19 de set. de 2011

A CROMOTERAPIA

Rating:★★★★
Category:Other
A cromoterapia é a ciência que estuda as diferentes cores e sua ação energética para fins terapêuticos. Suas técnicas utilizam determinadas freqüências luminosas para restaurar, manter ou alternar as vibrações do corpo que resultam em saúde, física e mental, bem estar e harmonia. Quando há o excesso ou ausência de uma determinada cor, ocorre o que os cromoterapeutas chamam de desequilíbrio energético, levando o organismo a responder negativamente, gerando distúrbios físicos, mentais e emocionais.

Foi Albert Einstein que descobriu a relação entre matéria e energia, e definiu como: "Matéria é energia em estado condensado, e energia é matéria em estado luminosa".

Segundo o pesquisador e terapeuta holístico Paulo Sérgio Figueira, as cores têm uma influência constante e intensa em nosso dia a dia. "Estamos todos os tempos suscetíveis às mais diversas freqüências vibratórias da luz, que produzem reações mentais e geram estados emocionais distintos". Para comprovar o fato, Paulo Sérgio sugere que tentemos dormir com uma lâmpada vermelha próxima da cama: o sono será agitado e pouco reparador. Da mesma forma, uma lâmpada azul trará calma e tranqüilidade durante a noite toda.

O uso da cromoterapia com finalidades terapêuticas tem sua base no povo egípcio, que construía templos de modo a canalizar a luz solar em feixes controlados. As técnicas também foram utilizadas na Índia e na China, onde a cromoterapia adquiriu seu caráter propriamente medicinal, no diagnóstico e na cura de doenças em geral. A prática cromoterápica parte do princípio que o espectro solar se decompõe em sete cores, conforme foi enunciado pelo físico Isaac Newton no século XVIII, e cada uma dessas cores representa uma onda eletromagnética de vibração que começa no vermelho, passa pelo laranja, amarelo, verde, azul e índigo até o violeta.

Entende-se Cromoterapia como a ciência que utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção.

As 7(sete) cores do Espectro são:

- vermelho
laranja
amarelo
verde
azul
anil
violeta
A Cromoterapia está fundamentada em três ciências:

Medicina - A arte de curar;
Física - Ciência que estuda as transformações da energia, em especial no capítulo dedicada à natureza da luz: sua origem no espectro eletromagnético e seus elementos, como comprimento de onda, freqüência e velocidade;
Bioenergética - Ciência que demonstra a existência do corpo bioenergêtico, analisando a energia vital.
A Cromoterapia traz benefícios aos portadores de qualquer disfunção, começando por aliviar as dores e finalmente pela recuperação dos pacientes, na maioria das doenças.

Salienta-se a eficácia da Cromoterapia no tratamento da enxaqueca, doença que atinge um terço da população mundial adulta, conforme estatística da OMS (Organização Mundial de Saúde). A causa principal da Enxaqueca é energética (entrada de energia cósmica pela região occipital), mas pode estar aliada a uma disfunção orgânica como tensão pré-menstrual, má digestão, sinusite, problemas de visão, obstrução das carótidas que conduzem o sangue até os neurônios, compressão das vértebras da coluna cervical, etc...

A Cromoterapia faz o equilíbrio do fluxo energético e trata a causa física, eliminando a dor e restabelecendo a saúde após uma série de aplicações, numa média de dez a quinze.

A cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral da World Health Organization-OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradiconais da OMS, Dr. Robert Bannerman.

Diversos foram os pesquisadores do uso das cores, dos quais citamos:

JOHN OTT - Médico e Diretor do Instituto Sarasota - Flórida/USA, que pesquisou o efeito das cores sobre tumores cancerosos. Autor do livro "Health And Light";

DINSHAH GHADIALI - Médico indiano, residente em New Jersey/USA, que estruturou a Cromoterapia em bases científicas. Autor de uma Enciclopédia, em 3 volumes, sobre a utilização das cores nas doenças;

NIELS FINSEN - Médico em Copenhague, Dinamarca.

