16 de mai. de 2011

Receitas básicas -Terrapia

http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=suco-de-clorofila
Suco de Clorofila Terrapia












1- SUCO DE CLOROFILA
Esta é a nossa primeira Receita Viva!
Se você está interessado na Culinária Viva começe pelo Suco! Muito rapidamente vai observar mudanças e bem estar! Em diversos países a extração da clorofila tem sido realizada com extratores especiais, que não encontramos no Brasil. Esta receita abaixo é a nossa interpretação brasileira que pode ser preparada por todos! Vejam como é fácil:
INGREDIENTES E PREPARO:
2 maçãs processadas no liquidificador. Extraia o sumo passando num coador de pano ou voal. Não coloque água, basta prensar a maçã com um pepino ou uma cenoura inteira para pressionar. Devolva o sumo ao liquidificador e acrescente aos poucos as folhas verdes comestíveis como: grama de trigo — folha de abóbora — folha de batata-doce — couve —chicória - acelga — alface — agrião — hortelã — capim-limão ou outra que desejar. Lembrar que o objetivo é extrair o sumo verde, portanto você pode usar qualquer folha verde comestível que tiver em casa ou ainda as folhas não cultivadas comestíveis. Acrescentar uma xícara de semente germinada. Coe novamente num coador de pano para retirar as fibras, pois desse modo a clorofila pode ser melhor absorvida.

Observações:
* 1. Não substitua a maçã por outra fruta, pois elas interferem na absorção da clorofila. Se quiser, pode acrescentar legumes;
* 2. As sementes germinadas de casca dura (muita celulose) podem ser usadas nos sucos, pois serão coadas ao final. Por exemplo: girassol com casca, arroz c/ casca, aveia c/ casca, painço, alpiste etc...
2-ÁGUA AROMATIZADA OU CHÁ DE SOL COM HORTELÃ
PREPARO:
As ervas aromáticas, quando colhidas frescas, têm a capacidade de passar seu aroma, paladar e propriedades medicinais para a água, sem que necessitem ser cozidas. Assim, basta lavar, colocar na água e expor ao sol da manhã, por 1 hora.
Algumas sugestões: água de hortelã, eucalipto, rosas brancas, menta, capim limão, alecrim. As cascas de maracujá e de limão também ficam ótimas.

3-SALADA VERDE BÁSICA
INGREDIENTES:
Folhas variadas rasgadas: alface, rúcula, mizuna, azedinha verde, chicória, almeirão, acelga, ora-pro-nobis, beldroega, vinagreira. Brotos cultivados no ar e na terra: girassol, lentilha, colza, ervilha, trevo, alfafa, nabão, niger etc.
OBS.: Acrescente legumes ralados para colorir e variar, como couve-flor, brócolis, abóbora, ervilha torta, cenoura, batata baroa, batata yakon, funcho, beterraba etc.

4-MOLHO BÁSICO
Shoyo (sal marinho ou missô), limão e azeite extra-virgem.

5-DESIDRATAÇÃO DE ALIMENTOS

a-PÃO DOS ESSÊNIOS
Receita do “Pão dos Essênios,” por Juliana:
Olá, sementinhas germinadas e brotinhos!
Tudo em paz?
Vamos falar sobre a nossa “receita de pão”!
O pãozinho nosso de cada dia, feito no preparo convencional, é um dos maiores afetos alimentares da humanidade! Você já reparou que ele é o único alimento que é vendido e guardado em cestos de vime, forrado com tecido de algodão e coberto com mosquiteiro!? E que esse padrão, em muito, se assemelha aos berços dos nossos bebezinhos? Dá pra crer que isso mostra o quanto valorizamos esse alimento, não é mesmo?
Mas para muitos de nós esse “pãozinho convencional” deixou de ser amigo da saúde do ecossistema corporal, prendendo aqui e ali! A boa notícia é que podemos comer um pãozinho diferente mas bem gostoso, cheio de vida e enzimas digestivas amigas da saúde no preparo culinário vivo!
Encontrada nos Manuscritos do Mar Morto, a receita do Pão dos Essênios recorda uma prática culinária de mais de 4 mil anos! Naquele tempo, nós já amávamos pãezinhos! Rsrsrsrs!!! E germinávamos os grãos do trigo, moíamos e valorizávamos o sol como o grande fogo que desidratava e abençoava com sua Força e Vida!
Hoje em dia, aqui na cidade, continuamos privilegiando o sol como o fogo principal no preparo do alimento, mas também adaptamos a receita para nossa realidade urbana, moderna e tecnológica! :OD
Na versão moderna o nosso Pãozinho Essênio se apresenta em diversas versões, entre elas, ele pode ser muito parecido com os pães “Chapati”, Árabe e Suecos (crackers).
Na versão Essênia Moderna, nos valemos do “liquidificamor”, do sol, do forno, além do desidratador elétrico! Tudo isso com atenção às técnicas que preservam a vitalidade do alimento!
Estimular a criatividade é preciso! E faz parte da nossa metodologia didática, sugerir possibilidades de variedades de combinações das receitas apresentadas! Pastéis solares, torta salgada ou quiche vivo, são outras possibilidades saborosas da Massa Viva Essência! Brincadeiras não vão faltar na sua cozinha germinada!
OPCIONAL, mas bem LEGAL para SUA prática!
Receita:
2 xícaras de sementes de trigo germinadas (2° dia de germinação) e sal.
O trigo germinado para o pão vivo deve ser bem sequinho!Por isso deve ficar na água durante um dia, depois bem lavado e colocado para tomar ar num escorredor (de louças) durante a noite! Daí não lavar mais até a hora da nossa preparação, viu? Vale inclusive colocar as sementes germinadas no sol na parte da manhã se estiverem muito úmidas!
Depois vamos processar no “liquidificamor” com ajuda de um “biosocador” (cenoura, por exemplo) até formar uma massa homogênea de pão.
Se você tiver um processador serve também! Depois é só abrir com um rolo de pastel para você colocar a mão na Massa Viva!
Faça as “bolachas” (como chapati) e coloque no sol. O uso do forno aberto ou desidratador elétrico é outra opção, mas cuidado com o controle da temperatura. É fundamental que não ultrapasse os 42°C. Uma dica é você conseguir segurar com as mãos a vasilha dos pãezinhos. Com alegria! Ju (www.culinariaviva.com)

