-se o dia que ambas possam dar as mãos e concluírem a total e preciosa forma de ajudar ao ser humano em sua missão e vida na terra.
Esta reportagem data de
2003 e até agora se espera da medicina uma aceitação e liberdade para
que Integrativas e complementares atuem juntamente com benefícios... cada um em seu potencial meio de curar ou atenuar situações agravantes.
Redação e imagens: Revista Isto É de 28/05/2003
Além do corpo
A medicina espiritual desperta cada vez mais interesse.
Dois eventos científicos serão realizados para discutir
o tema, enquanto centros espíritas que oferecem
tratamento estão lotados
Celina Côrtes, Juliane Zaché e Lena Castellón
Colaborou Lia Bock
Procura: No centro do médium Waldemar são atendidas 300 pessoas por semana. A fila de espera é de um mês
Nesta semana, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - uma das mais importantes da América Latina - será sede de um encontro que, anos atrás, dificilmente ocorreria em suas instalações. No sábado 31, médicos, estudantes e outros profissionais da saúde estarão reunidos em um dos auditórios da instituição para participar do 1º Simpósio de Medicina e Espiritualidade, organizado pela Associação Médico-Espírita de São Paulo. O objetivo do encontro é fazer uma revisão da literatura científica sobre o tema e confeccionar uma proposta de inclusão da disciplina "medicina e espiritualidade" no currículo das escolas médicas. A realização do evento dentro da USP é sintomática. Mostra que a comunidade científica começa a se abrir para o estudo dos fenômenos que envolvem a crença em um mundo espiritual e suas repercussões na saúde.
Outra evidência da crescente importância do tema será a realização, também na capital paulista, em junho, do IV Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita do Brasil. O encontro reunirá 2,5 mil profissionais brasileiros e do Exterior. O evento trará cientistas de instituições estrangeiras respeitadas, como o médico Harold Koenig, diretor do Centro para o Estudo da Religião/Espiritualidade e Saúde da Universidade de Duke (EUA). Boa parte dos especialistas estrangeiros não segue o espiritismo, doutrina que conta com mais de dois milhões de adeptos no Brasil. Ela é baseada na crença da existência e imortalidade de espíritos, na sua capacidade de influenciar a vida e a saúde dos habitantes na Terra e na possibilidade de comunicação com eles.
Mágoas - A realização dos eventos é apenas uma mostra do crescimento da medicina espírita no Brasil. Outra prova da sua força é o aumento do número de associações médico-espíritas. Em 1995, existiam nove entidades. Hoje, são 30. Essas entidades reúnem profissionais que praticam a medicina convencional, mas usam sua crença para tentar melhorar a saúde do paciente que quiser receber esse atendimento. De acordo com eles, o organismo pode ser influenciado por espíritos que partiram da Terra - chamados de desencarnados - ou por pensamentos das próprias pessoas. "Indivíduos que guardam mágoas, por exemplo, sofrem alterações químicas que podem levar ao aparecimento de doenças ou ao seu agravamento", diz Kátia Marabuco, oncologista da Universidade Federal do Piauí. "Nós, espíritas, também acreditamos que as pessoas negativas podem atrair espíritos desencarnados que contribuem para o surgimento de desequilíbrios físicos e mentais", explica. A tática dos profissionais que seguem a doutrina é adotar medidas preconizadas pelo espiritismo para reverter esses quadros. Uma delas é fazer a aplicação de passes (imposição de mãos para energização e transferência de bons fluidos). Foi dessa forma que a paisagista paulistana Celeste Nardi, 62 anos, se tratou de depressão e outros problemas. Há quatro anos, frequenta uma clínica onde recebe atendimento psicológico e espiritual. Hoje, Celeste está bem. Para ajudar outros pacientes, ela aprendeu a aplicar o passe. "Quem passou por uma situação semelhante transmite uma energia de cura para quem necessita", diz.
Essas práticas também fazem parte do tratamento aplicado nos hospitais espíritas existentes no País. Hoje, há 100 instituições do gênero. São entidades que oferecem atendimento espiritual gratuito. A maioria delas é destinada à assistência psiquiátrica. Nesses locais, o doente é submetido ao tratamento tradicional - o que inclui remédios e terapia psicológica - e, se desejar, cuida do espírito. Uma dessas instituições é a Fundação Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, em Guarulhos (SP). Na instituição moram cerca de 700 portadores de deficiências mentais e outros 500 são atendidos no ambulatório. A maior parte nasceu com paralisia cerebral.
