29 de dez. de 2010

VEGETARIANISMO

http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_frontpage&Itemid=110

Receitas ( VEGANA)

Rating:★★★★★
Category:Other
http://receitando.blogspot.com/2010/09/pilaf-de-alho-poro-e-cogumelos-vegana.html



Ingredientes

1/4 de xícara de cogumelos secos
1 pitada de açafrão
150 ml de água fervente
225 gramas de arroz basmati
2 xícaras de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 alhos-poró grandes, limpos
11 g de cogumelos paris frescos, limpos
Sal e pimenta a gosto

Preparo

Coloque os cogumelos secos e o açafrão em uma tigela pequena e despeje sobre eles a água fervente. Deixe de molho por 10 minutos. Lave o arroz sob água corrente fria até que a água saia limpa; escorra bem. Coloque em uma caçarola e adicione o caldo de legumes e a mistura de cogumelos secos. Deixe levantar fervura, mexa uma vez, tampe e cozinhe em fogo brando por 12 minutos. Nesse meio-tempo, aqueça o azeite e frite o alho-poró por 3 minutos. Em seguida, adicione os cogumelos frescos e frite por mais 3 minutos, mexendo sempre. Conserve quente. Assim que o arroz estiver cozido, misture o alho-poró e os cogumelos e aqueça por 2 minutos. Sirva.

Revista Brasileira de Oftalmologia - neuro oftalmologia

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802007000500012
RESUMO

A neurologia oftalmológica e otológica tem se desenvolvido nos últimos anos até constituir uma extensa disciplina especializada. Dispomos na atualidade de importantes manuais sobre a mesma, os quais têm, ante tudo, o caráter de obras de consulta; em troca, se faz sentir, sem dúvida, a necessidade de descrições compreendidas que destaquem o mais essencial e definitivamente adquirido da bibliografia, quase inabarcável, em relação aos domínios desta especialidade; assim, temos demonstrados os repetidos desejos de alunos, solicitando a publicação de nossas conferências para pós-graduados sobre esta matéria. Fizemos uma exposição resumida da neurologia com interesse neurooftalmológico para que os estudantes desta matéria possam se interessar sobre a mesma.

Descritores: Oftalmologia; Neurologia; Doenças do sistema nervoso/diagnóstico

ABSTRACT

Lately, the ophthalmologic and otological neurology has been developed into a broad and specialized subject. Currently, we have important manuals on this issue, which above all have the purpose of a work for research. However, undoubtedly one can feel the necessity for comprehended descriptions that will highlight what is most essential and definitely taken from the biography, almost inaccessible, regarding the realm of such specialty; thus, the repeated wishes of the students asking for the publication of our lectures for the post-graduates on this matter have been demonstrated. We have included a summary of the neurology with neuro-ophthalmologic interest aiming at drawing the students' attention on this subject.

Keywords: Ophthalmology; Neurology; Nervous system diseases/diagnosis





INTRODUÇÃO

Durante minha longa atividade como professoruniversitário e chefe de clínica pude compro-var quão difícil é para estudantes a iniciação no ramo da neurooftalmologia. Por este motivo, amadureceu em mim a idéia de escrever sobre alguns aspectos de semiologia neurológica, com que os oftalmologistas podem se deparar.

Desejo que os oftalmologistas entendam que a neurooftalmologia foge um pouco da rotina oftalmológica, mas que precisamos enfrentar este fato. E que meus colegas oftalmologistas entendam a finalidade deste trabalho.

A neurologia é uma especialidade da medicina interna. Ao examinarmos um paciente com uma doença neurológica, devemos sempre considerar que o exame neurológico é o complemento natural do exame médico geral. A neurologia é, além disso, uma especialidade médica de conteúdo muito extenso: o exame das funções visuais e auditivas pode fornecer dados muito importantes para o diagnóstico neurológico. Várias questões de ordem neurológica também estão relacionadas com a clínica cirúrgica, pois o neurologista, muito mais que os demais especialistas, é obrigado a se ocupar das afecções dos músculos.

Sem dúvida, há toda uma série de investigações que são especialmente neurológicas, nas quais é imprescindível que o médico saiba avaliar quais dentre elas são as mais importantes em cada caso, como deve atuar do ponto de vista técnico e que valor dar aos resultados. Na neurologia, muito mais que em outros ramos da medicina, vale a regra de que não se pode estabelecer um diagnóstico baseando-se apenas na existência de um par de sintomas: ele deve ser resultado da apreciação e valorização da intensidade, simultaneidade e evolução de sintomas distintos.

Costuma-se acreditar, embora erroneamente, que o exame objetivo de um doente é mais importante que a obtenção de sua anamnese. Esta crença se manifesta, entre outras coisas, em muitas descrições clínicas nas quais apenas se fala em sintomas objetivos, e nunca são mencionados os sintomas subjetivos ou seu curso evolutivo(1).

A obtenção de uma boa anamnese é uma arte que só pode ser adquirida com a experiência. Devido ao grande número de doenças neurológicas, é necessário procurar escolher e determinar, em cada caso, o seu caráter fundamental. Somente em alguns casos podemos prescindir de uma certa esquematização.

A anamnese deve iniciar-se por um exame de orientação geral, que determine, principalmente, se as doenças das quais se queixa o paciente são de origem geral ou local. São os sintomas gerais fadiga, sonolência, náuseas que caracterizam o quadro clínico, ou, ao contrário, são os sintomas localizados, como uma dor ou uma lesão? É necessário efetuar de imediato uma análise cuidadosa do que há de subjetivo nos sintomas que afligem o doente.

Se há queixa, por exemplo, de fadiga, é necessário precisar se é uma fadiga puramente física como a que se experimenta no tronco e nas extremidades após um longo passeio ou se a fadiga é psíquica: neste caso, pergunta-se se o paciente sofre uma sensação de esforço ou de angústia ao procurar reunir e coordenar suas idéias. Por último, se, juntamente com a fadiga, ele experimenta uma sensação de aversão irresistível com relação ao seu trabalho cotidiano.

Se o paciente se queixa de vertigens, este ponto será detalhadamente analisado. Na realidade, ao queixar-se de vertigens o doente pode estar se referindo a situações distintas, como visão embaçada ou de moscas volantes, sensação de cabeça pesada ou temor de andar por espaços descobertos. Entende-se por vertigem a sensação de falta de coordenação, de alteração do equilíbrio estático de nosso corpo em relação ao espaço cujo resultado é a tendência a cair constantemente para frente ou para trás ou a sensação de que o solo desaparece sob os pés, ou de que gira continuamente em uma ou outra direção ou se são os objetos exteriores que se movem de modo análogo à sua volta. Neste último caso, pode reconhecer precisamente qual é a direção em que os objetos se movem.

O exame detalhado é também necessário nos casos em que os doentes se queixam de dores cuja localização e irradiação eventual tem que ser determinadas em detalhes. É necessário precisar também se as dores são contínuas ou se são manifestadas em forma de acessos; ou se aumentam sob a ação de determinadas circunstâncias, como o frio, o calor, as mudanças de tempo, os esforços, certas posições ou mudanças de posição. Por último, se as dores são mais intensas durante o dia ou à noite. Também devemos tentar fazer o paciente nos descrever o caráter de sua dor: se ela é pulsátil ou se pode caracterizá-la melhor, comparando-a com algo conhecido, como o que produz uma ferida, ou uma sensação muito intensa de fadiga.

As outras alterações sensitivas subjetivas são as parestesias e hipoestesias. Sabe-se que a dor à movimentação do olho lembra neurite óptica.

Ao fazer a anamnese neurológica não se deve dedicar atenção apenas aos nervos sensitivos, mas também aos demais órgãos dos sentidos. A diminuição das faculdades visual e auditiva, a visão embaçada ou de moscas volantes e os zumbidos são também sintomas em muitas doenças cerebrais(2).

No que se refere aos transtornos motores, as indicações subjetivas dos pacientes são mais uniformes. Eles podem queixar-se de fadiga ou diminuição de forças, em caso de existir uma paresia; de insegurança, se sofrem de transtornos de coordenação, de rigidez, dificuldade, lentidão de movimentos, nas distintas formas de hipertonia. Por último, podem acusar transtornos de movimentos no sentido do que se denomina hipercinesias: contrações musculares involuntárias que se manifestam no exame objetivo por tremor, corea, atetose ou outras contrações musculares, como cãibra, e cujas diferentes formas serão descritas mais adiante.

No grupo dos fenômenos motores mais especialmente localizados, deve-se prestar uma atenção especial à diplopia e a transtornos de linguagem e de deglutição.

Por último, e fora do terreno próprio das psicoses, o exame psíquico também tem certa importância, principalmente no que se refere à debilidade de memória, raciocínio lento e anomalias afetivas, como depressão ou instabilidade de caráter. Em certos casos de tumores cerebrais as alucinações podem ser importantes do ponto de vista do diagnóstico local. E, finalmente, deve ser considerada a perda completa do conhecimento no diagnóstico diferencial entre a epilepsia e o histerismo.

Além desses sintomas cérebro-espinhais, os sintomas subjetivos dos sistemas nervoso e vegetativo oferecem um interesse especial na medicina interna. Trata-se principalmente dos fenômenos relacionados com atividade do coração, transtornos dispépticos, estado das secreções sudoríparas, salivares e urinárias, e alterações dos esfíncteres.

Devemos conhecer também o curso, isto é, a evolução no tempo de cada um destes sintomas. É muito importante, de fato, que o médico tenha uma idéia bem clara do modo como a doença começou, se ela se manifestou de modo agudo (eventualmente em conseqüência de uma afecção febril) ou, ao contrário, se foi desenvolvida de forma crônica. É necessário precisar a evolução prévia, até aquele momento, de cada um dos sintomas: se foram contínuos ou se foram manifestados em acessos, se progressivos, estacionários ou se diminuíram de intensidade. Os momentos distintos em que foram aparecendo os diferentes sintomas também devem ser considerados. Pode ser decisivo para a localização de um tumor cerebral saber se os sintomas sensitivos se apresentaram antes dos motores, ou vice-versa. Um sintoma que, se foi manifestado durante o curso normal da doença, é significativo para o diagnóstico, pode perder todo o seu valor se for uma anomalia habitual de que o paciente sofria desde muitos anos, antes do início do desenvolvimento da doença.

A existência dos sintomas neurológicos diz mais respeito à localização da doença do que ao seu caráter. Por outro lado, o curso específico e a evolução no tempo destes sintomas podem nos fornecer dados relacionados à própria natureza da doença: se é uma afecção aguda ou crônica, um tumor, uma doença vascular ou uma degeneração.