Autor do livro "Propriedades Actínicas da Luz do Sol". Fundou o Instituto da Luz para a cura de pacientes com tuberculose. Realizou curas surpreendentes em cerca de dois mil pacientes com a aplicação da Cromoterapia, recebendo o Prêmio Nobel, em 1903;

RENÉ NUNES - Jornalista, Conferencista e Professor, de Brasília - Brasil (falecido em 1995), que se dedicou à pesquisa e aplicação da Cromoterapia em mais de dez mil pacientes, obtendo grande índice de recuperação. Autor de diversas obras, das quais cito "Cromoterapia Técnica". Foi o grande divulgador da Cromoterapia como ciência médica-energética no Brasil e no exterior.

5.1 – HISTÓRIA

Várias foram as civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana, a chinesa e outras que fizeram uso das cores para tratamento de saúde.

Na China e na Índia a cor era mais relacionada à Mitologia e à Astrologia. Na Grécia muitos filósofos-médicos foram absorver o conhecimento da ciência médica na fonte egípcia, com os sacerdotes-médicos.

Essa terapia

está intimamente ligada ao antigo Egito assim como a própria Medicina. O vínculo da Medicina ao Egito data de 2800 a.C. com IMHOTEP, considerado o Pai Universal da Medicina, pois foi ele quem escreveu os primeiros livros de Medicina, em rolos de papiros. E também foi ele quem fundou a primeira Escola de Medicina.

Séculos mais tarde, Hipócrates (460-377 a.C.), médico grego, esteve no Egito estudando a matéria Médica com os sacerdotes-médicos, durante três anos. De retorno a Cós, sua cidade natal, fundou a primeira Escola de Medicina da Grécia e elaborou o Juramento Médico baseado nos escritos de Imhotep.

Também o tratamento médico com o uso de cores iniciou no Egito, conforme pesquisas do Dr. Paul Galioughi, autor do livro "La Médicine des Pharaons", onde relata como os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores, utilizando-se de flores e pedras preciosas.

O Deus Egípcio "Thot" era o mestre nas cores. Cores estas usadas por ele para curar doenças e desenvolver os dons espirituais. Foi desenvolvido por eles o preparo e uso de água solarizada a partir de potes coloridos como um dos mais importantes da medicina egípcia.

Então, podemos dizer que a Cromoterapia nasceu no antigo Egito; adormeceu milênios; e ressurge como uma Medicina-energética, assim como a Homeopatia e a Acupuntura.

Na China as cores foram utilizadas pela medicina especialmente no diagnóstico dos desequilíbrios internos e na alimentação.

Nos dias atuais, as terapias que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa (como Acupuntura, o Do-In e o Shiatsu), levam em conta a observação das cores da pele, língua, etc. Na alimentação eles percebiam a importância da ingestão de alimentos de cores variadas. Conta à história que a terapia pelos raios solares (Helioterapia) era muito usada e receitada pelos médicos gregos, inclusive por Hipócrates, o "Pai da Medicina". Alguns documentos relatam o uso da cromoterapia pelos gregos, relacionando as cores à posição dos planetas no dia do nascimento do paciente (astrologia medicinal).

A Índia que ofereceu maior colaboração a respeito dos princípios energéticos que determinam à cura e, especialmente, da cromoterapia que na medicina indiana e chamada de Medicina Ayurvédica (ayur=vida e veda=conhecimento, ou seja, "conhecimento das leis da vida". Alem das cores, a medicina ayurvédica utiliza-se de cristais, sons, exercícios respiratórios, alimentos, massagem, mandalas e plantas medicinais que vão agir sobre as glândulas, os chakras (centros de energia) e a aura.

Na antiga Grécia, na "era de ouro", nos templos de Heliópolis já era empregada essa ciência. Assim como no antigo Egito, no templo de Karnak, Nemabon, era utilizada raízes com coloração diferentes para erradicar os males.