MIX: Lúcio tem paralisia cerebral e controlou crises de inquietação com a associação das terapias convencional e espiritual
Tese - O psiquiatra Frederico Leão é um dos médicos da fundação. Surpreso diante da evolução de doentes que combinavam o atendimento espiritual e o convencional, ele está fazendo uma tese de mestrado sobre o assunto, que será defendida na USP. "Vi casos em que, quando os doentes se submetiam ao tratamento médico e espiritual, tinham uma evolução boa", conta. Um dos casos é o do paciente Lúcio (nome fictício), 30 anos, que nasceu com paralisia cerebral. Ele não se expressa direito e se locomove numa cadeira de rodas. Há cinco anos, passou a ficar inquieto e manchas escuras apareceram em sua pele. "Os médicos fizeram de tudo e nada adiantou", lembra-se Márcia Lopes, psicóloga da instituição. Continuaram com os remédios, mas também aplicaram o passe. Os sintomas desapareceram.
http://www.lema.not.br/oratorio/index.php
O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade é de todas as virtudes. Destruir um e desenvolver a outra, tal deve ser o alvo de todos os esforços do homem, se quiser assegurar a sua felicidade neste mundo, tanto quanto no futuro.
"Livro dos Espíritos"- Allan Kardeck
13 de out. de 2010
REVISTA AMALUZ / canais e ufo / Prof. Laércio
http://www.esoterismonet.com.br/
http://www.eurooscar.com/amz/amaluz32.htm
http://www.eurooscar.com/amz/amaluz15.htm
http://www.eurooscar.com/amz/amaluz16.htm
http://www.eurooscar.com/amz/amaluz17.htm
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http://www.laerciofonseca.com/livros/ufologia-psiquica.html
http://www.laerciofonseca.com/sobre-professor-laercio
http://www.eurooscar.com/ETs1/ets_laercio2.htm
http://www.eurooscar.com/ETs1/ets_laercio3.htm
http://www.eurooscar.com/ETs1/ets_laercio4.htm
http://www.eurooscar.com/ETs1/ets_laercio5.htm
http://www.eurooscar.com/ETs1/ets_laercio6.htm
http://www.eurooscar.com/ETs1/ets_laercio7.htm
http://www.eurooscar.com/ETs1/ets_laercio8.htm
http://www.eurooscar.com/ETs1/ets_laercio9.htm
Musicosofia e os chakras
O som, fisicamente, é uma onda (ou conjunto de ondas) que se propaga no ar com uma certa freqüência, sendo que se essas ondas estiverem com a freqüência na faixa de 20 a 20.000 Hz, o ouvido humano será capaz de vibrar à mesma proporção, captando essa informação e produzindo sensações neurais, às quais o ser humano dá o nome de som. As ondas com freqüência bem baixa (entre 20 e 100 Hz por exemplo, soam em nossos ouvidos de forma grave, e sons com freqüência elevada - por exemplo acima de 400 Hz, soam de forma aguda).Nota musical é o termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar. Sendo assim, a cada nota corresponde uma duração e está associada uma freqüência, cuja unidade mais utilizada é o hertz (Hz), a qual descreverá em termos físicos se a nota é mais grave ou mais aguda.
As frequências propagam-se em intervalos definidos de tempo que as notas tem capacidade de sugerir, podendo ser mais longas (maior duração) ou mais curtas (menor duração). A grande maioria das notas empregadas na música possui duração e frequência determinadas, mesmo assim, existem notas indeterminadas em um, ou nos dois sentidos, o que não as faz deixar de serem também notas musicais.
As notas podem combinar-se sendo tocadas ao mesmo tempo (definindo a harmonia), ou em seqüência (definindo a melodia), e se esses fatores, junto a alguns outros, forem combinados dentro de um determinado padrão lógico pelo intelecto humano, na forma de arte, dá-se a essa seqüência o nome de música.
