24 de fev. de 2011

Terapia por Ondas Cerebrais

Rating:★★★★★
Category:Other


Vinte e quatro horas por dia, células nervosas em seu cérebro estão gerando impulsos elétricos que flutuam ritmicamente em padrões distintos chamados padrões de onda cerebral – padrões estes muito correlacionados com seus pensamentos, suas emoções, seu jeito de ser e o funcionamento dos vários sistemas do seu corpo.

Existem quatro categorias de padrões de onda cerebral. O mais rápido é chamado padrão de onda cerebral beta, padrão de uma pessoa normal acordada e consciente. Beta está associado com concentração, excitação, alerta e cognição. Porém, em níveis mais rápidos, beta está associado com ansiedade, desarmonia e doença. Talvez a habilidade de se “auto-frear” daqueles níveis pode ser benéfica.

Conforme você fica mais relaxado, a atividade de suas ondas cerebrais diminui, o que chamamos de padrão de onda cerebral alfa – um estado de relaxamento profundo frequentemente ligado ao estado entre dormindo e acordado. Alfa está frequentemente associado com o que é conhecido como super-apredizagem – a habilidade de aprender, processar, guardar e re-acessar grande quantidade de informação rápida e eficiente.

As ondas teta são mais lentas. Teta é mais bem conhecido como a onda cerebral do estado de sono com sonhos, mas também está associado com vários outros estados benéficos, incluindo criatividade aumentada, alguns tipos de super-aprendizagem, habilidades de memória aumentadas e o que chamamos de experiências integrativas (onde encontramos amplas mudanças positivas na maneira como vemos nós mesmos, os outros ou determinada situação de vida).

Experiências súbitas, que vêm “de repente”, quando você tem um “insight”, ou uma grande idéia aparece repentinamente, estão acompanhadas por uma descarga de ondas teta em seu cérebro. Poderá perceber provavelmente que estando nesse estado você pode aumentar sua efetividade!

Aqui está outra característica interessante do estado teta: Dr. Thomas Budzynski, um notável pesquisador do assunto, tem dito que críticas e auto-sabotagem freqüente no lado esquerdo do cérebro são submetidas a um estado teta, e que em termos de fazer mudanças positivas em crenças ou hábitos, “muito trabalho é feito rapidamente”. E o melhor de tudo, teta é também um estado de tremendo alívio de estresse. No padrão de onda cerebral teta mais lento, o cérebro libera grandes quantidades de endorfinas para relaxamento que – como você verá (ou mesmo sentirá) quando tentar – mandará seu estresse embora.

O padrão mais lento de onda cerebral é o delta, o padrão de onde cerebral do sono sem sonhos. Geralmente as pessoas estão adormecidas em delta, mas há evidências de que é possível permanecer alerta nesse estado – um estado muito profundo, como um transe, não-físico que você terá de ter a experiência para apreciar. Em certas freqüências de delta o cérebro libera muitas substâncias altamente benéficas, incluindo hormônio de crescimento, o que ordinariamente fazemos em quantidades cada vez menores conforme ficamos mais velhos, resultando em muitas sintomas da velhice, incluindo perda de tônus muscular, ganho de peso, perda de estamina e muitas doenças associadas com a idade.

A biofísica subjacente à bioquímica do corpo desempenha um papel significante na regulação de todos os processos da vida. Os médicos aprendem que há aproximadamente 75 milhões de células no corpo humano, cada uma com um potencial através de sua membrana celular, semelhante a uma bateria. Essas terapias por ondas cerebrais trabalham movendo elétrons através do corpo e do cérebro a uma freqüência variável de acordo com o apropriado, relembrando o corpo o seu padrão saudável. Com isso, há a normalização da atividade elétrica do cérebro e do sistema nervoso.

Formatos de terapias por ondas cerebrais oferecidos:

• Centerpoint Holosync (programa de CD)
CD diário de sessões de ondas cerebrais para fazer em casa.

• Rhythm Point (terapia por indução)
Essas terapias envolvem o balanceamento das ondas cerebrais alfa, beta, delta e teta, tratando pontos padrão específicos no corpo e é feito durante uma sessão de colorpuntura (esogetic colorpunture).

• Synapsis Wave (terapia por indução)
Existem terapias específicas de ondas cerebrais. São aplicadas percintas condutoras nos punhos do paciente (completamente não-invasivo) e as ondas do Synapsis Wave percorrem de acordo com o padrão adequado de tratamento por 20 – 40 minutos. A maioria dos programas requer que o paciente relaxe com os olhos fechados. Esse tipo de terapia pode ser realizado no consultório ou o paciente pode adquirir uma unidade para uso doméstico.

Atualmente, os 19 programas a seguir estão disponíveis:

1. PROGRAMA DE RELAXAMENTO 1
Programa básico para relaxamento do organismo. Há oscilação das ondas alfa e teta na maior parte do tempo, atingindo um estágio de semi-acordado.
Útil para: agitação, stress de conflito, distúrbios autonômicos, problemas cardiovasculares psicossomáticos, dores por tensão e muito mais.