As cores exercem uma poderosa influência sobre nós, independentes de estarmos conscientes ou não. Cada cor tem sua velocidade de comprimento de onda de vibração. Na cromoterapia são usadas todas as sete cores do espectro visível da luz solar.

5.2 – AS CORES E SUA INFLUÊNCIA DIRETA

De acordo com Lourdes Jaine Franco Carvalho, estudante de cromoterapia desde 1983 e responsável pelo site "Recanto das Cores". a utilização de lâmpadas coloridas, por exemplo, consiste em escolher uma lâmpada de 25 Watts com a cor desejada e aplicá-la em movimentos circulares por um período de cinco minutos, a uma distância de cinco centímetros da pele.

"O tratamento através da cromoterapia pode se dar através de diversas técnicas: captação do espectro solar em um copo envolto em papel da cor desejada, exposição a lâmpadas coloridas, ingestão de alimentos naturais, uso de roupas, decoração e mentalização das cores",

A cromoterapeuta Fátima João afirma que, para diagnosticar o grau de desequilíbrio energético de uma pessoa, esta deve submeter-se a uma análise de chakras (pontos energéticos que permitem a troca de energias do corpo com o meio externo), a fim de corrigir seu padrão vibracional. "O tratamento cromoterápico é, no entanto, apenas um suporte para que o paciente cure-se mais rápido, o que não exclui uma visita ao médico convencional", diz Fátima.

Lourdes Carvalho dá alguns exemplos dos significados das cores e da sua influência na saúde das pessoas: a cor azul, por exemplo, ajuda a regenerar células de músculos, juntas e articulações. O violeta auxilia na eliminação das toxinas, além de reduzir os medos, angústias e irritações e o amarelo ajuda a desintegrar cálculos renais e trata doenças do fígado, intestino e pâncreas.

A seguir uma pequena relação das funções das cores:

Vermelho: libera adrenalina, ativa circulação sanguínea, indicada para pessoas enfraquecidas, anêmicos, raquíticos, etc.

Laranja: indicada para falta de apetite, depressão, anemia doenças do coração, cólicas espasmos, reumatismos etc.

Amarelo: indicada para estados de falta de confiança, doenças mentais, melancolia, atraso menstrual, etc.

Verde: indicada para depressão, pessimismo, prisão de ventre, falta de amor próprio, etc.

Azul: diminui o ritmo respiratório e pressão sanguínea. Indicada nos estados de estresse, recuperação de doenças, nervosismo, insônia, medos, ciúmes, esgotamentos nervoso etc.

Índigo: ajuda a expandir a mente. Indicada para reduzir hemorragias, estresse, afecções dos olhos, ouvidos e nariz.

Violeta: Indicada nos estados de carência afetiva, sentimentos de culpa, reumatismo, tumores, problemas de rins, doenças mentais, vícios, drogas etc.

5.3 - CROMOPUNTURA

A Cromopuntura tem como base a milenar acupuntura, onde a informação para o organismo é transmitida através dos pontos dos meridianos pela inserção de agulhas. Em cromopuntura esta informação também é transmitida via pele, mas sem agulhas, nos mesmos pontos de acupuntura, com pequenos feixes de luz colorida. Este método, comprovado há mais de 25 anos, já está sendo aplicado em várias partes do mundo.

É sabido que a pele, o nosso maior órgão por assim dizer, não é só o invólucro e a proteção de nosso organismo. Ela reage ao toque, à temperatura e a vários outros estímulos. Ela é também a antena transformadora de todas as vibrações que nos atinge e nos rodeiam, isto é especialmente relevante para algumas áreas da pele e pontos, que apresentam uma maior afinidade como antenas. E os pontos de acupuntura que apresentam menor resistência elétrica têm uma relação especial a todo tipo de estímulo e, consequentemente, também com as cores.

Os filósofos chineses atribuem o equilíbrio do corpo humano a uma força universal chamada "Chi". O Chi é dividido em Yin e Yang, sendo que os dois existem no corpo humano como antagonistas. Esta bipolaridade de Yin e Yang pode ser comparada aos pólos negativos e positivos da eletricidade.