A nota Lá é usada como referência de altura para todas as outras notas e por isso costuma-se fazer referência ao diapasão de Lá sempre que se deseja indicar qual a freqüência das demais notas. O Lá que fica logo acima do Dó central do piano tem a freqüência de 440Hz. Esta altura já foi diferente e foram usadas freqüências de Lá variando de 430 a 460Hz. Até a metade do século XX cada país adotava uma freqüência de diapasão diferente, mas hoje em dia considera-se a afinação de 440Hz como padrão, seguido por todos os países e fabricantes de instrumentos musicais.
O nome original desta nota deriva do início do sexto verso do hino religioso Ut queant laxis, usado por Guido d'Arezzo para nomear todas as notas musicais:
Ut queant laxis
resonare fibris
mira gestorum
famuli tuorum
solve polluti
labii reatum
Sante Iohannes. (Si)
Tradução:
"para que as maravilhas de tuas obras possam ressoar na voz serena do teu servo, limpa o pecado do seus lábios manchados, oh São João".
Um músico italiano, de sobrenome Doni, constatou que era difícil solfejar com la nota ut porque terminava en uma consoante surda. Então, teve a ideia de substitui-la com a primeira sílaba do seu próprio sobrenome (Doni). Ainda hoje na França se utiliza a nota Ut.
Antes da adoção do solfejo, as notas eram chamadas por letras. A nota Lá corresponde à nota A. Em diversas línguas este nome ainda é usado e mesmo em português usa-se o nome A em cifras.
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As notas musicais
“Falaremos hoje sobre a sonoridade, não sobre a sonoridade pura, uma vez que não possuímos ouvidos para ela. O som é resultante de uma vibração que impressiona nossos órgãos físicos e produz, em conseqüência, um fenômeno virtual.
“É preciso partir do seguinte princípio: no espaço o som não é mais a sensação de um ruído, mas a sensação que acarreta uma satisfação de bem-estar moral e espiritual. O júbilo é mais ou menos intenso e corresponde às sensações que os instrumentos da Terra produzem sobre nós.
“Vimos o ser imaterial transportado à esfera musical, isto é, ao campo vibratório animado por seres angélicos; vimos também que esse ser recebe em seu perispírito vibrações que, chocando-se com seus próprios eflúvios, produzem sensações de júbilo.
“Na música humana vocês têm como nota de diapasão o lá: não tomaremos essa nota como ponto de partida, pois sua tonalidade não corresponde à tonalidade das cores. Tomaremos o dó. O dó, para os ouvidos humanos, produza um som grave, pleno, e que exprime o júbilo, um som que descreve bem o amor que devemos sentir por Deus. Esse dó, fazendo -se uma comparação, adapta-se melhor à primeira das sensações fluídicas, que se traduz geralmente pela cor azul.
“O dó simboliza o azul-celeste, a quietude, a paz da alma, surgida através da prece. O dó é a primeira nota do acorde perfeito que deriva do azul.
“O mi representa a força no amor, o desejo de amar, e pode ser representado por uma emanação da luz solar. Temos, portanto: dó, mi.
O dó fundamental é o azul; o mi, desejo no amor, dará azul-celeste e ouro.
“O sol, terceira nota harmônica, representa a consolidação das duas notas precedentes, isto é, uma ligação que pontua as duas idéias precedentes emitidas, pontuação que assegura a exteriorização do sentimento dado pelo azul.
“Percebemos essa nota através de uma tonalidade especial, cuja cor procuro tornar compreensível aos sentidos humanos. Não se trata nem de uma emanação prateada, que poderia confundir-se com o ouro, ser por este absorvida, nem de uma emanação preta, resultante das outras cores, que poderia absorver o azul. Mas é um fluido brilhante, sem cor muito definida, que pode aproximar-se da luz radiante que se desprende dos mundos por vocês percebidos, isto é, cinza-azulado, cinza-prateado. O sol, visto de longe, possui esse aspecto.
“A primeira tonalidade, vista por um mortal, terá esse aspecto: tônica azul. Intensidade da tônica, ouro. Pontuação ou duração: cinza prateado, mistura de azul com um pouco de ouro e de cinza-prateado.
“Essa primeira tonalidade representa o amor divino.
“As outras cores fundamentais apresentam todos os outros sentimentos, indo do amarelo-claro ao amarelo-escuro; porém essas cores são sempre acompanhadas por seus mantos dourados e suas vestes cinza-prateadas.