2. PROGRAMA PARA SONO 1
Para dificuldades em pegar no sono e/ou dormir durante a noite. Para todos os estados de agitação associados com insônia ou aqueles que somente o programa de relaxamento não resolve sozinho.

3. PROGRAMA PARA CRIANÇA 1
Para stress físico e psicológico entre 6 – 12 anos. Também para resolução de conflito em adultos (não resolvido). De outra maneira é indicado para medos e fobias da infância, enurese noturna, problemas de aprendizado, alergias e fragilidade do sistema imune (não indicado para crianças menores de 6 anos).

4. PROGRAMA PARA STRESS A
Programa básico para resolver tensões fisiológicas (espasmos).
Indicações: fase inicial de terapia para stress, tensões psicológicas e situações de conflito (emocional).

5. PROGRAMA PARA STRESS X
Para regulação do sistema imune.
Indicações: doenças sistêmicas imunes degenerativas, síndromes reumáticas, cânceres (como um adjuvante), alergias, micoses, diátese linfática e profilaxia imune.

6. PROGRAMA PARA STRESS 10
Programa básico para desequilíbrio endócrino. Indicado para impotência/frigidez, complexo de sintomas endócrino-autonômicos, distúrbios na libido, osteoporose, durante a puberdade e menopausa, etc.

7. PROGRAMA PARA STRESS 11
Indução básica em caso de enxaquecas e cefaléias. Também indicado para todos os tipos de espasmos, dores em ombros e pescoço e cólicas abdominais em crianças.

8. PROGRAMA PARA DEPRESSÃO 1 (LEVE)
Para depressões sem medo, fadiga e convalescença.
Obs.: nunca usar este programa durante a fase maníaca da depressão porque está sendo ativado.

9. PROGRAMA PARA DEPRESSÃO 2
Para fases maníacas de depressão, agitação e estados de ansiedade, para relaxamento profundo. Também indicado para altos níveis de colesterol, triglicérides e gama-GT, assim como para queixas gastrintestinais.

10. PROGRAMA PARA DEPRESSÃO 3
Para depressões relacionadas a menopausa, ciclo menstrual e puberdade: para tratamento de disfunções endócrinas.

11. PROGRAMA PARA DESENVOLVIMENTO MENTAL **
Para “afiar” o intelecto e ativar a função cerebral em todas as freqüências. Também indicado para arteriosclerose e como adjuvante no tratamento de pacientes com doença de Parkinson e Alzheimer.

12. PROGRAMA PARA APRENDIZAGEM **
Oscila num raio de freqüência entre 5 – 14Hz, o qual é a base para o método de super-aprendizagem.
Indicações: dificuldade de aprendizado, falta de concentração, baixa acuidade visual, esquecimento, distúrbios de coordenação, arteriosclerose e ansiedade.

13. PROGRAMA PARA MEMÓRIA **
Em combinação com o programa cerebral (desenvolvimento mental) e o programa de aprendizagem, para reforço das habilidades intelectuais.
Outras indicações: estimulação da criatividade e aumento da circulação cerebral.

14. PROGRAMA DE RELAXAMENTO 2
Para todas as situações agudas de stress conflitual, stress relacionado a cefaléias e vertigem, sintomas gastrintestinais que são um resultado de stress.
Obs.: alternar com os programas para criança 1 e 2, quando os pais se queixam sobre o stress de seus filhos na escola.

15. PROGRAMA PARA SONO 2
Outra alternativa para problemas relacionados ao sono, quando o programa para sono 1 não dá resultado.
Indicado para queixas como ansiedades, depressões, cefaléias e enxaquecas. Dores nas articulações, vertigem, dificuldade de concentração, esgotamento mental e stress permanente do sistema nervoso, medo ou falha.
Obs.: alternar com programa para stress 10 para queixas menstruais e menopausa.
16. PROGRAMA PARA SONHO
Estimulação da atividade do sonho. Terapia para resolução de conflito mental. Quando as ondas teta curam o corpo.

17. PROGRAMA PARA DEGENERAÇÃO
Terapia básica para todas as doenças degenerativas. Doenças das articulações e coluna vertebral, mudanças reumáticas, programa básico para doenças que causam dor, alternar com programa para problemas de aprendizagem e arteriosclerose.

18. PROGRAMA PARA DESPERTAR
Exaustão, convalescença, fadiga esmagadora, queixas da velhice, susceptibilidade às mudanças climáticas, síndromes de esgotamento no trabalho a qualquer idade, adjuvante para doenças graves e vale a pena tentar em doenças sistêmicas.

19. PROGRAMA PARA CRIANÇA 2
Programa básico para todas as situações degenerativas, sintomas psicológicos, história de doenças na infância após 9 anos (especialmente se recorrente). Ambos os programas para criança são usados como parte de uma terapia para resolução do conflito, especialmente quando há distúrbios de lateralidade.



** Todos os programas devem ser feitos com o paciente mantendo os olhos fechados, com exceção desses com asteriscos, os quais são programas baseados em ondas beta.

Obs.: nenhum programa do Synapsis Wave deve ser administrado em crianças abaixo de 6 anos de idade, devido aos ritmos cerebrais delas serem diferentes.

http://www.salgadosaude.com.br/artigos/terapia-por-ondas-cerebrais/