O positivo Yang é associado ao dia, ao calor, à luz e ao masculino, tendo como suas cores quentes – o vermelho, o laranja e o amarelo.
O negativo Yin é associado à noite, ao frio, a escuridão e o feminino, tendo como suas cores frias - o azul, o Índigo, e o violeta.
Na medicina chinesa o excesso ou deficiência de Yin ou Yang provoca as doenças. Somente o equilíbrio eqüilateral da bioenergia garante um organismo sadio.

5.4 – AS CORES E SUAS PROPRIEDADES

Vermelho: Primeira cor do espectro eletromagnético visível. É a cor mais quente e mais densa. Associa-se à energia, saúde e vitalidade. Sintoniza-se com o primeiro chakra e exerce um poderoso efeito revigorante. Aquece, estimula a circulação. É energizador do fígado, do físico em geral e o sistema muscular. É estimulante para o hemisfério cerebral esquerdo, os nervos sensoriais, o fluído da espinha, o sistema nervoso simpático, a hemoglobina, a circulação sangüínea, as carências de olfato, visão, audição, tato e paladar. Descongestiona as mucosas e descontrai músculos.

Distúrbios que podem ser tratadas pelo Vermelho: apatia, desânimo, depressão, estado de indiferença, estado de melancolia, estado de abatimento, cansaço físico, preguiça, falta de vitalidade - anemia - doenças do sangue - deficiências circulatórias - pressão baixa - asma - bronquite - constipação - debilidade física - doenças do frio - paralisia - pneumonia - prisão de ventre - resfriado - fraqueza - problemas menstruais - tuberculose

Alimentos: beterraba, tomate, cará, carne, pimentão, cereja, melancia, morango, pimenta, rabanete, uva, ameixa, groselha, maçã,frutas e legumes de pele ou casca vermelha.
Laranja: Cor quente combina as qualidades físicas do vermelho com as mentais do amarelo. Possui efeito vitalizante, porém de forma mais branda do que o vermelho. Associa-se à alegria, jovialidade e prazer. Sintoniza-se com o segundo chakra e possui a característica de nos colocar em contato com as nossas emoções, aliviar repressões e nos impulsionar em direção à vida.

Estimula a criatividade e a assimilação de idéias novas para liberação de limitações e complexos de culpa. É tônica e energizadora, chamada de cor antifadiga. É estimulante da circulação sangüìnea, do metabolismo do cálcio, da tireóide, de hormônios em geral, da produção de leite materno. Age sobre o processo de assimilação de nutrientes, baço, pâncreas, fígado, vesícula, rins (areias e pedras) e alergias. Fortalece os pulmões e os ossos.

Distúrbios que podem ser tratadas pelo Laranja: falta de vitalidade, de motivação, tristeza, depressão, prostração, cansaço, inibição, repressão, timidez, situações de choques e traumas - asma - bronquite - cálculo biliar - cansaço mental - condições crônicas, como a de as-ma , de reumatismo, de artrite - doenças dos rins e bexigas - epilepsia - gota - hipotireoidismo - problemas menstruais - problemas dos pulmões - resfriados - problemas sexuais - problemas de intestinos - região lombar - tumores malignos e benignos.

Alimentos: abóbora, laranja, cenoura, damasco, frutas e legumes de casca ou pele laranja.
Amarelo: Cor quente. Associa-se à felicidade, sociabilidade, divertimento e também ao intelecto e à sabedoria. Sintoniza-se com o terceiro chakra e está ligada à auto-satisfação e realização pessoal. Estimula e purifica o fígado, os intestinos, o sistema linfático e a pele. Energiza o processo digestivo e o sistema nervoso. Estimula os nervos motores, a digestão, o fluxo da bílis e do pâncreas. Gera energia para os músculos.