Uma vez obtida uma anamnese exata, é necessário fazer o exame objetivo do paciente, para o qual é conveniente, do ponto de vista prático e com a finalidade de obter os dados mais expressivos, ater-se a um determinado esquema. Na medida em que for exibido este exame objetivo, serão indicados os principais fundamentos fisiopatológicos do ponto de vista da neurologia.

Começamos pelo exame dos nervos cranianos e deparamos com o primeiro problema: qual deve ser a amplitude deste exame?

O exame das funções olfatória e gustativa, de músculos como o masseter, os pterigóideos ou o externocleidomastóideo, é feito apenas em casos especiais, como quando se quer localizar um tumor cerebral ou obter determinados pontos de referência para o diagnóstico de uma lesão facial.

Determinados exames, como a investigação mais detalhada das funções visual e auditiva, requerem muita prática; portanto será conveniente recorrer à assistência de um especialista.

O médico deve ter uma idéia clara do modo como são praticados esses exames especiais. Exames dos movimentos dos olhos, do estado da pupila, da função do nervo facial e da sensibilidade da face são indispensáveis.

Ao examinar os nervos cranianos, ordinariamente o primeiro par (olfatório) é sempre observado e depois começa-se pelo segundo (nervo óptico); sabemos, pela anamnese, se a visão do indivíduo já foi deficiente. O exame de orientação geral é feito em primeiro lugar, se o paciente puder enxergar e ler. Examinar-se-á em separado, em cada olho, seu campo visual, solicitando ao paciente que olhe, por exemplo, o nariz do médico e indique, ao mesmo tempo, se vê também, sem desviar os olhos, a mão do médico, que a move no interior do campo visual. O exame de fundo de olho será praticado sistematicamente em todos os pacientes com afecções neurológicas(3).

O exame do aparelho visual requer uma habilidade especial que para muitos médicos é impossível praticá-lo; mas todo médico deve saber examinar os nervos cranianos oculomotor, troclear e abducente que inervam os músculos extra-oculares, o ciliar e o esfíncter da pupila. Trata-se de um exame relativamente simples, que fornece dados importantes. Primeiro, será examinado o rosto do paciente, enquanto lhe é dito que dirija seu olhar para longe, verificando o médico se suas pálpebras se fecham do mesmo modo nos dois olhos ou se em um deles a pálpebra superior cai mais que o normal; além disso, observar se os eixos dos olhos são paralelos ou se ao olhar para o horizonte ocorre o estrabismo, o que será diagnosticado imediatamente. Cobrindo alternativamente um e outro olho, enquanto o paciente olha para um objeto, pode-se descobrir um desvio latente, pois o olho que se desvia muda de posição ao ter que fixar o objeto. Diz-se ao paciente que siga com o olhar o dedo do médico, que se move para ambos os lados para cima e para baixo. Observa-se, então, se o olho segue esses movimentos, em igual extensão para ambos os lados, para cima e para baixo, ou se existe alguma dificuldade em fazer isso. Ao mesmo tempo, pergunta-se ao paciente se quando olha em alguma direção enxerga duplo, solicitando que determine principalmente se vê um único dedo ou dois. Existem, de fato, muitos pacientes que, embora vendo em duplicidade, não compreendem o que em medicina se chama diplopia, e somente dizem que vêem embaçados os contornos das figuras. O exame do fundo de olho nunca deve ser ignorado(4-5).

No que se refere à posição do olho, existem duas classes de desvios: o estrabismo concomitante e o paralítico. O primeiro, que é uma anomalia congênita de posição do olho, não tem nenhuma importância no diagnóstico neurológico. Ao contrário, se reconhecida a existência de um estrabismo paralítico, ele será em conseqüência da lesão de um ou de vários músculos oculares. Para reconhecê-lo, serão levados em conta os seguintes fatos: a lesão do n. abducente se manifesta porque o olho correspondente está dirigido para dentro e porque, ao mover-se para fora, não pode ir além da linha média, enquanto se move livremente para dentro, para cima e para baixo; quando se tratar de uma lesão do n. oculomotor, o olho estará muito desviado para fora e não pode se mover para dentro e para cima, estando também muito limitados os movimentos para baixo. Pode existir também uma blefaroptose bem pronunciada, e dilatação da pupila (midríase). Nos casos de lesão do n.troclear, quando o paciente dirige o olhar para longe, apenas se observará uma anomalia de posição do olho e, quando o paciente olha nesta direção, produz-se a visão dupla; torna-se, por exemplo, muito difícil descer escadas. A falta de inervação do troclear se reconhece cobrindo alternativamente um e outro olho, quando o paciente olha rapidamente para os lados (6).

Em alguns pacientes, sem anomalias dos movimentos oculares nem lesão de seus músculos, existem transtornos de coordenação: quando o paciente olha em direções distintas, os olhos não se movem sinergicamente; um olho move-se um pouco antes que o outro ou seus movimentos são sinuosos, vacilantes.

O nistagmo é um movimento oscilatório, de tremor, dos olhos. É um sintoma de grande importância no diagnóstico neurológico e otológico.

É necessário distinguir entre as duas formas de nistagmo: pendular e em mola. O nistagmo pendular é um movimento que oscila como um pêndulo. Acompanha anomalias congênitas distintas dos olhos, principalmente nos casos em que também há ambliopia. Em alguns casos raros esse nistagmo pode ser expressão de uma afecção cerebral adquirida. No nistagmo em mola os olhos se movem de modo regular, lentamente em uma direção, mais rapidamente em direção contrária; este movimento duplo vai ficando cada vez mais acelerado. O nistagmo em mola pode ser observado fisiologicamente na maior parte de indivíduos estrábicos. Quando é muito forte, o nistagmo em mola pode ser reconhecido, em casos patológicos, quando o paciente olha alternativamente com a cabeça fixa para um e outro lado; outras vezes, o nistagmo se manifesta quando o paciente olha ao longe. Para ter certeza da existência de um nistagmo espontâneo, solicita-se que o paciente coloque lentes convergentes (lentes de Bartel). O nistagmo em mola é também importante porque pode ser provocado por meio de certas manobras que serão citadas mais adiante, ao tratarmos do nervo vestibular. O nistagmo em mola está relacionado principalmente com a função do aparelho vestíbulo-cerebelar(6).

Estudamos até o momento a musculatura ocular extrínseca, porém o exame dos músculos intrínsecos do olho também fornece dados importantes. Examinaremos primeiro a forma e o tamanho da pupila: se arredondada ou não; se ambas são iguais ou se uma é maior que a outra. Será logo investigada a reação pupilar à luz e à acomodação. A reação pupilar à luz será examinada em cada olho separadamente. Para tal, um dos olhos do paciente será coberto, solicitando-se a ele que olhe fixamente com o outro olho, e neste momento sua pupila será fortemente iluminada preferencialmente com uma lanterna de bolso; a pupila deve contrair-se normalmente. É necessário praticar esse exame várias vezes, iluminando a pupila de frente e dos lados, e assegurando-se que a sala esteja suficientemente às escuras, para que haja o devido contraste entre a intensidade da luz empregada neste exame e a que ilumina o ambiente(7).

A reação de acomodação será investigada solicitando-se ao paciente que olhe para o dedo do médico com os dois olhos; aproxima-se o dedo lentamente da sua face; e se o paciente acomoda com sua visão, produz-se ao mesmo tempo a convergência dos dois olhos e a contração da pupila.

Estes dois exames são praticados sempre, em todos os pacientes. Existe, de fato, um sintoma chamado sinal de Argyll-Robertson, no qual falta a reação pupilar à luz e, por outro lado, a reação é conservada na acomodação. Este sintoma é importante porque na maior parte dos casos indica a existência de uma sífilis cérebro-espinhal, e somente de modo excepcional é observada em outras doenças como, por exemplo, na esclerose múltipla.

A falta de ambas as reações pupilares à luz e à acomodação tem uma importância diagnóstica muito menor, pois pode ser causada apenas por uma afecção local, como, por exemplo, uma irite com sinéquias.

Ao praticar esse exame dos músculos intrínsecos do olho, deve ser lembrada a síndrome de Claude Bernard, que indica uma alteração da inervação simpática do olho, e na qual coexistem enoftalmia, miose e ligeira blefaroptose. Nestes casos, é necessário verificar se um dos olhos está mais no enoftalmo do que o outro; se a pupila está contraída e se uma das pálpebras está mais caída do que a outra. Esta síndrome é produzida por uma lesão do simpático cervical para o olho. Por esta razão, pode ter importância para o diagnóstico local, porém, por outro lado, constitui também, não raras vezes, uma anomalia habitual que em alguns casos tem sua origem no parto, em conseqüência de manobras obstétricas.

O ramo motor do V par craniano, ou nervo trigêmeo, que inerva os músculos mastigadores, deve ser examinado em alguns casos especiais em que haja suspeita da existência de tumor ou de meningite basal. Muito mais importantes são os transtornos sensitivos da face, porém, a investigação destes transtornos é praticada do mesmo modo que em outras partes. (Por motivos didáticos essa investigação será estudada detalhadamente mais adiante). Uma reação exata do estado da sensibilidade na face constitui em alguns casos o reflexo corneano: tocando a córnea ligeiramente, e com cuidado, com um algodão, observa-se a contração do orbicular do olho. Como é fácil compreender, nos casos em que a sensibilidade da face está reduzida este reflexo também está diminuído no lado correspondente(8).

O VII par craniano, o nervo facial, é o mais importante neste exame. A paresia do território de inervação facial pode ser causada por dois motivos: uma lesão do neurônio central ou uma lesão do periférico. O quadro clínico é distinto em um e outro caso. Na lesão facial periférica os seus ramos estão quase sempre atacados no lado paralisado: desaparecem e são apagados todos os sulcos da pele na metade paralisada da face; a abertura palpebral é maior que no lado enfermo; o sulco nasolabial também falta; o ângulo da boca é um pouco mais baixo que no outro lado, e a metade correspondente dos lábios é mais estreita ou está mais funda. Se for solicitado ao enfermo que faça movimentos com a face – enrugar a testa e rir, observaremos que, enquanto estes movimentos se verificam normalmente no lado sadio, a metade esquerda da face permanece imóvel. Se for solicitado ao paciente que feche os olhos, verifica-se facilmente apenas com o olho sadio(9).