“Em música humana, acorde perfeito: dó, mi, sol. Tomando-se o ré, acorde perfeito: ré, fá, lá; com o mi, acorde perfeito: mi, sol, si.
A tônica variará de cor passando do azul até chegar ao vermelho, porém as duas outras notas serão sempre ouro e prata; elas nunca variarão.
“Conforme a qualidade do perispírito e a natureza do campo vibratório, as sensações variam e aumentam de intensidade a ponto de se tornarem maravilhosas. Certos perispíritos recebem o amarelo, outros, o vermelho. Há alguns que excluem essa última cor.
“O violeta é menos suportável para os seres evoluídos. O verde claro é mais agradável do que o escuro. Pode-se, de acordo com as leis do espaço, perceber uma mistura de azul e de rosa.
“Os campos vibratórios variam igualmente de intensidade. Eles resultam de emanações angélicas, inspiradas pelo ser divino. Quando retornamos à Terra, estamos ainda impregnados dessas vibrações; o corpo material as apaga, porém a consciência guarda sua impressão.
“Além desses campos vibratórios existem esferas, e até mesmo correntes, que dão aos espíritos menos evoluídos alegrias harmônicas às vezes vivas e profundas, apesar de mais pessoais. Essas correntes fluídicas comunicam ao ser as alegrias íntimas do amor divino. Outras correntes lhe dão apenas a alegria de ouvir os acordes da lira celeste.
Essas vibrações, não coloridas e invisíveis para o ser desencarnado, dão-lhe uma satisfação comparável à produzida pela sensação dos perfumes.
“A música celeste é, portanto, resultante de impressões causadas pelas camadas fluídicas segundo a elevação do ser e a pureza do meio.
“No espaço não se ouve nada; sente-se a harmonia dos fluidos e não a dos sons. A propriedade essencial dos fluidos é a cor. O som é de essência terrestre, a cor é de essência celeste. A próxima lição tratará dos encantos harmônicos do espaço e de sua persistência nos sentimentos humanos.”
Massenet
Comentários
A solidariedade dos sons e das cores, da qual o espírito Massenet nos fala, foi pressentida por todos os grandes músicos.
Um deles disse: "A melodia é para a luz o que a harmonia é para as cores do prisma, isto é, uma mesma coisa sob dois aspectos diferentes: melódico e harmônico." Platão nos diz: "A música é uma lei moral. Dá alma ao universo, asas ao pensamento, saída à imaginação, encanto à tristeza, alegria e vida a todas as coisas. Ela é a essência da ordem e eleva em direção a tudo o que é bom, justo e belo, e do qual ela é a forma invisível mas, no entanto, deslumbrante, apaixonada, eterna." Observemos de passagem que Massenet é antes melodista do que sinfonista.
Para formar a luz branca é preciso o acorde das cores complementares, e essa luz torna-se mais viva e radiante quanto melhor a melodia resuma e sintetize o acorde das harmonias complementares.
Parece, portanto, que há perfeita concordância entre as concepções dos gênios terrestres e o ensinamento das entidades do além, e isto reconhecendo-se que estas nos fornecem detalhes, observações ignoradas pelos especialistas de nosso mundo.
Em termos de relação, a melodia está para a harmonia como o pensamento está para o gesto. Poder-se-ia dizer, também, que em música a melodia representa a síntese e a harmonia a análise. Elas se penetram portanto uma na outra e mais valem quanto mais se combinem e se fundam mais completamente.
Na Terra a beleza de uma obra musical resulta ao mesmo tempo da concepção e da execução, porém na vida do além o pensamento iniciador e a execução se confundem, pois o pensamento comunica às vibrações fluídicas as qualidades que lhe são próprias. A obra é mais bela e a impressão que ela produz mais viva quanto mais elevada for a intenção. É isto o que dá à prece ardente, ao grito da alma a seu criador, propriedades harmônicas.
Quanto mais nos elevamos na escala das relações, mais a unidade aparece em sua sublime grandeza.
A lei das notações musicais regula todas as coisas, e seu ritmo acalanta a vida universal. É uma espécie de geometria resplandecente e divina. O alfabeto humano, como um balbucio, é uma de suas formas mais rudimentares. Porém suas manifestações tornam-se cada vez mais amplas e importantes, em todos os graus da escala harmônica.