Distúrbios que podem ser tratadas pelo Amarelo: desespero, melancolia, depressão, letargia mental, dificuldade de concentração, dificuldade de aprendizagem, esgotamento mental, insegurança, medos, preocupações, baixa auto-estima, falta de auto-confiança - baço - diabetes - eczema - esgotamento mental e depressão - fígado - flatulência - hemiplegia hemorróidas - indigestão - paralisia - prisão de ventre - problemas digestivos - problemas de fígados - problemas renais - diabetes

Alimentos: pimentão, cebola, pêra, banana, queijos, feijão, gema de ovo, laranja, limão, mamão, manga, manteiga, melão, milho, nabo, pêssego, tangerina
Verde:Quarta cor do espectro eletromagnético e considerada neutra em termos de temperatura. É a cor do meio, do equilíbrio. Associa-se à esperança e fertilidade; Sintoniza-se com o quarto chakra e exerce um efeito calmante sobre o sistema nervoso. Também exerce efeito regenerador sobre músculos, tecidos e ossos. Combarte infecções, inflamações e intoxicações. Alivia tensões e emoções. Estimula a hipófise.

Distúrbios que podem ser tratadas pelo Verde: doenças nervosas, esgotamento, estimulação excessiva, insônia, irritabilidade, tensão muscular, ciúmes, inveja, mágoas - problemas pulmonares - asma - bronquites - cólicas - doenças hepáticas - doenças venéreas -erisipela - hemorróidas - hipertensão - laringite - nevralgia - problemas do coração - dores lombares e nos quadris - sinusite - tifo - úlceras - virulências - câncer

Alimentos: Frutas e legumes de casca ou pele verde
Azul: Quinta cor do espectro eletromagnético. Cor fria. Associada à calma, harmonia, serenidade e paz. Sintoniza-se com o quinto chakra e possui efeito extremamente calmante e relaxante, ainda mais que o verde. Possui propriedades antisséptica, analgésica e bactericida. É refrescante e combate estados febris, úlceras, abscessos, e doenças infecciosas em geral. Aumenta a defesa do organismo. Diminui o ritmo cardíaco. Reduz o calor do corpo.

Distúrbios que podem ser tratadas pelo Azul: cólera, histeria, insônia, agressividade, raiva, agitação, inquietação, irritação, hiperatividade - coceiras - colapso - cólicas - dentes (inflamações) - diarréia - disenteria - doenças da garganta - amigdalites - doenças febris - doenças gastrintestinais - doenças renais - dor de cabeça - epilepsia - escarlatina - gastrite - glaucoma - hidrofobia - histeria - icterícia - inflamação dos olhos - laringite - menstruacão difícil - pele - poliomielite - queimaduras - reumatismo agudo - sarampo - sífilis - tifo - ulceras do duodeno - varicela - vômito - membros inchados e avermelhados - hemorragias - problemas de tireóide.

Alimentos: Ameixa, amora, uva, frutas e legumes de casca ou pele azul.
Índigo: Cor fria, resultante da combinação do violeta com o azul. Associa-se à psique e está ligada a processos mentais. Sintoniza-se com o sexto chakra e exerce efeito libertador e purificador da mente. É considerada excelente anestésico e coagulante natural da corrente sangüínea. Depressora da Tireóide. Aumenta a defesa imunológica. Purifica a corrente sangüìneas. Tonifica os músculos e acalma a respiração.

Distúrbios que podem ser tratadas pelo Índigo: insanidade, obsessões, doenças nervosas - amigdalite - apendicite - asma -bronquite - catarata - convulsões - coqueluche - delírios dos alcoólatras - dispepsia - doenças da garganta - doenças do nariz - doenças dos olhos - doenças do ouvido- olfato - paralisia facial - pneumonia - problemas dos pulmões - sangramento pelo nariz - problemas hormonais - hipertireoidismo
Violeta: Sétima cor do espectro eletromagnético visível. Possui o maior grau de vibração e é a menos densa de todas. Cor fria. Associa-se à inspiração espiritual. Sintorniza-se com o sétimo chakra e tem poder de purificação e transmutação de processos mentais. É estimulante do sistema imunológico, pois estimula a produção de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue. É cicatrizante, desinfetante e purificadora. Ameniza os estados de irritação.