Nas lesões faciais de origem central só é afetado o ramo inferior. Nestes casos, do mesmo modo que nas lesões periféricas, o ângulo da boca pode estar mais baixo, mais funda a metade correspondente do lábio, e apagado o sulco nasolabial; porém, os enfermos podem, sem dificuldade, enrugar a testa e fechar os olhos.

Se a lesão facial subsiste durante um longo tempo, converte-se facilmente em contratura. Ao examinar o enfermo, o médico pode confundir-se facilmente, diagnosticando no primeiro momento uma lesão facial no lado sadio, pois no lado enfermo a pele da testa está muito enrugada, a fissura palpebral é mais estreita e o sulco nasolabial é muito visível. Sem dúvida, ao solicitar ao paciente que mova a face, comprova-se que move precisamente a metade da face cuja pele é mais lisa, permanecendo imóvel a outra metade mais enrugada.

Em casos raros a lesão facial é bilateral (síndrome de Moebius ou lesão traumática): a face oferece um aspecto estranho, sem expressão. Sem dúvida, esta máscara oligomímica não é observada apenas nos casos de lesão facial dupla, mas com mais freqüência nos pacientes que sofrem uma rigidez total da musculatura de todo o corpo. A rigidez e dificuldade de movimentos, que sofre também a musculatura das extremidades, também são observadas no território do facial, e a face apresenta então um aspecto conhecido como máscara.

No que se refere ao exame do VIII par craniano, o nervo vestíbulo-troclear, será necessário consultar freqüentemente o especialista. É conveniente que o próprio médico faça um exame geral de orientação no que se refere à função deste nervo. Pela anamnese saberemos se a função auditiva está reduzida em um ou em ambos os ouvidos, se o paciente teve otorréia em alguma época, se há queixa atualmente de zumbidos. O próprio médico deverá praticar um exame geral da função auditiva (por exemplo: com um relógio de bolso). Se, como resultado deste exame, for encontrado algum sinal importante, será feito um exame otoscópico do paciente para reconhecer se uma eventual surdez é produzida por um tampão de cerume ou se uma afecção do ouvido médio é causada por uma lesão do tímpano. Se este exame for negativo e o médico suspeitar que se trata de um caso mais grave, praticar-se-á um exame mais especializado da função auditiva(6).

O oitavo par não é exclusivamente um nervo auditivo, mas também o nervo do equilíbrio, que desempenha papel importante na neuropatologia. Em primeiro lugar, é necessário perguntar ao paciente se sofreu vertigem, não se contentando o médico apenas com a resposta verbal, mas analisando detalhadamente o que o paciente quer indicar com isto, principalmente se tem a sensação clara de que seu corpo, de um ou outro modo, não se mantém bem equilibrado; se quando está de pé cai para a frente ou para trás, se o chão parece afundar sob seus pés, se gira continuamente em uma ou outra direção ou se, ao contrário, os objetos parecem girar à sua volta. A vertigem vestíbulo-cerebelar é freqüentemente acompanhada de náuseas e vômitos (10).

Uma vez comprovado que um paciente sofre realmente de vertigem será feito um exame objetivo de suas funções vestibular e cerebelar. Para isso, dispomos de vários métodos. O método de Barany baseia-se na influência que o labirinto exerce sobre a posição dos olhos, a atitude do corpo e os movimentos das extremidades. Se o labirinto for estimulado, um e outros são modificados irrigando-se o meato acústico externo com água fria: o frio provoca uma corrente de líquido no interior do labirinto e, por sua vez, a estimulação deste tende a fazer cair o corpo do paciente para o lado irrigado, ao mesmo tempo em que se produz o nistagmo em direção contrária. O paciente sofre também uma sensação de vertigem. Assim, se colocarmos um indivíduo em uma cadeira giratória fazendo-o girar rapidamente, e pararmos bruscamente a cadeira, ele terá uma sensação de vertigem, nistagmo, tendência a cair ou tombar conforme a direção do giro. Estes fenômenos são produzidos conforme determinadas leis, e desta forma os sintomas cessam ou se modificam, conforme as regras em relação às afecções do ouvido interno ou do restante do aparelho vestíbulo-cerebelar. Com este método, podemos às vezes tirar conclusões diagnósticas importantes. Este exame por meio do método de Barany deve ser completado com outras investigações que descreveremos a seguir(3).

Em seguida, examinaremos os nervos cranianos IX, X e XII. Será solicitado ao paciente que mostre a língua; esta se desvia para um ou outro lado, caso apresente contrações fibrilares, e se está atrofiada a mucosa ou a musculatura. Deverá ser então examinada a faringe (não esquecer nunca de, ao mesmo tempo, observar as amígdalas); e se observará se o véu palatino se levanta normalmente quando o enfermo pronuncia "a-a-ah" durante longo tempo. Depois, tocar-se-á a parede posterior da faringe com uma espátula, para ver se é produzido um movimento de deglutição, o chamado reflexo faríngeo(8).

Por último, será examinada detalhadamente a linguagem ou a maneira de o individuo expressar-se. Os transtornos de linguagem podem ser disártricos ou afásicos. Os transtornos disártricos de linguagem afetam a articulação das palavras; quanto aos demais o paciente compreende perfeitamente o que significa cada palavra e o seu valor correspondente. Estes transtornos de linguagem podem ser produzidos por um estado de paresia, de espasmo ou por um transtorno de coordenação dos músculos dos lábios, língua, faringe e laringe, que atuam no momento de falar(3).

A linguagem pode ser lenta, entrecortada ou explosiva, conforme o transtorno correspondente a uma ou a outra anomalia. A linguagem afônica é observada em todos os casos de lesão das cordas vocais e às vezes também no histerismo; na lesão bulbar progressiva deixam de ser pronunciadas algumas consoantes em determinadas palavras; na demência paralítica são suprimidas palavras inteiras; outras vezes o paciente tropeça em algumas palavras ou sílabas, ou, finalmente a linguagem se torna ligeiramente trêmula, ao vibrar a musculatura vocal. Na esclerose múltipla, a linguagem pode apresentar um caráter espasmódico-atáxico que se manifesta pela lentidão permanente, descompondo-se as palavras em suas sílabas distintas; constitui, então, o tipo chamado linguagem escandida (3).

Nos transtornos afásicos de linguagem, é normal a expressão de cada palavra, porém o paciente é incapaz de compreender o seu significado ou não pode usar de uma maneira ordenada os músculos de linguagem para pronunciar palavras distintas(11).

Para melhor compreensão, descreveremos brevemente o fundamento fisiopatológico dos transtornos afásicos.

O córtex cerebral pode dividir-se em duas grandes zonas: as zonas de projeção e as de associação. Como zonas de projeção compreendemos os territórios de onde partem diretamente os impulsos motores (via piramidal) e os que recebem de modo imediato as impressões sensoriais (esferas táctil, visual auditiva, olfatória). As células nervosas das zonas de associação não estão diretamente unidas aos músculos ou aos órgãos dos sentidos, e sim às células das zonas de projeção.

Nas zonas de associação mais próximas às zonas de projeção desenvolvem-se, principalmente no hemisfério cerebral esquerdo, centros de funções mais especializadas, executadas pelos órgãos inervados pelos territórios correspondentes das zonas de projeção. Na porção inferior da zona de projeção motora estão os centros corticais dos lábios, da língua e da laringe. Na zona de associação do hemisfério cerebral esquerdo, situada em frente a estes centros de projeção, desenvolve-se no giro frontal inferior, centro de Broca – gradualmente, à medida que a criança aprende a falar – um centro dos movimentos especiais que facultam a linguagem.

No giro superior do lobo temporal existem, em ambos os lados, centros corticais auditivos, estações terminais para as vias, em parte cruzadas e em parte diretas, que, pelas estações intermediárias distintas, vão do caracol ao córtex cerebral. Na porção do giro temporal esquerdo, situado sob o centro auditivo, localiza-se e desenvolve-se a função especial da compreensão do significado das palavras (centro de Wernicke). Um pouco mais abaixo existe um centro muito importante, no qual se fixa a lembrança do significado de cada palavra.

De modo idêntico, existe no lobo occipital esquerdo um centro de compreensão da palavra escrita, relacionado com o centro visual. Há, por último, o centro da escrita, possivelmente também em conexão com o centro motor da mão.

Todos esses centros estão intimamente relacionados entre si; a função de um pressupõe a dos outros. Para conseguirmos falar, é necessário que aprendamos antes a compreender o significado das palavras e, do mesmo modo, o ato de escrever pressupõe a compreensão prévia da palavra impressa e, em certo grau, também do significado da palavra falada. O centro de Wernicke é por isto o mais importante. Se sua função estiver alterada, os pacientes não compreenderão o que lhes for dito, pois soará aos seus ouvidos como uma algaravia, ininteligível, o que constitui a parafasia. Às vezes, não apenas muda as palavras, mas também a junção das sílabas para formar palavras é caótica e sua linguagem se torna indecifrável – a jargonafasia. Se a porção mais inferior do lobo temporal esquerdo estiver lesionada (como ocorre nos casos de abscessos cerebrais otógenos), perde-se principalmente a lembrança do significado das palavras, produzindo-se uma afasia amnésica. Quando o centro de Wernicke está normal esses amnésicos compreendem perfeitamente o que lhes é dito, porém não podem lembrar qual é o nome dos objetos ou conceitos. Empregam, por esta razão, palavras impróprias, e sua linguagem se torna parafásica. Se perderem por completo a lembrança das palavras, os pacientes ficam, em princípio, completamente mudos, e logo se desenvolve uma afasia totalmente análoga à afasia motora(11).

Na verdadeira afasia motora não estão abolidas a compreensão do significado das palavras nem as suas lembranças, e sim a faculdade de empregar de modo adequado os músculos de linguagem. Essa afasia é produzida por uma lesão do centro de Broca. A lesão do próprio centro de Broca é, sem dúvida, muito mais rara que a das vias que nele terminam ou que dele saem, e cuja lesão produz o quadro clínico da afasia. Nos casos de hemorragia na cápsula interna no lado esquerdo, freqüentemente produz-se uma afasia motora, por interrupção do sistema de vias que do centro de Broca seguem para os músculos de linguagem.

Na descrição anterior procuramos explicar, do modo mais claro possível, o conceito de afasia; porém, devemos saber que é uma questão, ainda não resolvida, e que o problema é ainda hoje objeto de discussão.