VARIAÇÕES:
PÃO DE FORMA
Deixe secar bem os grãos de trigo germinados inteiros ao sol para depois processá-los no liquidificador até formar uma farinha fina. Adicionar sal, orégano seco, um pouco de azeite e pequenas quantidades de água, até dar a consistência de juntar, e modelar o pão de forma para cortar em fatias.

b-FARINHA DE MANDIOCA
INGREDIENTES
1 k de aipim ou mandioca
PREPARO
Descasque aipim e corte em pedaços pequenos. Processe no liquidificador com 1 copo d´água até formar massa homogênea. Esprema no coador de voal para retirar líquido. Espalhe massa obtida num tabuleiro ou peneira e exponha ao sol para desidratar por 6h aproximadamente, até que fique bem seca. Guarde em local seco e consuma em 3 dias. Se o sol estiver muito forte, desidrate na sombra. Controle com as mãos a temperatura do tabuleiro.

6-FERMENTAÇÃO DE SEMENTES GERMINADAS

a-REJUVELAC
1a parte: Germinar 1 copo de trigo
2a parte: No 2o dia de germinação (semente com o narizinho pra fora), adicionar 2 copos de água pura (usar mineral sem gás) e cobrir com um lenço de voal.
3a parte: Deixar descansar por 3 dias num lugar limpo, sombreado e sem mexer. Melhor lugar é no centro das 4 bocas do fogão, local mais estéril da cozinha.
4a parte: No 3º dia, escorra o líquido esbranquiçado fermentado, num coador de voal e dilua em 1 litro de água. Pode ser bebido concentrado se desejar.
5a parte: Beba ou faça receitas com o líquido (Rejuvelac) durante o dia, na quantidade que desejar.
6a parte: Coloque novamente 2 copos de água na semente de trigo que sobrou. Beba no dia seguinte o líquido e, novamente, reponha a água, para um terceiro dia de Rejuvelac.
7a parte: Após o 3a dia de reposição de água, termine o processo.
As sementes no final podem ser utilizadas para receitas de tortas, pães, sucos etc.

b-PASTAS FERMENTADAS
INGREDIENTES:
1 copo de sementes de girassol descascado germinado (variações: amendoim, amêndoas, nozes, gergelim, grão de bico ou soja) e 1copo de Rejuvelac concentrado.
PREPARO:
Descasque as sementes e processe-as no liquidificador até formar um creme homogêneo. Coloque num coador de voal, pendure num local arejado e sem sol e deixe fermentar por 12 a 24h (menos tempo no verão e mais no inverno).
Receitas salgadas: após esse período, tempere com ervas variadas, sal e gotas de limão, ou faça molhos de saladas verdes com o yogurt.
Receitas doces: o líquido que escorreu do coador pendurado é o nosso yogurt, que acompanha receitas de frutas. A própria pasta também pode acompanhar saladas de frutas com um pouco de mel.

c-LEGUMES FERMENTADOS
Chamado de chucrute, o REPOLHO PRENSADO pode ser substituído por outros legumes ( nabo, cenoura, rabanete etc.). A mistura de legumes lembra o pickles.

1a etapa: Escolha um vidro que tenha uma tampa que faça boa vedação, pois este é um processo de fermentação sem ar. Esterilize com água fervente e deixe-o esfriar.
2a etapa : Escolha um repolho bem fresco e reserve 1 folha inteira. Rale ou corte o repolho bem fininho. Esprema com as mãos o repolho ralado para retirar todo o líquido, ou torça dentro de uma toalha seca.
3a etapa: Prense dentro do vidro com a ajuda de um soquete de madeira para ficar bem apertado, sem espaço vazio.
4a etapa: Depois de bem cheio, cubra com a folha de repolho e tampe o vidro, pressionando o material para dentro.
5a etapa: Deixe fermentar por 5 a 8 dias, conforme a temperatura ambiente. Se muito calor, menos dias.
6a etapa: Ao abrir, despreze a camada de cima e sinta o odor ácido agradável do chucrute, sinal do processo terminado com sucesso.
VARIAÇÃO: Prense o legume e complete com rejuvelac. Em 24h está pronto.