O espírito humano não pode se elevar até as supremas alturas da arte cuja fonte é Deus, mas ele pode, ao menos, elevar a elas suas aspirações.
As concordâncias estéticas se sobrepõem ao infinito. Mas o pensamento humano entrevê apenas alguns aspectos da lei universal de harmonia nas horas de êxtase e de grande alegria. A regra musical se produz no espaço através de raios de luz; o pensamento, a expressão do gênio divino e os astros em seus cursos, aí conformam suas vibrações.
Se o espírito humano, em seus impulsos, eleva-se um instante a essas alturas, recai impotente para descrever suas belezas; as impressões que ele experimenta não se podem traduzir senão através de muda adoração.
O próprio espírito Massenet declara-se insuficientemente evoluído para manter-se nessas esferas superiores.
Uma vez mais encontramo-nos, aqui, na impossibilidade de exprimir, na linguagem humana, idéias sobre-humanas. Apesar do que se possa dizer, permanece-se sempre aquém da verdade. O infinito das idéias, dos quadros, das imagens, é como um desafio aos limitados recursos do vocabulário terrestre. Com efeito, como encerrar em palavras, como resumir em palavras todo o esplendor das obras que se desenvolvem nas profundezas dos céus estrelados?
(do capítulo 6 do livro O espiritismo na arte)
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http://www.fengshui.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=37
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A Música, as Notas e a Escala
Márcio Ellery Girão Barroso
A música é a arte dos sons e dos ritmos. Os nossos ouvidos são capazes de perceber sons numa gama de freqüência que vai de 16 hz a 20.000 hz. Em torno de 4.000 hz somos capazes de distinguir freqüências com apenas 1 hz de diferença. Dessa imensa variedade de sons possíveis de ouvir, a música ocidental utiliza uma pequena fração de cerca de 90 sons distintos (diferentes alturas de som ). Mesmo assim, milhares de composições musicais à nossa disposição atestam o enorme poder dessa só aparentemente pequena quantidade de sons utilizados.
A escolha desses sons, ou notas, tão especiais vem desde a antiguidade, e foi consolidada apenas no início do século XVIII com a definição precisa da escala musical (o conjunto de notas usadas na música).
Existem duas notas singulares que determinam os limites da escala: quando a freqüência do som é dobrada (f, 2f, 4f ...) a nossa percepção indica um som exatamente igual, apenas em alturas distintas. Assim se dá, por exemplo, com as notas dó em diferentes posições no violão. Daí a conclusão imediata de que a escala (mais tarde denominada escala cromática) seria um conjunto de notas entre uma freqüência e o seu dobro.
Outro fenômeno no qual intervêm, de um lado a nossa percepção, do outro a mecânica das vibrações que produzem sons, é a consonância. Quando tocamos numa corda do violão ela vibra mais fortemente na freqüência da nota para a qual ela foi projetada (por exemplo, o lá).
Entretanto, ela também vibra com menor intensidade em outras freqüências também perceptíveis ao ouvido. Desde o início da fabricação dos instrumentos musicais, observou-se que para ser agradável ao ouvido, cada som deveria resultar de uma freqüência principal igual a uma das freqüências secundárias dos outros sons. Com isso, os diferentes sons detêm uma consonância em suas vibrações principais.
Vibração complexa de uma corda
Poder-se-ia dizer que no caso do sistema de sons hoje utilizado na música ocidental, a galinha nasceu primeiro que o ovo. Primeiro vieram as composições musicais e os instrumentos que as executavam, incluindo a voz humana, baseados em sons discretos que consonassem agradavelmente aos ouvidos. Somente muito depois é que se estabeleceram matematicamente as relações precisas desses sons e a sua universalização. As explicações a seguir são, portanto, uma mera tentativa de estabelecer uma cronologia científica do sistema de sons atual.
Assim, após várias experiências e alguns cálculos matemáticos chegou-se a um conjunto de 12 freqüências (notas) entre uma freqüência e o seu dobro. Foi só escolher uma freqüência semente (em torno de 440 hz) e estava inventada a escala cromática. A distância entre duas notas seqüenciais desta escala se denomina semitom . Dois semitons em seqüência formam, pois, um tom.