O modo de investigar os transtornos afásicos, aléxicos e agráficos, pode ser deduzido do que foi indicado anteriormente. Se o paciente apresentar sintomas de afasia, é necessário verificar primeiro se compreende o que lhe é dito, fazendo, para tal, uma série de indicações (que feche os olhos, mostre a língua, apresente as mãos, etc.). Comprova-se sua maneira de falar, quando ele o faz espontaneamente ou ao responder ao que lhe é dito, ou quando solicitado a indicar o nome dos objetos e dizer palavras ou construir frases. Este exame pode ser feito ainda com mais detalhes com a apresentação de letras ou de cifras, separadamente. Eventualmente, pode ser verificado se o sentido musical se conservou, solicitando-se ao paciente que cante ou assobie.

Também será examinado o modo como o paciente lê, fazendo-o ler em voz alta e, depois, em voz baixa; deverá ser interrogado sobre o que leu e, se o indivíduo é afásico, pede-se que confirme ou negue, com a cabeça, o significado das palavras. Por último, examina-se a sua maneira de escrever, convidando-o a fazer um ditado ou redigir por conta própria.

Uma vez comprovado que o caso é de afasia, é necessário confirmar se é uma afasia motora, uma parafasia, uma surdez verbal ou uma afasia amnésica. Em duas doenças será necessário aprofundar ainda mais este exame: nos casos de tumor ou de abscesso cerebral com transtornos afásicos, aléxicos ou agráficos.

No que se refere ao exame das extremidades exceto nos casos em que é necessário um exame mais detalhado o exame neurológico geral compreende sete pontos, sendo necessário investigar separadamente: articulações, estado dos músculos, tono, reflexos, força, sensibilidade e coordenação.

O estado dos músculos é avaliado principalmente pelo exame, que permitirá comprovar se há alguma assimetria das extremidades, e será feita a comparação de seu contorno – se for uma atrofia bilateral - com o contorno normal dos músculos. Estes serão apalpados, verificando-se se são flácidos, mais fibrosos ou menos volumosos que no estado normal. Freqüentemente, será também necessário medir o perímetro de regiões correspondentes das duas extremidades.

As alterações do tono muscular são um elemento importante em clínica neurológica. Os músculos em repouso, no indivíduo normal, estão em um ligeiro estado de tensão chamado tono. A tensão muscular é produzida pela ação simultânea de dois fatores distintos. Um deles é um impulso contínuo que age sobre os músculos e produz o chamado tono estático ou plástico. Nos casos de afecções cerebelares, produz-se uma hipotonia ou hipertonia muscular nas afecções do sistema motor extrapiramidal, por exemplo, na lesão agitante(3).

Existem duas classes de reflexos elementares normais: são os reflexos tendinosos e os reflexos cutâneos que devem ser pesquisados, que devem ser pesquisados (12).

Em relação ao exame da sensibilidade, convém conhecer na prática seus limites de aplicação. Existe toda uma série de formas ou qualidades da sensibilidade, mais elementares no que se refere à sensibilidade táctil, dolorosa, para o calor ou o frio, ou de posição, e mais complicadas no que concerne ao sentido estereognóstico, à sensibilidade do tipo Weber ou à sensibilidade vibratória. Portanto, seria inútil examinar todas estas formas de sensibilidade em cada caso. Deve-se escolher entre elas e as três mais importantes em neurologia, que são: a sensibilidade táctil, a sensibilidade dolorosa e a sensibilidade de posição.

Também importante o exame do sentido de posição. Para tal, o paciente é solicitado a fechar os olhos, mover suas extremidades nas respectivas articulações: dos dedos da mão, do cotovelo, dos dedos do pé, do joelho, etc., e a indicar quais são os movimentos praticados. Para comprovar suas indicações, coloca-se uma de suas extremidades em determinada posição e pede-se que o paciente coloque a outra extremidade em posição similar.

O último ponto, não menos importante, do exame neurológico, se refere à avaliação da coordenação. No que concerne à extremidade superior, o melhor método consiste em solicitar ao paciente que toque a ponta do nariz com o dedo indicador. Observa-se se o dedo a alcança facilmente, se o movimento é em linha reta ou segue uma curva unida e regular, ou se, ao contrário, seu curso é sinuoso. Na extremidade inferior, a coordenação será examinada preferencialmente solicitando-se que o paciente coloque um de seus calcanhares sobre o outro joelho, observando se o movimento é normal. Para obter maior segurança, pede-se ao paciente que verifique este primeiro movimento com os olhos abertos e, logo depois, fechados.

Como conclusão do exame clínico, serão observados a posição e o modo de andar do paciente, que deverá estar de pé com os pés juntos e os olhos fechados: normalmente poderá manter-se em equilíbrio. Se sofre uma lesão das colunas posteriores, estando, portanto, a sensibilidade aumentada, seus joelhos serão dobrados por alguns instantes e ele cairá para trás. Se o aparelho vestíbulo-cerebelar estiver lesionado, oscilará ligeiramente para frente ou para trás, caindo logo em uma ou outra direção, conforme o local da lesão. A impossibilidade de estar firme, de pé, com os olhos fechados, constitui o chamado sinal de Romberg(12).

No que se refere a transtornos secretores e paralisias ou espasmos da musculatura lisa dos olhos, vasos e vísceras, sintomas produzidos por uma afecção do sistema nervoso vegetativo são observados em toda uma série de doenças. Como foi dito anteriormente, a lesão traumática do gânglio cervical superior produz a síndrome de Claude Bernard: miose, enoftalmia e blefaroptose. As lesões traumáticas, os tumores ou inflamações no infundíbulo ou no tuber cinereum, em conseqüência dos quais se produzem poliúria, glicosúria, obesidade e distrofia genital, podem dar lugar a sintomas que se referem, no primeiro momento, à hipófise. Na encefalite epidêmica crônica, observam-se com certa freqüência transtornos vegetativos centrais em forma de alterações do metabolismo, poliúria, fenômenos vasomotores, salivação, crise de sudorese e transtornos na freqüência da contração do coração. Muitas inflamações da medula, e também os tumores e traumatismos da porção inferior da medula sacral produzem transtornos dos esfíncteres ou alterações da função genital. Atribui-se provavelmente a patogenia de toda uma série de afecções neurológicas paroxísticas, como a epilepsia, a hemicrania, a asma e o edema de Quincke, a uma ação tóxica sobre determinadas porções do sistema nervoso vegetativo. Como no histerismo e na neurastenia, grande parte dos sintomas é causada por uma anomalia da ação simpática ou parassimpática(3-8).

Não podemos subestimar a importância dos exames complementares: líquido cefalorraquidiano, eletrodiagnose e exames das neuroimagens (13).



REFERÊNCIAS

1. Teixeira Mendes RS. Manual de semiótica nervosa. Rio de Janeiro: Typographia Santa Helena; 1926. 205 p. [ Links ]
2. Brain L, Walton JN. Brains's diseases of the nervous system. London: Oxford University Press; 1969. 1062 p. [ Links ]
3. Barraquer Borda L. Neurologia fundamental. 3rd ed. Barcelona: Toray, 1963. 1144 p. [ Links ]
4. Walsh FB. Clinical neuro-ophthalmology. 2nd ed. Baltimore: Williams & Wilkins; 1957. p.103-4, [ Links ]
5. Hoyt WF, Beeston D. The ocular fundus in neurological disease. St. Louis: C.V. Mosby; 1966. 128 p. [ Links ]
6. Spiegel EA, Sommer I. Oto-neuro-oftalmología. Compendio para estudiantes y médicos. Barcelona: Francisco Seix; 1937. 396 p. [ Links ]
7. Adrogué E. Neurologia ocular. Buenos Aires: El Ateneo; 1942. 889 p. [ Links ]
8. Mollaret P. Interprétation du fonctionnement du système nerveux. Par la notion de subordination - subordination et posture. Paris: Masson ; 1937. 441 p. [ Links ]
9. Ropper AH, Brown RH. Adams and Victor's. Principles of neurology. 8th ed. New York: McGraw-Hill, Medical Publishing Division; 2005. 1382 p. [ Links ]
10. Huber A, Blodi FC. Eye Symptoms in brain tumors., St. Louis: CV Mosby; 1961. 329 p. [ Links ]
11. Sanvito WL. O cérebro & suas vertentes. São Paulo: Panamed; 1982. 201 p. [ Links ]
12. Moruzzi G. Problem in cerebellar physiology. Springfield, Illinois: Charles C. Thomas, 1950. 116 p. [ Links ]
13. Cabanis EA. Neuro-anatomie et imagerie. Techniques et résultats normaux, anatomies focales. In : Safran AB, Vighetto A, Landis T, Cabanis EA. Neuro-ophtalmologie. Paris: Masson, 2004. p.1-61. [ Links ]

27 de dez. de 2010

Ortomolecular e fibromialgia



Fibromialgia

Durante muito tempo mulheres que apresentavam dores musculares difusas, depressão, dores de cabeça, insônia e cansaço tinham grande chance de serem rotuladas de sofrerem de doença emocional. Hoje sabe-se que existe uma doença chamada fibromialgia, cuja origem ainda se discute, mas que sem sombra de dúvida não é coisa "da cabeça", e muito menos emocional.

SINTOMAS DA FIBROMIALGIA
 
A doença acomete preferencialmente mulheres entre 25 e 50 anos, e a maioria absoluta apresente dores musculares. Essas dores costumam ser generalizadas, embora possa começar numa região específica, como ombros ou nas costas, e daí espalhar-se ou migrar para outras regiões.
  
A dor pode ter várias características, podendo ser do tipo em peso, em espasmo ou mesmo arder, e é característico nessas pessoas possuir áreas de sensibilidade aumentada em certas regiões, na verdade são 18 áreas sendo que pelo menos 10 dessas são muito sensíveis em quem sofre de fibromialgia.
  
SINTOMAS DA FIBROMIALGIA

É muito comum em quem sofre de fibromialgia que o sono não seja reparadador, que ao se acordar permaneça uma sensação de cansaço. Na verdade, pela manhã, além do cansaço, há tendência a sentir os músculos mais "duros" e muitas vezes com dores no corpo inteiro.

Exercícios físicos costumam melhorar um pouco, assim como calor no local, e dependendo do clima (frio, calor, chuva, umidade, etc) pode haver alteração para melhor ou pior.