7-AMORNADOS
Alimento Vivo não significa frio. Podemos recordar a comida carregada de afetos trazendo para a mesa a panela morna!
Amornados no fogão, controlamos a temperatura com as mãos dentro das panelas. As panelas feitas de material natural são as melhores, por interferirem menos com a vitalidade dos alimentos. Assim, as de pedra, barro e vidro são interessantes. Porém existe um problema no manuseio, principalmente para os iniciantes pois, ao aquecê-las, a temperatura sobe lentamente, mas continua aumentando mesmo quando retirada do fogo. O controle da temperatura dos pratos amornados até 42º pode ser difícil. Por outro lado, as outras panelas esmaltadas com ágata ou as de aço inox, que também não liberam substâncias tóxicas para o alimento, aquecem rápido demais e o manuseio também é problemático. Recomendamos que a escolha seja feita entre esses tipos de panelas e que se reforce o treinamento, até desenvolver as habilidades.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Nos preparados amornados, o azeite, shoyu, missô e o limão só entram na hora de servir o prato, pois eles escorrem para o fundo da panela e superaquecem.

8-MISTURA DE SEMENTES
Uma descoberta interessante é a mistura de sementes, ampliando o paladar e oferecendo meios de adequar a culinária. O hábito de comer arroz, por exemplo, pode ser substituído pelos risotos de cereais. Confiram!

a-RISOTO DE CEREAIS GERMINADOS
INGREDIENTES:
2 copos com a mistura de aveia, centeio, quinua, cevadinha e trigo.
Salsão, tomate picado,cubos de abacate, missô, azeite e limão.
PREPARO:
Junte os ingredientes e amorne com as mãos dentro da panela. Antes de comer, coloque o missô, gotas de limão e azeite.

b-TORTA SALGADA
INGREDIENTES:
MASSA: ½ copo de grão de bico (ou amendoim, gergelim, amêndoas, girassol descascado), ½ copo de cevadinha (ou trigo, centeio, aveia, linhaça etc.), 2 colheres de sopa de linhaça, missô claro e azeite.
RECHEIO: 1 inhame pequeno, 1 cenoura cortada em bastões, cebolinha picada, pouco sal, limão e azeite.
PREPARO:
MASSA: No processador, faça uma massa homogênea com as sementes previamente secas (2 horas abertas numa peneira) e modele com as mãos uma forma de sua preferência para receber o recheio.
RECHEIO: Processe no liquidificador 1 inhame pequeno, ½ copo de pimentão vermelho picado, sal, limão e azeite, até formar um creme. Coloque no fundo da armação feita com a massa de sementes. Cubra por cima com a mistura de cenoura picada com os temperos. Se quiser pode amornar no sol ou em banho-maria, controlando a temperatura da base da vasilha (segurando com as mãos).

c-GRANOLA VIVA
Mistura de sementes de: Amêndoas, Coco, Nozes, Gergelim, Aveia etc. Adicione canela e frutas secas picadas (passas, ameixa, figo etc.) Pode ser comida acompanhada de salada de frutas e yogurt de sementes (vide receita de pastas fermentadas). Em viagens, a granola pode acompanhar uma maçã picada, por exemplo.

9-SEMENTES GERMINADAS E FRUTAS SECAS

a-MASSA BASICA das TORTAS E DOCINHOS
INGREDIENTES:
1 copo de amendoim germinado (ou amêndoas, nozes, gergelim, girassol descascado, coco, linhaça etc.), ½ copo de passas sem sementes (ou damasco, tâmaras, figo seco etc.).
PREPARO:
No processador, faça pasta homogênea com os ingredientes. Modele na forma de sua preferência.
RECHEIO DE TORTA:
1º camada: frutas raladas, ou picadas, (Ex. 1 maçã ralada com gotas de limão e canela)
2º camada: creme de frutas no liquidificador (Ex. 1 manga com ½ xícara de amêndoas descascadas).
3º camada: enfeite com frutas picada (Ex: abacaxi, morango etc.).

VARIAÇÕES DE RECHEIO: creme de banana com canela (ou jaca), mamão ou caqui em fatias, creme de abacate ou de fruta do conde.

b-DOCINHOS VARIADOS:
OLHO DE SOGRA: Modele massa em forma de docinho, envolva na ameixa seca e passe no coco germinado ralado.
QUADRADINHOS DE ABACAXI : Faça quadradinhos de massa com fatias de abacaxi por cima
VARIAÇÕES : CHOCOLATE PARA A PÁSCOA: Faça a massa de docinhos com Amendoim e ameixa preta. Envolva uma uva sem sementes fazendo ovinhos. Embale e faça arranjos de páscoa.