Restava, no entanto, um problema de caráter prático a ser resolvido. Se uma música fosse tocada a partir de uma determinada nota (por exemplo, o dó), não era possível transcrevê-la para outra nota de início (por exemplo, o ré). Isto porque as freqüências calculadas para as 12 notas da escala eram números irracionais e não mantinham a relação que permitisse tal transcrição. Por exemplo, a relação das freqüências entre o dó e o ré não era a mesma que entre o ré e o mi. Para resolver o problema, as freqüências foram “acochambradas” de forma que a relação entre elas fosse constante. Estava inventada a escala temperada, que embora fugisse da perfeição consonante entre as notas, resolvia o problema da transcrição. O “Teclado Bem Temperado” do genial Bach foi uma das primeiras obras nessa nova escala.
Ainda tendo o ouvido como o mestre a ser agradado, concluiu-se que para manter uma relação sonora agradável entre as notas, uma música não deveria conter aleatoriamente as 12 notas da escala, mas apenas algumas delas. Foram inventadas então as escalas diatônicas, contendo apenas oito notas (sendo a oitava com o mesmo som da primeira, ou seja, com o dobro de sua freqüência) e com as quais as músicas deveriam ser prioritariamente construídas. Estava inventado o dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó. Daí que a relação entre uma freqüência e o seu dobro é chamada de oitava.
Na realidade, a escala adveio da relação (agradável) de 3/2 entre duas freqüências (que ocorre entre as notas que têm entre si três notas, como, por exemplo, fá, dó, sol, ré, lá, mi, si).
http://www.weblyrics.com.br/artigos/artigo_1.asp
http://www.gnosisonline.org/misterios-da-musica/musicossofia-e-astromusica/
12 de out. de 2010
Chakras e funções
Chakras
Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Daí, a relação entre as doenças e as crises emocionais. É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressão, raiva, solidão, em doenças físicas, como cânceres e outras mais graves. Nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e, principalmente, saúde. É através dos nadis (meridianos) - caminhos invisíveis dentro do nosso organismo - que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chakras, em pontos que concentram vibrações mais específicas. Os principais chakras são aberturas para a energia fluir da aura para o corpo e vice versa. Somos como esponjas do mar, assim como a água está para elas a energia está para nós, nos rodeando. Uma vez que esta energia está sempre associada a uma forma de consciência, a energia que temos experiência de intercâmbio em termos de visão, audição, percepção, conhecimento direto ou intuição. Na figura ao lado, podemos ver que os chakras ficam "abertos" e significa duas coisas. Em primeiro absorver uma grande quantidade de energia do campo universal através de todos os chakras. Em segundo deixar-se, de alguma forma lidar com todas as informações energético que estão associados com a energia que flui através de nós.
É muito importante mantermos os chakras equilibrados e manter nosso fluxo de energia, porque quanto mais equilibrados estivermos mais saudáveis estaremos.
A falta de fluxo no sistema de energia humana ou um bloqueio do fluxo de energia, eventualmente leva à doenças. Além disso, distorce a nossa percepção e interfere em nossos sentimentos. Cada um dos sete principais chakras tem uma ou mais áreas do corpo que governa junto com uma cor associada. Há também características diferenciadas quando um chakra é demasiadamente aberto, bloqueado ou desequilibrado. Abaixo temos algumas informações sobre cada um dos sete principais chakras. Localizado à base da coluna entre o ânus e os genitais ligado ao cóccix, aberto para baixo. Este chakra também é ativado pela energia revitalizadora do centro do planeta. Tem relação com a quantidade de energia física e vontade de viver.Atua sobre a coluna vertebral, sistema nervoso central e periférico. Bem fundamentado na realidade física, "Estou aqui e agora", a presença da força e da energia vital. Relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.Nome em Sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte") Funções: Sobrevivência e existência terrena, ligação com o mundo material, energia física e traz vitalidade para o corpo físico Disfunções: Raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vergonha, vícios, violência, morte, dor, insegurança e tensão Glândula Endócrina: Supra-renais Hormônios: Adrenalina, noradrenalina Nota Musical: Dó Cor: Vermelho Símbolo: Lótus de quatro pétalas Sentido: Olfato Elemento: Terra Mantra: Lam Qualidade Positiva: Coragem, Estabilidade, Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança Órgãos: Rins (deficiência renal), coluna vertebral, ossos, dentes, intestino grosso, ânus,reto, próstata, anemia (deficiência de ferro), excesso de peso, pressão baixa, fadiga, poucatonicidade muscular, problemas de circulação, desequilíbrio na temperatura do corpo, leucemia e tensão nervosa. 