O estado emocional também afeta, especialmente o sentimento de tristeza e o estresse, e eventualmente o excesso de barulho só fazem piorar o quadro.

cansaço parece vir com mais facilidade, em geral o suficiente para dificultar as atividades do dia-a-dia. Dor de cabeça, especialmente a do tipo tensional (em aperto ou em peso, como se fosse uma faixa ou uma "morça" ao redor da cabeça) também são comuns, asssim como dores no abdome, inchaço ( distensão abdominal), além de prisão de ventre e diarréia alternadamente.
 
Em resumo, os sintomas principais da fibromialgia são:
  
1. Dor generalizada, pelo corpo todo, que já dura no mínimo três meses.
 
2. Sono inquieto, superficial e não-reparador. Mesmo com muitas horas de sono o cansaço aparece logo pela manhã.
 
3. Fadiga prolongada, um cansaço com falta de energia que aparece mesmo com pequenas atividades físicas.
 
4. Transtornos intestinais, especialmente prisão de ventre intercalada com algumas diarréias, além de excesso de gazes intestinais.
 
5. Dormência e formigamento nas mãos e pés, e também nos braços, pernas e rosto.
 
6. Sentimentos de tristeza e desesperança por longos períodos de tempo. Irritabilidade por pequenos motivos.
 
7. Dores de cabeça, em especial enxaqueca (dor pulsante, que piora com a luz e com ruídos)
 
8. Sensação de inchaço no corpo todo, inclusive nas articulações.
 
9. Musculatura endurecida.
 
10. Mal estar, irritação ou piora das dores com mudanças no ambiente, como variações na temperatura, barulhos e ruídos, estresses emocionais.
  
NOSSA ABORDAGEM ORTOMOLECULAR NA FIBROMIALGIA
  
A abordagem se faz tanto com a correção dos fatores que levam ao desequilíbrio da química do organismo, quanto o fornecimento das substâncias necessárias ao funcionamento do corpo. Alguns exemplos mais marcantes:
 
1. Facilitação do Funcionamento do Cérebro:

Não temos como modificar diretamente a estrutura do nosso cérebro. Mas temos como modificar indiretamente seu funcionamento.
 
Seu cérebro, para dar origem ou gerenciar tudo aquilo que você pensa, sente ou faz, possui algo em torno de cem bilhões de neurônios, sendo que cada neurônio pode se comunicar com até mil outros neurônios.
 
Toda essa comunicação, algo em torno de mil trilhões de possibilidades combinadas, é realizada por substâncias químicas, os neurotransmissores.
 
O funcionamento requer energia, e seu cérebro, embora com apenas dois por cento do seu peso corporal, consome entre vinte a trinta por cento dos recursos energéticos disponíveis.
 
O detalhe é que ele não possui nenhum reserva, depende o tempo todo de um aporte periódico de energia e nutrientes.

 
Vários aminoácidos e vitaminas participam na formação das substâncias químicas que estão envolvidas no funcionamento das áreas do cérebro responsáveis pelas emoções, pelos pensamentos e pela memória. A administração correta dessas substâncias naturais pode permitir ao cérebro corrigir seu funcionamento. Esse aporte de substâncias benéficas é feito pela administração da própria substância isolada (sob a forma de cápsulas ou injetaveis), e também pelo aumento do consumo de alimentos chamados de "funcionais", por conterem quantidade considerável da substância que se deseja aumentar. 
 
Um exemplo dessa abordagem: tanto a ansiedade quanto a depressão tem um mediador químico cerebral envolvido no processo chamado serotonina. Vários antidepressivos são capazes de aumentar a quantidade de serotonina do cérebro ao dificultar sua volta na célula que a liberou, inibindo sua absorção (recaptação), mas ao custo de muitos efeitos colaterais. Já certos aminoácidos podem aumentar a quantidade da mesma serotonina ao aumentar sua produção, fornecendo em quantidades extras a matéria prima para sua fabricação. O processo tem bem menos efeitos colaterais e, ao contrário dos antidepressivos, não dá origem a sintomas de abstinência (eufemisticamente chamado de "síndrome da descontinuidade") quando é interrompido.
 
Outros precursores de transmissores químicos cerebrais têm o mesmo princípio de favorecer funções cerebrais, modulando, por exemplo, a irritabilidade, a agressividade, a tristeza, a iniciativa e o prazer.
 
Todo esse sistema também depende do “líquido” que permeia as células, a matriz extracelular. Se essa matriz estiver “limpa”, o terreno facilita o funcionamento das células. Se essa matriz estiver “suja”, com dejetos tóxicos, o funcionamento fica prejudicado. Por isso, um dos grandes objetivos em nossa clínica é, além de nutrir adequadamente o cérebro com as substâncias apropriadas, promover a retirada de conteúdos tóxicos.
 
  
2. Correção das funções gastro-intestinais. 
  
Nosso sistema digestivo está envolvido em algo em torno de 80 % da nossa capacidade imunológica, além de ter influência no nosso estado emocional. A conexão entre nosso sistema digestivo e nossos pensamentos e emoções pode ser resumida assim. O intestino tem, entre outras funções, a capacidade de selecionar o que deve e o que não deve ser absorvido. Essa seleção, na prática, ocorre nas vilosidades intestinais, que com freqüência são lesadas por várias medicações (como anticoncepcionais, antiinflamatórios, corticóides e antibióticos administrados por longos períodos de tempo), além do tipo de alimento modificado que ingerimos comumente.

Como resultado, ocorre um aumento da permeabilidade das vilosidades intestinais que acaba permitindo a passagem de toxinas fabricadas por parte das bactérias que habitam nosso intestino. Esse aumento de permeabilidade também permite a passagem de metais pesados e de partículas alimentares em tamanho irregular, sendo que muitas delas têm o potencial de se fixar no cérebro e alterar seu funcionamento.
 
Além disso, ocorre uma alteração no equilíbrio entre as bactérias "boas" (que entre outras qualidades fabricam vitaminas do complexo B e a vitamina K), que passam a perder terreno para bactérias nocivas. As conseqüências dessa mudança na flora intestinal são muitas, mas para dar um exemplo interessante, considere que algumas bactérias nocivas se alimentam de açúcar, e têm como estratégia de sobrevivência inibir a serotonina do cérebro. Assim, ela consegue mudar nossas emoções no sentido de que passamos a ingerir mais açúcar, o alimento que ela tanto deseja.
O diagnóstico é realizado com exames laboratoriais, e a correção com mudança dos hábitos alimentares, além de antioxidantes que agem nas paredes do intestino e ingestão de bactérias "boas" para competir com as nocivas.
 
3. Correção do estado inflamatório.

Não importa se um acontecimento estressante tiver origem psicológica, vir de um traumatismo físico ou de uma infecção. Qualquer que seja a origem, as mesmas reações químicas acontecem no organismo. Essas reações têm em comum um estado inflamatório inespecífico, que na verdade é uma tentativa bastante primitiva do organismo restringir os danos. Como o maior risco dos nossos ancestrais era o do contágio por micróbios, nosso organismo ainda reage da mesma maneira que foi tão útil aos nossos antepassados: ele promove uma reação inflamatória, o que inclui um conjunto de alterações que tem por objetivo reduzir a quantidade de nutrientes que os microorganismos necessitam.
O diagnóstico é feito por exame de laboratório simples, que a maioria dos laboratórios faz sem dificuldades e tem cobertura pelos convênios, Já para a correção, utilizamos substâncias naturais que têm a capacidade de reduzir o estado inflamatório sem os efeitos colaterais dos antiinflamatórios químicos.
 
4. Mudança nos hábitos de vida
  
O que inclui incentivo e orientação para atividade física, hábitos regulares de sono, alimentação balanceada, meditação, técnicas de relaxamento, entre outras medidas.

Exames e explicações Ortomolecular

http://www.labuniversal.com.br/site/examecabelo.php
Antes de fazer um tratamento, faça suas pesquisas sobre valores
de exames, métodos, tempo de tratamento. valores de medicamentos
bem como a forma correta de utilização.

A Ortomolecular tem bons métodos, mas buscar o profissional
que saiba conduzir seu tratamento é fundamental.

Em tags > ortomolecular > exames > síndromes
poderá pesquisar com decisões que indiquem um bom tratamento
com o profissional de sua escolha e condição financeira.
Boa sorte.

24 de dez. de 2010

Um lindo Ano Novo!




A todos os amigos especiais, amigos terapeutas e amigos virtuais.

Possa o azul profundo e o branco essencial tornarem seus dias felizes!
Abraços solares

13 de dez. de 2010

Saudades é um sentimento que quando não cabe no coração escorre pelos olhos.

Profunda paz ao planeta!




Lightworker HOME

http://www.lightworker.com/

The Disclosure Project 1 - Traduzido

http://www.youtube.com/watch?v=7DiTciq-cDw

The Disclosure Project 1 - Traduzido:http://www.youtube.com/watch?v=7DiTciq-cDw
The Disclosure Project 2 - Traduzido:http://www.youtube.com/watch?v=yPT-bUalvR4
The Disclosure Project 3 - Traduzido:http://www.youtube.com/watch?v=Muh4gKOiaRU
The Disclosure Project 4 - Traduzido:http://www.youtube.com/watch?v=9fS8jfIzMqg
The Disclosure Project 5 - Traduzido:http://www.youtube.com/watch?v=V6m1XzAVxUo
The Disclosure Project 6 - Traduzido:http://www.youtube.com/watch?v=TJW-hVMxQ-Q
The Disclosure Project 7 - Traduzido;http://www.youtube.com/watch?v=5GgTJL4pB1k
The Disclosure Project 8 - Traduzido;http://www.youtube.com/watch?v=VXQbiD9iJiA
The Disclosure Project 9 - Traduzido:http://www.youtube.com/watch?v=HQCmJQUuA6A
The Disclosure Project 10 -Traduzido:http://www.youtube.com/watch?v=5qi77wscXOc
The Disclosure Project 11 - Traduzido:http://www.youtube.com/watch?v=8F_r2GvF-pg
The Disclosure Project 12 - Traduzido:http://www.youtube.com/watch?v=7bKJ2yu__B0

A IMPORTÂNCIA DO CINTURÃO DE FÓTONS


Ultimamente tem havido muita conversa sobre o Cinturão de Fótons e a radiação manásica que o acompanha, ambos os termos científicos para esse espetacular acontecimento. A ciência admitiu ter conhecimento desse fenômeno, pela primeira vez em 1962 e agora, em 2009, volta a falar sobre ele. Progresso lento...mas bem vindo.
No que diz respeito ao público a consciência desse acontecimento veio muito tempo depois, e infelizmente, apenas para um número muito pequeno de pessoas, e mesmo dentre elas havia muito descrédito a respeito.