Distúrbios que podem ser tratadas pelo Violeta: perturbações mentais, perturbações nervosas, neuroses, obsessões, abalos, stress - cãimbras - ciática - crescimento dos ossos - problemas na bexiga - doenças do couro cabeludo - epilepsia - meningite - nevralgia - problemas de pele - reumatismo - rins - tumores - sistema imunológico enfraquecido - câncer - distúrbios hormonais em geral - problemas cerebrais

Alimentos: repolho roxo, batata-doce, alcachofra, berinjela, uva, frutas e legumes de pele roxa ou lilás.
Rosa: Associada ao amor incondicional, é considerada eficiente para colocar as pessoas em um estado de espírito afetuoso. Sintoniza-se com o quarto chakra, o do coração. Pode ser usada sozinha ou em conjunto com o verde. É considerada eficiente para aliviar sensações de coração machucado, como dor de cotovelo, rejeições e perdas afetivas.

Distúrbios que podem ser tratadas pelo Rosa: mágoas - ciúmes - egoísmo - possessividade - problemas de auto-estima relacionados a rejeições, abandonos, perdas afetivas, coração machucado, traição. distúrbios nos órgãos reprodutores.
5.5 - O USO INADEQUADO E CONTRA-INDICAÇÕES DO USO DAS CORES

A cromoterapia não é uma técnica de cura que apresenta efeitos colaterais, mas também tem suas contra-indicações.

O que é uma contra-indicação?

É aplicar uma cor, quando o paciente já há tem em demasia em seu corpo. Para este fato, dá-se o nome de saturação.

Em quais casos pode-se identificar este fato de saturação?

Primeiramente, sempre há a necessidade de estudar-se a cromoterapia, para que não cometamos nenhum erro, embora, o que se chama de erro nesta técnica alternativa, não tem a mesma conotação que aquela conhecida na Medicina Oficial. Para corrigir um erro na aplicação de uma determinada cor, pode-se utilizar das cores complementares, ou, dispersar aquelas aplicadas.

Posteriormente, dentro de uma correlação cor / efeito, não aplicar:

Vermelho: Não usar na cabeça, pressão alta, febre, gravidez, arteriosclerose, pertubações mentais, pessoas agitadas, agressivas ou histéricas, pessoas com histórico de problemas cardíacos (paciente safenado, com marca-passo, etc), derrame cerebral ou hemorragias.

É contra-indicado nos seguintes casos: pessoas consideradas mentalmente insanas, emocionalmente perturbadas, pessoas violentas, agitadas, agressivas, temperamentos excitados, condições de revolta, raiva, impaciência, irritação, impulsividade - inflamações - febre - hipertensão - neurite - úlceras - pessoas de tez rosada, pessoas ruivas.
Laranja: não usar prolongadamente em órgãos delicados (cérebro, coração e fígado) pois pode causar hemorragia cerebral.

É contra-indicado no caso de pessoas extremamente emotivas
Amarelo: indicada para estados de falta de confiança, doenças mentais, melancolia, atraso menstrual, etc.

É contra-indicado nos seguintes casos: delírio - diarréia - febre - inflamações agudas - nevralgias - superexcitação - insônia
Verde: indicada para depressão, pessimismo, prisão de ventre, falta de amor próprio, etc.

Azul: diminui o ritmo respiratório e pressão sanguínea. Indicada nos estados de estresse, recuperação de doenças, nervosismo, insônia, medos, ciúmes, esgotamentos nervoso etc.

É contra-indicado nos seguintes casos: depressão - gota - paralisia - reumatismo crônico - resfriados.
Índigo: ajuda a expandir a mente. Indicada para reduzir hemorragias, estresse, afecções dos olhos, ouvidos e nariz.

Violeta: Indicada nos estados de carência afetiva, sentimentos de culpa, reumatismo, tumores, problemas de rins, doenças mentais, vícios, drogas etc.

As cores dentro da cromoterapia se classificam em dois grandes grupos, a saber: quentes e frias.