2 - Chakra Umbilical - Sacro (Sexual): Localizado a dois dedos abaixo do umbigo, aberto para frente e para as costas. Regula os órgãos da reprodução, os ovários (mulheres) e os testículos (homens), esse centro representa o portal por onde geramos vida na fisicalidade. Uma forma de realizar um aspecto de nossa dinvindade. Rege as energias sexuais. É através deste chakra que o ser adquire a sensibilidade de perceber as emanações sutios e vibrações do ambiente. Também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chacra é estimulado, propicia uma boa captação energética. Nome em Sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer") Funções: Reprodução e propagação da espécie, sexualidade, força e vitalidade física Disfunções: Controle, sujeição ou desvio da sexualidade, rejeição, solidão, ressentimentos, vingança, ciúme, depressão, inveja, confusão, impotência e problemas na bexiga Glândula Endócrina: Gônadas, glândulas sexuais masculinas e femininas (testículos e ovários) Hormônios: Estrogeno e Testosterona Nota Musical: Ré Cor: Laranja Símbolo: Lótus de seis pétalas Sentido: Paladar Elemento: Água Mantra: Vam Qualidade Positiva: Sensualidade, Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância Órgãos: Sistema reprodutor, bexiga, quadris, pernas, pés, nervo ciático, espasmos musculares, cãibras, cólicas, desordens menstruais e desequilíbrios hormonais.3 - Chakra Plexo Solar: Localizado à boca do estômago, aberto para frente e para as costas. Este centro equilibra a segregação de insulina, que tem importância fundamental no nível de açúcar no sangue. Também de proteínas, gorduras e metabolismo de carboidratos efetivado pelo pâncreas. è o centro de percepção de quem é Você no Universo. É a partir deste centro que harmonizamos o corpo dos desejos, desenvolvendo assim nosso Amor-Sabedoria-Poder para a escolha consciente do que criamos. Está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas. Nome em Sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias") Funções: Personalidade, vitalidade, ação e vontade, paz e harmonia, auto-estima, proteção contra vibrações negativas, digestão, emoções e metabolismo Disfunções: Ansiedade, preocupação, indecisão, preconceito, desconfiança, negligência, mentira, medo, ódio, problemas digestivos e raiva Glândula Endócrina: Pâncreas (um órgão situado logo abaixo e atrás do estômago) Nota Musical: Mi Cor: Amarela Símbolo: Lótus de dez pétalas Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro Raio: Violeta Sentido: Visão Elemento: Fogo Mantra: Ram Qualidade Positiva: Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação Órgãos:4 - Chakra Cardíaco: Localizado no centro do peito, aberto para a frente e para as costas. Nosso Templo Sagrado onde cintíla a Chama Trina do Amor, do Poder e da Sabedoria. Quando expandido esse centro energético, nossa capacidade de amar é potencializada através do amor incondicional, que abrange tudo e a todos, sem julgamentos, sem medo, sem culpa. É o Fogo Diamante da Cosnsciência de Cristo, O Eu Sou a Presença. Capacidade de cura da mente, corpo, emoções, através do processo de iluminação. A glândula do Timo controla o sistema imunológico e funciona perfeitamente quando harmonizados chakras, glândulas e órgãos. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Na tradição católica, este chacra é simbolizado pelo coração luminoso de Cristo. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas. Nome em Sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado") Funções: Amor Incondicional, união, sistema imunológico, energiza o sangue e o corpo físico. Disfunções: Desilusão, transição, pânico, depressão, desequilíbrio, instabilidade emocional, problemas de coração e circulação. Glândula Endócrina: Timo, localizada a altura do coração Nota Musical: Fá Cor: Verde (cura e energia vital) e/ou Rosa (Amor) Símbolo: Lótus de doze pétalas Raio: Rosa Sentido: Tato Elemento: Ar Mantra: Yam Qualidades Positivas: Campaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz Órgãos: Coração, arritmia cardíaca, sistema circulatório, brônquios e aparelho respiratório, parte superior das costas, nervo vago, sangue, pele, rubor, pressão alta, colesterol alto, palpitações, acidose, síndrome de pânico e incapacidade de amar. 5 - Chakra Laríngeo: Localizado no meio da garganta, aberto para frente e para as costas. O quinto chakra é a passagem, o caminho que as emoções contidas no coração necessitam atravessar para serem harmonizadas. O Autoconhecimento é contínuo quando o chakra da garganta está expandido, pois, a transformação constante pela qual passa o buscador, leva à expansão de seu pode e vontade. Responsabilidade pelas necessidades pessoais. Expressão do verbo criador, Eu Sou. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais. Nome em Sânscrito: VISHUDDA ("O purificador") Funções: Comunicação, criatividade, iniciativa, independência, som, vibração Disfunções: Fracasso, apatia, desespero, limitação, medo, insegurança, auto-reprovação, submissão, depressão, ignorância e problemas de comunicação Glândula Endócrina: Tireóide e paratireóide, localizada na altura da garganta Hormônios: Tiroxina Nota Musical: Sol Cor: Azul claro Símbolo: Lótus de dezesseis pétalas Raio: Azul Sentido: Audição Elemento: Éter Mantra: Ham Qualidade Positiva: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz Órgãos: Garganta, amígdalas, laringe, cordas vocais, esôfago, susceptibilidade a infecções virais e bacterianas, resfriados, amigdalites, faringites, dores musculares e de cabeça (nuca), problemas dentários, endurecimento dos maxilares (bruxismo), congestão linfática, herpes e medo de fracasso na vida social. 6 - Chakra Frontal: Localizado entre as sobrancelhas, aberto para frente e para as costas. É de importância fundamental na cura a distância. Capacidade de visualizar e compreender conceitos mentais. Porta para a percepção de planos multidimensionais, quando expandido, este chakra proporciona a visão interior, a clarividência. Visão de mundo. Criando sua própria realidade. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana. Nome em Sânscrito: AJNÃ ("O Centro de comando") Funções: Intuição, paranormalidade, percepção extrasensorial, raciocínio lógico, revitaliza sistema nervoso e a visão Disfunções: Ganância, arrogância, tirania, rigidez, alienação, dores de cabeça, falta de concentração, medo, problema nos olhos, pesadelos e tensão Glândula Endócrina: Hipófise (Pituitária) localizada na base do crânio, segrega vários hormônios que regulam o crescimento e o metabolismo Hormônios: Vasopressina (antidiurético), Pituitrina. Nota Musical: La Cor: Azul Índigo Símbolo: Lótus de noventa e seis pétalas Raio: Verde-cristal Sentido: Todos e percepção extrasensorial Elemento: Luz Mantra: Om Qualidade Positiva: Compreensão, Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria Órgãos: Sistema nervoso central, olhos (cegueira, catarata, glaucoma), ouvido (surdez), nariz (rinite), falta de raciocínio lógico, vícios de drogas, álcool e outras compulsões. 7 - Chakra Coronário: Localizado no topo da cabeça, aberto para cima. Integração da personalidade e o Eu Cristico, da vida na fisicalidade e os aspectos espirituais do ser. Está associado ao alinhamento e conexão com a totalidade. Quando este chakra é expandido, potencializa a produção de melatonina. Através do coronário a Luz e o Amor Cósmico, Energia Vital Universal (Reiki), flui para os outros centros que distribuem para todos os órgãos do corpo. Conhecimento e Sabedoria Universais. O sétimo é o mais importante dos chakras, relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano. Nome em Sânscrito: SAHASHARA ("O Lótus das mil pétalas") Funções: Ligação com energias superiores, plenitude e revitaliza o cérebro Disfunções: Neuroses, irracionalidade, desorientação, fobias, histeria, obsessão, alienação, confusão, depressão e falta de inspiração Glândula Endócrina: Pineal - Localizada no meio da cabeça Nota Musical: Si Cor: Violeta e Branca Símbolo: Lótus de novecentas e setenta e duas pétalas Elemento: Todos os elementos Raio: Dourado Mantra: Aum Qualidade Positiva: Intuição, percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito Órgãos: Cérebro, insônia, enxaqueca, disfunções sensoriais, neurose, histeria, possessão, obsessão e materialismo. |