O QUE É O CINTURÃO DE FÓTONS

O Cinturão de Fótons e a radiação manásica possuem um impacto maior do que se poderia imaginar. Do ponto de vista científico, é a procissão de nosso Sistema Solar e dos planetas que o acompanham ao redor do Sol Central, chamado Alcyone, localizado na Constelação das Plêiades. Essa procissão cíclica, em sentido anti-horário, ao redor de Alcyone requer 25.860 anos para completar uma órbita. Nosso Sol, a Lua e os planetas atuais devem passar duas vezes pelo Cinturão de Fótons durante esse tempo, isto é, uma vez para o norte e uma vez para o sul.
Durante esse ciclo há dois períodos de trevas e dois períodos de luz.
Os períodos de trevas, que constituem a maior parte da rotação ao redor do Sol Central, consistem em dois períodos de 10.500 anos cada, mais um período extra – e aparentemente opcional – de 430 anos para cada um dos períodos de 10.500 anos.
Depois de cada período de 10.500 anos de trevas, emergimos então em dois mil anos de luz total, que na verdade constituem o Cinturão de Fótons.
Qual é, afinal, a importância espiritual desse fenômeno?

IMPORTÂNCIA ESPIRITUAL

Você talvez esteja com uma pergunta na cabeça: “Por que predominam as trevas, ou aspecto negativo, de nossa jornada de 26 mil anos ao redor do Sol Central? Por que não mais luz?”. Como todas as coisas nos omniuniversos do Criador, tudo tem um propósito e uma razão divinos. Todos os aspectos estão em sincronia uns com os outros. É importante entender que a lei divina possui intenção e propósito.
As relações espirituais proporcionarão maior compreensão e aceitação individual de fatos que, de outra maneira pareceriam punitivos ou irracionais.
Experimentamos uma quantidade maior de trevas em nossa jornada ao redor do Sol Central porque os poderes divinos, de comum acordo com aqueles de nós que foram escolhidos, concordaram em criar e experienciar um mundo de negatividade (trevas), polaridades e ilusão, revestido de medo, julgamentos, controle, ódio, cobiça, morte e muito mais.
Foi um plano idealizado que facilitou o desejo do Criador de compreender melhor a verdadeira natureza da negatividade – o lado sombra. Este mundo imprevisível e explosivo, semelhante a um verdadeiro campo minado, tem por objetivo testar o caráter de tudo o que se associa a este planeta especial, o planeta Terra. Somos o veiculo através do qual o divino pode experienciar a si mesmo e, por meio de nossas experiências coletivas e individuais, pode dominar as complexidades e os perigos das trevas. Fomos seletivamente escolhidos para vir para cá.
Muitos, ao ouvir isso, diriam que é loucura. No entanto, é verdade. Somos únicos, sem igual. Somos o veiculo escolhido (o planeta) para recolher, assimilar e transformar toda a negatividade para todo o nosso Sistema Solar.
Somos o “terreno baldio” e a “área de refugo” para todo o Sistema Solar. Através de nossos pensamentos, ações e reações servimos de transformadores para toda a negatividade jogada em nós. Que tarefa! Então, vejam que o que poderia ser considerado algo totalmente negativo e indesejado é, na verdade, dotado do espírito e de sua divina missão aqui na Terra. Essa missão é experienciar, através de nós, a negatividade para o ser e, no decorrer do processo, aprender como se descartar dela de maneira mais rápida e permanente, tornando tudo ao redor um lugar melhor para viver e trabalhar.
Como podem ver, nós e nosso planeta somos únicos e especiais.
Sem dúvida, a pergunta seguinte é: “Qual a relação disso tudo com o Cinturão de Fótons?”. É uma questão complexa, mas antes de nos ocuparmos de seus múltiplos ângulos, estabeleçamos primeiro que o Cinturão de Fótons e a vibração manásica que o segue são, em si e por si mesmos, veículos de transformação e de transmutação. Constituem a barreira protetora e o veiculo que cuidam para que nenhuma negatividade da Terra escape e contamine os níveis superiores de Consciência.
Presidindo tudo isso está o Cristo e, ao saber disso, podemos rapidamente compreender que o Cinturão de Fótons e a radiação manásica são a eminência do Cristo e de suas Energias Crísticas.
Somente se estivermos em harmonia com essas energias, à medida que nos aproximamos do Cinturão de Fótons e nele entramos, poderemos esperar ser parte dele e escapar das influências negativas do planeta Terra.
Nesse sentido teríamos que retornar à terceira dimensão e fazer tudo de novo. Pode parecer irônico, mas antes de cada um de nós chegarmos ao planeta Terra, tínhamos plena consciência dos perigos inerentes a vir para a Terra e viver e experienciar sua negatividades brutais. Fomos também informados de que somente poderíamos fugir da influencia da negatividade quando a dominássemos, o que, lógico, era a intenção divina o tempo todo, pois, como pode o divino aprender e experienciar o ser, senão através de nós?
Infelizmente, alguns aprendem mais devagar do que os outros, e são necessárias repetidas voltas (reencarnações) ao redor da “roda” (o Sol Central) até que a lição seja aprendida. Normalmente, em dada época (como a nossa atual) cerca de 1/3 da população total do planeta tem êxito em cada período de 10.500 anos.

O CINTURÃO DE FÓTONS E A CONSCIÊNCIA CRÍSTICA

Retornemos ao assunto do Cristo e sua relação com o Cinturão de Fótons. O Cristo e suas energias são mencionados repetidamente em escritos antigos, sugerindo que, a menos que nos tornemos unos com essas energias Crísticas, não teremos esperança de sobreviver às calamidades futuras e de passar pelo Cinturão de Fótons.
As profecias maias demonstram esse fato claramente através de uma afirmação profunda que diz: “o governo, a ciência e a religião entrarão em colapso, a não ser que estejam preparados para aceitar e facilitar a Consciência Crística”.
Mais uma vez trata-se de uma referencia obliqua ao Cinturão de Fótons e suas energias Crísticas (a radiação manásica). Todas as coisas negativas, arcaicas e obsoletas, inclusive você, sucumbirão face às energias Crísticas entrantes, a menos que você aceite e viva essas verdades sagradas.
O Grande Avatar Jesus, quando estava na Terra deixou isso bem claro quando disse: “Eu, através do Cristo, separarei o joio do trigo” Subtende-se que a humanidade, à medida que se aproximam os dias finais (atualmente) e do Cinturão de Fótons, será dividia em dois grupos: os que podem e aceitarão a Consciência Crística vindoura, e os que não podem ou não a aceitarão.
À medida que nos aproximávamos da entrada no Cinturão de Fótons, que se deu por volta do ano 2000, tudo isso foi se tornando cada vez mais claro. Lembrem-se que por volta desta data, nós, como povo, planeta e consciência, entramos na quarta dimensão.
O destino de nosso planeta é ter garantida sua passagem segura para o interior e através do Cinturão. A única questão é, receberemos – você e eu – o mesmo consentimento?
A resposta é ‘sim’, contanto que também consigamos aceitar, acomodar e realizar a consciência Crística entrante.
Revisando rapidamente: o Cinturão de Fótons é algo bem maior que os postulados astronômicos ou científicos sobre como o Sistema Solar e seus planetas giram ao redor de Alcyone, nosso Sol Central, e como, nesse processo, nosso Sistema Solar e seus planetas experienciam 21.860 anos de trevas e 4.000 anos de luz. O processo todo é uma experiência espiritual seqüencial profunda, lidando diretamente com a Consciência Crística.


O sistema solar está atravessando uma nuvem interestelar que a física diz que não deveria existir. Na edição de 24 de dezembro da revista ‘Nature’,uma equipe de cientistas revela como as naves Voyager da Nasa resolveram o mistério:
“Utilizando os dados das Voyager, descobrimos um forte campo magnético nos subúrbios do sistema solar”, explica o autor principal, Merav Opher, uma investigadora em heliofísica convidada da Nasa, da George Mason University.
O descobrimento tem implicações para o futuro, quando o sistema solar finalmente topará com outras nuvens similares no braço da galáxia, a Via Láctea.
Tem trinta anos luz de largura e contém uma mescla tênue de átomos de hidrogênio e hélio a uma temperatura de 6000º C.
O fato da Borbulha estar fortemente magnetizada significa que as outras nuvens na vizinhança galáctica poderiam assim estar também. Finalmente, o sistema solar se encontrará com algumas delas, e seus fortes campos magnéticos sobre a heliosfera poderiam comprimir ainda mais do que está comprimida agora.
A compressão adicional poderia permitir a mais raios cósmicos alcançar o interior do sistema solar, possivelmente afetando o clima terrestre e a capacidade dos astronautas a viajar com segurança através do espaço.
Por outro lado, os astronautas não teriam que viajar tão longe, porque o espaço interestelar estaria mais perto que nunca. Estes eventos costumam acontecer em escalas de dezenas a centenas de milhares de anos, que é o tempo que demora o sistema solar para passar de uma nuvem a seguinte.


Analisemos agora com mais profundidade essa experiência espiritual.
Em primeiro lugar, o Cinturão de Fótons realmente nada tem de novo. Na historia antiga havia muitas referencias, em particular dos gregos e dos romanos, a uma Era Dourada em que nada havia a não ser luz, amor, paz e tranqüilidade, um lugar onde não se conheciam morte, guerra, fome, doença e pobreza. Estes filósofos antigos estavam, obviamente, aludindo ao Cinturão de Fótons, àquele período de luz de 2000 anos.

Mais uma vez estamos a ponto de entrar nesse fenomenal período de luz, a Era Dourada do passado e do futuro.

Estamos emergindo de nosso opressivo casulo de trevas, e, como a borboleta, podemos surgir na forma de algo extremamente belo, isto é, em nossos corpos de luz e nossa total comunhão com o Cristo. Esse casulo de trevas, apesar de sua opressão e negatividade, tem sido nosso veiculo de aprendizado e ensinamento para nos capacitar, mais uma vez, a regressar para o lugar de onde viemos, o Cinturão de Fótons.

Novamente nos é oferecida a oportunidade de quebrar os grilhões deste nosso mundo de ilusão, de virar o espelho para o outro lado, e em seu lugar perceber nossa verdadeira realidade. Assim, as limitações de negatividade, ilusão, polaridades, julgamentos, controle, ódio, avareza e cobiça, inveja, assassinatos e guerra, todas desaparecerão.