As quentes estão representadas pela vermelha, laranja e amarela; e as frias pela azul, índigo e violeta. A cor verde também é fria, mas prefiro mantê-la à parte, classificando-a como uma cor eminentemente de equilíbrio e que harmoniza o homem, a natureza e a ambos.

Um primeiro toque para quem está se interessando pela cromoterapia: se não souber o que fazer diante de uma situação e deseja fazer para si mesma ou para uma determinada pessoa vibre verde.

A busca do equilíbrio está dentro de uma luta entre duas grandes forças, representadas pela ação das cores quentes e frias. Precisamos encontrar um meio termo entre elas, pois as quentes estão associadas ao elemento fogo, enquanto que as frias com o gelo ou o frio. O fogo, ou seja, o calor é expansivo enquanto que o frio é restritor, comprimi.

Desse modo, não é aconselhável usar cores frias em pessoas tristes e depressivas, pois com isso estaremos aprofundando seu estado geral. Por outro lado, não devemos aplicar junto às pessoas febris as cores quentes, uma vez que elas já se encontram com grande quantidade destes raios junto delas. Portanto, devemos aplicar nas pessoas febris as cores frias e nas tristes e depressivas as quentes.

Porquê que as cores são quentes ou frias?

Por uma razão muito simples: é que as quentes são lentas e as frias rápidas, velozes. Isto dito em relação à amplitude e comprimento de uma "onda" eletromagnética, sendo que, quanto mais alta maior a força.

Devido à lentidão do raio vermelho, por exemplo, ele esquenta. Já as frias são espertas e vibram tão depressa que não dá tempo de aquecer o local. Agora, é importante ter-se em mente que, ao aplicar-mos a luz através do impulso elétrico e com lâmpada incandescente, todas as cores se tornam quentes pelo calor que a lâmpada proporciona. Isso não tira a qualidade de uma cor fria.


Antônio José Lourenço Dos Santos
RIO DO SUL

ABRIL DE 2006

Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da AUPEX, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Educação Especial, da CAE – Associação Catarinense de Ensino - Faculdade de Educação de Joinville.
Profº Orientador:

Ms. Rodrigo Marcelino de França
http://br.monografias.com/trabalhos2/terapias-complementares/terapias-complementares3.shtml

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALIJANDRA, A fonte de cura dos chacras e das cores: Terapia energética através dos raios; trad. Noberto de Paulo Lima – São Paulo: Madras, 2000.

CAMPADELO, Píer. Reiki: A cura natural ao alcance de todos – São Paulo: Madras, 2000.

CARDOSO,Clodoaldo Meneguello. A canção da inteireza: visão holística da educação – São paulo: Summus, 1995.

CARLI, Johnny De’. Reiki : Amor, Cura e Transformação – São Paulo: Madras, 1999.

_______________. Reiki universal: Sistema Usui, Tibetano, Osho e Kahuna – São Paulo: Madras, 2000.

HULKE, Maria Waltraud. Manual das energias curativas; trad. Ingrid Georgi – Blumenau: EKO, 1997

NUNES, René. Cromoterapia Técnica – 8ª Ed. -Brasília: LGE, 1987

UHL, Marianne. Massagem para energizar os chacras: prevenção, diagnostico e terapia pela ativação dos pontos de energia dos pés; trad. Valeria Chamon. – Rio de Janeiro: Record: Nova Era, 2001.

YUS, Rafael. Educação integral: uma educação holística para o século XXI; trad. Daisy Vaz de Moraes – Porto Alegre: Artmed, 2002.

Celi Coutinho CRT 21270 Terapeuta Holístico- SINTE - Sindicato dos Terapeutas

www.aromalandia.org/historia.htm

http://www.cromoterapia.org.br/indexx.php

http://www.unirio.br/hugg/reiki/reiki.htm Acessado no dia 05/02/2006.

http://www.ebookespirita.org/CompendioCientificodaCromoterapia.pdf


http://www.portugalmistico.com/info/terapias/tbio/93-cromoterapia-e-chackras#