Nossa tarefa especial na Terra, que tem sido experienciar e dominar a negatividade e a ilusão, será cumprida, e poderemos ir para casa, nosso lugar de direito.

Na medida em que mais adentrarmos no Cinturão de Fótons e na radiação manásica, nos daremos conta da consciência Crística e do aviso. O aviso é uma declaração do Cristo de que estivemos nas trevas por bastante tempo, e agora é hora de irmos para casa, para a luz. Em última análise, no entanto, a escolha é nossa, através do nosso livre-arbítrio.

O processo de ida para casa não é tão simples quanto parece, pois devemos primeiro experienciar um tremendo processo transformacional, que nos possibilitará eliminar nossa negatividade e assumir nossos corpos de luz. Isso, por sua vez, irá nos lançar para fora das energias escravizantes da terceira dimensão, para a quarta e quinta dimensões – o Cinturão de Fótons.

Esse salto quântico para o futuro não é ‘costumeiro’, mas normalmente apresenta natureza seqüencial, abrangendo uma dimensão de cada vez. Contudo, devido à nossa inexplicável má vontade de crescer e amadurecer, de acordo com o plano divino, em contraste com os outros planetas, devemos agora sair do ‘atraso’ e alcançar o nível dos outros planetas, para que o Sistema Solar permaneça em harmonia com a intenção divina e o avanço programado.

Devemos, finalmente, alcançar um entendimento para garantir a passagem segura de toda a Federação de planetas no Cinturão de Fótons. Dispomos apenas de alguns poucos anos para fazer isso, e antes que isso possa acontecer devemos primeiro experienciar um processo transformacional completo aqui na Terra. Nosso planeta, nossos corpos e nossa consciência, todos devem atingir e ressoar numa freqüência bem mais alta e intensa, para acomodar a Consciência Crística entrante.

Comecemos com um aspecto da transformação de nosso planeta (que já está acontecendo há algum tempo). Nossa velocidade atual, como planeta, percorrendo o espaço, é calculada em cerca de 28 mil quilômetros por hora. Ao entrar no Cinturão de Fótons, essa velocidade alcança cerca de 335 quilômetros por hora. Não é preciso especular muito para perceber que essa aceleração tremenda comprimirá o tempo e o espaço em reinos de percepções incompreensíveis na atualidade.

Pode-se supor que todas as coisas de natureza mundana e corpórea passarão por extraordinária transformação para entrar em harmonia com a compressão e a velocidade acelerada. Todas as células de nossos corpos, todas as moléculas, todos os átomos serão rearranjados de modo a (assim esperamos) transformarem nossos corpos atuais de densidade e mortalidade num veiculo de luz transformacional, capaz de facilitar a consciência Crística entrante e sua imortalidade.

No processo transformacional nosso DNA será rearranjado para passar de um sistema de 2 para um sistema de 12 ou 13 filamentos. O mesmo acontecerá com nossos chakras, que passarão de 7 para 12 ou 13.

MUDANÇAS NA TERRA

Concluindo a teoria da transformação, parece razoável que nosso amado planeta, um organismo vivo, deva também se transformar para receber a consciência Crística. Esse processo irá se manifestar nas muito anunciadas ‘mudanças da Terra’, representando a dissolução dos conceitos ilusórios, arcaicos e antigos. Hoje há muita discussão e conjecturas acerca das ‘mudanças na Terra’ e sobre como elas irão nos afetar individual e coletivamente.

Essas mudanças já estão acontecendo na forma dos recentes e contínuos terremotos, erupções vulcânicas e padrões de clima devastadores e imprevisíveis.

No decorrer do processo transformacional nada – repito, nada – permanecerá intocado. Podemos contar com caos total, dissolução, recomposição e destruição total. Nada será poupado, a não ser que esteja em harmonia com a consciência Crística divina. Infelizmente, os Illuminati (o governo secreto, atrás dos governos ‘oficiais’) bem como os governos frontais mundiais, descobriram tarde demais que sua ‘fuga’ para Marte ou para a Lua, e para bases subterrâneas deram em nada, pois tudo neste Sistema Solar deve também se reformar para sobreviver.

Caos e destruição em massa, embora presentes para a maioria, não precisam afeta-los pessoalmente. Repetidas mensagens afirmam que todos serão poupados se reconhecerem as energias Crísticas entrantes e se esforçarem para viver em amor, luz, equilíbrio e perdão.

No decorrer do processo vocês estarão criando seu novo e maravilhoso corpo de luz. À medida que vocês construírem seu corpo de luz, ficarão resistentes e finalmente impenetráveis a todas as leis arcaicas e físicas. Lembrem-se de que quando vocês possuem um corpo de luz, são unos com o Cristo e a dimensão superior. Nessa situação seu ser físico não é da densidade e matéria, portanto como vocês poderiam se machucar?

O medo é o alimento das forças negativas e mais sombrias, o veiculo através do qual elas nos controlaram no decorrer do milênio. Sem medo elas não têm meios de nos controlar, são impotentes. Lembrem-se disso quando mais precisarem.


                                                    ***

O Cinturão de Fótons e a vibração manásica são veículos de transformação. O Cinturão de Fótons é o “lar do Cristo” e a radiação manásica é a eminência emergente do Cristo. Através desses veículos espirituais, desde que trabalhemos com eles, nos é proporcionada a oportunidade de quebrar a atual repressão da servidão e voltar para nosso ponto de origem. Contudo, a escolha é nossa. Prevalecerá a livre-escolha.

O eclipse solar da Lua Nova em 3 de novembro de 1994, juntamente com seu predecessor, o eclipse lunar do Sol, em 1991, expandiu o amor de nosso Deus Mãe. Juntamente com todo o resto, nossa consciência está sendo reestruturada num estado de equilíbrio no qual ficaremos com partes iguais de energias masculinas e femininas, exatamente como Jesus; iremos nos tornar andróginos, isto é, 50% masculino e 50% feminino.

A ênfase está sendo colocada no feminino porque as energias masculinas estão agora discordantes, arcaicas e rígidas demais. Dêem uma olhada em seu mundo e vejam a loucura do homem no Oriente Médio, Afeganistão, África, etc.
O feminino deve transcender e transformar esses velhos padrões masculinos para que as energias Crísticas possam se equilibrar aqui na Terra. Se a questão é nossa sobrevivência, busquem o surgimento do ‘homem suave’ e da ‘mulher forte’.

Nesse processo transformacional, todos iremos nos tornar bruscamente conscientes de problemas em nosso amor próprio, em nossos relacionamentos, em nossas finanças, em nossa saúde, em nossos trabalhos e em todas as facetas de nossa realidade física.
Já não conseguimos reprimir ou esconder nossos antigos padrões de negação. O subjetivo (feminino) virá à tona, trazendo consigo o oculto e o inútil para serem cuidados no agora; eles são a causa da grande proporção de descontentamento e insatisfação nesta época.
Acabaram-se o fingimento e a ilusão. O raio feminino é um raio transformador, oferecendo amor e aceitação de todas as coisas divinas.

Doze acontecimentos importantes marcam nossa entrada no Cinturão de Fótons. Sua finalidade é destruir ou reformar as energias tridimensionais arcaicas ou antigas, que incluem você e eu. A lógica indicaria que um desses acontecimentos seria a realização da guerra final, no Oriente Médio. Essa guerra terá um objetivo duplo (como vimos): (1) aniquilar as energias masculinas arcaicas e antigas em preparação para o homem novo e pacifico, e (2) facilitar uma posição de liderança das novas energias femininas. A seguir haverá uma integração dessas duas energias, originando a nova consciência feminina e masculina, concomitante com as novas energias Crísticas entrantes, isto é, a nova corporificação da espécie humana (homens e mulheres).

REFORMANDO A CONSCIÊNCIA

De maneira a enfrentar a aceleração e a compressão de tempo e espaço, nossos corpos físicos devem ser rearranjados e realinhados para facilitar a consciência Crística entrante. Alguns desses rearranjos dirão respeito a elementos-chave dos corpos etérico e físico.

Esperam-se o realinhamento de nossa atual consciência; realinhamento dos chakras (agora 7) para 12 ou 13; um aumento dos filamentos de DNA, dos atuais 2 para 12 ou 13; um equilíbrio das energias femininas e masculinas para alcançar um estado de androgenia e uma aceleração de nossos átomos, de acordo com o grau de luz e de consciência entrantes.

Além disso, a glândula pineal, atualmente do tamanho de uma ervilha, voltará a seu tamanho original, aproximadamente uma moeda de 25 centavos. Todos os receptores serão despertados.
As pessoas experienciando essas mudanças irão se tornar clarividentes, clariaudientes e mais. Exatamente como Jesus, iremos nos tornar grandes videntes, curandeiros e profetas.

Agora, mais do que nunca, devemos alinhar nossa vontade com a do divino. Há nessa afirmação uma profunda verdade, mas também um perigo inerente. Agora, mais do que nunca devemos inequivocadamente qualificar nossas intenções para atingir o que almejamos. O divino deve impregnar nossa comunicação de maneira total, pois do contrário, qualquer declaração proferida na forma de uma afirmação da negatividade será imediatamente captada pelas forças sombrias, e usada contra nós e a humanidade.

Lembrem-se: qualifiquem. Não deixem dúvidas ou incertezas no ar. Nossos pensamentos devem ser controlados e especificamente dirigidos.

Quando nossos corpos e consciência se reformarem em luz, o pensamento, e não a ação física irá determinar o nosso ‘cardápio do dia’. Nessa nova modalidade, os pensamentos “na verdade etéricos” são mais reais do que ações físicas – somos o que pensamos naquele momento.

Como nos encontramos na consciência da quarta dimensão, somos etéricos e estamos expostos a tudo. Cada um de nós será como uma tela de televisão projetando nossos pensamentos para todos verem e ouvirem. Não conseguiremos mais esconder a maldade, a avareza e a cobiça, o ódio, a luxuria, trapaça ou desonestidade. No minuto em que pensarmos em algo, nos transformaremos nele. Tornamo-nos um livro aberto, livre dos grilhões, a não ser os que criamos para aquele momento, que devem ser retificados instantaneamente com amor, luz e perdão para não sermos objeto das penalidades inerentes e da possível expulsão da realidade de quarta dimensão, de volta para a terceira.

Sem dúvida, fragilidades tridimensionais não serão toleradas.

Por outro lado, se estamos verdadeira e firmemente abrigados na luz do Cristo e sua Era Dourada, então não deve surgir nenhuma dessas aberrações, e, se surgirem, deve-se lidar com elas rapidamente para evitar que se tornem reais e, em conseqüência, nos expulsem de volta para a terceira dimensão.

Nosso mundo de ilusões e polaridades ruirá. No devido tempo, à medida que avançamos pelo Cinturão de Fótons rumo à sua zona nula, estas realidades de faz-de-conta, a nós impingidas, irão se desintegrar, nos deixando nus, vulneráveis e expostos. Isso representará a reviravolta do espelho, fazendo com que vocês e eu olhemos para o verdadeiro lado da realidade. Por algum momento estaremos totalmente vulneráveis, indefesos e confusos. Não obstante, é nessa hora que devemos decidir por recobrar o que sempre foi nosso de direito, a nossa “cristicidade’.

Caso escolhamos a continuação dos usos antigos e arcaicos, podemos contar com outro período de 10.500 anos de trevas.

ASCENSIONANDO À 4D

No passado, nosso planeta deslocou seu eixo solar mais de 330 vezes. Não foi casual, e sim planejado, como um meio de controle definitivo pelos nossos dominadores. Apesar das intenções das forças das trevas de realizarem mais deslocamentos, o “povo de Wormwood” desta vez não terá êxito.

Contudo, haverá uma inversão dos pólos magnéticos, o que aumentará a rotação do planeta a graus inimagináveis agora. Como explicação para essa mudança da rotação, recordem que nosso planeta havia sido escolhido anteriormente para ser o armazenador e transformador de todas as energias negativas em nosso sistema solar. Para isso nossos pólos magnéticos foram rearranjados de modo a girar na direção oposta à sua rotação verdadeira e desejável. Essa alteração foi necessária para que nós e nosso planeta servíssemos de veiculo armazenador da negatividade.

Durante 10.500 anos atuamos nessa realidade extremamente instável, servindo tanto individual como coletivamente, de veículos de transformação. Embora fosse extremamente arriscado, nós, como deuses que somos, escolhemos vir para cá e dominar essas energias supressoras e voláteis. Sem dúvida, nossa tarefa é uma das mais difíceis, para não dizer a mais difícil, no universo do Criador.

Face à nossa entrada no Cinturão, precisamos estar em harmonia com o restante do sistema solar e para tanto a inversão de nosso pólo magnético é imprescindível.

Surge às vezes a pergunta se nós, como planeta, voltaremos a realizar esta tarefa novamente. Sem dúvida, isso se deu no passado, mas, desta vez, receberemos uma graça especial e não seremos solicitados a fazê-lo, pois parece que nosso planeta mais do que cumpriu suas exigências de formatura nas esferas superiores.

O planeta irá se graduar, mas nós graduaremos também, individualmente?
Isso, é claro, cabe a cada um de nós. Saberemos apenas no devido tempo.

A seguir, há uma outra pergunta feita com freqüência: “Se nosso planeta deixar nosso sistema solar, o que acontecerá àquelas almas que não conseguirem fazer o mesmo nessa época”?


Para essas infelizes existe outro planeta, um novo planeta Terra, atualmente estacionado na quarta dimensão (etérica); e é para este planeta que as infelizes irão, descorporificadas, para experimentar um profundo sono e descanso, antes de serem preparadas e recondicionadas para voltar à Terra para experienciar mais 10.500 anos de trevas.

À medida que todos esses fenômenos associados à entrada no Cinturão de Fótons intensificam e precipitam mudanças espirituais, emocionais e físicas surpreendentes, aguardem o desembarque em massa de extraterrestres amistosos que virão para ajudar os necessitados e merecedores de sobreviver á mudanças apocalípticas futuras.

Outro aspecto do desembarque em massa diz respeito a uma declaração feita ao governo mundial: “Estamos aqui; somos os responsáveis. Convidamos vocês a se reunir a nós na fraternidade da humanidade. Caso não o façam, devem sofrer as conseqüências finais”.

Especula-se que à medida que nos envolvemos no Cinturão de Fótons, será experienciada uma tremenda radiação. Essa radiação, situada nas proximidades da zona nula, será tão destruidora que, sem dúvida, afetará os reatores e arsenais nucleares mundiais. Caso isso acontecesse, nosso planeta seria totalmente aniquilado e, nesse processo, impediria a bem sucedida formatura de nosso planeta e sistema solar na quarta dimensão. Portanto, os desembarques em massa, com sua inteligência superior, neutralizarão/desmaterializarão essa ameaça monumental.

À medida que nos envolvemos no Cinturão de Fótons, aguardem encontros freqüentes com a hoste angélica. A percepção desses seres elevados irá se tornar comum para os que estiverem em harmonia com a consciência Crística entrante. Entre essas poderosas forças angélicas, aguardem o surgimento do Cristo Miguel, nosso mentor e guardião. Ele irá, com diligência e clareza, eliminar tudo o que deve ser removido para criar um mundo novo e uma nova ordem das coisas.

Aguardem a adoção, pelo reino animal, de características e compreensão quase humanas, e com razão, pois à medida que desocupamos nossos reinos de compreensão anterior e assumimos nossa divindade, os animais irão se aventurar a preencher o vazio, elevando-se a uma condição quase humana. Simultaneamente haverá a humanização do mundo inferior dos Elementais e dos espíritos da natureza. Eles são, atualmente, quase humanos, e têm direito de assumir sua plena humanidade.

Aguardem diminuições maciças em nossos campos magnéticos (gravidade e densidade). Quando nos tornarmos luz esses elementos terão pouco ou nenhum controle sobre nós, pois perderão a característica de coerção.

Espera-se que nos tornemos, no futuro próximo, seres totalmente conscientes, trabalhando com energias e seres interdimensionais. Essa consciência não apenas irá permitir que nos integremos à 4/5 dimensão, como também nos propiciará a oportunidade de acessar dimensões paralelas que estão a 90 graus de nossa atual realidade. Que emocionante! Talvez então aquelas coisas que parecem estar “aos trancos e barrancos” assumam forma e formato.

Aguardem também visões de cores, formas e configurações geométricas sagradas de vanguarda. Os céus parecerão estar totalmente consumidos pelo fogo. Contudo, não se preocupem, pois esse fenômeno é um ‘fogo frio’ e não irá machucá-los. É meramente um sinal de nossa interação gradual com o Cinturão de Fótons e com a Consciência Crística.


Assim como nossos reinos de realidade e compreensão pessoais e terrestres se transformam, também irão se transformar os reinos superiores adjacentes a nós. Lembrem-se: “Como é em cima, assim é embaixo”.
Um dos mais espetaculares e anunciados acontecimentos é a possível mudança do nascimento do nosso atual Sol Central da constelação das Plêiades para a de Sírius. Parece que os povos de Sirius estão muito mais favoravelmente predispostos em relação a nós do que os pleiadianos. Isso pressagia mudanças colossais no futuro do nosso sistema solar.

De volta aos pleiadianos: eram os governantes atlantes e foram os responsáveis pelas catastróficas explosões nucleares que acabaram por afundar a grandiosa Atlântida. Portanto, não é fator de surpresa o andamento das considerações de Sirius como a nova localização de nosso atual Sol Central.


CONCLUSÕES

É evidente que o desafio foi lançado e a mensagem está clara. A indecisão acabou. Devemos declarar onde estamos nós e nossa consciência. A admoestação dos grandes mestres: “separarei o joio do trigo” está acontecendo. A lua-de-mel acabou. O antigo e o arcaico devem agora curvar-se à consciência Crística entrante e facilita-la, ou quebrarão como um graveto seco ao vento, extinguindo-se. As mudanças transformacionais em todos os níveis são irrevogáveis. Nada pode escapar à purificação inflexível e incessante da Terra, da mente, do corpo e da alma. O espírito fará a seu modo; seu dia chegou.

Os antigos falavam incansavelmente dos dias passados, quando o homem e a besta habitavam em amor eterno, luz e paz; um lugar em que a guerra, a pestilência e a doença eram desconhecidas, e o homem estava em constante comunhão com o divino.

Estamos nos adentrando nessa grandiosa era novamente, a saber, o Cinturão de Fótons. Observem a desarmonia em relacionamentos, governos, ciência e religião. Vejam o constante fracasso e o colapso das instituições financeiras. Há mais a caminho, à medida que o espírito transforma a ilusão em realidade espiritual.

Tirem suas próprias conclusões: o planeta Terra também está na fila para surpreendentes mudanças reformacionais, tudo em divina ordem, para preparar o planeta Terra para sua ascensão a reinos superiores de consciência, conhecidos como a quarta e a quinta dimensões.

A formatura da terceira para a quarta e quinta dimensões é simples, contanto que sigamos certas regras do divino: caminhar e expressar a vida em amor e perdão, e reconhecer o Criador.

Dispam-se do medo, pois ele constitui alimento para as forças das trevas e continuará a mantê-los cativos se dele não se despojarem.


INTERVENÇÃO EXTRATERRESTRE

Em futuro muito próximo podemos concluir que os terráqueos testemunharão o fim do controle que as forças das trevas exerceram sobre nós nos últimos 10.500 anos. Esse final se dará através de confrontações abertas entre os ETs “bons” – as forças da luz, e os ETs “maus” – a força das trevas. Observaremos isso nos céus.

A seguir as forças da luz, em suas naves-mãe, comparecerão em massa aqui na Terra, sendo seguidas pelo desembarque maciço. O sigilo monumental e o controle do povo, por governos locais e mundiais, serão consequentemente avaliados. O governo mundial, é lógico, está ciente disso tudo, mas não ousa nos contar por temer pânico em larga escala.

Novamente, haverá intervenção maciça e amistosa de extraterrestres a nosso favor, pois, a partir de agora, as forças das trevas não podem e não terão permissão de nos tornarem obsoletos. Se isso acontecesse desta vez, toda a comitiva de planetas de nosso sistema solar seria impedida de entrar com sucesso no Cinturão de Fótons.

Entrar no Cinturão de Fótons (consciência Crística) como planeta, é nossa causa e objetivo incondicionais. A única ponderável é se você e eu seremos bem sucedidos nessa entrada. Nosso livre-arbítrio e nossas escolhas individuais prevalecerão. Como já se afirmou, a previsão é que apenas cerca de um terço da população mundial seja bem sucedida em sua escolha de avançar para os reinos do Cinturão de Fótons. Esses dois bilhões de almas desfrutarão, perdurarão e viverão uma vez mais naquela Era Dourada mencionada tantas vezes pelos antigos.

Estará você entre elas?


Virgil Armstrong

Edição e colaboração: Master